Mini férias Madeira

Conheço bem os dois sítios, já lá estive em lazer e trabalho e, apesar de só mais recentemente na Madeira, venha a Madeira com certeza.
Além de beneficiar da proximidade com Lisboa, a diversidade de paisagens é fenomenal (montanha, floresta, cidade, etc.). São Miguel é basicamente as lagoas, de resto é tudo muito igual, a paisagem não é muito diversificada e é verde porque é muito humanizada, há muita agricultura e pastorício... Já a Madeira, tem uma paisagem florestal endémica (laurissilva) e tem o Funchal, uma cidade super cosmopolita, coisa que os Açores não têm.

Conheço bem os dois sítios, já lá estive em lazer e trabalho e, apesar de só mais recentemente na Madeira, venha a Madeira com certeza.
Além de beneficiar da proximidade com Lisboa, a diversidade de paisagens é fenomenal (montanha, floresta, cidade, etc.). São Miguel é basicamente as lagoas, de resto é tudo muito igual, a paisagem não é muito diversificada e é verde porque é muito humanizada, há muita agricultura e pastorício... Já a Madeira, tem uma paisagem florestal endémica (laurissilva) e tem o Funchal, uma cidade super cosmopolita, coisa que os Açores não têm.

- Proximidade com Lisboa ? Funchal: voo de 1h45; Ponta Delgada: 2h30. 45 min de diferença fazem com que Funchal seja perto e São Miguel longe ?!
- Nos Açores não há montanha ? O pico não é o ponto mais alto de Portugal ? Mesmo em São Miguel, a ilha é montanhosa...a parte oriental então, é bem montanhosa.
- Floresta ? Os Açores não tem floresta ?!
- Cidade ? Ok...dou-te razão, embora uma cidade como Ponta Delgada já tem alguma dimensão.
- Açores basicamente lagoas ?! Bom, São Miguel tens áreas planas e montanha(Madeira não tem áreas planas). Quando à suposta falta de diversidade paisagística, nem comento mais, de tão descabido o argumento.
- É verde porque é humanizada ?! Andam lá a semear erva para as vacas ? Não...é próprio da ilha porque está por toda a parte.

Factos são factos e argumentar com base em opiniões, não são factos.

- Proximidade com Lisboa ? Funchal: voo de 1h45; Ponta Delgada: 2h30. 45 min de diferença fazem com que Funchal seja perto e São Miguel longe ?!
- Nos Açores não há montanha ? O pico não é o ponto mais alto de Portugal ? Mesmo em São Miguel, a ilha é montanhosa...a parte oriental então, é bem montanhosa.
- Cidade ? Ok...dou-te razão, embora uma cidade como Ponta Delgada já tem alguma dimensão.
- Açores basicamente lagoas ?! Bom, São Miguel tens áreas planas e montanha(Madeira não tem áreas planas). Quando à suposta falta de diversidade paisagística, nem comento mais, de tão descabido o argumento.
- É verde porque é humanizada ?! Andam lá a semear erva para as vacas ? Não...é próprio da ilha porque está por toda a parte.

Tu vieste mesmo à Madeira? 1:45 De Lisboa até aqui... deverá ter sido o teu voo.

Não há superfícies planas... o planalto do Paúl da Serra é o que?

Depois dizem que não falam mal... falem mas com conhecimento de causa!

Tu vieste mesmo à Madeira? 1:45 De Lisboa até aqui... deverá ter sido o teu voo.

No meu ?...então, vais num F16 ?

voos.jpg

Anexos

• voos.JPG
    voos.JPG
    144,3KB · Visualizações: 0
Lisboa
até Madeira (Funchal)
Part 07:00 - Cheg 08:50

Os tempos podem variar ligeiramente. Este de 1h50 está no site easyjet.

Lisboa-Ponta Delgada é 2h20, 2h25 ou 2h30 nos que vi no da ryanair

La estão vcs com os sites...

Vida real:

Hoje:

TP1679 Lisboa-Funchal

Saida de Lisboa 7:19 Chegada: 8:44

U27603 Saída de Lisboa 7:21 Chegada: 8:51

A média do voo propriamente dito anda nos 1:25.
Mas estamos a falar de viagens de avião. Eu acho que ninguém vai preferir um destino face a outro porque a viagem de avião dura menos 45 minutos ou 1 hora. O preço é um fator importante, agora a duração para estas viagens curtas acho que é irrelevante.

La estão vcs com os sites...

Vida real:

Hoje:

TP1679 Lisboa-Funchal

Saida de Lisboa 7:19 Chegada: 8:44

U27603 Saída de Lisboa 7:21 Chegada: 8:51

Epá desculpa lá ter ido ao site da easyjet e não ter cronometrado mesmo [:cool:]

A Madeira até podia ficar a 5 min de avião e os açores a 5h , ninguém vai mudar a sua opinião por causa desse factor né.

Já reparei é que tu simplesmente lidas mal com quem não tem a mesma opinião da Madeira que tu.

Não quis acreditar que colocaste em discussão a 1h45 para dizer que demora....1h30...15 minutos !
Então para São Miguel também é virtual e demora menos de 2h30...

Uma coisa é um facto e aí não há discussão,
Lisboa > Funchal = 950 kms (pronto, 945 porque 5 kms...ui...)
Lisboa > Ponta Delgada = 1500 kms

Incrível onde se chega para dizer bem de um local, fazer 1h30 de voo ou 2h e pouco, ser um factor importante para se decidir onde ir !
Deve ser por isso que em Portugal continental o Algarve está às moscas no verão e o Alentejo está cheio...porque preferem fazer 200 kms em vez de 300 e demorar 2h em vez de 3h a chegar...ai, ups, afinal é ao contrário [;)]

A média do voo propriamente dito anda nos 1:25.
Mas estamos a falar de viagens de avião. Eu acho que ninguém vai preferir um destino face a outro porque a viagem de avião dura menos 45 minutos ou 1 hora. O preço é um fator importante, agora a duração para estas viagens curtas acho que é irrelevante.
Pois.. o problema é quando se inventa... na duração do voo, que a Madeira não tem superfícies planas... e afins...e depois sou eu que sou muito sensível às críticas.

Não é bota abaixo... nada disso... é apenas uma necessidade urgente de dizer que um é mau para que o outro seja bom.

Ainda não entendi essa lógica...são destinos diferentes com características bem diferenciadas...apenas isso.

O Turismo de Portugal (e das respectivas RA) fazem questão de fazer essa distinção, porque a ideia não é roubar o mercado do outro mas atrair mais nichos de mercado.

Aliás existe a preocupação de diferenciar muito bem os nichos de todas as ilhas da macaronesia, as Canárias também são outro mercado (muito maior)... e até o Porto Santo em relação à Madeira.

O que parece difícil perceberem é que não é pelo Porto Santo ter um campo de golfe que compete com o Algarve... da mesma maneira que pelos Açores serem ilhas isso não significa que competem no mesmo mercado da Madeira... são diferentes!

O mercado de cruzeiros nos Açores é residual...o porto do Funchal em épocas pico.. movimenta mais visitantes que Lisboa.

E o revpar? Quantas camas tem os Açores nas 9 ilhas? Quantas unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas tem?

Porque acham que se aposta em campos de golfe em Portugal? Porque 50 tipos desses são capazes de deixar mais (consumos directos e indirectos) no destino que 10 aviões cheios.

Ah e tal... eu estou a exagerar... bla bla bla...quando me falam que foram enganados no mercado aqui no Funchal...enfim...nunca visitaram zonas turísticas de outros países?

Mas o que mais me chateia é que em qualquer país têm orgulho pelo que tem em casa... aqui... não... em vez de dizer que nos Açores temos o melhor disto e na Madeira o melhor daquilo e Lisboa é fantástica e o Algarve... etc etc... Não... nada disso.

Por isso... farto-me de ouvir elogios todos os dias de turistas estrangeiros e dos tugas é só choradinho... seja da terra de onde são... seja de outros sitios que visitaram. A minha resposta é sempre a mesma... "... mas certamente também terá a sua beleza e encanto."

Lanzarote.... não tem corno literalmente e eles vendem aquilo como a 8va maravilha.

Enfim...não me canso mais...

Pois.. o problema é quando se inventa... na duração do voo, que a Madeira não tem superfícies planas... e afins...e depois sou eu que sou muito sensível às críticas.

Não é bota abaixo... nada disso... é apenas uma necessidade urgente de dizer que um é mau para que o outro seja bom.

Ainda não entendi essa lógica...são destinos diferentes com características bem diferenciadas...apenas isso.

O Turismo de Portugal (e das respectivas RA) fazem questão de fazer essa distinção, porque a ideia não é roubar o mercado do outro mas atrair mais nichos de mercado.

Aliás existe a preocupação de diferenciar muito bem os nichos de todas as ilhas da macaronesia, as Canárias também são outro mercado (muito maior)... e até o Porto Santo em relação à Madeira.

O que parece difícil perceberem é que não é pelo Porto Santo ter um campo de golfe que compete com o Algarve... da mesma maneira que pelos Açores serem ilhas isso não significa que competem no mesmo mercado da Madeira... são diferentes!

O mercado de cruzeiros nos Açores é residual...o porto do Funchal em épocas pico.. movimenta mais visitantes que Lisboa.

E o revpar? Quantas camas tem os Açores nas 9 ilhas? Quantas unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas tem?

Porque acham que se aposta em campos de golfe em Portugal? Porque 50 tipos desses são capazes de deixar mais (consumos directos e indirectos) no destino que 10 aviões cheios.

Ah e tal... eu estou a exagerar... bla bla bla...quando me falam que foram enganados no mercado aqui no Funchal...enfim...nunca visitaram zonas turísticas de outros países?

Mas o que mais me chateia é que em qualquer país têm orgulho pelo que tem em casa... aqui... não... em vez de dizer que nos Açores temos o melhor disto e na Madeira o melhor daquilo e Lisboa é fantástica e o Algarve... etc etc... Não... nada disso.

Por isso... farto-me de ouvir elogios todos os dias de turistas estrangeiros e dos tugas é só choradinho... seja da terra de onde são... seja de outros sitios que visitaram. A minha resposta é sempre a mesma... "... mas certamente também terá a sua beleza e encanto."

Lanzarote.... não tem corno literalmente e eles vendem aquilo como a 8va maravilha.

Enfim...não me canso mais...

Ai não?

Pode não ter muita flora, em comparação à Madeira, mas....

Vai lá à Ilha do Sal, e depois diz o que é não ter "corno literalmente". [;)]

SEMILHA disse:

Tem razão, eu inventei. No site que fiz um print estava 1h15 e eu alterei no Paint para 1h45 porque isso faz toda a diferença :sh)
Tem razão, na Madeira há um planalto a 1500m de altitude com 7 kms de comprimento e 4 kms de largura que por curiosidade tem o nome de Paúl da Serra

SEMILHA disse:

Açores => Residual (mau)
Funchal => mais visitantes para Lisboa (bom)

Não acabou de fazer exactamente o que disse dos outros ? Você estava a falar de si ou dos outros ?

Por acaso reparei que nas zonas que visitaram na Madeira não foram à Encumeda, Paúl da Serra e Ribeiro frio ou Ponta de S. Lourenço.

Por exemplo, quem venha da Ribeira Brava até ao Paúl da Serra passando pela Encumeada tem paisagens fantásticas mas bastante agrestes. Um vale profundo com encostas muitas vezes a pique. Depois de subir bastante com vistas e paisagens deslumbrantes (já foi mais, desde que começaram os incendios...), depois de uma curva damos com uma zona plana com rectas de kilometros em que parece impossível encontarar aquele planalto a mais de 1000 metros de altitude...

Claro que como em tudo é preciso ter sorte com o tempo e de termos acesso aos sítios com mais interesse. Em termos de ofertas de hoteis bons, restaurantes (caros), passeios de barco, etc. a Madeira está muito bem servida.

A viagem entre a Madeira e Lisboa (950km), tem a duração média de 1h20m. Já fiz algumas vezes em menos tempo que isso.
De Lisboa para São Miguel (1500km) são em média 2h, portanto, 40 minutos de diferença... Não é muito, mas se compararmos por via marítima, ainda faz alguma diferença, daí talvez o turismo na Madeira se ter desenvolvido muito antes.

A madeira tem um planalto, e com vacas à solta.

Voltar
Superior