Pois, é...Faz hoje precisamente 1 ano que estava a entregar o meu Mini ao seu novo dono e ia a caminho do stand da Mazda buscar o carro "novo".
Um ano depois continuo muito satisfeito com a minha escolha, desde que me conheço que gostaria de ter um cabrio, não necessariamente um MX-5 se bem que este diversas vezes na minha vida chegou a estar em cima da mesa, até um NA, curiosamente branco, esteve para ser o primeiro carro comprado por mim, mas não se concretizou na altura.
O Mini apesar de ser um simples Cooper D foi o carro que me fez voltar a gostar de carros, pois para mim as 4 rodas já estavam remetidas a serem apenas meios de transporte mas o MX-5 veio acrescentar à equação o prazer de condução, as altas rotações, a traseira a "fugir" e obviamente os cabelos ao vento, para mim está aqui um "mix" espectacular face ao preço que se consegue ter um MX-5.
Quando o meu Híbrido fez um ano, fui fazer as contas se tinha poupado ou gasto mais dinheiro face ao Diesel que tinha anteriormente, no MX-5 não vou fazer essas contas pois apesar de uma certa racionalidade em ter escolhido um economico MX-5, eu já sabia que os custos de utilização iam ser superiores ao meu anterior carro, foi um prazer pelo qual eu estava disposto a pagar e felizmente o carro não defraudou as minha expectativas, antes pelo contrário superou-as.
Num ano fez cerca de 17.200km nas minhas mãos, tinha cerca de 1 mês e 414km quando o fui levantar ao stand da Mazda, no Mini andava a fazer cerca de 12.000km/ano de média, mas o MX-5 ganhou o estatuto de carro de passeio cá de casa, conseguiu vencer o "desprezo" inicial da minha mulher, coisa que o Mini nunca conseguiu fazer. [

]
Nestes 17k km está com uma média real geral de 5,87 l/100 que a mim muito supreendeu, antes de comprar o carro fiz as contas que para mim seria suportável para a carteira médias de 6,5 l/100 e era o que esperava que o carro gastasse, mas na minha utilização em que não costumo fazer cidade nem trajectos curtos e que ando nas minha voltas com velocidades entre os 90-110 km/h o carro acaba por ser económico.
Os pontos fortes para mim do carro são: A relação preço/equipamento, diversão de condução, o conforto, qualidade de construção (sem ser da porta do "porta-luvas" não tenho barulhos parasitas) e a economia.
Os pontos fracos para mim são a ausência de locais de arrumação nas portas, o bocal da bagageira dava jeito que fosse maior pois volumes maiores que até cabem na mala não se conseguem lá pôr porque não passa na entrada e por vezes sinto a falta daquele binário que estava habituado nos diesel/hibridos, mas tenho que dar a mão à palmatória à Mazda que o MX-5 com apenas 131 cv safa-se muito bem e acho as prestações interessantes para um motor tão pequeno e sem a ajuda dos turbos da moda, o que os numeros não revelam é o gozo que o pequeno motor dá quando ganha a 2ª vida um pouco antes das 5.000RPM e vai a berrar e a desenvolver bem para lá das 7.000RPM, é delicioso para quem estava habituado a carros que morrem às 4.000RPM.
Outro ponto que não gostava tanto no carro era o ligeiro adornar que é já característico do MX-5, mas como o carro não se sentia perigoso devido a isso e era realmente confortável achei que era um compromisso que estava disposto a suportar, no entanto tive a oportunidade de comprar umas Swaybars e lá avancei um pouco a medo, pois não queria perder o conforto do carro, mas felizmente foi a melhor opção que tomei, o carro ficou fenomenal a curvar e o conforto apesar de ficar ligeiramente pior ficou muito bom, a ponto de já ter feito tiradas de mais de 400km de seguida e sem cansaço.
Principais alterações que fiz no carro:
- Colocação de vinil preto nos espelhos, não resultou e estou quase há um ano à espera de ter disponibilidade de ir pintá-los de preto pois gosto do efeito.
- Escurecimento ligeiro dos farolins traseiros com vinil "fumado" sei que é ilegal mas gosto do contraste que o escuro faz com o branco do carro e é mesmo muito ténue o tom que pus.
- Embaladeiras da Mazda na soleira das portas.
- Antena pequena (Isto é obrigatório! [

])
- Colocação na Mazda do AndroidAuto / Apple Carplay, valeu muito a pena pois um bom GPS faz-me falta e assim uso o Google Maps.
- As já referidas Swaybars.
Se fosse carro de fim de semana acho que apostava na compra de um escape mais barulhento mas como não quero prejudicar o conforto quando faço tiradas em Auto Estrada vai mesmo ficar assim.
Finalmente o melhor elogio que posso fazer ao MX-5 é que sendo eu uma pessoa que nunca conseguiu comprar dois carros da mesma marca, mesmo tendo gostado de todos os carros que tive (obviamente mais de uns do que de outros) é que neste momento só me via a trocar o meu MX-5 por outro MX-5, mas teria que ser o 2.0 de 184cv, que sinceramente face aos custos acrescidos que tem para o 1.5, face à minha "forretice" e aos meus dotes de piloto não faz sentido para mim, o 1.5 em 98% das vezes chega e sobra para mim, mas se naqueles outros 2% gostava de ter 184cv debaixo do pé?! Oh se gostava! [

][

]
Desculpem o longo testemunho mas o carrito merecia! [

]
upload photos