Mazda Mx5

A qualidade da carpete ou dos tapetes?
Nunca olhei bem para a qualidade da carpete do carro, acho que se fosse muito má já me tinha chamado a atenção, quanto aos tapetes o stand onde comprei o carro deu-me uns autocolantes de reforço para colar em cima do tapete onde assentam os pés [:D].

Da carpete mesmo. É muito fina e tem pouco pêlo. Espreita por exemplo atrás dos bancos da frente.

Exemplo do ex-meu: carpete.jpg

Os tapetes são fracos mas trocam-se. A carpete não.

O meu suporte de pé esquerdo felizmente não vibra, de certeza que se vibrasse e eu me queixasse à Mazda eles iam dizer que era normal. [8b]
Não é vibrar, é ele mexer-se quando se põe lá o pé (peso), pois não tem base sólida.

Onde é que há fita cola a tapar os buracos da carroceria? :sh) Quando meti as swaybars andei a ver o carro por baixo e não dei por isso.
No corta fogo e por baixo do carro. Em vez das habituais tampinhas em plástico tem fita cola.

Eu sou um bocado obsessivo e reparo em tudo e mais alguma coisa. Para o meu bem e para o meu mal...

Em plano até acho que ele aguenta bem mudanças altas a baixas rotações, tipo antes dos 60 km/h o próprio sistema de informação do carro até está a pedir para se por a 6ª velocidade, mas depois se quisermos acelerar sem reduzir, "não se passa nada", o que vale é que a caixa é tão boa e curta que dá gosto usar [:D]
O meu não aguentava muito bem a velocidade em 5a e 6a abaixo das 2000 rpm, mesmo quase em plano. Talvez melhorasse com mais rodagem mas nunca seria nenhum portento. O 2.0 deve ser melhor a esse nível.

Este novo Fiesta para mim tem demasiado ar de mini-monovolume e ainda não apanhei um design interior da Ford que me agradasse mas sem duvidas que o Fiesta ST é uma máquina de condução.
Sim, tem proporções fracas. É um carro para um uso diferente. Daily/pequeno familiar. Não é substituto do MX5.

Um Toyota GT86 não te agrada? Tem fama de ser um bocado pastelão mas eu até que acho bastante piada ao carro.
Gosto. Vamos ver como sai o novo GR86!

Última edição:
Tou sempre a descobrir coisas, nunca imaginei que um motor a gasolina podesse fazer menos de 2000rpm com o carro engatado. Pensava que era so pro ralenti...

Então não fazem... Muitos fazem que é uma maravilha.

Esse problema o 2.0 resolvia. Mas outros pormenores não.
O baixo custo e a "gram strategy" têm enormes vantagens mas também têm os seus contras, que podem não ser aparentes à primeira vista, ou até visíveis aos olhos de todos, mas que estão lá.
Resta a cada um decidir aquilo que valoriza.

Última edição:
A qualidade da carpete ou dos tapetes?
Nunca olhei bem para a qualidade da carpete do carro, acho que se fosse muito má já me tinha chamado a atenção, quanto aos tapetes o stand onde comprei o carro deu-me uns autocolantes de reforço para colar em cima do tapete onde assentam os pés [:D].
Não cheguei a colar, quase de imediato comprei os tapetes de borracha da Mazda e quase 3 anos depois ainda estão em bom estado.
A pele dos bancos, que de certeza que não é pele, é realmente de fraca qualidade, ainda por cima roço sempre na almofada lateral, o que não ajuda nada.
O meu suporte de pé esquerdo felizmente não vibra, de certeza que se vibrasse e eu me queixasse à Mazda eles iam dizer que era normal. [8b]
Onde é que há fita cola a tapar os buracos da carroceria? :sh) Quando meti as swaybars andei a ver o carro por baixo e não dei por isso.

Em plano até acho que ele aguenta bem mudanças altas a baixas rotações, tipo antes dos 60 km/h o próprio sistema de informação do carro até está a pedir para se por a 6ª velocidade, mas depois se quisermos acelerar sem reduzir, "não se passa nada", o que vale é que a caixa é tão boa e curta que dá gosto usar [:D]

Este novo Fiesta para mim tem demasiado ar de mini-monovolume e ainda não apanhei um design interior da Ford que me agradasse mas sem duvidas que o Fiesta ST é uma máquina de condução.
Um Toyota GT86 não te agrada? Tem fama de ser um bocado pastelão mas eu até que acho bastante piada ao carro.

Até parece que nunca ouviste falar na fita cola preta [:D]
https://www.youtube.com/watch?v=5yZ7PwepIQw

Já tive carro 1.5 aspirado com relação de caixa exactamente igual à do ND e aguentava bem desde as 1400 rpm...

Vai dizendo as opções e relata aqui.
Um colega teve uma odisseia com o I20N.

Que aconteceu com o i20N?

Tirem me uma dúvida, os bancos em pele do mx-5 nd é napa?

Não me parece que sejam em pele, devem ser em pele sintética.
Até pelo preço, apesar do carro só ter 2 bancos se fossem em pele verdadeira na minha opinião a diferença de preço entre versões com e sem bancos em pele deveria ser maior.

Por acaso nunca me lembrei de ir ver ao manual se diz alguma coisa, um Nissan QQ que tive dizia explicitamente que os bancos eram em pele e pele sintética.

Da carpete mesmo. É muito fina e tem pouco pêlo. Espreita por exemplo atrás dos bancos da frente.

Exemplo do ex-meu: Ver anexo 154178

Os tapetes são fracos mas trocam-se. A carpete não.

Não é vibrar, é ele mexer-se quando se põe lá o pé (peso), pois não tem base sólida.

No corta fogo e por baixo do carro. Em vez das habituais tampinhas em plástico tem fita cola.

Eu sou um bocado obsessivo e reparo em tudo e mais alguma coisa. Para o meu bem e para o meu mal...

O meu não aguentava muito bem a velocidade em 5a e 6a abaixo das 2000 rpm, mesmo quase em plano. Talvez melhorasse com mais rodagem mas nunca seria nenhum portento. O 2.0 deve ser melhor a esse nível.

Sim, tem proporções fracas. É um carro para um uso diferente. Daily/pequeno familiar. Não é substituto do MX5.

Gosto. Vamos ver como sai o novo GR86!

Voe ver se reparo nesses pormenores.
O único ponto em que tenho praticamente a certeza é da aplicação de fita cola, o meu ou teria os buracos abertos ou alguma tampa se fossem fita cola acho que tinha reparado...mas já não digo nada.

Os bancos em pele?

Sim, a pele ou pele sinteéctica daquilo é fraca, mesmos senfo hidratados a almofada lateral, tanto a horizontal, como a vertical começam a ganhar uns vincos, até porque no meu caso roço nessas partes a entrar no carro.

Eu não os tenho e não estou nada arrependido... é perguntar a quem tem...

Eu tenho e apesar de achar fraca a pele, também não me arrependo de ter, não vou muito à bola com interiores em tecido.
No entanto num cabrio até acho que bancos em tecido têm vantagens no aspecto térmico, pois a pele aquece bem com o sol, no meu caso não me incomoda muito porque no MX-5 tal como nos meus outros carros tenho o hábito de colocar um tapa-sol no vidro frontal e sempre que paro o carro fecho a capota, mas um gajo deixar a capota aberta e o carro 5 minutos ao sol, não deve ser muito agradável encostar os costados nuns bancos em pele. [:D]

Não tenho razão de queixa, para já, da qualidade da pele. Aliás, tenho quase a certeza (99%) de que é pele verdadeira exactamente pela forma como envelhece (além do cheiro, grão, etc) - excepto a do apoio de braço, essa é sintética. De qualquer forma, para prevenir e porque o meu carro já tinha quase um ano de fabrico quando o comprei, em 5000km já hidratei a pele 2 vezes, com renovador Saphir Medaille d’Or, que deve ser dos melhores condicionadores que existem.

Espero que assim dure muito tempo.
saphir-medaille-dor-renovateur-75ml.jpg

Pele verdadeira num mx5 ? ... tenho sérias duvidas ... Nem um Serie 7 tem usado pele verdadeira sem ser como extra

Mas seria um grande ponto a favor da Mazda sem duvida

Última edição:
O meu tem uns Recaro, supostamente de pele e alcantara....[:D]

Mas confesso que não sei avaliar se aquilo é mesmo pele. Só sei que me sinto muito bem lá dentro

Sois uns sortudos...andei num à pendura e senti-me acanhado...só melhorou quando o meu amigo abriu o teto...aí a coisa ficou mais fluida, mesmo assim o espaço global é acanhado...até para ele operar o infotainement, o joystick redondo para as funções do carro...

Sois uns sortudos...andei num à pendura e senti-me acanhado...só melhorou quando o meu amigo abriu o teto...aí a coisa ficou mais fluida, mesmo assim o espaço global é acanhado...até para ele operar o infotainement, o joystick redondo para as funções do carro...

Agora que estou cheiinho, [:D] 80 kg e 1,70m, encaixo menos bem dentro daquilo, mas quando ando no meu peso normal 75/76 kg, parece que estou num carro de corridas tal a envolvencia dos bancos.

Última edição:
A pele ser verdadeira até pode ser uma desvantagem, uma vez que exige tratamento regular. A pele sintética não é preciso.

A vantagem da pele verdadeira é que se bem mantida, dura mais que a sintética.

Voltar
Superior