Ficam aqui uns apontamentos acerca do passeio com o MX-5:
Para quem quer usar o carro para passear a adição do Apple Carplay/Android Auto é um espectáculo, pois permite usar o google maps, é muito bom andar a ver os trajectos, pontos turísticos, Hotéis, etc..no telemóvel e depois ter isso tudo no histórico e ser só selecionar o que se pretende, depois de se ligar o telemóvel ao carro. Descarreguei os mapas que precisava para usar em offline e assim não usar dados móveis enquanto conduzia.
O suporte de telemóvel que comprei também foi uma boa ajuda para usar o Google Maps e os porta-copos que o carro tem são excelentes e também ajudam a melhorar o conforto, ando sempre com uma garrafa de litro de água em cada um, um para a minha mulher e outra para mim.
Os bancos são muito confortáveis e aguentámos muitos km sem ser necessário parar descansar.
A compra das malas também foi boa, consegui enfiar roupa para duas pessoas, 7 dias, na mala maior, pus toalhas e chinelos de praia noutra mala e levei outra vazia para trazer os recuerdos e deu bem para os gastos. Ou seja, só precisava de tirar uma mala do carro e nunca a carregava muito tempo pois escolhi sempre hotéis com garagem. Tive que pagar sempre à parte a garagem com valores entre os 16 e 21€/noite. Mesmo que o carro não fosse de capota de lona ia reservar à mesma o estacionamento pois escolhi hotéis no centro das cidades, onde não era fácil estacionar.
Dei primazia às AE, até porque em Espanha são de borla, mas tanto na ida como na vinda fiz muitos km em estradas Nacionais, pois acho menos secante e gosto de andar com a capota para baixo nas nacionais e não gosto assim tanto de andar sem capota em AE.
No global passei poucas vezes dos 140 km/h, foi mais em casos pontuais de ultrapassagens, a velocidade a que tentava andar em AE foi por volta dos 120-130km/h e num dos dias fiz muitos km em AE com o CC nos 135 km/h nesse dia o consumo andou por volta dos 6,7 l/!00. O consumo médio dos quase 1.700km andou mais ou menos nos 6,0 l/100. Basicamente também não fiz cidade pois depois de chegar ao destino do dia andava sempre a pé.
Os trajectos foram sempre com temperaturas acima dos 35ºC e AC ligado, mesmo quando andei em modo descapotável.
Para mim um ponto negativo do MX-5 é o CB ser muito básico, por exemplo gostava de ter um 2º menu onde pudesse controlar os km, os consumos, o tempo de condução, as médias de consumo do percurso que fiz e manter outro menu com os mesmos dados que costumo controlar de cada vez que encho o depósito. O meu antigo Mini fazia isso.
Outro ponto negativo foi em AE quando ia com o CC nos 135 km/h numa subida mais íngreme a velocidade desceu para os cerca de 120 km/h, só aconteceu uma vez mas a subida tambem não era a pique, já não me lembro da ultima vez que isso me aconteceu num carro meu, os diesel que tive e o híbrido sobem tudo a 140km/h "sem espinhas". No meu caso que até não sou de andar a grandes velocidades não é grande contra mas para outro tipo de condutor pode ser um grande defeito.
É uma pena o 2.0 de 184 cv ser tão caro, acho que me assentava bem...[

][

]
No global fiquei muito agradado com o carro neste passeio maior: bom conforto (e como sabem o meu já tem as swaybars), bons consumos, prazer de andar sem a capota, fácil de estacionar, etc...depois desta viagem ainda fiquei a gostar mais do carrito e com a certeza que fiz a compra acertada. [

]