A média do voo propriamente dito anda nos 1:25.
Mas estamos a falar de viagens de avião. Eu acho que ninguém vai preferir um destino face a outro porque a viagem de avião dura menos 45 minutos ou 1 hora. O preço é um fator importante, agora a duração para estas viagens curtas acho que é irrelevante.
Pois.. o problema é quando se inventa... na duração do voo, que a Madeira não tem superfícies planas... e afins...e depois sou eu que sou muito sensível às críticas.
Não é bota abaixo... nada disso... é apenas uma necessidade urgente de dizer que um é mau para que o outro seja bom.
Ainda não entendi essa lógica...são destinos diferentes com características bem diferenciadas...apenas isso.
O Turismo de Portugal (e das respectivas RA) fazem questão de fazer essa distinção, porque a ideia não é roubar o mercado do outro mas atrair mais nichos de mercado.
Aliás existe a preocupação de diferenciar muito bem os nichos de todas as ilhas da macaronesia, as Canárias também são outro mercado (muito maior)... e até o Porto Santo em relação à Madeira.
O que parece difícil perceberem é que não é pelo Porto Santo ter um campo de golfe que compete com o Algarve... da mesma maneira que pelos Açores serem ilhas isso não significa que competem no mesmo mercado da Madeira... são diferentes!
O mercado de cruzeiros nos Açores é residual...o porto do Funchal em épocas pico.. movimenta mais visitantes que Lisboa.
E o revpar? Quantas camas tem os Açores nas 9 ilhas? Quantas unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas tem?
Porque acham que se aposta em campos de golfe em Portugal? Porque 50 tipos desses são capazes de deixar mais (consumos directos e indirectos) no destino que 10 aviões cheios.
Ah e tal... eu estou a exagerar... bla bla bla...quando me falam que foram enganados no mercado aqui no Funchal...enfim...nunca visitaram zonas turísticas de outros países?
Mas o que mais me chateia é que em qualquer país têm orgulho pelo que tem em casa... aqui... não... em vez de dizer que nos Açores temos o melhor disto e na Madeira o melhor daquilo e Lisboa é fantástica e o Algarve... etc etc... Não... nada disso.
Por isso... farto-me de ouvir elogios todos os dias de turistas estrangeiros e dos tugas é só choradinho... seja da terra de onde são... seja de outros sitios que visitaram. A minha resposta é sempre a mesma... "... mas certamente também terá a sua beleza e encanto."
Lanzarote.... não tem corno literalmente e eles vendem aquilo como a 8va maravilha.
Enfim...não me canso mais...