michael jackson - como será lembrado??

embora noutro tópico, já referi o que me faz lembrar o Michael Jackson. Porque tem cabimento aqui, também escrevo o meu testemunho.

Acrescento, apenas, que há pouco estive na Fnac de Braga e não pude deixar de reparar que a música do 'Rei da Pop' tocava em fundo e que havia uma inusitada procura dos álbuns dele - que, como está bom de advinhar, não existiam para venda - já tinha sido votado ao esquecimento por estas bandas - ou o par deles que ainda sobejavam tinham já sido vendidos.

Na rádio, também, lá se iam passando algumas faixas em homenagem. A Antena 1 preparava-se para iniciar um programa alusivo que me parecia interessante, a julgar pelo painel de comentadores.

Michael Jackson será sempre uma referência, quer se queira quer não, no bom e no pior.

Pelo bom, acho que toda a gente apreciou ou ainda aprecia alguns dos seus imensos dotes artísticos, extremamente inovadores para o tempo, tanto no gesto como no estilo, e que fizeram dele um ícone a quem uma imensa multidão prestará culto durante as exéquias fúnebres e nos tempos futuros (maior do que o do Elvis, por força da globalização dos media e da indústria do espectáculo).

Tem acordes musicais que são intemporais, cujas primeiras notas são imediatamente associadas por qualquer um a Michael Jackson, como, por exemplo, as primeiras batidas em Billy Jean.

Uma grande parte das suas músicas não nos são indiferentes e reagimos de imediato com ritmos de dança. A grande parte de nós cresceu a ouvi-las, e muitos de nós a tentar dançá-las: não me incluo nesse grupo, mas lembro-me que, na minha escola, havia uma miúda que se vestia à Michael Jackson - com luva e tudo, já que ela era morena - e que fazia as delícias de toda a malta durante os intervalos a imitar os passes de dança - coisa nunca vista, na nossa sociedade que ainda reagia mal aos tiques dos artistas. Era, por isso, a mais conhecida da escola. Tinha o seu quê de bizarro, mas era já o prenúncio da mudança de costumes.

No pior, Michael Jackson começou por estar associado à extravagância absurda que fundiu a imagem da pessoa com a do ícone, o que fazia sempre parecer que o artista vivia numa esfera artificial, cuidada, de puro marketing. Os resultados serão um exemplo daquilo que não se faz: desde as modificações no corpo até aos casamentos (?) decretados por consultor de imagem, filhos incluídos.

E, como não podia deixar de ser, a descida do ícone etéreo perante a Justiça terrena, os longos processos em tribunal que fizeram horas e horas de directos televisivos, e que também faziam de Michael Jackson um alvo apetecido para todo o tipo de processos judiciais de avultada indemnização.

Não será fácil lidar com uma coisa sem a outra, com o bom sem o mau. No seu pior, Michael Jackson foi mais um entre a miséria humana. Até há bem pior...

Mas, no seu melhor, Michael Jackson foi isso mesmo: O Melhor, insuperável.

O álbum mais vendido em todos os tempos, por larga distância há 27 anos:
thriller-michael-jackson.jpg

Não deixa de ser sintomático:

"Google e Twitter "crasharam" depois da morte de Jackson",
in JN Online (26.Junho.2009 - 12h13m):
Milhões de pessoas de todo o mundo acederam à Internet a fim de saber pormenores sobre a morte do "Rei da Pop".

O motor de busca Google e a rede social Twitter não resistiram à morte de Jackson, e foram-se abaixo com tanta afluência de visitas.

Quando foi noticiada a morte de Jackson, a afluência à Internet foi de tal forma elevada que os coordenadores da Google pensaram que estavam a ser atacados por piratas informáticos e desligaram o motor de busca durante meia-hora, para se protegerem.

O mesmo aconteceu na rede social Twitter, que ficou temporariamente inactiva devido à anormal quantidade de mensagem deixadas pelas pessoas.

O co-fundador do Twitter, Biz Stone, afirmou que "o número twits por segundo duplicou quando se soube da notícia" da morte de Michael Jackson
.​

Como já alguém aqui disse só porque morreu já um tipo fantastico, por magia todos os seus defeitos form apagados.
Além do mais os meus post nem eram acerca do Michael Jackson, agora se queres a minha opinião acerca dele, a minha opinião é muito simples era um bailarino de excepção e como musico era banal, nada de novo trouxe a musica popular a não ser as suas danças, como já disse neste topico a dois anos atras o Prince por exemplo é muito melhor em todos os aspectos que o Jackson.
Como homem era alguém com grande instalibidade mental.

Triste fico quando morre alguém de familia, ficar triste por causa de um musico era só que faltava, morre tanta gente mais importante e com melhor formação moral todos os dias e ninguém passa cartão mas ontem com morreu uma actriz e um musico ouvi logo falar em dia negro, haja paciencia.

Esta foi a cereja no topo do bolo !!! [:D]

o tony carreira tem uma dimensão enorme no nosso país. isso faz dele um grande músico? [:)]

Olha quem tu foste buscar para comparar com o Michael...

Daqui a bocado comparas a Pamela Anderson à Pomba Gira AKA Linda Reis ou o David Copperfield com o Bruxo Alexandrino.

O Michael sempre foi muito comparado ao Prince. Não sei quem tem melhor qualidade... No entendo eu posso dizer que conheço uma outra música do Prince... Do Michael conheço praticamente todas das musicas dos seus videoclips/êxitos.

E se não conheço mais do Prince não é porque sou uma coitadinha que não consegue ir ao youtube ou pegar num CD dele e ouvir umas musicas... Simplesmente é um cantor que não me cativa.

Lembro-me muito bem que o ano passado andava a minha turma toda a cantar o Billie Jean.

Só demonstra que é um grande artista. Consegue furar gerações e criar grandes fãs graças a êxitos que existem muito antes de sabermos o que é o mundo... O Prince? Quem é esse? Ahh... Purpleeeeeeee rainhooooo, purple rainhoooooo! [:D]

Agora sem parvoíces... Irei recordar o Michael Jackson como um excelente artista: Soberbo dançarino e um grande músico. Dois ingredientes que fizeram dele um entertainer sem igual, com músicas fantásticas e únicas.

Última edição:
Então digamos as coisas de outra forma, num genero musical que é por natureza banal o Michael Jackson e a Madonna são os menos maus, mas isso não faz deles grandes musicos quando comparados com os melhores musicos de outras areas que não a pop.
a diferença é que a Madonna é, claramemte, sobrevalorizada.
e os seus trabalhos, após o Ray Of Light, são pouco mais do que medianos.
só que a Madonna não é a só a música: a Madonna é uma artista!

o Michael, no seu tempo, era melhor do que tudo o que havia no género.
mesmo que alguns dos seus sucessos tenham sido escritos por outros, como a Thriller, o Michael provou, com a Billie Jean e a Beat It, que era um artista completo: compunha, cantava e dançava como ninguém.

se o Michael era o melhor de entre a pop (seja o seu pop revolucionário, ou não); se tinha uma voz fantástica e encantava o público com as suas danças e coreografias, vendeu milhões de discos, foi a base sobre a qual a pop actual se desenvolveu, por que razão é que ele não deverá ser lembrado como um dos deuses da história da música?

não é só a sacar solos de guitarra que se faz história.

ld

Michael Jackson além de uma referência, é também já uma marca. Para mim, a par do Elvis, foram as maiores perdas de sempre na música mundial, com a particularidade que a música do MJ, sobreviveu ao maior teste de todos, o do tempo. Mais de 20 anos depois, podes ouvir as músicas dele no teu carro sem que ninguém ache estranho.

Quanto às acusações que lhe são feitas, o que tenho a dizer é que foi absolvido. Agora a partir daí cada um conclui o que quer.

Então digamos as coisas de outra forma, num genero musical que é por natureza banal o Michael Jackson e a Madonna são os menos maus, mas isso não faz deles grandes musicos quando comparados com os melhores musicos de outras areas que não a pop.

Epá, já se entendeu que, para ti, existem milhentos artistas melhores que o Michael Jackson.

Esqueceste que existem bilhentes pessoas no mundo que não concordam contigo.

Tens de compreender que nem todos gostamos das mesmas coisas. E se se dá este tempo todo de antena ao Michael é porque ele foi um grande artista para a maioria das pessoas. Tu podes achar o contrário, tudo bem.

Agora não entendo porquê esta posição de querer renegar o valor de personalidades como estas.

Sempre podes rir menos e explicar onde é que ele era um musico fantastico e inovador.

• Artista (cantor ou grupo) com mais discos vendidos em todo o Mundo;
  • Artista (cantor ou grupo) com um single mais tempo no top USA;
  • Videoclips coreografados;
  • Concertos com coreografias;
  • Videoclips e concertos com histórias encenadas com danças, dramatismo, etc;
  • Conseguiu superar o Rock, com o seu POP;
  • Influenciou e construiu uma nova filosofia de música e espectáculo, ainda hoje seguidas;
  • Criou músicas que ainda hoje são o top no que respeita a danças e coreografias;
  • ...

Sempre podes rir menos e explicar onde é que ele era um musico fantástico e inovador.

Epá se te for explicar isso não saímos daqui.

Mas posso-to explicar com números.

- Teve um álbum com mais de 100 milhões de vendas.

- Pensa-se que tenha vendido quase mil milhões de cd's durante a sua carreira.

- 750 mil bilhetes vendidos em pouco mais de 4 horas.

Ainda achas que isto não faz dele um músico fantástico? Além da excelente música que fazia, sabia cativar o público, muito por culpa da tal inovação que tu tanto negas. A começar nas danças que ele idealizou, o tão famoso Moonwalk, passado pelos videoclips que foram excelentes, acabando na música.

E se vires, a MTV bem lhe pode agradecer a dimensão que teve naquela época.

Epá, já se entendeu que, para ti, existem milhentos artistas melhores que o Michael Jackson.

Esqueceste que existem bilhentes pessoas no mundo que não concordam contigo.

Tens de compreender que nem todos gostamos das mesmas coisas. E se se dá este tempo todo de antena ao Michael é porque ele foi um grande artista para a maioria das pessoas. Tu podes achar o contrário, tudo bem.

Agora não entendo porquê esta posição de querer renegar o valor de personalidades como estas.

Sem duvida que existem n de musicos melhores que o Jackson.

Eu continuo a bater no mesmo também se dá muito tempo de antena ao Quim Barreiros e o Tony Carreira.

Não quero renegar coisa nenhuma até porque se a coisa que esse sr. não tinha era personalidade.

Epá se te for explicar isso não saímos daqui.

Mas posso-to explicar com números.

- Teve um álbum com mais de 100 milhões de vendas.

- Pensa-se que tenha vendido quase mil milhões de cd's durante a sua carreira.

- 750 mil bilhetes vendidos em pouco mais de 4 horas.

Ainda achas que isto não faz dele um músico fantástico? Além da excelente música que fazia, sabia cativar o público, muito por culpa da tal inovação que tu tanto negas. A começar nas danças que ele idealizou, o tão famoso Moonwalk, passado pelos videoclips que foram excelentes, acabando na música.

E se vires, a MTV bem lhe pode agradecer a dimensão que teve naquela época.

1º nunca disse que ele era mau bailarino.

2º Pela milionesima vez DESDE QUANDO MUITAS VENDAS SIGNIFICAM QUALIDADE.

1º nunca disse que ele era mau bailarino.

2º Pela milionesima vez DESDE QUANDO MUITAS VENDAS SIGNIFICAM QUALIDADE.

Não significam? Para vender o que vendeu era porque tinha. Além do mais, antigamente não era como hoje, em que qualquer lixo vende, bastando serem gajas ou gajos bons.

Ele como "Showman" era dos melhores senão o melhor.

Voltar
Superior