Mazda Mx5

Queres vir fazer isso no meu? Pago-te a viagem e as minis.

Estive a ver o vídeo e nunca na vida me aventurava a fazer aquilo sozinho.

Não consigo..dei por mim no fim de semana a olhar para o tablier e a pensar que aquilo nunca mais seria carro 😂
Mas realmente faz falta, principalmente por já estar habituado.

Ontem foi dia de celebrar os 1000km de rodagem.

Que regalo de estrada, que regalo de carro. Perfeito!
Os pneus e travões sofreram bem [:D]

PXL-20240624-080144661-MP.jpg

PXL-20240624-080859636.jpg

É fantástica sim!

Então de Ermelo a Mondim é um regalo. Já a fiz duas vezes. Uma com o MX5 e outra recentemente, com o Alpine [:cool:]

Soma-lhe a N103 e a N222 e tens aí um road tour perfeito para esse carro. (este foi o roteiro que fiz, uma semana em modo férias)

Road Trip_N304.png - Click image for larger version  Name:	Road Trip_N304.png Size:	1.07 MB ID:	14472584

Ja tou a ver que passaste pela Barragem da Valeira, tem lá umas curvinhas a subir quando se passa a barragem para Carrazeda.

É fantástica sim!

Então de Ermelo a Mondim é um regalo. Já a fiz duas vezes. Uma com o MX5 e outra recentemente, com o Alpine [:cool:]

Soma-lhe a N103 e a N222 e tens aí um road tour perfeito para esse carro. (este foi o roteiro que fiz, uma semana em modo férias)

filedata/fetch?id=14472584&d=1719322420

Fiz Guimarães - Lixa pela 101.
Lixa - Vila Real pela N15 (uma maravilha depois de Amarante)
Vila Real - Mondim N304
Queria ir até Gandarela pla N304 mas perdi-me em Celorico.
Terminei a volta no alto da Penha.
160 bons quilómetros.

Sem-T-tulo.png

Lixa - Vila Real pela N15 (uma maravilha depois de Amarante)

Sem-T-tulo.png

A N15 de Amarante-Pousada do Marão faço-a várias vezes, bate a 222 e também a 103 na minha opinião, o problema é que já muitos, mais motards, a descobriram e já têm um trafego, principalmente ao FDS, alto.

A N15 de Amarante-Pousada do Marão faço-a várias vezes, bate a 222 e também a 103 na minha opinião, o problema é que já muitos, mais motards, a descobriram e já têm um trafego, principalmente ao FDS, alto.

Por isso é que fui ontem (feriado em alguns locais) e bem cedo, de Amarante (~Candemil) até quase Mondim passei por menos de 5 carros.

Porque não um Cobalt? 😎

Das reviews que li na net havia algumas queixas de drone em auto estrada. Depois se puderes partilha a tua experiência com o cobalt.

Malta dos NDs, quando retiram a tampa do depósito de combustível faz um barulho tipo pressão a sair? Hoje fui atestar o carro pela primeira vez e nem consegui, tinha o carro na reserva e mesmo assim a pistola estava sempre a disparar, acabei por só meter 10L e a muito esforço, não me parece normal.

Em relação à posição de condução, vou mesmo comprar o kit de rebaixamento para os Recaro, a posição de condução neste momento só me faz lembrar a de um fiat 500, de tão alta que é (a do fiat 500 era pior claro, mas fica o exemplo).

Das reviews que li na net havia algumas queixas de drone em auto estrada. Depois se puderes partilha a tua experiência com o cobalt.

Malta dos NDs, quando retiram a tampa do depósito de combustível faz um barulho tipo pressão a sair? Hoje fui atestar o carro pela primeira vez e nem consegui, tinha o carro na reserva e mesmo assim a pistola estava sempre a disparar, acabei por só meter 10L e a muito esforço, não me parece normal.

Em relação à posição de condução, vou mesmo comprar o kit de rebaixamento para os Recaro, a posição de condução neste momento só me faz lembrar a de um fiat 500, de tão alta que é (a do fiat 500 era pior claro, mas fica o exemplo).

Pelo que li, o drone em AE é só quando puxas pelo motor e não em aceleração constante.

Sim, o meu faz. Nunca tive problemas em atestar. Tens que arranjar o ângulo certo para abastecer, não é a "direito" com o bocal.

No meu grupo de amigos e no Clube, há pelo menos três MX-5, com HKS, Cobalt (de uma, e duas vias) e Racing Beat.

De todas, a minha preferida seria a da Racing Beat, (too much money) a 2ª opção pela relação sonorização/qualidade/reviews/preço, a da Cobalt.

Há n videos no YT com comparativos entre elas, é so escolher....

A sorte quando lá passei acho que já foram 3x, é que não me cruzei com ninguém, que ocupei a estrada toda para fazer umas curvas apertadas que há lá :sh)

Outra estrada fantástica (para quem a conhece bem) é a do Pinhão até Favaios N322-3.

São 13 km de puro gozo [:cool:]

Last edited:
Outra estrada fantástica (para quem a conhece bem) é a do Pinhão até Favaios N322-3.

São 13 km de ouro gozo [:cool:]​​​​​​​

Já a fiz umas quantas vezes sentido Favaios - Pinhão.

Uma que não gostei nada, foi Sabrosa - Pinhão. Quando cheguei ao Pinhão tive que abrir a janela e meter a cabeça de fora para apanhar ar.

Agora sim, um roncar digno de um 2L

Para já, e sem sair com ele para a Serra, é nas baixas e médias rotações que noto a diferença. Um som mais grave e forte e menos metálico, e um ronronar grosso no ralenti.

4fb86eba782a67bd3505b9d15729a0bd.jpg
c1b5cbcce5282a42a6cdf43d6c84eda4.jpg

Last edited:
Estou a gostar imenso de ver por aqui tantos novos proprietários de MX-5! 😎
Ainda há malta a ver a luz 😂
Tenho meu desde de 2018, foi comprado para ser carro de uso diário mas desde que tenho carros da empresa praticamente só anda ao fim de semana, por um lado é mau mas por outro lado a carteira agradece.
Para o meu feitio, face aos km que faço no carro já o devia ter vendido, porque detesto ter as coisas paradas e não usufruir do "investimento" mas não consigo, gosto demasiado do carro e que nem que faça só 10 km numa semana, são sempre 10 km de prazer 😊, por isso sair da garagem só se fosse para trocar por um 2.0 🤩

Uma pessoa vem a este tópico, vê um cobalt acabado de montar fica logo com ideias 😅

msantos a troca por um 2.0 não é má ideia, deve manter melhor o valor que o 1.5, mais ainda se a mazda não voltar a ter o 2.0 disponível no mercado europeu.

Fizeste update do firmware? Qual a tua versão atual?
Módulo CP/AA da Mazda ou 3rd Party como o meu?

Em relação a testar, testei assim que meti os cabos no módulo para não arriscar desmontar tudo outra vez. No entanto, existe uma "meia" de borracha que fica num tab da CMU para não fazer ruído metálico, costuma sair quando se tira a CMU. Tive que voltar a desmontar uns dias depois para a voltar a meter no sítio e eliminar o ruído.

Já tinha feito update, e comprei o módulo pela amazon. Uma coisa que notei com o ecrã novo foi que a imagem parece quem tem mais detalhe e mais limpa. Com o anterior parecia tudo mais esbatido.

​​​ 1.jpg

Last edited:
Back