Mazda Mx5

Esse laranja está um espectáculo! Especialmente no RF.

Também podiam ter aproveitado para fazer a série especial em BRG que foi uma cor com tradição no MX-5.

Acho piada que a Mazda use umas cores diferentes para algumas séries especiais, já o MX-5 NB do 330i era uma série especial e era uma espécie de Bordeaux muito bonito.

Hoje lá fiz mais duzentos e tal km no MX-5, mesmo sem andar com a capota para baixo, é sempre um prazer andar no carro. [:cool:]

E o Apple Carplay foi mesmo um excelente upgrade

Olá pessoal com bom gosto ! [:D] Sou novo aqui no fórum, mas já há algum tempo que tenho acompanhado esta thread do Mx5 e a minha conta no fórum foi validada hoje ! [kiss] Finalmente já posso enviar mensagens ! Yupiii ! apr:)

Estou a pensar muito a sério em comprar um Mx5 Soft Top (de 2019), muito provavelmente ainda durante este ano ! Gostaria de saber a vossa opinião, mas para não me alongar muito nesta primeira mensagem, deixo duas perguntas:

- Câmera traseira de estacionamento. Nos EUA, segundo o que tenho lido, em todos os carros novos à venda a partir de 2019, é obrigatório a existência de câmera traseira de estacionamento. Cá pela Europa, parece que ainda não. O novo Mx5 RF vendido na Europa, ao que parece, já trás a câmera de origem, mas na versão ST, ainda é opção.

Será que se quiser câmera na versão ST, o carro já vem de Hiroshima montado com essa opção, ou é algo que o stand cá em Portugal é que manda instalar ?
(É que me chateia pensar que o "meu" menino, mal acaba de chegar e já lhe estão a desmontar e descolar peças/plásticos/etc... para instalar a câmera, o que em nada deve ajudar a conter futuros ruídos parasitas)

- Alarme. O que acham do alarme anti-roubo que a Mazda disponibiliza como opção ? Num soft top, motor desligado e capota aberta, se nos afastarmos do carro por uns instantes, será que ele tranca e ativa o alarme automaticamente ? E se cair um folha de uma árvore ou um besouro entrar, o alarme dispara ? A ideia de um alarme de 2 zonas até parece interessante (https://www.youtube.com/results?search_query=mx5+alarm), mas em estacionamentos apertados, será que as pessoas que se deslocam aos carros estacionados junto ao Mx5, não ativam logo a zona 1 do alarme e é incomodativo ?
Será que vale a pena instalar um alarme num carro destes ?

A câmera traseira acredito que venha já montado de fábrica ou pelo menos com a cablagem no sítio, por isso não há grandes problemas com montagem e desmontagem de peças por cá. Se for um extra caro avalia bem se achas que isso faz falta, para mim tendo sensores de estacionamento dispenso bem ter câmara traseira, mas lá está isso já depende de cada um.
O alarme também estive na dúvida se punha ou não, face aos meus trajectos habituais e onde costumo deixar o carro durante o dia optei por não por, até porque de noite dorme sempre na minha garagem, mas se entretanto alguma coisa mudar não ponho de fora a hipótese de montar um alarme.
O seguro contra todos os riscos também ajuda a estar mais descansado a esse respeito.

Bem, malta, hoje estamos todos de parabéns porque também ajudamos a Mazda a chegar ao 30 anos de MX-5. apr:)
Faço votos que esta “história” dure por muitos e bons anos.[:cool:]

Bem, malta, hoje estamos todos de parabéns porque também ajudamos a Mazda a chegar ao 30 anos de MX-5. apr:)
Faço votos que esta “história” dure por muitos e bons anos.[:cool:]

hehe ![:D] e eu espero também contribuir para ajudar o MX-5 a alcançar pelo menos, os próximos 30 apr:)

A câmera traseira acredito que venha já montado de fábrica ou pelo menos com a cablagem no sítio, por isso não há grandes problemas com montagem e desmontagem de peças por cá. Se for um extra caro avalia bem se achas que isso faz falta, para mim tendo sensores de estacionamento dispenso bem ter câmara traseira, mas lá está isso já depende de cada um.
O alarme também estive na dúvida se punha ou não, face aos meus trajectos habituais e onde costumo deixar o carro durante o dia optei por não por, até porque de noite dorme sempre na minha garagem, mas se entretanto alguma coisa mudar não ponho de fora a hipótese de montar um alarme.
O seguro contra todos os riscos também ajuda a estar mais descansado a esse respeito.

O meu carro atual tem câmera traseira... acho que se não tivesse tido antes, não sentiria agora a falta de uma. Ainda no outro dia estava no campo a fazer uma inversão de marcha e quando me apercebi, tinha atrás de mim uma valeta do caraças ! Se não tivesse câmera, não me teria apercebido, pois neste caso, os sensores não atuam. É claro que com o MX-5, não o estou a pensar meter no campo ! Nem pensar ! [;)]

Sim, estou a ponderar também o seguro contra todos os riscos, talvez seja uma melhor alternativa para investir €€€ que o alarme.

Quanto à câmera, no caso da cablagem já vir montada de fábrica, penso que o pára-choques também teria de vir de origem preparado como o da imagem...
2019-mazda-mx-5-miata.jpg

Mas os modelos de 2019 sem câmera que tenho visto (na net e revistas), não têm a reentrância para a câmera no pára-choques...
mazda-mx-5-miata-review2.jpg

Last edited:
O meu carro atual tem câmera traseira... acho que se não tivesse tido antes, não sentiria agora a falta de uma. Ainda no outro dia estava no campo a fazer uma inversão de marcha e quando me apercebi, tinha atrás de mim uma valeta do caraças ! Se não tivesse câmera, não me teria apercebido, pois neste caso, os sensores não atuam. É claro que com o MX-5, não o estou a pensar meter no campo ! Nem pensar ! [;)]

Sim, estou a ponderar também o seguro contra todos os riscos, talvez seja uma melhor alternativa para investir €€€ que o alarme.

Quanto à câmera, no caso da cablagem já vir montada de fábrica, penso que o pára-choques também teria de vir de origem preparado como o da imagem...
View attachment 146926

Mas os modelos de 2019 sem câmera que tenho visto (na net e revistas), não têm a reentrância para a câmera no pára-choques...
View attachment 146928
Eu já tive um carro com câmaras de 360º e o meu outro carro, que é o carro de dia a dia da minha mulher tem câmara de marcha atrás e eu nem olho para isso, basta-me que o carro tenha sensores, em ambos os casos já trazia de série, eu a pagar do meu bolso nunca colocaria isso, já por exemplo para a minha mulher é obrigatório, quase que chorava baba e ranho quando vendemos o carro que tinha as câmaras de 360º
Mas isto do equipamentos dos carros, vai de cada um, eu por exemplo pagaria para ter a abertura keyless do carro (o meu MX-5 tem isso) e para a maioria do pessoal isso é perfeitamente dispensável e não paga para ter isso. Ainda bem que o MX-5 tem opções para todo o gosto.
E se quiseres comprar um MX-5 mais antigo na Mazda também te montam a câmara traseira se quiseres, isto disse-me o vendedor quando me entregou o carro e estava a explicar o equipamento.
De qualquer modo até acredito que no novo Excellence a câmara traseira até seja de série.

Coilovers, jantes e pneus no sítio. A meu ver, ficou um estrondo. Ainda me falta nivelar a frente, mas não resisto a deixar uma fotografia.

Em relação ao feedback, ainda não andei o suficiente para deixar aqui as minhas conclusões, mas, para já, posso dizer que o comportamento do carro ficou ainda melhor.
80d3217f7a42afa3a8d719e778c6c939.jpg

Penso que eram 88 carros! Gostei muito do azul.. Boa surpresa. Gostei de um RF cinzento que tinha umas jantes douradas/bronze.. Fiquei com ideias [:cool:]

deu para ver ao vivo a diferenca entre o vermelho deste ano e o anterior (na foto dos RFs o mais proximo é o novo vermelho e outro a cor "antiga")

ao vivo da para ver bem a diferença, na foto nem por isso.

o azul... mto mto bom. gostava de o ver à noite.

Team Dynamics 1.2? Parecem ser de 17'', mantiveste a dimensão de origem do pneu (205/45/17) ou mudaste?

Fico a aguardar feedback desses coilovers, pois são os mesmos que quero comprar para o meu [kiss]

Bom dia a todos,

Sou um seguidor do forum já há algum tempo. Recentemente efectuei a tão desejada compra. Se tudo correr bem serei o feliz proprietário de um MX-5 Soft Top 2.0 Cinzento (consegui um excelente negócio como novo). Gostaria de saber se alguém colocou as embaladeiras nas portas e algumas funcionalidades do Apple carplay para ver se lhe daria uso.

Obrigado e boas curvas a todos.

Last edited:
Bom dia a todos,

Sou um seguidor do forum já há algum tempo. Recentemente efectuei a tão desejada compra. Se tudo correr bem serei o feliz proprietário de um MX-5 Soft Top 2.0 Cinzento (consegui um excelente negócio como novo). Gostaria de saber se alguém colocou as embaladeiras nas portas e algumas funcionalidades do Apple carplay para ver se lhe daria uso.

Obrigado e boas curvas a todos.

Eu coloquei as embaladeiras originais na porta e acho que foi um bom upgrade, para além de evitar o plástico da soleira da porta ficar com riscos, fica mais bonito do que eu pensava.
Também pus o Apple Carplay pergunta lá o que quiseres que se eu souber respondo-te, para mim que uso bastante o GPS foi um excelente upgrade.

Parabéns pelo 2.0! Acho que com 184cv já vale a pena que tiver disponibilidade financeira, equacionar esse face ao 1.5.
Qual é que é o prazo de entrega?

Back