pmblourenco
New member
na gasolina nem pensar!!
o combustivel alternativo para a gasolina é o bio-etanol.
o combustivel alternativo para a gasolina é o bio-etanol.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
citação:Originalmente colocada por jomaso
O meu carro é um Mercedes 250 turbodiesel de 1989. O motor é um diesel de 5 cilindros (2500cc) com turbo, sem intercooler e com transmissão automática. Será que dá para utilizar sem problemas?
Já agora alguém sabe como é feita a filtragem do óleo?
Parabéns pelo tópico e pela iniciativa!
citação:Originalmente colocada por VSilva
Então é assim
O oleo vegetal apenas deve ser utilizado em motores com pré-camara de combustão.
Se usarmos o OV na injeção directa o motor trabalha na mesma mas poderá ter tendência a colar os segmentos por acumulação de carvão
Os melhores sistemas para trabalhar com OV são os Bosch que é o caso do meu R5, o que é raro, vulgarmente são Lucas-roto diesel.
apos as minhas analises sobre o OV conclui que tinha os ingredientes todos para experimentar , um motor de injeção indirecta e uma injeção Bosch hehe :lol: e como tenho um problema na junta da cabeça que para resolver teria de tirar a cabeça decidi experimentar antes, o maximo que poderia acontecer seria o motor não trabalhar :x hehe
Deixei acabar o diesel e vai de meter 5L de OV usado bem filtrado, purgar o filtro de combustivel e dar ao arranque e pronto foi até hoje, sempre que tenho OV vai lá para dentro :lol: .
Principal "alteração" é usar apenas oleo sintetico no motor uma vez que é detergente mantem o motor limpo e para tirar o maximo de rendimento com o minimo de combustivél
Outra alteração para usar OV é usar um sistema para aquecer o combustivél que no meu caso já têm de origem :lol: o problema é que como se baseia no circuito de refrigeração do motor só aquece quando o motor tb aquece pelo que no inverno enquanto o motor não aquece a injeção matraquilha muito e falha um pouco mas resolvi isto misturando gasoleo, não tenho nenhuma medida especifica mas é mais ou menos 50/50 no inverno, agora com o tempo quente se não for pelo cheiro a fritos do escape nem sabes que está a andar com OV![]()
As diferenças que noto são:
-menos fumo no escape e tenho a bomba com o debito praticamente no maximo hehe :lol:
-o motor aquece menos, bastante menos de facto, como tinha dito tenho um problema na junta da cabeça do carro e quando ando com OV o problema praticamente desaparece só se revelando quando ando com diesel ( á quase um ano que estou para mudar a junta e ando quase todos os dias com o carro em Lisboa :lol: ) deixa andar hehe.
-há diferenças de rendimento entre os OV, não me perguntem se o de soja anda mais que o de girasol, etc,etc, que eu não faço a minima ideia mas há diferenças, com alguns anda mesmo mais que o diesel hehe
Defeitos
-cheiro a fritos por onde passo :x hehe
-quando abro o tampão do deposito cheira a ranço :lol:
-por mais que filtre o OV tenho de mudar o filtro de gasoleo de 2/2 meses +/- :x hehe, ando até parar :lol: (o filtro são 2.5€ +/-)
-No inverno tenho de recorrer ao cartel petroliferero para comprar diesel para misturar no OV :x
Vantagem
custo do combustivél 0€ :shock: a está hora já podia dar o carro que já está mais que pago :shock: hehe, e vende-lo daria prejuizo :x
citação:Originalmente colocada por cmr
este é, de longe, o melhor tópico que li em mais de 6 meses de utilização frequente deste forum.
primeiro porque cumpre a mais nobre das funções de um forum como este: a partilha séria de experiências em torno da utilização de automóveis.
segundo porque o humor em torno do assunto registou níveis soberbos: o climax é o diálogo dos manos do puro milho. chorei (e suei) a rir com este e outros posts.
era muito interessante ter mais feedback deste homem que me parece ser quem, neste tópico (não li outros), mais kms tem com OV, e ainda por cima, usado.
citação:Originalmente colocada por VSilva
Então é assim
O oleo vegetal apenas deve ser utilizado em motores com pré-camara de combustão.
Se usarmos o OV na injeção directa o motor trabalha na mesma mas poderá ter tendência a colar os segmentos por acumulação de carvão
Os melhores sistemas para trabalhar com OV são os Bosch que é o caso do meu R5, o que é raro, vulgarmente são Lucas-roto diesel.
apos as minhas analises sobre o OV conclui que tinha os ingredientes todos para experimentar , um motor de injeção indirecta e uma injeção Bosch hehe :lol: e como tenho um problema na junta da cabeça que para resolver teria de tirar a cabeça decidi experimentar antes, o maximo que poderia acontecer seria o motor não trabalhar :x hehe
Deixei acabar o diesel e vai de meter 5L de OV usado bem filtrado, purgar o filtro de combustivel e dar ao arranque e pronto foi até hoje, sempre que tenho OV vai lá para dentro :lol: .
Principal "alteração" é usar apenas oleo sintetico no motor uma vez que é detergente mantem o motor limpo e para tirar o maximo de rendimento com o minimo de combustivél
Outra alteração para usar OV é usar um sistema para aquecer o combustivél que no meu caso já têm de origem :lol: o problema é que como se baseia no circuito de refrigeração do motor só aquece quando o motor tb aquece pelo que no inverno enquanto o motor não aquece a injeção matraquilha muito e falha um pouco mas resolvi isto misturando gasoleo, não tenho nenhuma medida especifica mas é mais ou menos 50/50 no inverno, agora com o tempo quente se não for pelo cheiro a fritos do escape nem sabes que está a andar com OV![]()
As diferenças que noto são:
-menos fumo no escape e tenho a bomba com o debito praticamente no maximo hehe :lol:
-o motor aquece menos, bastante menos de facto, como tinha dito tenho um problema na junta da cabeça do carro e quando ando com OV o problema praticamente desaparece só se revelando quando ando com diesel ( á quase um ano que estou para mudar a junta e ando quase todos os dias com o carro em Lisboa :lol: ) deixa andar hehe.
-há diferenças de rendimento entre os OV, não me perguntem se o de soja anda mais que o de girasol, etc,etc, que eu não faço a minima ideia mas há diferenças, com alguns anda mesmo mais que o diesel hehe
Defeitos
-cheiro a fritos por onde passo :x hehe
-quando abro o tampão do deposito cheira a ranço :lol:
-por mais que filtre o OV tenho de mudar o filtro de gasoleo de 2/2 meses +/- :x hehe, ando até parar :lol: (o filtro são 2.5€ +/-)
-No inverno tenho de recorrer ao cartel petroliferero para comprar diesel para misturar no OV :x
Vantagem
custo do combustivél 0€ :shock: a está hora já podia dar o carro que já está mais que pago :shock: hehe, e vende-lo daria prejuizo :x
é que se a poupança para OV novo é significativa, para o OV usado é fenomenal: qualquer cozinha profissional agradece ver-se livre do óleo usado por €0/lt que, de outro modo, têm que pagar para ser reciclado.
alguém escreveu que o processo de filtragem do óleo é demasiado complicado para ser caseiro. quer detalhar?
também alguém sugeriu um processo de filtragem muito, muito simples, e caseiro - o do filtro de café - e deixa-o assentar a borra [^]
será que basta? a experiencia deste utilizador é relevante (tem muitos kms)?
é que, como digo, já que se tem a desvantagem (única em minha opinião) do cheiro a farturas, já agora que seja para ter 100% de economia.
isto é que vão ser elas, tudo a fazer fila à porta das traseiras dos grandes centros comerciais a atestar [}]
parabens vitor pedro [8D]
citação:Originalmente colocada por paulo56
Eu sou sincero,tenho as minhas duvidas,entao porque é que ainda nada disto foi dito na TV,muita gente passaria a fazer a mesma coisa não acham?isto é uma maravilha se for o caso,poupa-se muito dinheiro já repararam?Expliquem-me melhor!
citação:Originalmente colocada por Stripes
Não tenho nenhuma opinião formada nem a favor nem contra o uso de OV, nem tenho tido tempo para aprofundar o assunto, mas há algo que me intriga:
O OV é facilmente miscível no gasóleo? Isto é, ao adicionarem OV pelo bocal, este não fica bem mexido pois não? Com o andamento se calhar o que acontece é que, por vezes, o combustível que está a ser injectado tem 80% gasóleo + 20% OV e outras vezes é 20% gasóleo + 80% OV (isto é um exemplo).
citação:Originalmente colocada por pmblourenco
No entanto aconselho a juntarem a cada deposito 1/2 litro de oleo 2T ou 10% de gasolina s/chumbo, para que a combustão se dê mais facilmente