Tens o Bravo TJet, e até é mais barato...e lindo!
No entanto como concorrentes mais directos do Mini tens o Corsa OPC (eu não gosto esteticamente) ou o GSI, o 207 RC (com o mesmo motor do Mini, dizem ser muito bom dinamicamente), e o Clio RS.
Eu gosto muito do Clio, tirando os interiores que quanto a mim a Renault tem andado com um pessimo gosto neste campo (coisa que nao acontece so no Clio). O 207 também é uma proposta aliciante, mais barato que o Renault, tens ainda o 207 GT de 150cv que ficaria ainda mais em conta, claro que com menos fulgor.
O Cooper, é, como dizes, a escolha emocional. Irreverente, jovem, dinamicamente muito bom, esteticamente muito apelativo (as miudas deliram

), agora resta saber o que pretendes e que necessidades tens.
Se precisas de espaço e gostavas de ter algum conforto, eu apenas ponderava o Clio ou o 207. No entanto acho que só optaria pelo Clio se me conseguisse esquecer da diferença estética entre os interiores de ambos e da diferença de preço, nada que um TD não desfizesse as duvidas.
Caso nada disto faça sentido, entao Mini sempre.