colin
New member
citação:Originalmente colocada por phalhas
Boas.
Primeiro que tudo agradeço a todos os que escreveram sobre esta questão, independentemente das suas opiniões.
Como é óbvio, já pesquisei, analisei, experimentei, negociei, principalmente em termos de retoma do meu Picasso e de descontos. E após isto tudo cheguei à conclusão que a Megane era a escolhida e também pela estética. Pensei em novas, carrinhas ou monovolumes, usadas, importadas, etc etc.
Na altura, semana passada, surgiu-me uma dúvida, 85 ou 105 cv com diferenças de 1100 iróis. Foi aqui que comecei a pesquisar em fóruns e descobri que havia pessoas "desiludidas" com os Meganes, como por exemplo referem neste tópico, e coloquei a questão se estaria a fazer uma boa escolha.
Apesar das alternativas que propõem, estou inclinado para a Megane, embora a dúvida sobre o motor continue, mas algo céptico.
Sei que problemas todas as marcas têm, mas não queria arrepender-me, pois ainda são alguns iróis que se gastam, e para isso continuo com a minha Picasso que não deu problemas, apesar dos quase 6 anos e dos seu 120000 kms.
A Focus, a Cmax, a Astra, mesmo a 307 foram hipóteses mas a Megane sempre me agradou mais, a minha irmã tem uma das primeiras que foi indicada por mim e nunca teve problemas...
citação:Originalmente colocada por colin
... Arrisquei. Se pudesse voltar atrás, tinha escolhido outro carro.
Dos foruns (portugueses, espanhois, ...) dedicados ao megane, posso concluir que até nem sou um gajo azarado com os problemas do megane. Há muito mais gente mais azarada que eu. Mas sendo eu tão picuinhas com o carro, devo dizer que não estou contente e tenho a sensação (por tudo que leio e vejo) que a maioria dos possuidores de meganes já teve pelo menos uma chatice com o carro. Pior que isto é a assistência. É bastante sofrível. Nunca há vagas para arranjar nada (marque para daqui a 3 semanas...) é tudo normal, nada tem solução. Não tenho paciência.
Tenho azar com os stands? É capaz. Mas também não tenho vida para andar 300km à procura de um stand como deve ser....
boa sorte.
cumps
Então qual seria a escolha? E as outras marcas não têm problemas idênticos?
Obrigado a todos mais uma vez.
Assim que a escolha e a compra estiver efectuada colocarei aqui um novo tópico.
Rui
Cada vez mais tenho a sensação que todas as marcas têm problemas. Umas mais, outras menos. Eu não gosto de falar do que não conheço, daí não ter referido outras opções no campo da fiabilidade.
Respondendo à pergunta: Não tendo gostado do megane em termos de fiabilidade e qualidade percebida (na minha optica - cada um tem os seus gostos e padrões), teria optado pela Opel Astra 1.7. Sim, eu sei que também houve problemas com essas. Se calhar, se tivesse optado por essa, hoje diria mal da Opel e não da Renault. Agora é tarde.
A verdade é que se, quando comprei o megane, já houvesse o corolla 1.4 d4d (só saiu 2 ou 3 meses depois), seria essa a minha escolha. Pq? Porque o meu trintão Toyota sempre se portou mto bem e gostaria de ter continuado fiel à marca. Não havendo um corolla para o meu bolso, foi o megane o escolhido.
Não te estou a aconselhar a comprar o corolla, obviamente. Cada um tem os seus gostos e prioridades. Só disse o que disse sobre os meganes (e diria dos astras e mesmo dos corollas se a situação fosse identica) porque tive azar. Pior: tive azar e lá no fundo sei que até sou um gajo sortudo. Pelo pessoal que conheço e principalmente pelo que vejo em foruns (de possuidores de meganes), concluo que é realmente um modelo muito problemático no que toca a fiabilidade.
Desde o momento que há variadísismos tutoriais a ensinar a desmanchar o carro todo para acabar com os ruídos em toda a parte (tópicos muito concorridos - toda a gente sofre do mesmo mal) e tópicos quase "sticky" dos problemas mais comuns (desde as coisinhas de somenos importancia como mau contacto persistente dos piscas até aos problemas que houve com os vidros que caiam, coluna de direcção que chocalha, suspensão que salta do apoios, desgaste irregular dos pneus, deficiencias de injecção, solavancos as 2000rpm no dci 100cv, problemas na egr, pedais de embraiagem que colam no fundo, apoios do motor que fazem o carro chocalhar, etc), problemas esses que obviamente não acontecem todos a toda a gente mas dá a sensação que acontecem pelo menos 1 ou 2 destes a uma grande maioria dos possuidores... Para mim, não serve. Houvesse dinheiro e trocava de carro já amanhã. Podia mudar para pior. Não sei. Mas para outro Renault de certeza que EU não mudava. Este para mim é o último.
Fora estes problemas e os concessionários que não são grande coisa, é uma carrinha bonita (a mais bonita do segmento, para mim), o motor de 100cv safa-se bem (mesmo em baixas rotações é bastante disponível - o de 105 deve ser parecido) e parece que nasce gasóleo no depósito. A meu ver, o motor de 100cv só peca no binário máximo. O de 105 deve ser perfeito neste aspecto, dado que tem um binário maximo 20% superior entre as 2000 e as 3000. É o único defeito que aponto ao motor do 100cv: ter de vencer a preguiça de reduzir de 5ª pra 4ª numa ultrapassagem numa estrada nacional. Nas outras mudanças é sempre a subir de rotação. Acho que no global está um motor muito agradável de utilizar. O de 105cv supera-o com certeza.
cumps