Meti 4 pneus MABOR e...

Status
Not open for further replies.
Se Continental = Mabor ou seja se os custos e linha de produção é exactamente igual ao milimetro só muda na hora da escultura e do nome, então num Mundo capitalista a Continental decidiu ser humanitária e ganhou menos uns cobres valentes mandando os Continental com um preço mais baixo, mas só para não dar nas vistas chamou-lhe Mabor.

Não sou eng. nem conheço a fundo o processo de fabrico das unidades de produção Alemãs mas Vender lebre e cobrar gato é bem diferente de vender gato e cobrar lebre.

Mabor é de longe uma opção muito sensata, o value for money é muito bom, mas ainda dá para notar algumas diferenças quer para a COntinental quer para a Restante Concorrência.

Comprar Mabor por ser o mesmo que continental mas mais barato é o mesmo que comprar um skoda por ser um Vw mais barato.

Boas

Provavelmente vou colocar uns Mabor SportJet na minha Mondeo....ainda para mais depois de ir a Espanha (Rosal de La Frontera) e de me dizerem que montados e calibrados uns 205/55 16w custam uns bem agradaveis 72,5€.
Acho engraçado as criticas de quem nunca usou estes pneus e vem para aqui falar sem saber mas possuidos de toda a sabedoria.
Também acho estranho alguem que apenas com 30km dizer que um pneu é mesmo muito mau(é possivel, não ponho em causa mas.... é estranho).
E para quem diz "ah e tal porque é portugues na vale um caracol" mas por curiosidade nos pneus que eu vi hoje dizia "made in germany" na lateral do pneu.
Se é bom ou mau não sei dizer, apenas posso falar dos 2 que pus no meu Fiesta, e com os quais estou muito satisfeito, mas como são carros e pneus tão diferentes......
Se tiver que dizer mal, logo digo depois de usar, mas espero não dizer.

Abraços

Mabor... o que é nacional é bom

Mabor... o que é nacional é bom

Coloquei á uns meses atras na minha Marea 4 Sportjet 195\55\15 da Mabor, e admito que tive indeciso e um pouco receoso por coloca-los mas desde cedo que passei a gostar deles! Tem um rolar identico a outras marcas que ja havia usado, Firestone\Dunlop\Michelin, para uma utilização "Normal" são mais que suficientes, agora para uma utilização "Desportiva", só mesmo os entendidos na materia, para os avaliar! A ultima viagem 300Kilometros autoestrada, apanhei zonas piso seco, e mts zonas com chuvas, e portaram se lindamente...a velocidades superiores a 150km. Sao muito estaveis, o baixo perfil ajuda, claro... Uma coisa que notei, acho que o rolar é um pouco mais ruidoso que os anteriores firestone, nada de mais até pode ser impressao minha...

Boas

Também acho estranho alguem que apenas com 30km dizer que um pneu é mesmo muito mau(é possivel, não ponho em causa mas.... é estranho).
E para quem diz "ah e tal porque é portugues na vale um caracol" mas por curiosidade nos pneus que eu vi hoje dizia "made in germany" na lateral do pneu.

Abraços

Nuns pneus realmente maus nota-se, agora nuns pneus novos com goma e tudo...

Eu há 2 anos meti 4 mabor no fiesta comercial e aquilo parecia patins no piso molhado. Talvez tive azar,. :(

Mabor - uma escolha equilibrada

Mabor - uma escolha equilibrada

Depois de ler todos os posts deste tópico, tenho a comentar o seguinte:
- A Mabor é uma marca do grupo Continental e tem projecção só a nível nacional. Um dos aspectos que justificará o seu baixo preço é o de que não há encargos relacionados com marketing a adicionar ao preço final, porque este praticamente não existe. Só os pneus Continental são promovidos no mercado.
- Quem escreve ter-se arrependido de comprar pneus Mabor depois de andar 30 Km e foi a correr devolvê-los, enfim... é apenas uma questão de falta de confiança. Os pneus novos precisam de rolar 100 km ou mais antes de se encontrarem em condições adequadas de aderência, por isso desistir de uns pneus ao fim de 30 km é precipitado, mas compreensível quando se está inseguro quanto à opção.
- Não se comparem os pneus Mabor de hoje com os de há vários anos atrás. A Continental injectou muita inovação tecnológica, que se traduziu numa melhoria significativa ao nível da qualidade.
- O grande volume de produção Continental, destinado sobretudo para o mercado de exportação, torna a produção Mabor restrita quase só ao mercado interno, e por isso é aparentemente residual, mas continua a ter indicadores de vendas bastante razoáveis.
- Muitas empresas (Precision, por ex.), Polícia, Exército preferem equipar os seus veículos com pneus Mabor. São baratos, fiáveis e fazem muitos Km, é o que dizem.

Montei uns Mabor Sport-Jet 205/55 ZR16 91W (produzidos em Portugal) no meu Opel Astra 1.7 CDTI e posso dizer que estou impressionado. Por apenas metade do preço dos Continental, comprei uns pneus que se revelam confortáveis, silenciosos, com boa aderência em curva e com um desenho atractivo. Não tenho ainda elementos para me pronunciar sobre as qualidades em piso molhado.
Antes de decidir a compra, escrevi à Continental a pedir referências e enviaram-me um Powerpoint focando as principais características dos pneus Sport-Jet da Mabor e, a partir daí, fiquei convencido.

Claro que os pneus Mabor não são os melhores do mercado, mas em termos de relação preço/qualidade são decerto dos mais interessantes. É uma escolha racional.

Boas

Ontem montei 2 Mabor Sport-Jet 205/55 ZR16 91W, na minha Mondeo, que me custaram montados e calibrados 72,5€(como ja tinha dito antes) e mais tarde(quando arranjar uma toque que levei por trás) se ficar satisfeito vou colocar mais 2.

Só quero fazer uma pergunta a quem nunca usou Mabor se dizem mal apenas pelo que se dizia nos tepos dos nossos pais ou é auto recriação??? É que se é assim já houve um user aqui do forum que disse que são feitos usando os mesmos compostos e estrotura que os continental e uma pessoa minha conhecida que já visitou uma fábrica da Mabor e me disse que viu isso mesmo, logo um pneu fica assim tão mau só por mudar o piso???? ou os Continental também são maus???

A minha opinião ira ser colocada aqui á medida que for fazendo kilometros, se são aderentes se gastam demais se "chiam" muito(parece que sim) etc, mas nunca dizer mal por dizer, e posso dizer que fiz mais de 30 kilometros e não voltei para a oficina para os trocar.....

Abraços

Os Mabor Sport-Jet foram de facto baseados nos Continental SportContact (1.ª versão), os quais equipavam de origem vários automóveis de alta cilindrada (exs: Mercedes e até o Porsche 911). Estes foram concebidos para uma aderência óptima em piso seco e para uma elevada durabilidade; eram menos bons em piso molhado, mas sem ficarem abaixo da média.
É bem provável que as prestações dos Mabor Sport-Jet sejam idênticas às dos Continental SportContact, dadas as semelhanças que existem entre ambos.

Boas

Realmente algo semelhantes:

SportJet

sportjet.jpg

Contisportcontact

contisportcontact.jpg

Espero que o desempenho seja também algo semelhante[:D] .

Abraços

Boa tarde

Tenho um Fiesta Sportvan, com pneus Mabor SportJet 195/50R15.
Coloquei na Ford, e lá disseram me que eram semelhantes (qualidade, tecnologia) aos Continental Premium Contact.

Rondaram os 60eur cada um.
Até agora ja fizeram 12.000km e parecem estár em muito bom estado!

Mabor SportJet

Mabor SportJet

Viva, já usei Continental Sportcontact, Michelin Energie, actualmente tenho uns Marchal não sei das quantas, isto porque não tinha os Mabor sportjet 205/60/15 e estou ansioso que estes se gastem para voltar a montar os Mabor rondam os 60€ cada, gastam-se relativamente rápido mas o carro cola à estrada, foram de longe os melhores pneus que usei. Agora que tiver dinheiro para gastar, compre uns Michelin Pilot que são "muito bem relacionados, preço-qualidade" [:D] alguns pneus custam mais que um carro.

Boas

Como prometido venho fazer a primeira apreciação do uso dos Mabor SportJet 205/55 ZR16 91W, para começar e após apenas +-400km posso dizer que dão uma condução suave e silênciosa mas apenas se rolar com um estilo de condução "lenta e sem movimentos bruscos" com isto quero dizer que se se tentar abusar eles cedem muito cedo isto para uns pneus "ZR e W" que indica serem desportivos e com um elevado indice de velocidade, tudo isto se agrava com o piso molhado o qual ja tive a oportunidade de testar com estas ultimas chuvas ficam mesmo para o mauzinho.... mas como disse se for para andar dentro dos limites e sem abusos (o que se enquadra dentro da minha condução e da patroa, salvo alguns esticões) são bem aceitaveis tendo em conta a relação preço/prestações.
Quanto a travagem parece, bastante eficazes (mesmo na chuva) mas também não fiz nenhuma travagem de emergência apesar de os ter "testado" algumas vezes.

A satisfação por enquanto é média e vou aguardar o decorrer do tempo e o desgaste para ver se vou comprar os 2 que faltam ou se vou meter outra marca, para já estes vão ficando.

Abraços

... para já estou satisfeito. Embora só tenha andado +/- 2 semanas com tempo molhado, parecem-me uns pneus excelentes no que toca a preço/qualidade. Cheguei a ver uns Continental e gostei, mas á conversa com uma pessoa que trabalha aqui perto na Continental-Mabor, disse-me que os Mabor eram "iguais"... tecnologia... etc. São uns Mabor Sport-Jet 205/55 R16 W e custaram-me 320€ já com TUDO (taxas, montagens, calibragens, alinhamento...) enquanto os Continental em V ficavam por 560€ +/-.

Alguém tem algum tipo e opinião/feedback em relação a estes pneus/marca? Agradeço desde já todas as respostas.

:)

bom, passei pelo topico só mm para ver o que o autor tinha escrito em relação aos mabor. Pelos vistos, a qualidade tem aumentado... no entanto à meio ano, metemos 4 Goodyear F1 com essa medida no golf cá de casa e ficou tudo por 400€! (montagens, calibragens tb incluidas)

Esses preços estão exagerados, ou é só de mim?

Opinião após 1500 Km

Opinião após 1500 Km

Boas

Como prometido venho fazer a primeira apreciação do uso dos Mabor SportJet 205/55 ZR16 91W, para começar e após apenas +-400km posso dizer que dão uma condução suave e silênciosa mas apenas se rolar com um estilo de condução "lenta e sem movimentos bruscos" com isto quero dizer que se se tentar abusar eles cedem muito cedo isto para uns pneus "ZR e W" que indica serem desportivos e com um elevado indice de velocidade, tudo isto se agrava com o piso molhado o qual ja tive a oportunidade de testar com estas ultimas chuvas ficam mesmo para o mauzinho.... mas como disse se for para andar dentro dos limites e sem abusos (o que se enquadra dentro da minha condução e da patroa, salvo alguns esticões) são bem aceitaveis tendo em conta a relação preço/prestações.
Quanto a travagem parece, bastante eficazes (mesmo na chuva) mas também não fiz nenhuma travagem de emergência apesar de os ter "testado" algumas vezes.

A satisfação por enquanto é média e vou aguardar o decorrer do tempo e o desgaste para ver se vou comprar os 2 que faltam ou se vou meter outra marca, para já estes vão ficando.

Abraços
Eu tenho os 4 pneus exactamente da mesma medida e já fiz cerca de 1500 Km com eles, em estrada, cidade e auto-estrada.
Curiosamente foi preciso circular mais de 1000 Km para notar as melhores condições de aderência.
Em relação aos meus anteriores Continental PremiumContact H, os Mabor são muito mais "macios", com tudo o que isso implica: um considerável ganho em conforto em estradas de piso irregular, mas um maior risco de dano da estrutura do pneu (papos) e maior "dobrar" em curvas mais fechadas. Não me parece que isso comprometa de forma nenhuma a segurança, pois em estrada seca tenho confirmado que o pneu agarra-se bem à estrada, simplesmente a condução tem de se adaptar às características do pneu. Alguém habituado a um pneu mais rígido, vai notar a diferença de comportamento. Pessoalmente, parece-me que é um pneu que se adapta melhor às estradas portuguesas.
Acho os Mabor Sport-Jet muito silenciosos, mas oferecerão certamente mais resistência ao rolamento do que os Continental. Não sei se por serem novos ou se será assim mesmo, o consumo do meu carro aumentou uma média de 0,1-0,2 l aos 100 Km e noto que tenho de exercer mais pressão no pedal para o carro desenvolver. Claro que estou a comparar um pneu W com um pneu H, também não sei até que ponto a diferença resultará desse aspecto...
Já tive de fazer uma travagem apertada (em piso seco) e não me deixaram ficar mal.
O máximo que dei foi 150 Km/h na auto-estrada e não tenho grandes reparos a fazer.
Em piso molhado, ainda não tive muito experiência, mas parece-me ter um comportamento satisfatório. Não sei como será nas curvas mais apertadas a alta velocidade, pois isso é coisa que não arrisco fazer com pneu nenhum. Perante uma curva, com estrada molhada, sou muito cauteloso e reduzo sempre a velocidade.

Em suma,
Pontos fortes: preço; estética; conforto; ruído de rolamento (e provavelmente a longevidade do rasto).
Pontos fracos: resistência ao rolamento (consumos/ potência); comportamento em curva.

Trata-se de um pneu com boa relação preço/qualidade orientado para o condutor que privilegia o conforto e que faça uma condução normal.
Será uma má escolha para o condutor adepto de uma condução mais desportiva e que procura um pneu de performance.

Last edited:
Boas

E então ??? o Pessoal dos Mabor continuamos satisfeitos???

No meu caso como de prometido fiquei de relatar aqui a evolução dos ditos sportjet mas em relação á Mondeo não posso uma vez que só a levantei ontem da oficina ao fim de quase um mês parada... os do Fiesta continuam a satisfazer e bastante....

Aguardo mais opiniões dos outros utilizadores que espero positivas

Obrigado Diplo pelo pps

Abraços

por acaso tb gostava que me dessem opinião sobre os pneus da mabor! é que como andei a ver pneus po corsa do meu pai e numa casa de pneus deram-me o preçoi de uns continental-mabor! Aquilo é continental? é mabor? ou continental-mabor? valem os 100€ por pneu que me pediram?[;)]

a medida é 185/55 R15 82H. esta medida é assim tao dificil de encontrar? em muitas lojas é quase impossivel de arranjar![s)]

Mabor é Mabor, ainda que propriedade da Continental, são marcas, gamas e produtos diferentes.

100€ por um Mabor é Caro, isso consegues por 75€ou até menos, essa medida já não rara , massificou-se com corsas e clios II.

Status
Not open for further replies.
Back