Com ou sem brincadeiras à mistura (algumas até de muito bom gosto, outras nem tanto) estou a seguir este post com bastante curiosidade e atenção e a pensar nisso descobri que tenho um conhecido lá na terra que usa disto, mas já vos digo como foi:
Ele tem uma carripana antiga a diesel (Datsun/Nissan ou lá como se chama) de caixa aberta e estava a arrancar ao pé de mim com a dita viatura e cheirou-me a fritos! Fiquei parvo, mas depois fez-se luz e percebi o que era!
Falei com o homem que me pediu que não contasse nada (lá terá as razões dele) e ele usa diariamente uma mistura de 60/40, ou seja, 60% gasóleo e 40% óleo vegetal do mais barato. Disse ainda que no Inverno reduz a mistura para 70/30!
Fiquei admirado como o raio do velhote descobriu aquela e ele pasmou-me com a resposta:
- Já faço isto há vários anos! Ainda os carros a gás eram ilegais já eu tinha um e agora foi o mesmo! Quem me ensinou foi um amigo que é taxista e faz o mesmo!
Ainda segundo ele a carripana anda o mesmo, deita menos fumo e nunca deu qualquer problema, nos quase 100.000 que já lhe fez! Até me mostrou a quantidade de bilhas de óleo que tem em casa (não reparei se eram de milho, soja, colza, girassol...)! Disse ainda que muda sempre o óleo do motor a cada 5.000 km, tal como o filtro de combustível!
Lembro-me ainda de ele dizer que quando vai à inspecção costuma abastecer o veículo antes só de gasóleo, mas logo a seguir coloca a quantidade de óleo na proporção habitual!
Fiquei de boca aberta! O meu pai tem uma carripana parecida (Isuzu) ainda vou experimentar uma dia destes também!!!