No meu Megane II o sistema mãos livres não tranca o carro sozinho quando te afastas! Penso que isso saiu em alguns modelos mas depois foi abandonado. Para fechar é preciso carregar sempre no botão da porta, da mala ou do comando. No Megane 3 não faço ideia se voltaram a esse sistema ou não.
É essa a ideia que tenho também, ou seja, que actualmente é sempre preciso carregar no botão da porta.
O sistema mãos livres é de facto um bom opcional mas na prática não faz grande falta a não ser por puro comodismo.
O laguna II que passou cá por casa possuía sistema mãos livres (foi o primeiro carro do mercado a ter) e tendo em conta que era uma tecnologia nova até não deu grandes chatices. Durante os 5 anos que tivemos o carro não foi 100% fiel, mas na maioria das vezes funcionava bem.
Aconteceu às vezes o carro não fechar e ter de voltar para trás para o fechar "manualmente" (carregando no botão do cartão), outras vezes só quando já se estava muito afastado do carro é que ele fechava, mas para o showoff funcionava bem.[

] Uma vez aconteceu uma situação caricata... O carro ficou aberto uma tarde inteira no centro de Barcelos (penso ter sido em Barcelos).[

] A sorte é que o carro não tinha aqueles pinos para ver se estava aberto ou fechado, assim quem passou ao lado do carro nem deu conta.:sh)
E aconteceram mais umas quantas situações que sempre davam para rir um bocado.
O que dizem em relação ao facto de uma pessoa se desabituar a usar a chave para abrir/fechar o carro é bem verdade. Quando emprestaram diversas vezes os clios de substituição ao meu pai (na altura era o clio II) muitas vezes eles ficaram abertos...[

] No momento em que deixa de ser uma rotina o facto de ter de abrir/fechar o carro, automaticamente esta é como que apagada da memória.[

]