Medicos sem horas

Medicos sem horas

• Não

Votos: 14 56,0%
  • Sim

Votos: 11 44,0%

• Total de eleitores
    25
Se já nem a informação ESTATAL e INDEPENDENTE dos estudos realizados te serve com fonte idónea e rigorosa de informação, então naõ sei onde a poderás ir buscar para fundamentar as tuas acusações....( se quiseres posso colocar aqui os PDF e o link para o mesmo)

De qualquer maneira se tens conhecimento de algum caso e o possas demonstrar, apresenta queixa, é a única forma de moralizar e de salvaguardar o direito á imagem ao bom nome quem ( a grade maioria ) não tem rigorosamente nada a ver com tais comportamentos ilícitos..

Mas achas que ando a pedir facturas das viagens\TV\aparelhagens\etc às pessoas? Achas que tenho maneira de o provar?!

E não respondeste à minha pergunta acima, fugindo com um retórica que pouco acrescenta:sh)

E para que não fujas mais nenhuma vez, eu repito:
Tendo em memória o código ético e deontológico, que tão bem soubeste atirar ao ar nos posts anteriores, diz-me se conheces algum caso de médico que tenha ido a um congresso num local tipicamente escolhido como destino de férias, por muita gente, e tenha levado a mulher e/ou filhos?

Não. O que estava questionar era a razão de os médicos, havendo genéricos, em muitos casos trancarem as receitas impedindo que o doente os compre e impossibilitando o farmacêutico de dar outro aconselhamento!...

Mas não vês, pelos últimos posts aqui colocados, que isso se deve unicamente a razões terapêuticas:sh) :sh):sh):sh):sh):sh):sh):sh):sh)

Tenho um amigo DIM (delegado de informação médica) que tem muitas histórias interessantes de ouvir :sh) (mais uma vez digo.. não generalizo, pois nem todos os médicos são corruptos).
Tudo isto para dizer: Aos que receitam com consciência continuem com o vosso bom trabalho! Aos que se deixam levar pela ganância pensem melhor sobre a profissão que exercem e nas carteiras dos Portugueses que cada vez estão mais vazias!!

Chega-te Foliv? Ou também queres provas?
E vê lá, ele só conhece um DIM e tem muitas "histórias interessantes"... agora multiplica isso pelos quê? 10.000 DIMs no país?

Vocês são honestos? Tudo bem, não coloco isso em questão, agora não venham para aqui dizer que na classe médica são todos umas Virgens Marias.

Era ironia meu caro[;)]

Mas acho que é consensual que não vamos ter nenhum médico aqui admitir que receita determinado medicamento de determinada companhia farmacêutica, porque vai ser convidado para o congresso X, ou porque milagrosamente recebe um novo Plasma em casa, etc...

A mim choca-me ver pessoas desmentirem situações que toda a gente sabe que são verdade:
- Corrupção nas autarquias locais
- Corrupção nas competições futebolísticas
- etc...

Como em Portugal não há medicamentos genéricos, a discussão fica por aqui...

Isso é uma boa verdade! Uma coisa estupida é que em Portugal há genéricos de marca, ou seja, os médicos que prescrevem o genérico escolhem o laboratório que preferem.. Foi essa a confusão que fiz ao ler o 1º post deste topico.. pensei que era disso que estavam a falar!
Essa afirmação é verdadeira,mas não é o tema da discussão!! [;)]

Peace!

Mas achas que ando a pedir facturas das viagens\TV\aparelhagens\etc às pessoas? Achas que tenho maneira de o provar?!

E não respondeste à minha pergunta acima, fugindo com um retórica que pouco acrescenta:sh)

E para que não fujas mais nenhuma vez, eu repito:
Tendo em memória o código ético e deontológico, que tão bem soubeste atirar ao ar nos posts anteriores, diz-me se conheces algum caso de médico que tenha ido a um congresso num local tipicamente escolhido como destino de férias, por muita gente, e tenha levado a mulher e/ou filhos?

REPARA NAS HORAS DOS POST!!!!
TU editaste o teu post enquanto eu estava a escrever o meu....
Não li o que acrescentaste entretanto!!!

Respondendo...

Conheço.
Os congressos são quase sempre patrocinados pelas empresas farmacêuticas, e vão classificados como actividades de formação...

Ha sempre que vá mais para as actividades e menos para a formação...

No entanto, e independentemente disto, mal seria feito era se existisse uma correlação entre estes "brindes" e a prescrição forçada de medicamentos de determinado laboratorio...que como o documento mostra NÃO HÀ...

Foi demonstrado que os mais receitados eram os mais recomendados!!!
O estudo foi parte da iniciativa de analise optimização de recursos do estado e envolveu profissionais de todas as áreas ( economia e finanças, auditoria, reguladores etc..) e tinha como objectivo também o de verificar padrões de receitas atípicos..

Toda a área dos cuidados de saúde é extremamente regulamentada, regulada, e auditada, e não ha grandes hipóteses de cometer ilegalidades e sair impune, precisamente por toda a envolvencia de varias áreas...

REPARA NAS HORAS DOS POST!!!!
TU editaste o teu post enquanto eu estava a escrever o meu....
Não li o que acrescentaste entretanto!!!

Respondendo...

Conheço.
Os congressos são quase sempre patrocinados pelas empresas farmacêuticas, e vão classificados como actividades de formação...

Ha sempre que vá mais para as actividades e menos para a formação...
Se "respondeste antes de eu perguntar", peço desculpa!

Mas não respondeste à minha pergunta. Nesses congressos os médicos levam ou não familiares?

Se "respondeste antes de eu perguntar", peço desculpa!

Mas não respondeste à minha pergunta. Nesses congressos os médicos levam ou não familiares?

A resposta está no post do qual estás a fazer a citação...[;)]

Mas respondendo de novo, sim conheço....

Muitas vezes o convite para o congresso estende-se a um familiar acompanhante, que embora não vá assistir ao congresso, a organização deste providencia um programa especial para acompanhantes...está incluído no pacote...

Mas também casos há, em que por questões de agenda os médicos vão ao congresso e pagam a viagem aos familiares para poderem usufruir de algum tempo para férias...

Para esclarecer que não é qualquer medico que recebe convites para este tipo de congressos de topo!!

Os congressos mais normais e abundantes, são os típicos que ocorrem nos centros de congressos e anfiteatros de centros hospitalares e campus universitários, de cidades normais de países normais, sem programas adicionais para acompanhantes, nem outros luxos...em que nestes congressos há registo de participações, e são realmente formativos, sendo somente uma pequena fracção do tempo dedicada a apresentações comerciais por parte dos patrocinadores e é sempre extra congresso propriamente dito....

e fazendo copy paste do que escrevi no outro post:

No entanto, e independentemente disto, mal seria feito era se existisse uma correlação entre estes "brindes" e a prescrição forçada de medicamentos de determinado laboratorio...que como o documento mostra NÃO HÀ...

Foi demonstrado que os mais receitados eram os mais recomendados!!!
O estudo foi parte da iniciativa de analise optimização de recursos do estado e envolveu profissionais de todas as áreas ( economia e finanças, auditoria, reguladores etc..) e tinha como objectivo também o de verificar padrões de receitas atípicos..

Toda a área dos cuidados de saúde é extremamente regulamentada, regulada, e auditada, e não ha grandes hipóteses de cometer ilegalidades e sair impune, precisamente por toda a envolvencia de varias áreas...

PS: para esclarecer que não sou médico, sou Biólogo!!

Última edição:
Pela 898ª vez:
- Não há genéricos em Portugal
- Fomos inovadores nos "genéricos de marca", que é a mesma coisa que ter inventado o fogo gelado ou a água seca.
- Foi criada a ideia que os genéricos eram mais baratos, conceito em si completamente falso, mas que dava uma perfeita ilusão com os 10% de comparticipação a mais i.e. concorrência desleal.
- Medidas estas criadas por um governo com um ministro da saúde saidinho do grupo Mello, que por sua vez detêm parte da ANF e vice-versa
- Esse ministro da saúde queria forçar a prescrição por DCI ("nome genérico"), estando a dispensa dos medicamentos a cargo do farmacêutico.
- A ANF estava preparada para entrar não só na distribuição, mas também no fabrico dos medicamentos
- Veio um ministro da saúde teimoso como um burro mas com 2 dedos de testa e acabou com os 10% extra de comparticipação. Que lindo negócio que ia ser, não foi?
- Neste momento a situação dos genéricos é rigorosamente igual às cópias, que já existiam antes - o mesmo principio activo com nomes diferentes.

Então, razões para trancar todas as minhas receitas (e atenção que receito muitos "genéricos de marca"):
- Então os médicos não são sérios o suficiente para prescrever, antendendo à relação custo-benefício, entre outras coisas, e as farmácias, que são parte interessada no lucro da venda do medicamento já são????

- Falam das canetas e das viagens e dos congressos. Mas não falam das mesmas ofertas às farmácias, com a agravante de se ter permitido lançar n "marcas de genéricos" no mercado, fazendo estas portanto marketing agressivo e chegando a dispensar metade das embalagens de graça - tipo: compra-me um lote e oferecemos outro. Pergunto: então e o estado ainda vai pagar a comparticiação de algo que saiu a custo ZERO à farmácia??? Podem arranjar as contabilidades criativas que quiserem (ai entra na margem de lucro e tal) mas é a realidade. O SNS anda a pagar comparticipação de embalagens de medicamentos a custo ZERO.

- Ainda dos congressos, que apoios dá o SNS à formação dos seus profissionais? Se não fossem os patrocínios das empresas farmacêuticas, como é que um médico, na altura em que mais precisa de formação, i.e. a tirar a especialidade e a ganhar limpos 300cts por mês com algumas horas extra à mistura pode pagar congressos em que a inscrição são mais de 500€?? Fora viagem, alojamento, etc... Ao contrário do que pensam não se vai aos congressos só para se passear. Vai-se para aprender, e mais importante, apresentar casos e trabalhos.

- Alguém que me diga em que farmácia se encontra o medicamento "Nuclosina" que era tão só o omeprazol mais barato do mercado, por uma margem brutal. E vejam lá que não era genérico.

- Alguém que me diga porque é tão difícil aviar uma receita trancada de "fluoxetina farmoz 20mg 60 caps"? Eu digo - é porque tem um PVP de 16€. A Fluoxetina generis 20mg 56 caps" custa 27€ PVP. ora 20% de 16€ diferente de 20% de 27€...

- De onde é que surgiram de repente medicamentos com o nome de Basi, Cinfa, Bluarrow, Germed, toLife, Bluepharma? Onde são fabricados esses medicamentos? Merck, Labesfal, Farmoz, Alter, Ratiopharm, Ciclum, Mepha, já eu conhecia e prescrevia antes desta onda dos genéricos. Agora os outros?

- É sempre divertido dar uma caixa diferente cada mês ao velhinho que vai aviar os medicamentos. É bom para estimular os neurónios.

etc, etc...

Divirtam-se com genéricos, PVP's, preços de referência em http://www.infarmed.pt/prontuario/index.php . É público. Agora não me venham cá falar do que não sabem...

Última edição:
Mas respondendo de novo, sim conheço....

Muitas vezes o convite para o congresso estende-se a um familiar acompanhante, que embora não vá assistir ao congresso, a organização deste providencia um programa especial para acompanhantes...está incluído no pacote...

Mas também casos há, em que por questões de agenda os médicos vão ao congresso e pagam a viagem aos familiares para poderem usufruir de algum tempo para férias...

Para esclarecer que não é qualquer medico que recebe convites para este tipo de congressos de topo!!
Então e como vês essa situação aos olhos do código ética e deontológico que rege os médicos?

E o que são para ti cidades normais? Ir a um congresso em Madrid durante 3 dias e poder levar a família é "normal"?
Fazer congressos no Hawai é normal? E se for em São Paulo?

Era ironia meu caro[;)]

Mas acho que é consensual que não vamos ter nenhum médico aqui admitir que receita determinado medicamento de determinada companhia farmacêutica, porque vai ser convidado para o congresso X, ou porque milagrosamente recebe um novo Plasma em casa, etc...

A mim choca-me ver pessoas desmentirem situações que toda a gente sabe que são verdade:
- Corrupção nas autarquias locais
- Corrupção nas competições futebolísticas
- etc...
Ora nem mais...

- Então os médicos não são sérios o suficiente para prescrever, antendendo à relação custo-benefício, entre outras coisas, e as farmácias, que são parte interessada no lucro da venda do medicamento já são????
No dia em que não existir maneira de as empresas que vendem influenciarem os médicos com ofertas monetárias acredito nisso. Até lá vou à cautela[:p]

- Falam das canetas e das viagens e dos congressos. Mas não falam das mesmas ofertas às farmácias, com a agravante de se ter permitido lançar n "marcas de genéricos" no mercado, fazendo estas portanto marketing agressivo e chegando a dispensar metade das embalagens de graça - tipo: compra-me um lote e oferecemos outro. Pergunto: então e o estado ainda vai pagar a comparticiação de algo que saiu a custo ZERO à farmácia??? Podem arranjar as contabilidades criativas que quiserem (ai entra na margem de lucro e tal) mas é a realidade. O SNS anda a pagar comparticipação de embalagens de medicamentos a custo ZERO.
Estás portanto a admitir que as empresas farmacêuticas "compram" as farmácias? E serão os médicos, completamente todos, mais idóneos ou também são comprados?

- Ainda dos congressos, que apoios dá o SNS à formação dos seus profissionais? Se não fossem os patrocínios das empresas farmacêuticas, como é que um médico, na altura em que mais precisa de formação, i.e. a tirar a especialidade e a ganhar limpos 300cts por mês com algumas horas extra à mistura pode pagar congressos em que a inscrição são mais de 500€?? Fora viagem, alojamento, etc... Ao contrário do que pensam não se vai aos congressos só para se passear. Vai-se para aprender, e mais importante, apresentar casos e trabalhos.
Coitado do médico que ganha só 300cts limpos:sh) (mas é melhor nem ir por aí, já foi chão que deu uvas)
E devo também eu exigir formação, ou vender-me a SW vendors a troco de formação?
E quantos médicos que tu conheças é que fazem investigação? É que para aprender existem muitas maneiras sem ter que fazer uma viagem e gastar balúrdios.

No dia em que não existir maneira de as empresas que vendem influenciarem os médicos com ofertas monetárias acredito nisso. Até lá vou à cautela[:p]

Estás portanto a admitir que as empresas farmacêuticas "compram" as farmácias? E serão os médicos, completamente todos, mais idóneos ou também são comprados?

Coitado do médico que ganha só 300cts limpos:sh) (mas é melhor nem ir por aí, já foi chão que deu uvas)
E devo também eu exigir formação, ou vender-me a SW vendors a troco de formação?
E quantos médicos que tu conheças é que fazem investigação? É que para aprender existem muitas maneiras sem ter que fazer uma viagem e gastar balúrdios.

Mas uma vez não fales do que não conheces. Acerca dos 300 cts limpos, até já eu pus um scan do recibo do vencimento há uns tempos atrás, por isso n vás por aí. É um facto, o internato complementar é mal pago, e ao mesmo tempo é a altura da vida em que envolve mais investimento na formação.

E quanto á formação, não, da maneira como a avaliação curricular no fim dos internatos médicos está estruturada, é crucial ter trabalhos publicados e apresentados em reuniões e congressos. Especialmente no estrangeiro.

Não é a questão de a ind. farmacêutica comprar os farmacêuticos ou os médicos. Obviamente que têm fins comerciais. Agora garanto-te que em 8 anos, nunca uma empresa farmacêutica que me patrocinasse um congresso me pediu alguma coisa em troca. Aliás, se pedissem, era da maneira que nem ia. Ao menos o SNS não tem que me pagar até 95% de uma despesa que eu nunca fiz...

Há médicos comprados e há farmacêuticos comprados e há juízes comprados e há árbitros comprados. Políticos, obviamente, não há nenhum. A questão não é essa.

Eu já apresentei a razão para trancar todas as receitas, e a principal é que o Pé Leve parte do pressuposto errado que medicamento genérico que o farmacêutico decide dispensar é sempre o melhor para o doente. É FALSO em mais de metade das situações. Se tranco as receitas é a pensar no doente, certamente não ganho nada com isso. Aliás, os medicamentos que têm genéricos são os medicamentos mais antigos, que nem interessa à indústria promover. Até posso não trancar as receitas, mas, por exemplo, receitava só fármacos sem genérico. Qual era a diferença?

Última edição:
Como eu disse a questão dos 300 cts é chão que já deu uvas.

Então por esse ponto de vista, aqueles que não trancam a receita são maus médicos?
É que se tu dizes que o correcto é trancar, então quem não tranca é mau.

Por outro lado, se é assim tão mau ou grave, o que fez a Ordem dos Médicos sobre esse assunto?

Como farmacêutico espero poder esclarecer alguns assuntos:

1- as indústrias são obrigadas a dizer qual a composição qualitativa dos seus medicamentos

2- os genéricos são diferentes das cópias! Uma cópia alega ser essencialmente similar a outro medicamento existente no mercado e não sofre os ensaios de biodisponibilidade/bioequivalência como os genéricos. Logo uma cópia é menos "segura" que um genérico e durante anos e mesmo hoje os médicos prescrevem e trancam na mesma. (exº: panadol! Todos aqueles que não são originais e não têm o "MG" na caixa)

3- Os medicamentos genéricos também usam matérias primas de elevada qualidade. Tanta como os de marca! Usam todos as mais baratas do mercado![:)]

4- Os farmacêuticos têm competências para discutir biodisponibilidade/bioequivalência, conhecem bem os excipientes e as substâncias activas, não nos insultem! O farmacêutico é que faz os medicamentos! [:D]

5- Os médicos muitas das vezes trancam as receitas para o seu genérico preferido! (não acreditam nos genéricos, mas só em alguns![8b] )

6- Quem se trama com as diferenças de preço são os utentes porque as farmácias ganham muito mais! Façam as contas!

7- O médico tem o DEVER de prescrever o mais barato assim como o mais eficaz!

8- O medicamento mais barato implica uma maior adesão à terapêutica!

9 - O INFARMED controla a qualidade de todos os medicamentos quer genéricos quer de marca ou cópias! Os medicamentos de marca também têm lotes que são retirados por falta de qualidade!

10 - Como é lógico, as indústrias farmacêuticas têm todo o interesse em dizer que o seu produto é o melhor e que estudam muito a formulação!

11 - Ainda não há nenhum estudo credível que consiga demonstrar que os genéricos não são tão eficazes! (as indústrias devem fazer imensos...[;)] )

5- Os médicos muitas das vezes trancam as receitas para o seu genérico preferido! (não acreditam nos genéricos, mas só em alguns!

Sem qualquer dúvida. Não acredito em genéricos nem deixo de acreditar. Para mim são rigorosamente todos iguais. Algora salvaguardo-me ao prescrever aquele com que tenho mais experiência e confiança. Se alguma coisa corre mal, não é atrás do farmacêutico que vão... Ainda não arrancou a moda da negligência farmacêutica...

Então no exemplo que dei, a Fluoxetina Farmoz MG vai sempre trancada. Quando não ia, muito raramente os doentes traziam fluoxetina farmoz....

Querem genéricos a sério? Então vamos a isso. Concurso público para fornecer a substancia X durante Y tempo, e quem fizer o preço mais baixo ganha. Assim é que são verdadeiros genéricos. Aí, meu caro, nada contra prescrever Fluoxetina 20mg 60 caps. Siga. Enquanto quizerem fazer passar a mensagem que os genéricos são muito mais baratos, quando, mesmo dentro dos MG chega a haver diferenças brutais de preço, e as cópias e mesmo alguns originais têm rigorosamente o mesmo preço dos genéricos, que é o preço de referência (isso sim, uma medida acertada)... não obrigado.

Como eu disse a questão dos 300 cts é chão que já deu uvas.

Então por esse ponto de vista, aqueles que não trancam a receita são maus médicos?
É que se tu dizes que o correcto é trancar, então quem não tranca é mau.

Por outro lado, se é assim tão mau ou grave, o que fez a Ordem dos Médicos sobre esse assunto?
Quem disse isso? Já não foi dito que depende da situação? O médico é o responsável pela prescrição! Se o médico acha por bem receitar um medicamento patenteado por suposição de um aumento do benefício, porque não? O médico tem o dever de prescrever o mais barato DESDE que NAO seja colocada em causa a eficácia do medicamento! Ou então, se causa assim tanto problema, vamos passar a prescrever medicamentos sem genérico equivalente!

PS: e por experiência própria - podem dizer que é coincidência ou efeito placebo - mas há doentes que voltam a pedir o medicamento de "marca"... porquê? Não gostam da caixa?

Dou-te um exemplo: já provaste sucralfato genérico e ulcermin?

Voltar
Superior