Opinião após 1500 Km
Opinião após 1500 Km
Boas
Como prometido venho fazer a primeira apreciação do uso dos Mabor SportJet 205/55 ZR16 91W, para começar e após apenas +-400km posso dizer que dão uma condução suave e silênciosa mas apenas se rolar com um estilo de condução "lenta e sem movimentos bruscos" com isto quero dizer que se se tentar abusar eles cedem muito cedo isto para uns pneus "ZR e W" que indica serem desportivos e com um elevado indice de velocidade, tudo isto se agrava com o piso molhado o qual ja tive a oportunidade de testar com estas ultimas chuvas ficam mesmo para o mauzinho.... mas como disse se for para andar dentro dos limites e sem abusos (o que se enquadra dentro da minha condução e da patroa, salvo alguns esticões) são bem aceitaveis tendo em conta a relação preço/prestações.
Quanto a travagem parece, bastante eficazes (mesmo na chuva) mas também não fiz nenhuma travagem de emergência apesar de os ter "testado" algumas vezes.
A satisfação por enquanto é média e vou aguardar o decorrer do tempo e o desgaste para ver se vou comprar os 2 que faltam ou se vou meter outra marca, para já estes vão ficando.
Abraços
Eu tenho os 4 pneus exactamente da mesma medida e já fiz cerca de 1500 Km com eles, em estrada, cidade e auto-estrada.
Curiosamente foi preciso circular mais de 1000 Km para notar as melhores condições de aderência.
Em relação aos meus anteriores Continental PremiumContact H, os Mabor são muito mais "macios", com tudo o que isso implica: um considerável ganho em conforto em estradas de piso irregular, mas um maior risco de dano da estrutura do pneu (papos) e maior "dobrar" em curvas mais fechadas. Não me parece que isso comprometa de forma nenhuma a segurança, pois em estrada seca tenho confirmado que o pneu agarra-se bem à estrada, simplesmente a condução tem de se adaptar às características do pneu. Alguém habituado a um pneu mais rígido, vai notar a diferença de comportamento. Pessoalmente, parece-me que é um pneu que se adapta melhor às estradas portuguesas.
Acho os Mabor Sport-Jet muito silenciosos, mas oferecerão certamente mais resistência ao rolamento do que os Continental. Não sei se por serem novos ou se será assim mesmo, o consumo do meu carro aumentou uma média de 0,1-0,2 l aos 100 Km e noto que tenho de exercer mais pressão no pedal para o carro desenvolver. Claro que estou a comparar um pneu W com um pneu H, também não sei até que ponto a diferença resultará desse aspecto...
Já tive de fazer uma travagem apertada (em piso seco) e não me deixaram ficar mal.
O máximo que dei foi 150 Km/h na auto-estrada e não tenho grandes reparos a fazer.
Em piso molhado, ainda não tive muito experiência, mas parece-me ter um comportamento satisfatório. Não sei como será nas curvas mais apertadas a alta velocidade, pois isso é coisa que não arrisco fazer com pneu nenhum. Perante uma curva, com estrada molhada, sou muito cauteloso e reduzo sempre a velocidade.
Em suma,
Pontos fortes: preço; estética; conforto; ruído de rolamento (e provavelmente a longevidade do rasto).
Pontos fracos: resistência ao rolamento (consumos/ potência); comportamento em curva.
Trata-se de um pneu com boa relação preço/qualidade orientado para o condutor que privilegia o conforto e que faça uma condução normal.
Será uma má escolha para o condutor adepto de uma condução mais desportiva e que procura um pneu de performance.