Mazda Mx5

Não é um Ferrari 458 Mas eu tenho um Boxster da segunda geração (987). Tenho o dobro da potencia do Mazda, curvo mais depressa e um interior talvez mais luxuoso. Já conduzi o ND1, e tirando o som do flat-6, não me divirto mais no Boxster que no ND1, mesmo o 1.5. MX5 é MX5, e esta última geração é fabulosa!

Farto-me de recomendar MX5 a muitos amigos solteiros, e muitos com namorada Mas sem filhos. Carro ideal para eles que não precisam de bagageira, e querem um carro "de guerra" com personalidade, gasta pouco etc.... Mas não vale a pena, o tuga está formatado para o BMW 116d e Mercedes classe A com motor de renault clio.

Passado 3 ou 4 anos estão escandalizados na esplanada a falar comigo a dizer que o eletrodoméstico de 30mil euros deles já só vale 50%.

Vou no terceiro MX5. [;)]

NB 1.8is com Lsd, ND1 1.5, e agora um ND2 2.0 184cv. Conduzo RWD diáriamente desde 1994 o meu primeiro coupé 318is foi comprado na Luacar nessa altura, tenho alguma experiência de track days, e de condução de algumas boas maquinas (excluo os FWD, que não aprecio) desde os Alfas dos anos 70 ao E92 330i de 2007.

Nada, mas nada me faz sentir aquela sensação de "piloto" como andar depressa no MX5, então se for num Kartódromo de capacete e luvas, está perfeito. Se queria ter um Gt4, um Alpine, um Gt3? Um Carrera S, claro!!!

Mas o MX5 continuaria sempre cá como daily, que é o que é hoje.

Numa altura em que os gti's (golfs, 308, megane rs, cupras,...) andam nos 300cv, com inveja dos não sei quantos do a45, que por sua vez tem inveja dos "n sei quantos" do 63S xpto... e por ai fora...

Ter um carro com meia duzia de cavalos que mete um sorriso na cara a cada utilização... é um regalo :)

Farto-me de recomendar MX5 a muitos amigos solteiros, e muitos com namorada Mas sem filhos. Carro ideal para eles que não precisam de bagageira, e querem um carro "de guerra" com personalidade, gasta pouco etc....

Mas também dá para casados, com 2 filhos e que já encheram muitas vezes a bagageira até o limite com as compras do supermercado :D ...e já levou cadeirinha de bebé também...

Última edição:
Mas também dá para casados, com 2 filhos e que já encheram muitas vezes a bagageira até o limite com as compras do supermercado :D ...e já levou cadeirinha de bebé também...

Eu no meu já tive que levar encomendas no banco do passageiro e com a capota para baixo senão não cabiam no carro. [:D]

Concordo contigo, perde-se muito mais facilmente o respeito a um mx5 que a um Boxster.

Também tive um Boxter e conduzi vários e também alguns (menos) mx5. O mx5 é um autêntico brinquedo, fantástico. Pessoalmente só não me satisfaz plenamente na parte de andar depressa e potência que eu também gosto.

Sei que não é politicamente correcto, mas gosto de carros que me permitam passar os 200 com facilidade.

Tenho alguma curiosidade por andar num mx5 de 184 cv, porque acredito que já seja porreiro nessa sensação de andar bem. Aliás já conduzi um mx5 NA com 250 cv e era fantástico, mas já é um carro bastante menos versátil que um normal mx5
Convence o 330i a experimentar, em relação ao 1.5 e ao 124 a maior diferença que noto é que a 4 mudança ainda dá entrega, uma qualquer nacional ou IP consegues um bom ritmo.
Baixo peso e coeficiente frontal permite bons andamentos até aos 160/180.
Para mim chega, com a idade já ganhei algum juízo.
Só me falta a ponta final e um som mais envolvente, mas já estou a tratar disso

Hoje fui almoçar fora e estava tudo ok, quando chego ao final da tarde, tinha o vidro da frente rachado.[s)]
O antigo dono disse que tinha metido o seguro e eles meteram resina na pedrada…pelos vistos durou até mim…
Já trocaram alguma vez? Fica em que preços? Cumprimentos

Convence o 330i a experimentar, em relação ao 1.5 e ao 124 a maior diferença que noto é que a 4 mudança ainda dá entrega, uma qualquer nacional ou IP consegues um bom ritmo.
Baixo peso e coeficiente frontal permite bons andamentos até aos 160/180.
Para mim chega, com a idade já ganhei algum juízo.
Só me falta a ponta final e um som mais envolvente, mas já estou a tratar disso

Da minha experiencia, o que um MX5 mais e melhor oferece é a possibilidade de andar e curvar numa estrada de montanha a velocidades que para a maioria dos carros normais incluindo a maioria dos hot hatch do mercado, é inalcançável.

No caso do 2.0 de 184 cavalos nem sequer existe essa falta de top speed pois o draggy não engana. É sempre mais rápido e ágil que a maioria dos hot hatch

já coloquei aqui por n vezes as medições do meu quando tinha poucos kms, um dia destes vou voltar a medi-lo, pois agora já está bem solto, com 20.000km

Última edição:
Hoje fui almoçar fora e estava tudo ok, quando chego ao final da tarde, tinha o vidro da frente rachado.[s)]
O antigo dono disse que tinha metido o seguro e eles meteram resina na pedrada…pelos vistos durou até mim…
Já trocaram alguma vez? Fica em que preços? Cumprimentos

já tinha levado resina e rachou de novo, queres dizer?

se for isso se calhar tens mesmo de trocar o vidro

Atenção aquando da troca do vidro: todos os plásticos pretos à volta têm que ser trocados pois os encaixes partem ao serem retirados. Há empresas que os colam com silicone mas não aceites um trabalho mal feito.

Há várias maneiras de ver a questão.
Quando comprei o MX-5 foi porque queria comprar um descapotável, a minha escolha alternativa seria comprar um Mini Cabrio Diesel, o que arranjava no mercado a meu gosto seria sempre 3.000-4.000€ a mais do que o MX-5, só aqui está uma diferença de valor que dá para muitos litros de gasolina e não esquecer que o Mini teria sempre mais anos e mais km do que o MX-5 que comprei que tinha apenas um mês.
O Híbrido é carro para a minha mulher andar, gasta menos do que o MX-5 e eu faço mais km do que ela e mesmo assim nunca pusemos a hipótese de trocarmos de carro no dia-a-dia, mas para mim andar no MX-5 também era pela parte do prazer e entretanto entraram motas na equação, pelo que o MX-5 só sai quando está a chover e quando tinha saudades de andar nele, a HD gasta para aí menos 1 l/100 do que o carro mas tem revisão mais caras e menos espaçadas.
Por falar em revisões, num diesel as revisões são mais caras do que no MX-5, a média das 2 revisões que fiz no Mx-5 anda abaixo dos 140€ em stand oficial, pelo que aqui também fiquei a ganhar qualquer coisa.
No meu caso este aumento dos preços do combustível em termos de custos diários não se tem feito sentir muito porque desde de Fevereiro que estava em teletrabalho, pelo que andei muito pouco, tanto de carro como de moto e na semana passada mudei de emprego e agora tenho um carro de serviço e combustível pago para andar durante a semana.
Vamos ver como corre este novo emprego mas se correr bem tanto o MX-5 como a moto ficam para viaturas de fim de semana, a carteira agradece mas o meu estado psicológico não.
Um gajo depois de um dia tramado no trabalho, pegar no MX-5 por uma musica à maneira, baixar a capota e fazer o caminho de regresso a casa pelo caminho mais longo era um excelente anti-stress e deixava-me logo muito mais bem disposto.
Olha nem de propósito parece que os preços vão voltar a ficar próximos

https://www.cmjornal.pt/economia/de...tacao-das-margens-afirma-ministro-do-ambiente

Da minha experiencia, o que um MX5 mais e melhor oferece é a possibilidade de andar e curvar numa estrada de montanha a velocidades que para a maioria dos carros normais incluindo a maioria dos hot hatch do mercado, é inalcançável.

No caso do 2.0 de 184 cavalos nem sequer existe essa falta de top speed pois o draggy não engana. É sempre mais rápido e ágil que a maioria dos hot hatch

já coloquei aqui por n vezes as medições do meu quando tinha poucos kms, um dia destes vou voltar a medi-lo, pois agora já está bem solto, com 20.000km

Os MX5 são muito "bailarinas" de fábrica, suspensão macia e pneus relativamente estreitos. Uma suspensão mais firme, e uns pneus 225 ou 235 com perfil 35, e não há muito carro que acompanhe um MX5 em termos de puro grip em curva. O mesmo com os GT86 que trazem pneus do Prius de fábrica. Quando lhe metem uns sapatos como deve ser, são umas bestas em pistas sinuosas.

Eu prefiro bailarinas! :)

Até acho 205 grip a mais... preferia 195/40r17! Essa enchia me as medidas, mas fica a nadar nas cavas de roda... kakaka

Última edição:
Os MX5 são muito "bailarinas" de fábrica, suspensão macia e pneus relativamente estreitos. Uma suspensão mais firme, e uns pneus 225 ou 235 com perfil 35, e não há muito carro que acompanhe um MX5 em termos de puro grip em curva. O mesmo com os GT86 que trazem pneus do Prius de fábrica. Quando lhe metem uns sapatos como deve ser, são umas bestas em pistas sinuosas.
Basta fazer apenas uma pequena alteração para quem não gostar do body roll.
Trocar as sways por umas com ajustes e mais grossas.

No resto não é preciso mexer!

49ef72b19c9b2addea8db508ca9b00b7.jpg

Render do NE

Voltar
Superior