Mazda Mx5

Fogo, por acaso tropecei num video da fabrica, é de mim ou o processo de fabrico destes carros é bastante artesanal para os dias que corre?
Estou habituado a ver os robots a fazerem tudo eheheh

Ha ali uma parte que se nota eles a medirem as folgas do diferencial, o processo em si está bem feito, até é melhor ter afinação humana, que apenas inspecção final...
A unica coisa que assusta um bocadinho é aqueles automatismos, parecem um pouco limitados e datados, acho que o novo modelo modelo ou será muito semelhante em tecnologia ao atual, ou provavelmente essa fabrica terá um investimento avultado!

Ahah podes crer que tem lá muita coisa que o carro sai dependente do estado físico e moral do gajo que está lá... Colocar o eixo no carro, vê-se o operador a comandar a plataforma para encaixar manualmente... numa linha de série é corriqueiro os robots retiram coordenadas e levarem a peça sozinha lá...

Tem uns pormenores giros o video, para quem goste destas coisas da indústria!

O MX5 em aspectos de rigor de montagem, mais parece um Dacia by Renault que um Japonês, sim.

Errita-me ter que corrrigir nas revisões as molas partidas dos forros dos pilares frotais por exemplo que estavam partidas na origem, ou o forro da porta do pendura mal encaixada que implicou uma ida ao concessionário.

Já na mecânica e nos materiais, aquilo é indestrutivel

E ontem, comprou!

Ainda experimentou um Abarth 595 mas esse só impôs respeito na aceleração. Não a fez rir-se, nem chorar.

Por isso ontem fechou negócio com um MX-5 1.5 Excellence “Terracota”: Platinum Quartz com os bancos daquela cor terracota.

O carro chegou ao stand (sem dono ainda) na 5a feira à tarde, foi limpo na 6a e vendido ontem de manhã.

2 fotos antes, 2 fotos depois de minimamente preparado.

2-B170960-DFBA-47-B8-94-A5-AFC7-C5-A6-EE5-B.jpg

BB8-D3-FE6-55-A1-4-DCF-AC0-A-1266-E34-B2-FE5.jpg

92319353-9-AC6-4770-804-D-FFC30-FB4023-A.jpg

B9770-BB6-91-CC-4388-9387-8-BB48-E6-E7-F6-E.jpg

Há de ser levantado esta 4a feira e daí seguirá depois para por PPF nos faróis e alinhar a direcção no mesmo local onde alinhei o meu (e onde vai o 330i).

Ela saiu do stand ao meu lado no meu MX-5 a chorar de alegria [:D][kiss]

Vou ser do contra...não gosto nada dessa configuração [:D]

MX-5 cor de panela não é para mim, e gosto da cor desse bancos mas acho que não basta colocar os bancos de cor diferente, os outros pormenores que o habitáculo tem em "pele" em vez de ser preto deviam ser igualmente em terracota. E acho que esse interior fica melhor em cores exteriores escuras, tipo azul, o cinza escuro ou preto.

Espero que a tua amiga tenha muita sorte com o carro e que chore muitas vezes de alegria. [kiss]

O meu imho, falta-lhe a cereja em cima do bolo. A capota na cor Red Cherry! [:p]

Um dia ainda vou perder o amor a 2500€....

Ou então quando a tua se gastar, de roçar nos arcos... Já podes encomendar a antecipada cor :sh)

Rewinding: Tratamentos especializados de 6 em 6 meses, visitas ao Concessionário para reclamar dos arcos roçantes VS A capota dura que ninguém gosta (pq um dia poderá avariar...) apr:)

Para os volumes relativamente baixos o CAPEX tem de ser contido.
O que não estava a contar é com o nivel de integração vertical, até o diferencial e assembly do conjunto mola/amortecedor fazem nessa linha.
Bom vídeo

É ela por ela o mx5 160cv e o abarth.

Mas acho o abarth um pouco lento a desenvolver em alta rotação... a sair até é bom. Tenho conhecimento que muitos estão reprogramados, mesmo cá em Portugal, para ter mais força precisamente nas 4000-6500rpm.

Estes carros têm uma dinâmica que me tem deixado parvo, o chassis do mx5 é muito eficaz, depois leve e com suspensão, faz coisas que um gajo fica de boca aberta:

Do ponto de vista de dinâmica o Abarth estará no mesmo nivel do MX5.

Em performance pura aquele 1.4 turbo é apenas um motor "normal"...

Não é nada de especial, é normal com uns detalezitos particulares, mas nada que faça realmente a diferença.

É um motor que já saiu em muitos carros fiat com uma margem de progressão muito boa.
O mx5 é provavelmente o rei dos roadsters em opções aftermarket por isso os donos acabam por não estranhar, há muitos que passaram de mx5's para abarths e fiats.

300€ de reprogramação 190cv
300€ de downpipe 200cv
700€ de turbo hibrido 240cv
ou logo um turbo td04+arvore de cam+injetores 270-300cv... fica abaixo dos 2.000€ todo o kit.

São valores muito baixos para os incrementos de potência, não é necessário qualquer centralina programável ou algo do género, o diagnóstico de erros continua possível... há "n" pessoas que já passaram todos esses stages no punto, no mito, no 500, que equipam o mesmo motor multiair, é um carro para upgradite... não é um motor soberbo de origem!

Há quem valorize isso, há quem prefira não arriscar.

In the other hand, só tem arvore de cams nas válvulas de escape, o comando das válvulas de admissão é efetuado pela unidade multiair, e varia a abertura, proporcionando bons consumos e boa saída em baixas rotações. Como parte negativa, essa unidade funciona com óleo e é muito sensível à qualidade do mesmo.

Ya... 9.8kg + sensor de pressão as do abarth as 17" originais.
9.2kg as 17 do lusso, e não tem sensor.

Mas as jantes diferentes desvirtuam um pouco a imagem do carro. Enquanto no mx5 quase todas as aftermarket ficam bem, no 124 quase todas ficam mal... inclusive as ulraleggera do tributo rally, ficam um bocado feias.

Voltar
Superior