Finalmente, pequeno contacto com os dois motores 2019.
Destaque total para o 2.0… Que motor. Agora sim. Muito mais rotativo, com melhor sonoridade (com um curioso silvo que mais parecia um supercharger) mas o que impressionou foi a sua flexibilidade. Mesmo em regime baixos e mudanças altas, não se engasga ou atrapalha…Temos sempre motor com resposta limpa, e depois é sempre a subir até a agulha passar as 7000[

]. Estou "apaixonado".
As prestações estão também em excelente nível e ganha rapidamente ritmos pouco amigos da carta de condução. Ao contrário do anterior 2.0, agora há uma diferença bastante clara em termos de prestações relativamente ao 1.5, diria mesmo um fosso.
Mas o revisto 1.5 também surpreendeu. E pode ser a memória a pregar partidas, mas esta unidade está mais "doce" do que o 1.5 que conduzi há um ano, ou algo assim.
O motor parece mais "cheio" a baixos e médios regimes. Fiquei curioso e fui consultar as specs e constata-se que o binário máximo, apesar de ter aumentado apenas 2 Nm é atingido 300 rpm mais cedo, pelo que presumo que a percepção que tive tenha a ver com esta diferença.
Ficou sem dúvida mais agradável de usar.
Fiquei bastante agradado com a motorização. O único problema é que conduzi primeiro o 2.0, e de repente senti falta dos 50 e tal cavalos e 50 e tal Nm de diferença entre os dois blocos.[

]
Compraria já amanha um 2.0, mas os impostos… jasus. Injustificável.
No entanto o 1.5 daria um excelente "daily" para tomar o lugar do meu swift. Irrita constatar que para dois carros de andamento e specs mecânicas semelhantes (swift sport e mx-5 1.5), o 1.5 da Mazda gaste menos 2 litros aos 100:sh).