Achei piada o tipo apresentá-lo como o mx5 de 2016 [

] e se bem me lembro, motores é que nada...
Tem a ver com aquilo a que eles chama
model year (
MY), provavelmente. Acontece muito o
MY ser o ano seguinte ao ano em que o carro é lançado para o mercado (o carro deve chegar ao mercado algures em 2015, digo eu). Normalmente, acontece mais quando o carro é posto à venda algures no segundo semestre do ano, salvo erro.
No geral gosto. Evoluir o MX-5 nunca ia ser fácil, é o 911 da Mazda. Penso que souberam evoluir alguns detalhes, faróis e farolins sobretudo, e manter o corpo do MX-5. Pelo menos a pose está lá e com um aspecto muito mais leve e ágial que o balofo NC. E, mais importante que isso, parece que está mesmo mais leve que o NC. É uma evolução no bom sentido.
O meu favorito continua a ser o NB mas arranjava um espacinho na garagem para este.
É curioso ver as diferentes formas de diferentes marcas para lidar com os seus ícones (estou a recordar-me, num caso mais recente, da Renault, com o Twingo. Ou até a Audi com os protótipos Quattro).
Mas a maneira da Mazda aproxima-se da da Porsche com o 911, embora com um toque mais revolucionário do que a marca alemã.
Apesar disso, é um carro que vai buscar muito ao passado. Até às origens da inspiração para o original, Inglaterra.
Na minha óptica:
O perfil do carro é claramente MX-5. Aqui só acho que podiam ter feito um pormenor diferente: o guarda-lamas da frente liso, de modo a encaixarem ali o pisca lateral redondo que acompanhava o modelo desde a primeira geração (nem todos os NA tinham).
A frente é uma evolução do NB.
Capot mais baixo que os guarda-lamas, a própria forma dos faróis remete-me para esta geração. Apenas a entrada de ar central falha aqui. Ou melhor, nem falha. O que a faz parecer grande, é aquela parte a preto lacado onde deve ir parar a matrícula. Gostava de ver aquilo à cor do carro em vez de preto lacado. Melhor ainda, era terem feito o pára-choques em continuidade até lá.
A traseira é a minha maior incógnita. O vinco no topo da tampa do porta-bagagens já é característica do carro desde a primeira geração. Há ali um vinco no pára-choques que me parece estar a mais. E os farolins devem ter sido a maior revolução no carro (interior à parte), têm pouco a ver com a evolução que se verificou entre o NA e o NC. A mim, remetem-me para um histórico inglês:
E-Type.
Folgo em ver que não o encheram o carro de vincos e contra-vincos desnecessários (excepção feita ao supracitado vinco no pára-choques traseiro).
Para já, ainda não leva o meu "
seal of approval" no que toca a desenho. Não que eu tenha hipótese nos próximos t€mpos, contudo é carro para me levar ao
stand quando souber que ele está lá. E aí, sim, espero ficar a saber se seria carro que me "levasse ao altar" se tivesse oportunidad€.
Aguardo por especificações e testes.