Mazda Mx5

Ja agora alguém sabe se alguma dessas 2 aplicações gasta mais dados do que a outra?
Por exemplo fazer uma viagem do Porto ao Algarve quantos dados è que gastaram essas aplicações, alguém faz ideia?
Eu já tenho usado o GoogleMaps dias inteiros mas é a andar a pé em cidades e aí o consumo de dados é realmente irrisório, mas numa viagem não faço ideia.

Eu uso o Waze todos os dias da semana para evitar o trânsito dentro do possível. Pontualmente uso o Google Maps tb.
Neste mês tenho 50MB de dados móveis gasto pelo Waze e quase tanto pelo Google Maps. Diria que gastam mais ou menos a mesma coisa.
Tenho preferência pelo Waze, especialmente pelas opções de rota que toma que me parecem mais acertadas. Tantas vezes, "embirrei" que não seguia pelo caminho que o Waze indicava e me arrependi !

A não ser que faças frequentemente viagens longas (tipo Lisboa -Porto) acho que o plafond de tráfego dos pacotes existentes (2GB ou mais) serve bem para este tipo de uso.

Para quem está a pensar em por o Android Auto no MX-5 hoje andei a experimentar e não me parece que funcione tão bem como o Apple Carplay, por exemplo com o carro parado o ecrã não funciona no modo touch como acontece com o sistema original e com o Apple Carplay, os comandos por voz também não funcionaram mas aí pode ser alguma coisa que me falte configurar, não pude perder muito tempo de volta disto.
Outra coisa chata é que o Android Auto não é plug and play como foi o Apple Carplay, tive que instalar a aplicação Android Auto que não está disponivel para Portugal, uma estupidez, assim tive que ir a um site arranjar um Apk para descarregar a aplicação.
Depois mesmo assim não funcionava, ligava o cabo ao carro, e só abria o Android Auto no telemóvel, mas lá descobri a razão, só funciona se o telemóvel estiver ligado ao carro por Bluetooth ao mesmo tempo, depois disto tudo feito lá funcionou.
Abri o Google Maps mas nem experimentei com o carro em andamento pois perdi muito tempo a conseguir por as coisas a funcionar.

Acho que no dia a dia vou acabar por usar mais o Android Auto pois o telemovel que a empresa me deu é Android e tem um plafond de internet de 10 Gb que é muito maior do que o meu, eu nem só uso aquele telefone para fazer chamadas e tirar fotos para o trabalho, nem sequer o tinha emparelhado com o MX-5, o que fazia quando ia a conduzir era por o Android no modo avião e reencaminhava as chamadas para o meu telefone pessoal, mas agora lá o emparelhei por BT ao carro para poder usar o Android Auto.

Tenho Android e não tenho iPhone para poder comparar mas o que dizes sobre Android é correto. No entanto não tenho qq problema com os comandos de voz... alias uso bastante. O reconhecimendo dos nomes portugueses, é o que se espera.... um bocado roleta.
Existe um hack para que o touch screen funcione com o Android Auto mas não é trivial de fazer. Não se percebe porque é que o touch screen não funciona com o carro parado... Alem disso há aplicações onde não é fácil entender onde estamos em termos de menu e opções dificultando o uso do comando / joystick. O Waze é um bom exemplo.
Por outro lado, o Spotify funciona tãooo bem... Ainda não tirei a limpo mas fico com a ideia que utiliza todas as colunas do carro ao contrário do player do Mazda Connect. Tenho que fazer o teste !

O CarPlay tambem exige ligação por cabo ? Tenho lido bons relatos.

Eu tenho apenas 3 Gb de internet e por mês ainda me sobra muito, mas neste momento tenho uma oferta do Meo com 10 Gb para ouvir musica em streaming que acaba em Março ou Abril e tenho receio que quando acabar esses 10 Gb os 3 Gb de dados deixem de me chegar.
No entanto no plafond do telemóvel do trabalho tenho 10 Gb, daí ter pensado em começar a usar o Android do trabalho para navegar durante a semana se necessário.

Ás tantas é como dizem se andar sempre na mesma zona os gastos de dados é capaz de ser pouco, mas se for numa viagem maior é capaz de consumir mais...no entanto para viagens maiores sou capaz de usar o GPS do carro e depois quando estiver perto do destino é que uso o Waze ou o Google Maps para "afinar" a rota final.
A parte chata é ter que ligar o sistema por cabo pois não gosto de andar sempre a por o telemóvel a carregar a bateria e depois desligar sem estar 100% carregado, fora o facto de não ser muito pratico.

Tenho Android e não tenho iPhone para poder comparar mas o que dizes sobre Android é correto. No entanto não tenho qq problema com os comandos de voz... alias uso bastante. O reconhecimendo dos nomes portugueses, é o que se espera.... um bocado roleta.
Existe um hack para que o touch screen funcione com o Android Auto mas não é trivial de fazer. Não se percebe porque é que o touch screen não funciona com o carro parado... Alem disso há aplicações onde não é fácil entender onde estamos em termos de menu e opções dificultando o uso do comando / joystick. O Waze é um bom exemplo.
Por outro lado, o Spotify funciona tãooo bem... Ainda não tirei a limpo mas fico com a ideia que utiliza todas as colunas do carro ao contrário do player do Mazda Connect. Tenho que fazer o teste !

O CarPlay tambem exige ligação por cabo ? Tenho lido bons relatos.

O Carplay exige ligação por cabo, apenas algumas marcas de automóveis é que já permitem a ligação sem fios, por exemplo a BMW e a Mini, outras não sei.

Eu já nem me posso queixar muito de ter que ligar por cabo porque é melhor do que nada e acho que já foi algo de muito bom a Mazda disponibilizar este retrofit por duzentos e poucos euros (com montagem), pois por exemplo no meu antigo Mini o meu sistema multi-média custava 2000€ e a Mini não dá hipóteses de evoluir para o Apple Carplay e Android Auto não permite em carro nenhum, acho que têm uma pareceria exclusiva com a Apple.

Agora falta a parte mais importante, dar uso ao MX-5 em passeios! [:cool:][br:)]

O organizado a 9 de Fevereiro pelo Clube MX-5 com muita pena minha não vou poder ir pois assim que falei disso à minha mulher ela lembrou-me logo que já temos bilhetes comprados para outro compromisso, que pena não saber deste passei há mais tempo porque preferia ir fazer o passeio e curiosamente a minha mulher também teve pena o MX-5 já a conquistou...um bocadinho! [:D]

msantos, se quiseres não gastar dados com google maps, podes sacar os mapas (opção mapas offline) e ligas o modo "apenas wifi". A vantagem é saberes que não gastas dados e por aí o telemóvel também aquece menos.

Penso que tem essencialmente duas desvantagens:
- Alguns lugares/lojas que pesquises não vão ser identificadas sem net (a alternativa é desligar o modo "apenas wifi", pesquisar, iniciar viagem, cancelar, ligar o "apenas wifi" e é a primeira que aparece na pesquisa);
- Não tens informação de trânsito e engarrafamentos.

No meu Android o mapa do país todo ocupa pouco mais de 800mb. Não sei se nos iPhone dá para fazer o mesmo.

Estou para fazer um teste para ver quantos dados gasta o google maps usando dados (mantendo os mapas offline na mesma).

Eu ainda estou a espera de instalar o Android auto pq supostamente desde o fim de ano que a mazda ta atrasada nas encomendas... Mas expliquem me lá umas coisas...

O Android auto pra funcionar obriga que o telemóvel tenha que estar ligado por cabo?

Da para instalar outras apps? Tipo tune in radio?

Se por exemplo procurar algo no Google maps através do telemóvel ele importa o destino pro automóvel?

Boas,
Android Auto, para além de importares o apk (não está disponível em Portugal) tens de adicionar uma outra língua ao telemóvel ou Português do Brasil ou Inglês, caso contrário as instruções por voz não funcionam e a utilização fica bastante
limitada. Com Voz funciona muito bem, procurar contactos, procurar locais, procurar músicas, responder a hangouts, sms e whatapps é fácil e rápido e reconhece muito bem a voz.....
- Quer o android auto quer o apple car tÊm de estar ligados por cabo.
- Dá para instalar mais aplicações procurar na store apps compatíveis com Android Auto (exem: Waze, spotify, tunein)
- Sim ( ele na realidade não importa pois estás a ver a mesma aplicação com o interface adaptado,,,)

P

Eu tenho android auto instalado através da play store, aproveitei uma das viagens ao estrangeiro e mudei a conta google para esse país assim já atualiza automaticamente, mesmo depois de mudar a conta de volta para Portugal continuo com acesso às apps instaladas noutros países e não disponíveis cá.

msantos, se quiseres não gastar dados com google maps, podes sacar os mapas (opção mapas offline) e ligas o modo "apenas wifi". A vantagem é saberes que não gastas dados e por aí o telemóvel também aquece menos.

Penso que tem essencialmente duas desvantagens:
- Alguns lugares/lojas que pesquises não vão ser identificadas sem net (a alternativa é desligar o modo "apenas wifi", pesquisar, iniciar viagem, cancelar, ligar o "apenas wifi" e é a primeira que aparece na pesquisa);
- Não tens informação de trânsito e engarrafamentos.

No meu Android o mapa do país todo ocupa pouco mais de 800mb. Não sei se nos iPhone dá para fazer o mesmo.

Estou para fazer um teste para ver quantos dados gasta o google maps usando dados (mantendo os mapas offline na mesma).

Vou testar essas dicas apr:)

Eu ainda estou a espera de instalar o Android auto pq supostamente desde o fim de ano que a mazda ta atrasada nas encomendas... Mas expliquem me lá umas coisas...

O Android auto pra funcionar obriga que o telemóvel tenha que estar ligado por cabo?

Da para instalar outras apps? Tipo tune in radio?

Se por exemplo procurar algo no Google maps através do telemóvel ele importa o destino pro automóvel?

Isso da Mazda estar atrasada nas encomendas é uma treta.
Encomendei as peças e os tapetes de borracha numa sexta-feira à tarde e disseram-me que a estimativa de entrega do material eram 3 dias úteis e na verdade na quinta-feira seguinte estavam a ligar-me a dizer que tinham recebido as peças e se eu queria instalar o sistema no dia seguinte e se não quisesse instalar nesse dia já só tinham como datas disponíveis o 25 e 30 de Janeiro.

Isso da Mazda estar atrasada nas encomendas é uma treta.
Encomendei as peças e os tapetes de borracha numa sexta-feira à tarde e disseram-me que a estimativa de entrega do material eram 3 dias úteis e na verdade na quinta-feira seguinte estavam a ligar-me a dizer que tinham recebido as peças e se eu queria instalar o sistema no dia seguinte e se não quisesse instalar nesse dia já só tinham como datas disponíveis o 25 e 30 de Janeiro.
Hmmm.. Muito estranho.. Supostamente encomendaram isso no dia 31...

Ja liguei pra la e o patrão ficou de me ligar de volta.

Hmmm.. Muito estranho.. Supostamente encomendaram isso no dia 31...

Ja liguei pra la e o patrão ficou de me ligar de volta.

Cá por mim esqueceram-se de encomendar...

No meu caso mandei o email à concessão no dia 11/01 às 15:10 a dizer que aceitava o orçamento deles para o material e montagem e no dia 18/01 às 12:45 estava a sair da oficina com o sistema montado e tapetes novos. [:cool:]

Não acredito que a Mazda seja mais rápida a fornecer a uns stands do que a outros e estes onde fui até nem vendem muitos Mazdas por isso não devem ser prioritários.

Pode ser que ainda te façam um desconto extra pelo atraso!

Cá por mim esqueceram-se de encomendar...

No meu caso mandei o email à concessão no dia 11/01 às 15:10 a dizer que aceitava o orçamento deles para o material e montagem e no dia 18/01 às 12:45 estava a sair da oficina com o sistema montado e tapetes novos. [:cool:]

Não acredito que a Mazda seja mais rápida a fornecer a uns stands do que a outros e estes onde fui até nem vendem muitos Mazdas por isso não devem ser prioritários.

Pode ser que ainda te façam um desconto extra pelo atraso!
Hmm.. Pois tb me parece q no fim falhou a encomenda..

O stand de Évora daquilo que oiço é dos que mais vende no país!

Boas,
Android Auto, para além de importares o apk (não está disponível em Portugal) tens de adicionar uma outra língua ao telemóvel ou Português do Brasil ou Inglês, caso contrário as instruções por voz não funcionam e a utilização fica bastante
limitada. Com Voz funciona muito bem, procurar contactos, procurar locais, procurar músicas, responder a hangouts, sms e whatapps é fácil e rápido e reconhece muito bem a voz.....
- Quer o android auto quer o apple car tÊm de estar ligados por cabo.
- Dá para instalar mais aplicações procurar na store apps compatíveis com Android Auto (exem: Waze, spotify, tunein)
- Sim ( ele na realidade não importa pois estás a ver a mesma aplicação com o interface adaptado,,,)

P

Tenho que adicionar outra língua à própria configuração do telemóvel? Ou é na App do Android Auto que se tem que adicionar outra língua?

Sim, para os comandos de voz funcionarem é necessário mudar a língua do telefone.
Outra coisa porreira é o facto de poderes planear a tua rota no GMapps, no telefone, e quando ligas ao carro já ta pronto a usar (apenas testado no Android Auto).

Voltar
Superior