Mazda Mx5

Na minha experiencia o 2.0 da para andar mais no relax confiando no binario.. o 1.5 anda sempre no grito . Andar em serra a fundo no 2.0 ja e demasiado serio. Mas independentemente da preferencia de cada um, qualquer mx-5 e a resposta certa :)

Vamos lá tratar desta capota.
Restaurar a côr e renovar a impermeabilização
2a481a8acc2e6761b9f50d0d47b1ccf9.jpg

Na minha experiencia o 2.0 da para andar mais no relax confiando no binario.. o 1.5 anda sempre no grito . Andar em serra a fundo no 2.0 ja e demasiado serio. Mas independentemente da preferencia de cada um, qualquer mx-5 e a resposta certa :)
O 1.5 pouco perde para o 2.0 até às 4000rpm.

Afinal é a zona onde se anda 70% do tempo.Só a partir daí o 2.0 dita a sua lei

O 1.5 pouco perde para o 2.0 até às 4000rpm.

Afinal é a zona onde se anda 70% do tempo.Só a partir daí o 2.0 dita a sua lei

Ja nao andas num 1.5 ha muito tempo :) O 2.0 tem binario maximo as 4000rpm enquanto o 1.5 e as 4800rpm. As 4000rpm o 2.0 tem 205nm enquanto o 1.5 tem cerca de menos 65nm que o 2.0.. E uma diferenca monstruosa!

Deixo aqui as curvas de potencia e binario do 2.0, ND1 VS ND2:
ND1 Vs ND2.jpg - Click image for larger version  Name:	ND1 Vs ND2.jpg Size:	199.7 KB ID:	14477834
É engraçado ver que até às 6000 RPM os motores são idênticos.

Andava ver isso porque ando a pensar fazer a programação da centralina no meu ND1 2.0 e queria comparar com o ND2, supostamente o ND1 com programação da BBR GTI salta dos 160 para 177cv às 6850 RPM (potencia no motor, esse gráfico em cima deve ser à roda).

Last edited:
Ja nao andas num 1.5 ha muito tempo :) O 2.0 tem binario maximo as 4000rpm enquanto o 1.5 e as 4800rpm. As 4000rpm o 2.0 tem 205nm enquanto o 1.5 tem cerca de menos 65nm que o 2.0.. E uma diferenca monstruosa!

E???...😋

Antes deste ND2 2L tive o ND1 1.5 e antes o NB 1.8is, olha que sei para que serve o binário e para que servem as rotações num motor a gasolina.

Uma coisa é a teoria, outra é a utilização. E se te disser que até um determinado regime o 1.5L galga rotações mais depressa que o 2.0L.

Vai para a estrada com os dois e vê se as diferenças que afirmas monstruosas se verificam.

É que sair em grupo para estradas de montanha com varios amigos dos MX5 onde há MX5 para todos os gostos é algo que fazemos há mais de uma década....

E???...😋

Antes deste ND2 2L tive o ND1 1.5 e antes o NB 1.8is, olha que sei para que serve o binário e para que servem as rotações num motor a gasolina.

Uma coisa é a teoria, outra é a utilização. E se te disser que até um determinado regime o 1.5L galga rotações mais depressa que o 2.0L.

Vai para a estrada com os dois e vê se as diferenças que afirmas monstruosas se verificam.

Sim, ja por algumas vezes guiei nd2 1.5 e nd2 2.0 no mesmo dia. Na maioria das vezes em estradas secundarias/serra. Tenho curiosidade em experimentar o ND1 2.0 porque sinceramente o ND2 2.0 tem tanto binario que nem sinto a necessidade de andar acima das +-6000. ND1 2.0 deve ser bem melhor do que dizem e nao tem bimassa ao contrario do nd2 2.0. Ate acho que o 1.5 da mais pica das 7000 para cima do o nd2 2.0. Para alem disso andar em serra a esgotar as mudancas do nd2 2.0 ja e um ritmo demasiado alto para mim.

É que sair em grupo para estradas de montanha com varios amigos dos MX5 onde há MX5 para todos os gostos é algo que fazemos há mais de uma década....

Sim, tambem costumo fazer o mesmo por esse país fora quando tinha o nb sport e agora com o ND2. Melhor maneira de aproveitar os mx-5!

Olhando para o gráfico em cima eu diria (sem nunca conduzir nenhum) que é mesmo assim. Só vejo vantagens no 2.0 a partir das 6000 rpm e o corte do 2.0 é acima do 1.5. O que significa que só um tipo "com unhas" consegue tirar proveito do 2.0.

Olhando para o gráfico em cima eu diria (sem nunca conduzir nenhum) que é mesmo assim. Só vejo vantagens no 2.0 a partir das 6000 rpm e o corte do 2.0 é acima do 1.5. O que significa que só um tipo "com unhas" consegue tirar proveito do 2.0.

Aquele gráfico é o 2.0 160 vs 2.0 184. Daí um cortar mais cedo.

como apareceu este tópico aqui na primeira página, deixo este que tenho visto todos os dias. deve ser de alguém daqui ou que vem aqui todos os dias provavelmente ao ginásio. anda por aqui um mazda 3, acho, da mesma cor, mas de 2021.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	261.1 KB ID:	14483833

Back