Mazda Mx5

Obrigado pelo input, ele faz 20 mil ou ano, ou de dois em dois a anos? Esses valores são em Lx?

É 20.000km ou um ano.
Nem no período de garantia levar o carro à Mazda é um bocado estranho, até porque a manutenção deles até não é assim tão cara.
A revisão dos 40.000km não sei o que leva, é pedir um orçamento a um concessionário oficial e ver.

E o que achaste da condução?
 
Fui hoje vê-lo, é um Evolve-Navi branco pérola com jante cinza, bonito o carro! O que ele não tinha era o manual com o plano de manutenção, o carro está com 45000km e está a pedir manutenção dentro de 15 dias, alguém me consegue dizer o que será necessário substituir nos 45 mil? Levará velas ou será só o clássico óleo e filtros? Ele nunca fez a manutenção Mazda, sempre Bosh car service, a manutenção da Mazda é cara ?

Obrigado!


Eu não compraria um carro que nos tres anos iniciais da garantia não fosse assistido na marca.
 
Eu não compraria um carro que nos tres anos iniciais da garantia não fosse assistido na marca.

Eu também não, até porque não abona muito a favor do proprietário do carro, se vai poupar na manutenção de um carro novo, também não se deve preocupar muito com o resto, mas por outro lado deve ser por essas e por outras que pelos vistos o carro está com um preço abaixo do mercado.
 
Mas na verdade e falo pela minha cidade. Centros autorizados a fazer manutenção em garantia, por aqui, têm excelente feedback. E não é apenas pelo preço.
 
Não o conduzi por falta de de tempo, foi tudo a correr, o facto de não ter manutenção na marca não me afasta, servirá até para negociação de valores, para a semana vou experimentar e tomarei uma decisão, ninguém tem o plano/programa com aquilo que está preconizado pela marca para km/anos ? O carro tem ou não manual de manutenção?

Obrigado
 
Não fazer as revisões na marca enquanto está na garantia é estranho, mas pior é a ausência do manual com o plano de manutenção. Isso sim é que não é normal e é algo que me deixaria de pé atrás, tratando-se de um carro tão recente.
 
Não o conduzi por falta de de tempo, foi tudo a correr, o facto de não ter manutenção na marca não me afasta, servirá até para negociação de valores, para a semana vou experimentar e tomarei uma decisão, ninguém tem o plano/programa com aquilo que está preconizado pela marca para km/anos ? O carro tem ou não manual de manutenção?

Obrigado

Com uma pesquisa na internet consegues isso [;)]

Tens aqui um exemplo: [FONT=Verdana,Arial,Tahoma,Calibri,Geneva,sans-serif]https://owners-manual.mazda.com/gen/en/mx-5/mx-5_8fl9ee16j/contents/07020100.html[/FONT]
 
Last edited:
Mas na verdade e falo pela minha cidade. Centros autorizados a fazer o manutenção em garantia, por aqui, têm excelente feedback. E não é apenas pelo preço.
Eu nem ponho em questão que há muitas oficinas muito melhores do que as “oficinas de marca”, eu até já disse aqui que não tenho em boa conta a oficina onde vou, aliás, na revisão ao não me apertarem o resguardo inferior e eu ter que voltar à oficina para ver o que se estava a passar seio vai reforçar a minha ideia...
Mas no período de garantia do carro sem duvidas que vou fazer da foram preconizada e em oficinas da Mazda. Para o ano às tantas até vou fazer 90km para cada lado para fazer numa Mazda diferente do que onde fiz agora. Se tiver tempo para isso sou capaz de ir à Hidroplan perto de Alverca que foi onde dui melhor atendido quando andava à procura de carro.
 
Não fazer as revisões na marca enquanto está na garantia é estranho, mas pior é a ausência do manual com o plano de manutenção. Isso sim é que não é normal e é algo que me deixaria de pé atrás, tratando-se de um carro tão recente.

O ND não tem livro de registo de manutenção.
 
O ND não tem livro de registo de manutenção.

Julgo que o que ele queria era o manual das manutenções para saber o que o carro devera ter levado.
Hoje em dia a maior parte dos carros já não tem livro de revisões, acho eu. Eu preferia que tivessem livro e carimbos para além do registo electrónico, apesar de gostar de tecnologia nalgumas coisas ainda sou old school. [:D]
 
Sim, não me estava a referir ao registo das manutenções mas sim ao manual do veículo que normalmente tem o plano de manutenção preconizado pela marca.
De qualquer forma sou como o msantos, gosto do sistema do registo de manutenções onde se carimba as revisões efetuadas.

Nem estou bem a ver como alguém vai poder controlar o historial de manutenção de um carro usado sem este registo.
 
Sim, não me estava a referir ao registo das manutenções mas sim ao manual do veículo que normalmente tem o plano de manutenção preconizado pela marca.
De qualquer forma sou como o msantos, gosto do sistema do registo de manutenções onde se carimba as revisões efetuadas.

Nem estou bem a ver como alguém vai poder controlar o historial de manutenção de um carro usado sem este registo.
Tem que se ir ao Stand e pedir para eles darem.
A mim na Toyota este ano imprimiram-me o histórico de manutenção quando fui lá fazer a 2ª Revisão, a parvoíce é que a 2ª não ficou registada porque "vai demorar uns tempos" até ficar no registo online.
 
Pois, é...Faz hoje precisamente 1 ano que estava a entregar o meu Mini ao seu novo dono e ia a caminho do stand da Mazda buscar o carro "novo".



Um ano depois continuo muito satisfeito com a minha escolha, desde que me conheço que gostaria de ter um cabrio, não necessariamente um MX-5 se bem que este diversas vezes na minha vida chegou a estar em cima da mesa, até um NA, curiosamente branco, esteve para ser o primeiro carro comprado por mim, mas não se concretizou na altura.
O Mini apesar de ser um simples Cooper D foi o carro que me fez voltar a gostar de carros, pois para mim as 4 rodas já estavam remetidas a serem apenas meios de transporte mas o MX-5 veio acrescentar à equação o prazer de condução, as altas rotações, a traseira a "fugir" e obviamente os cabelos ao vento, para mim está aqui um "mix" espectacular face ao preço que se consegue ter um MX-5.

Quando o meu Híbrido fez um ano, fui fazer as contas se tinha poupado ou gasto mais dinheiro face ao Diesel que tinha anteriormente, no MX-5 não vou fazer essas contas pois apesar de uma certa racionalidade em ter escolhido um economico MX-5, eu já sabia que os custos de utilização iam ser superiores ao meu anterior carro, foi um prazer pelo qual eu estava disposto a pagar e felizmente o carro não defraudou as minha expectativas, antes pelo contrário superou-as.

Num ano fez cerca de 17.200km nas minhas mãos, tinha cerca de 1 mês e 414km quando o fui levantar ao stand da Mazda, no Mini andava a fazer cerca de 12.000km/ano de média, mas o MX-5 ganhou o estatuto de carro de passeio cá de casa, conseguiu vencer o "desprezo" inicial da minha mulher, coisa que o Mini nunca conseguiu fazer. [:D]
Nestes 17k km está com uma média real geral de 5,87 l/100 que a mim muito supreendeu, antes de comprar o carro fiz as contas que para mim seria suportável para a carteira médias de 6,5 l/100 e era o que esperava que o carro gastasse, mas na minha utilização em que não costumo fazer cidade nem trajectos curtos e que ando nas minha voltas com velocidades entre os 90-110 km/h o carro acaba por ser económico.
Os pontos fortes para mim do carro são: A relação preço/equipamento, diversão de condução, o conforto, qualidade de construção (sem ser da porta do "porta-luvas" não tenho barulhos parasitas) e a economia.
Os pontos fracos para mim são a ausência de locais de arrumação nas portas, o bocal da bagageira dava jeito que fosse maior pois volumes maiores que até cabem na mala não se conseguem lá pôr porque não passa na entrada e por vezes sinto a falta daquele binário que estava habituado nos diesel/hibridos, mas tenho que dar a mão à palmatória à Mazda que o MX-5 com apenas 131 cv safa-se muito bem e acho as prestações interessantes para um motor tão pequeno e sem a ajuda dos turbos da moda, o que os numeros não revelam é o gozo que o pequeno motor dá quando ganha a 2ª vida um pouco antes das 5.000RPM e vai a berrar e a desenvolver bem para lá das 7.000RPM, é delicioso para quem estava habituado a carros que morrem às 4.000RPM.
Outro ponto que não gostava tanto no carro era o ligeiro adornar que é já característico do MX-5, mas como o carro não se sentia perigoso devido a isso e era realmente confortável achei que era um compromisso que estava disposto a suportar, no entanto tive a oportunidade de comprar umas Swaybars e lá avancei um pouco a medo, pois não queria perder o conforto do carro, mas felizmente foi a melhor opção que tomei, o carro ficou fenomenal a curvar e o conforto apesar de ficar ligeiramente pior ficou muito bom, a ponto de já ter feito tiradas de mais de 400km de seguida e sem cansaço.
Principais alterações que fiz no carro:
- Colocação de vinil preto nos espelhos, não resultou e estou quase há um ano à espera de ter disponibilidade de ir pintá-los de preto pois gosto do efeito.
- Escurecimento ligeiro dos farolins traseiros com vinil "fumado" sei que é ilegal mas gosto do contraste que o escuro faz com o branco do carro e é mesmo muito ténue o tom que pus.
- Embaladeiras da Mazda na soleira das portas.
- Antena pequena (Isto é obrigatório! [:D])
- Colocação na Mazda do AndroidAuto / Apple Carplay, valeu muito a pena pois um bom GPS faz-me falta e assim uso o Google Maps.
- As já referidas Swaybars.

Se fosse carro de fim de semana acho que apostava na compra de um escape mais barulhento mas como não quero prejudicar o conforto quando faço tiradas em Auto Estrada vai mesmo ficar assim.

Finalmente o melhor elogio que posso fazer ao MX-5 é que sendo eu uma pessoa que nunca conseguiu comprar dois carros da mesma marca, mesmo tendo gostado de todos os carros que tive (obviamente mais de uns do que de outros) é que neste momento só me via a trocar o meu MX-5 por outro MX-5, mas teria que ser o 2.0 de 184cv, que sinceramente face aos custos acrescidos que tem para o 1.5, face à minha "forretice" e aos meus dotes de piloto não faz sentido para mim, o 1.5 em 98% das vezes chega e sobra para mim, mas se naqueles outros 2% gostava de ter 184cv debaixo do pé?! Oh se gostava! [:D][:cool:]

Desculpem o longo testemunho mas o carrito merecia! [:D]

upload photos
 
Mais um bocadinho e igualávamos no tempo

Tu a desfrutares dele há um ano, e eu à espera do meu há um ano (!) [:)][:p]
 
Pelos vistos só te faltam 3 dias! É ver se o coração aguenta até lá! [:p][:D]

[:D][:D]

Chegar, desalfandegar, descarregar no concessionário, matricular, preparar para entrega, uiiii!

Então com a eficiência com que este concessionário funciona, tenho carro lá para o inicio de Novembro [:)]
 
[:D][:D]

Chegar, desalfandegar, descarregar no concessionário, matricular, preparar para entrega, uiiii!

Então com a eficiência com que este concessionário funciona, tenho carro lá para o inicio de Novembro [:)]

E depois ainda falta montar as rodas novas e calibrar! Lá para Dezembro está pronto...[:p][:D]
 
Back
Top