Mazda Mx5

Podes aprofundar?
O diferencial aberto, daquilo que eu ja consegui ver, faz transmissão a cada eixo de forma muito identica de um diferencial com 50 anos. Tem mais uns carretos mas a capacidade de distribuição de potencia é identica.
Agora o carro pode ter o que eles chamam o autoblocante eletronico, whatever, com um olho me chora com outro me encanta... ok a roda não entra em excesso de rotação, é travada, mas se há intervenção de travagem, ha potência que devia ser usada na saída dissipada no disco e pastilha... hmmm

Não é necessário!

Tu sabes da poda [:D]

Não é necessário!

Tu sabes da poda [:D]

Oh... eu gosto de aprender eheheh...
as marcas andam sempre a inventar, podia haver alguma coisa que um gajo desconhecesse nas engrenagens... mas efetivamente o que se sente quando se puxa por ele o comportamento é tipico de um diferencial aberto, o carro alonga a trajetoria... nem para enrrolar um peaozito serve :'(

as marcas andam sempre a inventar, podia haver alguma coisa que um gajo desconhecesse nas engrenagens... mas efetivamente o que se sente quando se puxa por ele o comportamento é tipico de um diferencial aberto, o carro alonga a trajetoria... nem para enrrolar um peaozito serve :'(

Pelo que me parece gostas de coisas racing, pelo que vais ter de fazer um upgrade a esse 1.5L [:D]

Que não anda mal, mas não se pode considerar um pocket rocket

Edit: 1.4 T

Última edição:

Para um peaozito, esse 1.4T serve-te perfeitamente.

Pelo que me parece gostas de coisas racing, pelo que vais ter de fazer um upgrade a esse 1.5L [:D]

Que não anda mal, mas não se pode considerar um pocket rocket

Edit: 1.4 T

Oh pois, de andamento gostamos todos :)

O 1.4T tem uma boa saída de regimes médios, por isso é que quem experimenta costuma gostar da agradabilidade do carro, e nao tem muita diferença do abarth em regimes baixos, pode parecer estranho, mas até são muito muito iguais até certas rotações, o que a fiat fez foi, chegou ao ponto em que o motor estava a dar 140 e picos cv e limitou, ou seja o carro na linha de potencia tem uma linha recta entre as 4mil e as 6mil.
É por isso que o 1.5 da mazda é mais viciante, vai sempre a crescer, tem a potencia maxima mais acima. É um motor giro e rotativo que pede sempre mais... para manter original é uma aposta muito muito boa!!!

Portanto sim, o 1.4T vai ser reprogramado para 190cv, e a experiencia melhora porque a potencia máxima estará mais acima...
Tenho aqui um grafico de original vs repro em que dá para ter percepção...

GT_racing, o diferencial autoblocante da FIAT (no 124 Abarth) é igual ao do Mazda MX-5 ND 2.0? Ou seja, é também um LSD mecânico Torsen?

Sim, o do abarth também é autoblocante, mas não é bem igual, pelo menos a relação não é a mesma, o que pode diferir só na parte do pinhão e coroa, ou não...

Por acaso ainda não consegui ver o do abarth por dentro, o do fiat e do mx5 abertos já vi algumas fotos e são idênticos...
O do abarth, como supostamente a abarth "afinou o carro" ã maneira deles, não sei...
Mas dá para comprar completo e substituir, o formato exterior é identico ao mazda e o encaixe no eixo de transmissão acho que é tudo igual...

Ha e tambem anda por aí à venda um de um nd 2.0...

Última edição:
Sim, o do abarth também é autoblocante, mas não é bem igual, pelo menos a relação não é a mesma, o que pode diferir só na parte do pinhão e coroa, ou não...

Por acaso ainda não consegui ver o do abarth por dentro, o do fiat e do mx5 abertos já vi algumas fotos e são idênticos...
O do abarth, como supostamente a abarth "afinou o carro" ã maneira deles, não sei...
Mas dá para comprar completo e substituir, o formato exterior é identico ao mazda e o encaixe no eixo de transmissão acho que é tudo igual...

Ha e tambem anda por aí à venda um de um nd 2.0...

GT_racing, julgava que só o 124 Abarth é que tinha um LSD. O Fiat 124, julgo que não tem. Estou errado?

Diogo, eu acho que a Mazda nao precisa de fazer nada nem irá fazer nada, o GR86, nem é do mesmo segmento do MX5, porque este nasceu roadster, e o GT86 nasceu coupe. Mesmo que queiras compará-lo com o RF, o RF nao é um coupe, mas sim um roadster modificado.

Há ja alguns videos com ensaios do GR86, e em nenhum dos que vi e li até agora o GR86 faz algo melhor que o MX5 2.0 184cv. Em nenhuma medição, nem em engenharia, nem em comportamento em pista.

O GR86, é uma verdadeira desilusão depois de a Toyota ter feito o Yaris GR. Quem compra um charuto como o GR86 se pode ter um verdadeiro race car como o Yaris GR?

Há um comparativo aqui umas paginas atras, entre o MX5, o Honda S2000, e o GT86

330i como sabes, gosto muito do MX-5 ND e do RF também. Mas olha que o GT86 (nem sequer estou a falar do novo GR86) é um carro à altura do RF 2.0 em termos de comportamento. Há até quem o considere melhor. Os tipos da EVO, por exemplo, disseram isto: "Chief amongst rivals is Mazda's MX-5 RF powered by the range-topping 2-litre, which was refreshed for more power in 2018. The little roadster is a hoot to drive but loses out to the GT86 when you go in search of that last tenths of performance, where body roll curtails your confidence and thus progress when you really push."

GT_racing, julgava que só o 124 Abarth é que tinha um LSD. O Fiat 124, julgo que não tem. Estou errado?

Sim é isso...

Já tinha tentado fazer uma inversão de marcha a patinar e em paralelo e não gostei muito do que senti...
Hoje fui experimentar melhor umas cenas :) aproveitei que até está a chover e é para esquecer, diferencial aberto blhac, o carro patina de uma roda que é uma coisa maluca, o melhor que se consegue é provocar totalmente a perda de traccao com travao de mao e aí depois dar acelerador... aí faz, mas acaba por agarrar a roda em que o peso apoia passado algum tempo. Eu acho que é um must have, um autoblocante até no 1.5, para sair de curvas apertadas é outra louça...

330i como sabes, gosto muito do MX-5 ND e do RF também. Mas olha que o GT86 (nem sequer estou a falar do novo GR86) é um carro à altura do RF 2.0 em termos de comportamento. Há até quem o considere melhor. Os tipos da EVO, por exemplo, disseram isto: "Chief amongst rivals is Mazda's MX-5 RF powered by the range-topping 2-litre, which was refreshed for more power in 2018. The little roadster is a hoot to drive but loses out to the GT86 when you go in search of that last tenths of performance, where body roll curtails your confidence and thus progress when you really push."

Estas coisas são sempre muito subjectivas, e discutiveis, mais ainda quando não temos oportunidade de julgar com base na nossa experiencia.

Eu já conduzi todos os MX5 e em varias situações, depressa e a passear, mas nunca conduzi um GT86 ou um GR86, mas li comparativos, vários, e nuns o MX5 é rei e senhor, noutros perde para o GT86. Pessoalmente a minha escolha recairia sempre no ND que tenho agora, mesmo que fosse o actual GR86, que segundo os testes que já li, pouco acrescenta ao GT86.

Depois deste ND2, só mesmo o Alpine [;)]

Estas coisas são sempre muito subjectivas, e discutiveis, mais ainda quando não temos oportunidade de julgar com base na nossa experiencia.

Eu já conduzi todos os MX5 e em varias situações, depressa e a passear, mas nunca conduzi um GT86 ou um GR86, mas li comparativos, vários, e nuns o MX5 é rei e senhor, noutros perde para o GT86. Pessoalmente a minha escolha recairia sempre no ND que tenho agora, mesmo que fosse o actual GR86, que segundo os testes que já li, pouco acrescenta ao GT86.

Calma 330i, os testes que há ao GR86 são dos pilotos da Subaru e Toyota a passar informações ao jornalista, que vai à pendura. Não tenho dúvidas que o GR86 representará um bom passo em frente face antecessor.

Mas da forma como falas do GT86 /GR86 parece que tens um trauma[:D]

Sinceramente entre um ND 2.0 e um GR86 preferia o último, simplesmente pelo facto de que permite ser desfrutado num leque mais alargado de situações. O MX5 não sendo mau nesse campo carece de alguma praticabilidade. Se quisesse comprar um ND para substituir o meu carro diário seria sempre com algumas concessões.

Podias ter dito mais cedo, andei 500 anos ah procura de um mx5 2.0 e sabia onde estava um alpine azulinho ah venda :)

Apenas uma nota, além do motor, peso e afinação notei uma diferença significativa na caixa de velocidades e embraiagem para o 124.
A caixa do 124 é a mesma do MX-5 NC, um pouco mais dura e mais lenta um pouco.
A do ND é totalmente nova mais leve e com relação final 1:1.
Gostei bastante do 124, e um bom cruiser com algum binário em baixas e agil, mas com ritmo mais elevado o ND2 é outra loiça, tem mais feeling e precisão além do motor ser bem mais interessante de espremer.

Cumprimentos

Calma 330i, os testes que há ao GR86 são dos pilotos da Subaru e Toyota a passar informações ao jornalista, que vai à pendura. Não tenho dúvidas que o GR86 representará um bom passo em frente face antecessor.

Mas da forma como falas do GT86 /GR86 parece que tens um trauma[:D]

Sinceramente entre um ND 2.0 e um GR86 preferia o último, simplesmente pelo facto de que permite ser desfrutado num leque mais alargado de situações. O MX5 não sendo mau nesse campo carece de alguma praticabilidade. Se quisesse comprar um ND para substituir o meu carro diário seria sempre com algumas concessões.

[:D][:p]

Toda a calma do mundo!

Um GR86 ou um ND2, não são "fundiveis" num só, para mim, claro. Cada um tem o seu lugar, o que te digo, é que mais facilmente entraria á em casa um Alpine A110 que um GR86. Do Yaris GR, já seria outra coisa

Mas o ND2 nunca sairá. Quem tem ordem de marcha é o Coupé.

Estão a fazer descontos bons? Consideras que compraram a bom preço?

Os PVP anunciados atualmente não são nada interessantes em relação ao que já foram.

Boas,

eu acho que fiz um bom negócio, caso contrario, não teria avançado. O comercial também nao me parece que tenha ficado chateado [;)] Se bem que este carro, tira um pouco de discernimento. No meu caso ainda coloquei alarme e camara de marcha atrás e dei outro à retoma.

Agora tenho que trocar a antena (ja tenho a substituta) e fazer o tratamento à capota e bancos. Produtos a usar, alguém sugere?

Obg

Voltar
Superior