Mazda Mx5

B Não sei se um M2 me satisfaz das mesmas maneiras que o MX-5...

há na net um vídeo comparativo de um McLaren xpto (750?) e um MX5 1.5 numa estrada de montanha

o McLaren não passava de 20-25% do tempo com acelerador no máximo.. o MX5 era 90-95% full throttle

ou seja, em condições normais o MX5 deve dar mais gozo que um M2.. para o espremer o M2 terias de ir prá pista

há na net um vídeo comparativo de um McLaren xpto (750?) e um MX5 1.5 numa estrada de montanha

o McLaren não passava de 20-25% do tempo com acelerador no máximo.. o MX5 era 90-95% full throttle

ou seja, em condições normais o MX5 deve dar mais gozo que um M2.. para o espremer o M2 terias de ir prá pista

Tenho sempre a opção de esperar mais um bocado e manter o MX-5 e adicionar o M2, mas começava o problema do espaço...
Já vi algumas pessoas que venderam o MX-5 por carros mais potentes e se arrependeram, porque o carro tem um feeling diferente.
Daí estar a estudar os Lotus, ganho potência, perco peso, e continuo com um carro open-top. Já andei em alguns e é mesmo o meu tipo de carro.

Voltando ao tema do alarme...
Não consigo usar nenhuma das chaves auxiliárias para destrancar o carro na eventualidade de ficar sem pilha na chave ou sem bateria.
Já alguém teve isto? Insiro a chave, rodo no sentido dos ponteiros como indica o manual, roda sem qualquer problema até ao fim com a restência, depois não faz mais nada. Rodando no sentido contrário encontra uma resistência e depois dá um estalo que não me parece normal. Não destranca de todo.

Alguém já teve isto? Até onde roda a chave no sentido dos ponteiros?
Talvez em junho nas minhas férias vá questionar a Mazda a Évora...

Há cerca de um ano durante um passeio pela costa alentejana, uma gravilha estalou o para brisas.
Contactei o seguro que me enviou para a Carglass
Colocaram um para brisas novo e tudo muito bem
Passado um ou dois dias, ao fazer as curvas com mais agressividade, ouço algo a deslocar-se para a direita ou esquerda conforme a curva, vindo da parte da frente.
Fui lá e expliquei o sucedido e disse que talvez se esqueceram de algum objeto aonde está o motor dos limpas para-brisas. Disseram que era impossível, insisti para que abrissem a tampa e eles com bastante relutância lá a abriram.
Estava lá um X-ato. Pediu desculpa e disse que foi a primeira vez que aconteceu.
Não há problema, tudo bem, acontece.
Passados uns dias a cerca 140 km/h ouço um barulho vindo de cima, paro e vejo painel de cima a descolar-se. Voltei lá, encaixaram e colaram e disseram que estava resolvido.
Questionei-os se não ia acontecer o mesmo com os painéis laterais. Disseram que estavam seguros, embora me parecessem que não estavam.
Entretanto o carro não tem andado a velocidades proibidas, mas na semana passada, sozinho, apeteceu-me puxar um bocado. A cerca dos 180 km/h salta o painel do lado esquerdo.
Fui diretamente ao seguro.
No dia a seguir liga-me o funcionário que fez o trabalho, a dizer para não preocupar, iam encomendar os paineis laterais já pintados e que quando chegassem que me contactava.
Fico a aguardar.
Fizeram um pessimo trabalho, partiram os engates e colaram com uma espécie de cola,enfim

Fica o alerta, se o vosso para brisas um dia se partir!

ImageUploadedByTapatalk1749060559.0657.jpg ImageUploadedByTapatalk1749060559.2198.jpg
wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

Enviado do meu SM-A366B através do Tapatalk

Attachments

• ImageUploadedByTapatalk1749060558.9021.jpg
    ImageUploadedByTapatalk1749060558.9021.jpg
    425.1 KB · Views: 0
Last edited:
Há cerca de um ano durante um passeio pela costa alentejana, uma gravilha estalou o para brisas.
Contactei o seguro que me enviou para a Carglass
Colocaram um para brisas novo e tudo muito bem
Passado um ou dois dias, ao fazer as curvas com mais agressividade, ouço algo a deslocar-se para a direita ou esquerda conforme a curva, vindo da parte da frente.
Fui lá e expliquei o sucedido e disse que talvez se esqueceram de algum objeto aonde está o motor dos limpas para-brisas. Disseram que era impossível, insisti para que abrissem a tampa e eles com bastante relutância lá a abriram.
Estava lá um X-ato. Pediu desculpa e disse que foi a primeira vez que aconteceu.
Não há problema, tudo bem, acontece.
Passados uns dias a cerca 140 km/h ouço um barulho vindo de cima, paro e vejo painel de cima a descolar-se. Voltei lá, encaixaram e colaram e disseram que estava resolvido.
Questionei-os se não ia acontecer o mesmo com os painéis laterais. Disseram que estavam seguros, embora me parecessem que não estavam.
Entretanto o carro não tem andado a velocidades proibidas, mas na semana passada, sozinho, apeteceu-me puxar um bocado. A cerca dos 180 km/h salta o painel do lado esquerdo.
Fui diretamente ao seguro.
No dia a seguir liga-me o funcionário que fez o trabalho, a dizer para não preocupar, iam encomendar os paineis laterais já pintados e que quando chegassem que me contactava.
Fico a aguardar.
Fizeram um pessimo trabalho, partiram os engates e colaram com uma espécie de cola,enfim

Fica o alerta, se o vosso para brisas um dia se partir!

wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

Enviado do meu SM-A366B através do Tapatalk

2 últimos vidros que substituí, problemas parecidos, plásticos interiores partidos, encaixes dos plásticos exteriores partidos, cola visível no interior do carro... A mão de obra que estas empresas têm tido ultimamente é horrível, mas é o que há.

Esse problema dos painéis quando se substitui os vidros é um problema que vem sendo habitual infelizmente. Podemos dizer que é descuido de quem tira e põe, mas havendo tantos casos em empresas diferentes, também podemos atribuir um pouco de culpa a quem desenvolveu o sistema.

Ora mais um ano, mais um rali de regularidade. Foram 500km muito intensos num dia só, mas espectacular!
No fim terminamos num delicioso 7º lugar à geral e com a vitória na classe.

O carro levou uma bela tareia mas portou-se lindamente!

Whats-App-Image-2025-06-02-at-16-53-27-1.jpg

495017806-684353714229807-8275991024459776259-n.jpg

As 4 guarnicões plásticas em cor de piano são fixas com molas pelo interior.

É preciso desmontar as palas, espelho interior e toda a guarnicao interior para fixar as molas dessas guarnicoes pelo interior

A Carglass e outras empresas nem procuram saber os procedimentos técnicos para desmontar as guarnicoes. Puxam-nas partem as molas e depois usam uma cola forte para as recolocar.

Passei por isso no meu ND1 em 2016, colaram-nas e saltaram as duas frontais na AE quando rodava bem depressa, percebi logo que tinham sido coladas, porque parei e consegui encontrá-las.

Pedi à Mazda cópia do manual de montagem e desmontagem, reclamei na Carglass e exigi que eles comprassem novas guarnicoes, e estive presente todo o tempo durante a colocação das novas.

Foi na Carglass de Setubal, e assumiram tudo e todo o custo

2 últimos vidros que substituí, problemas parecidos, plásticos interiores partidos, encaixes dos plásticos exteriores partidos, cola visível no interior do carro... A mão de obra que estas empresas têm tido ultimamente é horrível, mas é o que há.

O ultimo que tinha substituído, na ExpressGlass, sempre que chovia ou lavava o carro entrava água
Foi prontamente resolvido

Esse problema dos painéis quando se substitui os vidros é um problema que vem sendo habitual infelizmente. Podemos dizer que é descuido de quem tira e põe, mas havendo tantos casos em empresas diferentes, também podemos atribuir um pouco de culpa a quem desenvolveu o sistema.

Penso que bastava pedir informação ao fabricante!

As 4 guarnicões plásticas em cor de piano são fixas com molas pelo interior.

É preciso desmontar as palas, espelho interior e toda a guarnicao interior para fixar as molas dessas guarnicoes pelo interior

A Carglass e outras empresas nem procuram saber os procedimentos técnicos para desmontar as guarnicoes. Puxam-nas partem as molas e depois usam uma cola forte para as recolocar.

Passei por isso no meu ND1 em 2016, colaram-nas e saltaram as duas frontais na AE quando rodava bem depressa, percebi logo que tinham sido coladas, porque parei e consegui encontrá-las.

Pedi à Mazda cópia do manual de montagem e desmontagem, reclamei na Carglass e exigi que eles comprassem novas guarnicoes, e estive presente todo o tempo durante a colocação das novas.

Foi na Carglass de Setubal, e assumiram tudo e todo o custo

Não serão três guarnições?
Duas laterais e uma em cima na horizontal?

Obrigado pela informação, vou exigir que me coloquem também a de cima que também colaram

VSilva, a prova tem 500km ou são 500km a contar com as viagens entre os setores? Como se chama a prova, já agora?

Foram 500km desde sair e voltar a chegar a casa, no final do dia.

A prova teve 371,63 km, sendo 225,12 Km o Total de km das Provas Especiais. 9º RALI DE REGULARIDADE HISTÓRICA - ADA VILA DO CONDE​

É um dia fantástico. Não compreendo como esta competição não tem sempre "casa cheia".

A próxima prova do calendário, Rally Rainha Santa, organizada peloClube Automóvel Do Centro​, e estou inscrito. [kiss]

Last edited:
Boas pessoal, como é que está a situação com as molas Eibach Pro-Kit? Alguns passam na inspeção sem problema?
Outra questão é se alguém usa espaçadores de roda, e se são legais?

MX5 ND2 184cv RF, com a configuração da suspensão OEM, a frente fica 1 dedo mais alta que a traseira, não faz sentido nenhum. Com as Pro-Kit equilibrava isto, mas tenho algumas reservas em levar o carro para ser mexido por "alguém".

Last edited:
Boas pessoal, como é que está a situação com as molas Eibach Pro-Kit? Alguns passam na inspeção sem problema?
Outra questão é se alguém usa espaçadores de roda, e se são legais?

MX5 ND2 184cv RF, com a configuração da suspensão OEM, a frente fica 1 dedo mais alta que a traseira, não faz sentido nenhum. Com as Pro-Kit equilibrava isto, mas tenho algumas reservas em levar o carro para ser mexido por "alguém".

Eu passei na inspeção mas com sorte.
Agora o que fiz foi, com um bocado de papel de lixa, apagar a marca Eibach das molas, assim parecem as originais pretas.

Em relação aos espaçadores, penso que são 100% ilegais em Portugal...

Mas os espaçadores metem-se e tiram-se com muita facilidade.

Pintar as molas vermelhas/roxas/... de preto antes de as meter, ou apagar as letras (bem esgalhado JGibao ) e até fazer-lhes aquelas riscas verdes ou quê que algumas molas originais têm, é sem dúvida um descanso imenso.

Este fim de semana, durante um encontro, tive a experiência de trocar de carro com um MX-5 1.5 de 2017.

Primeiro que tudo, a embraiagem completamente diferente da minha, pesadona, com 84 mil KM mas que pareciam mais...
Bancos: mais baixos que os recaro, mas não confortáveis em curva.
Interior: similar, mas com as palas do sol em plástico completo, parecem de brincar.
Suspensão: muito adornar e direção menos precisa, no entanto, já com molas (imagino sem molas).
Motor: bem, é engraçado mas muito asmático, gostei muito do som e do comportamento, mas aquilo nota-se muito a falta de binário, para não falar que a aceleração é muito linear e lenta. No 184, quando puxamos a partir de baixas, começa a sertir-se um empurrão nas costas relativo às rotações a que vamos.

Conclusão, ainda bem que comprei o 2.0 [:D], o rapaz quando conduziu o meu também notou estas diferenças.

Suspensão: muito adornar e direção menos precisa, no entanto, já com molas (imagino sem molas).

Molas rebaixadas, tal como coilovers xpto, não impedem o carro de adornar.

Apenas as sways o fazem nas suas diferentes afinações. A cinemática e a dinãmica explicam isso em detalhe [;)]

Este tema nos grupos dos MX5 até enjoa...

Molas rebaixadas, tal como coilovers xpto, não impedem o carro de adornar.

Apenas as sways o fazem nas suas diferentes afinações. A cinemática e a dinãmica explicam isso em detalhe [;)]

Este tema nos grupos dos MX5 até enjoa...

Molas/amortecedores mais duros fazem o carro adornar menos... Mas sim, as sways do 1.5 mudam tudo.

Mas sim, as sways do 1.5 mudam tudo.

No meu ND2 c/ Pack Sport (2019, 184cv mesmo com sways mais grossas de fábrica, continuava a adornar, menos que um 1.5L mas adornava.

Anulei isso tudo com as Sways da Racing Beat

Molas/amortecedores mais duros fazem o carro adornar menos... Mas sim, as sways do 1.5 mudam tudo.

Se endureceres isso até à firmeza de um Kart, nem adorna nada [:p]

Last edited:
Back