Pessoal, já está decidido. Vai ser o Smart. []
Acho que sim... que deves experimentar e depois de analisar a sua utilização na prática, e não em teoria, concluir se mantens algumas coisas que afirmaste como:
"a mais valia dos lugares a mais no IQ parece ser um factor quase irrelevante"
Parece-me obvio que é bastante relevante!
Neste caso não, eu sei que te esqueceste mas o tópico é sobre um caso em particular e já foi dito pelo user que a ser o IQ os bancos iriam estar quase sempre recolhidos (era bom leres os posts dele).
"este perde a vantagem toda no interior sobretudo se o smart tiver o tecto panorâmico"
Bom... cada um gosta do que gosta... eu dispenso tectos panorâmicos que não abrem.
Por falar em vantagem interior parece-me que te esqueceste da habitabilidade especialmente na largura disponivel... se calhar também está na tua lista de irrelevantes.
E a altura não conta?
"Acho giro falares do raio de viragem para "serpentiar melhor e manobrar melhor" e depois a parte do 30cm a menos do Smart já não servem para nada.... (se pensares um pouco o Smart com menos 30cm não precisa de um raio tão grande como o IQ por ser mais compacto).
espero que nessa teoria do IQ "serpentiar melhor e manobrar melhor" esteja além dos 30cm em comprimento os não sei quantos cm a mais de largura. "
Experimenta primeiro e depois diz-me se realmente o incremento da dimensão fez assim tanta diferença na prática.
Acho que faz mais diferença fazer uma inversão de marcha em menos de 8 metros de diâmetro... o Smart usa praticamente o mesmo espaço de um utilitário qualquer.
Quantas inversões de marcha é que fazes por dia?
No meu caso dá-me mais jeito um carro mais compacto (moro no centro de Lisboa e trabalho na zona do Colombo, sim porque aqueles lugares pagos e com distancias pré-definidas existem mas depende da zona da cidade, mas para ti parece que as cidades são todas assim)![]()
Elas ganham sempre. []
eduardomaio said:Filtrando os resultados e o que aqui foi dito o iQ ficava apenas com um voto a mais.
Tendo em conta o que se pretendia (que pouca gente leu) o Smart é o ideal e mesmo com alguns extras a mais a diferença de preços entre ambos permite alimentar o Smart durante quase 4 anos e meio.
O iQ é realmente um carro engraçado e gostei muito dele, mas os interiores não me convencem e para a utilização que vai ser dada ao carro o Smart é o ideal.
Os unicos factores a favor do smart são:
-preço
-tamanho
Como o tamanha no smart ja o impede de estacionar prependicular ao passeio, penso que a diferença de 20/30cm's para o IQ nao é significativa.
O preço é sim significativo.
Cuidado com o motor do smart...muito fragil.
Cuidado com a caixa de velocidades...muito lenta.
Tenho um smart, e se nao mudaram muito desde 2003 acho que deves atentar no que eu disse![]()
Originalmente Colocado por Automobilista![]()
Acho que sim... que deves experimentar e depois de analisar a sua utilização na prática, e não em teoria, concluir se mantens algumas coisas que afirmaste como:
"a mais valia dos lugares a mais no IQ parece ser um factor quase irrelevante"
Parece-me obvio que é bastante relevante!
Neste caso não, eu sei que te esqueceste mas o tópico é sobre um caso em particular e já foi dito pelo user que a ser o IQ os bancos iriam estar quase sempre recolhidos (era bom leres os posts dele).
Obviamente generalizei!
"este perde a vantagem toda no interior sobretudo se o smart tiver o tecto panorâmico"
Bom... cada um gosta do que gosta... eu dispenso tectos panorâmicos que não abrem.
Por falar em vantagem interior parece-me que te esqueceste da habitabilidade especialmente na largura disponivel... se calhar também está na tua lista de irrelevantes.
E a altura não conta?
Desde que seja suficiente para não bater com a cabeça... qual a utilidade do muito espaço acima da cabeça?
Largura e comprimento sim são uteis, pk é normalmente nestes sentidos que os ocupantes se mexem dentro de um carro.
Se a altura não chegar para o resto... procura um Motel proximo[]
"Acho giro falares do raio de viragem para "serpentiar melhor e manobrar melhor" e depois a parte do 30cm a menos do Smart já não servem para nada.... (se pensares um pouco o Smart com menos 30cm não precisa de um raio tão grande como o IQ por ser mais compacto).
espero que nessa teoria do IQ "serpentiar melhor e manobrar melhor" esteja além dos 30cm em comprimento os não sei quantos cm a mais de largura. "
Experimenta primeiro e depois diz-me se realmente o incremento da dimensão fez assim tanta diferença na prática.
Acho que faz mais diferença fazer uma inversão de marcha em menos de 8 metros de diâmetro... o Smart usa praticamente o mesmo espaço de um utilitário qualquer.
Quantas inversões de marcha é que fazes por dia?
O menor diametro/raio de viragem não traz vantagem apenas nas inversões de marcha... como deves saber, mas certamente estás esquecido.
No meu caso dá-me mais jeito um carro mais compacto (moro no centro de Lisboa e trabalho na zona do Colombo, sim porque aqueles lugares pagos e com distancias pré-definidas existem mas depende da zona da cidade, mas para ti parece que as cidades são todas assim)
Esse tipo de lugares existe cada vez mais e começa a ser uma raridade encontrar ruas com estacionamentos legais que não sejam assim... pelo menos nas cidades onde faz mais sentido ter carros como o Smart ou o IQ.
E que tal um C1...?
...
Há esperem esperem esperem....enganei-me...
Esta deixa não era minha....
...
A frieza dos números tem destas coisas []
A minha namorada quer comprar carro e está indecisa entre o Smart Fortwo e o Toyota iQ, ambos a gasolina, o Smart com 70cv e o iQ com 69cv.
O Smart seria a versão Passion com extras porta-luvas, conta rotações e relógio, isofix e espelhos eléctricos.
O iQ seria a versão Q2 Multidrive com caixa automática.
O iQ trás mais equipamento e tem garantia de 5 anos e mais dois lugares, só não trás o GPS e os estofos em pele. Mas o Smart tem uma bagageira "a sério", e é a versão MHD (start-stop) que vai ser óptimo para a cidade.
O iQ custa mais 3000 Euros que o Smart com o equipamento que ela escolheu, mas se vier recheado de extras (sistema de som, conforto, kit de arrumação, etc) a diferença é de 2300 Euros, sendo o Smart mais barato.
O carro vai ser principalmente para andar em cidade, e para viagens grandes ou para levar 4 ou 5 pessoas está o meu disponível ou o dos pais.
Digam a vossa opinião, e podem sugerir outros modelos pequenos com caixa automática (tipo o C1 com caixa pilotada).
AF desta semana, Eduardomaio.
Em termos restritos de orçamento controlado para mobilidade só, C1 caso contrário Toyota IQ.
Os consumos do Smart e do IQ com multidrive são idênticos, 4,7l/100. O IQ com manual até consome menos do que o Smart, 4,3l/100.
Podes elaborar?