Mazda Mx5

Com neve o lsd não faz tanta diferença... Um carro rwd de diferencial aberto em neve, areia, ... E até um pouco em chuva... Condições de pouca aderência a roda de dentro já não tem tanta tendência em agarrar pelo que torna as coisas mais fáceis e lineares.
​​​​​​
Em seco e com grip sim, um lsd faz milagres.
Não será exactamente o oposto?
Quando maior a tendência da roda interior tiver em patinar (menos grip) maior impacto do LSD pois transfere o binário para a roda exterior com mais grip devido ao aumento de peso nessa roda (mais atrito)
Num MX-5 que tem pouca potência por norma em piso seco tem tracção suficiente e ao patina a roda interior (excepto em 1 ou as vezes em 2 mudança).
Em carros de elevada potência ai o LSD poderá actuar com muito mais frequência devido a incapacidade de colocar potência no chão na roda interior.

Last edited:
Eu tive o carro com diferencial aberto e uma vez tentei naquela areia que vem para a estrada ao pe do mar no inverno e era bue facil e smooth... Não achei que o LSD fizesse uma diferença brutal... em seco notei sempre muito, igualmente em situações de muito grip parece que a diferença volta a ser mais notória, as vezes consegues assentar a traseira de tal forma que o carro deixa pisar tudo e sair tipo bala...

Pontos negativos, os tapetes de origem são uma mer**
o material do volante da manter das mudanças e do travão de mão, não são resto ter ao álcool gel desfez-se tudo tive que meter a manter nova que era só já uma bola de plástico [:D]

positivos tudo o resto
manutencao barata
5.7 litros de média desde novo
zero avarias
entretanto já está vendido ao meu filho a troco de uma cerveja [:D]
mas só o entrego quando chegar o outro

Muito bom ! Obrigado pelo feedback.. A pele sintética do ND é fraquinha..ja vi bancos com pele "derretida" com 40k kms. Mas hoje em dia é um problema transversal a todas as marcas.. notei que quando o interior passou a linhas brancas a pele do volante parece diferente, menos brilhante..mas pode ser de ser novo..vamos ver..

ja que experimentei o nd2 1.5 kpc e 2.0 184cv sem kpc deixo o meu feedback.. o 1.5 é um brinquedo.. super equilibrado.. vai se sempre perto do limite em grande diversão.. consumo no meu anda entre os 5.4 e 10.. mudei alinhamento para ter mais caster e camber -1 as 4 rodas e ficou com uma direcção muito melhor..mais peso e progressiva..nao é claro tão boa como nb mas a diferença diminui bastante. Por outro lado o 2.0 184cv é um carro muito sério...binario soberbo... super linear. Em linha recta pode ser similar ao s2000 em andamento. Mas no mundo real é muito superior ao motor do s2000 porque tem binario em qq rotação. No entanto o chassi não acompanha o motor... balanceia muito.. mt instavel..claramente o nd foi feito à volta do 1.5. Precisa alteracoes para ficar em condições .

Caster de 7 e camber de 2 fez uma enorme diferenca na direccao e na confianca em apoio. Nao diria que o 2.0 e instavel, mas os movimentos para mim era um exagero por isso mudei de molas e para mim ficou no ponto quer em curva quer em travagem.
Consegue-se bons andamentos com confianca com este carro, e um brinquedo.
So falta as utimas 500/800 rpm de ponta final para ficar a meu gosto.

Muito bom ! Obrigado pelo feedback.. A pele sintética do ND é fraquinha..ja vi bancos com pele "derretida" com 40k kms. Mas hoje em dia é um problema transversal a todas as marcas.. notei que quando o interior passou a linhas brancas a pele do volante parece diferente, menos brilhante..mas pode ser de ser novo..vamos ver..

ja que experimentei o nd2 1.5 kpc e 2.0 184cv sem kpc deixo o meu feedback.. o 1.5 é um brinquedo.. super equilibrado.. vai se sempre perto do limite em grande diversão.. consumo no meu anda entre os 5.4 e 10.. mudei alinhamento para ter mais caster e camber -1 as 4 rodas e ficou com uma direcção muito melhor..mais peso e progressiva..nao é claro tão boa como nb mas a diferença diminui bastante. Por outro lado o 2.0 184cv é um carro muito sério...binario soberbo... super linear. Em linha recta pode ser similar ao s2000 em andamento. Mas no mundo real é muito superior ao motor do s2000 porque tem binario em qq rotação. No entanto o chassi não acompanha o motor... balanceia muito.. mt instavel..claramente o nd foi feito à volta do 1.5. Precisa alteracoes para ficar em condições .
Reparaste que o ND 2.0 tem sways mais grossas e adorna muito menos que o 1.5L?
E que dependendo da versão, pois por exemplo o Club ou o Excellence com Pack Sport muda muito o carro,mesmo no 1.5L?

E que se colocares as swyas "certas" aquilo fica perfeito?

2.0 e 1.5 têm exactamente as mesmas sways.. o 2.0 dobrava-se todo com o binario à saida da curva.. o meu 1.5 tem kpc e não sei o efeito que tem..nao dobra a traseira.. alias a frente é que adorna um bocado...
este 2.0 levou sways e ficou bem melhor mas mesmo assim é mt ginga para o chassi .ainda dobra. Em serra 1050kg para tanto motor já é hardcore..é preciso dosear a potência e bem. no 1.5 vai se à vontade a esticar o motor.

2.0 e 1.5 têm exactamente as mesmas sways.. o 2.0 dobrava-se todo com o binario à saida da curva.. o meu 1.5 tem kpc e não sei o efeito que tem..nao dobra a traseira.. alias a frente é que adorna um bocado...
este 2.0 levou sways e ficou bem melhor mas mesmo assim é mt ginga para o chassi .ainda dobra. Em serra 1050kg para tanto motor já é hardcore..é preciso dosear a potência e bem. no 1.5 vai se à vontade a esticar o motor.

Não, não têm! [;)]

Tive um 1.5L com sways stock e com sways da Progress Technologies, ( front and rear), e agora tenho um 2.0 184cv, com Pack Sport, e sei que não têm.

E depois, o 2.0 184cv, não se dobra coisissima nenhuma, nem o de 160cv se "dobrava" e tinha afinações mais softs que o de 184cv, que já tem sways de espessura diferente.

Basta leres as especificações técnicas de cada um

Last edited:
São exactamente as mesmas. So o 124 tem sways diferentes. Posso te enviar os pdfs das peças mazda. O que andei nao tinha kit sport o que faz diferença, mas nao é suficiente. Possivelmente com kit sport e sways fique fixe.
Mas tambem pouco interessa. Estás satisfeito é o que importa. ;)

Boas pessoal. Eu tenho um MX5 RF 1.5 de 2017. No outro dia andava pelo ebay e encontrei um diferencial completo do abarth 124 manual, aproveitei e comprei logo. Pelo que vi a troca de diferencial é plug and play, mas em relação aos eixos, suponho que não tenham o mesmo tamanho ( não encontrei qualquer informação online). Alguém me consegue confirmar se terei também de adquirir os eixos traseiros do mx5 2.0 para instalar este diferencial?

São exactamente as mesmas. So o 124 tem sways diferentes. Posso te enviar os pdfs das peças mazda. O que andei nao tinha kit sport o que faz diferença, mas nao é suficiente. Possivelmente com kit sport e sways fique fixe.
Mas tambem pouco interessa. Estás satisfeito é o que importa. ;)
As sawys do 2.0 de 160cv e do 1.5L eram as mesnas até 2019.

A partir de 2019 o ND2 2.0 184cv passou a montar sways frontais mais grossas.
Eu vou procurar essa info.

Mas se tens esses pdf, partilha-os aqui pf.

Boas pessoal. Eu tenho um MX5 RF 1.5 de 2017. No outro dia andava pelo ebay e encontrei um diferencial completo do abarth 124 manual, aproveitei e comprei logo. Pelo que vi a troca de diferencial é plug and play, mas em relação aos eixos, suponho que não tenham o mesmo tamanho ( não encontrei qualquer informação online). Alguém me consegue confirmar se terei também de adquirir os eixos traseiros do mx5 2.0 para instalar este diferencial?

Acho que é tudo igual menos a relação interna do diferencial. Mas dá sempre para trocar as peças pretas que vão dentro do diferencial e os próprios eixos, e assim deixas o que tens no carro. Não dá trabalho nenhum, gastas 1lt de óleo, também há disso barato em qualquer loja auto. Vais ficar com a caixa mais curta, devias fazer umas contas para perceber quanto mais curta.

Eu penso que os diferenciais são iguais tanto no sítio em que liga ao eixo que vem da caixa como às ponteiras, digo acho porque até a própria caixa exterior do diferencial é igual. Agora o 124 tem uma caixa de velocidades diferente, e é provável que haja aí umas diferenças mas penso que será mesmo só à frente.

As sawys do 2.0 de 160cv e do 1.5L eram as mesnas até 2019.

A partir de 2019 o ND2 2.0 184cv passou a montar sways frontais mais grossas.
Eu vou procurar essa info.

Mas se tens esses pdf, partilha-os aqui pf.

club 2022:

2022 Mazda MX-5 Miata Club Convertible 2.0L SKYACTIV M/T Suspension Stabilizer Bar. SWAY BAR, FRONT - NA1J3415X | Jim Ellis Mazda Parts, Marietta GA

​club 2017:

2017 Mazda MX-5 Miata Club Convertible 2.0L SKYACTIV M/T Suspension Stabilizer Bar. SWAY BAR, FRONT - NA1J3415X | Jim Ellis Mazda Parts, Marietta GA

A traseira tambem e a mesma. Quando o RF foi introduzido mudou a motor da direccao electrica, acho que tambem mudou molas traseiras e mais umas coisas . Nao tenho a certeza se as molas do normal e sport sao as mesmas

Reformulando. O ND2 2.0 e um grande maquina. Mas pessoalmente nao e o meu favorito.

Mazda MX-5 Miata Parts - Jim Ellis OEM Mazda Parts (jimellismazdaparts.com)

Podes ver aqui diferencas entre os modelos 2.0 :)

Já vi tanta informação contraditoria que não sei o que fazer. Vi em certos foruns de que os eixos traseiros dos fiats 124 manuais serem diferentes dos 1.5 e dos 2.0 da mazda. Vi tambem que o eixo de transmissão não tem o mesmo tamanho. Estou completamente baralhado. Um dos principais motivos, mais que o ls, que me fez comprar é mesmo o encurtar a caixa. Vou continuar a reunir informações e quando tiver a certeza partilho a informação.

Last edited:
club 2022:

2022 Mazda MX-5 Miata Club Convertible 2.0L SKYACTIV M/T Suspension Stabilizer Bar. SWAY BAR, FRONT - NA1J3415X | Jim Ellis Mazda Parts, Marietta GA

​club 2017:

2017 Mazda MX-5 Miata Club Convertible 2.0L SKYACTIV M/T Suspension Stabilizer Bar. SWAY BAR, FRONT - NA1J3415X | Jim Ellis Mazda Parts, Marietta GA

A traseira tambem e a mesma. Quando o RF foi introduzido mudou a motor da direccao electrica, acho que tambem mudou molas traseiras e mais umas coisas . Nao tenho a certeza se as molas do normal e sport sao as mesmas

Reformulando. O ND2 2.0 e um grande maquina. Mas pessoalmente nao e o meu favorito.

Sou eu que não consigo ver, ou és tu que não consegues mostrar onde estão as medidas (em mm) das sways do 2.0 184cv vs o 1.5 de 131 cv ( pós 2019) é que não vi nada sobre dimensões nesses pdf´s...

Em sintese qual é a dimensão da sway frontal em mm de um e de outro?

Consegues colocar aqui essa info?

Last edited:
Pelo menos estas diferencas do 1.5 para o 2.0 ND2 existem

- molas de maior espessura (nao encontro spring rate)
-amortecedores Bilstein
-LSD
- ???

Por mim tem o 2.0 tem chassis para mais, ficava no ponto com um 2.2 com 220 cv as 7800 rpm :)

Pelo menos estas diferencas do 1.5 para o 2.0 ND2 existem

- molas de maior espessura (nao encontro spring rate)
-amortecedores Bilstein
-LSD
- ???

Por mim tem o 2.0 tem chassis para mais, ficava no ponto com um 2.2 com 220 cv as 7800 rpm :)

Na altura em que encomendei o ND2, lembro-me de ter lido (não encontro agora a info, e não estou para andar à procura) que este 2.0 184cv trazia já uma sway frontal mais grossa exctamente para anular um pouco das criticas ao anterior 2.0, mas que no 1.5L de 131cv ficariam ambas as sways inalteradas.

Já pedi lá no clube MX5 aos experts para confirmarem isto [;)]

Se tiveres info sobre isto coloca-a aqui pf, porque os pdf´s do Fordsierra são omissos relativamente às medidas, ou eu não encontrei.

As Sways aftermark da RBE que tinha no meu 1.5 ND1 tinham 28,5 mm na frente e 14mm na traseira ( As stock eram 23mm vs 13mm) no ND2 não encontro info....

Last edited:
Não tenho info sobre o 1.5 (nuncs foi opção para mim).
Não grande fã de sway bars em especial num carro leve (baixa transferência de massa) onde umas molas com maior taragem podem minimizar significativamente o rolamento da carroçaria e movimentos em travagem.
O problema das sway bars é que limitam o movimento independente de cada roda e não ajudam nos movimentos em travagem.
No então colocar molas de maior taragem tornam o carro mais "saltitão", mas vivo bem com isso apesar de hoje não teria ido para as da Progress, mas umas menos agressivas.

"Spring Rate
STOCK spring rates are 156 front for all models, and 80 (ST) to 100 (RF) rear
Progress Spring rates 185 Front, 135 rear.
These MX5 RF springs feature increased spring rates for upgraded handling capabilities"

https://www.good-win-racing.com/Mazda-Performance-Part/61-1847RF.html?id=t8FGxnTV

Back