Minicarros com caixa auto

Minicarros com caixa auto

• Total de eleitores
    134
  • Sondagem encerrada .
E desde quando o IQ é um autêntico 4 lugares a sério ?

Só podem estar no gozo... [:)]

Com duas pessoas normais nos bancos da frente não há espaço no IQ para mais nenhum passageiro atrás e para haver um terceiro, o pendura terá de fazer concessões ao seu espaço.

Também vivo em Lisboa actualmente, ando com um carro bem maior que um Smart, mas não é por isso que não consigo admitir que é muito mais fácil encaixar um em qualquer lado, assim como as vantagens que um Smart pode dar.

E dizer que levas 4 num iQ é forçado, mesmo os 3, já depende muito dos passageiros. Nem os proprios vendedores da Toyota e a Toyota "vendem" o iQ como um automóvel de 4 lugares, sendo que frisam que apesar de homologado o carro é um 3+1, e o lugar atrás do passageiro será apenas para crianças ou alguem muito pequeno e magro colado em cima do volante.

É que pelo que dizes ficarias muito mais bem servido com um Mazda 2, Ford Fiesta ou Swift, que não são só um "bocadinho" maiores e permitem muito mais espaço para bagagem e lugares reais, se achas que 30cm do Smart para o iQ não fazem a diferença, então 3,78m do Swift permitem-te muitas coisas que o iQ não... O problema é que cada cm conta, mesmo que digas que não. Se assim fosse nem estavamos aqui a discutir um automóvel destes com esta pompa toda.

Eu achei bastante graça ao carro (como acho que ficou visível no meu post de contacto inicial com o mesmo), agora a maneira como falas do mesmo,e mais ainda criticas o Smart é tão exagerada que só te leva a peder credibilidade mesmo quando estás a transmitir informação correcta.

Nem é o iQ é Jesus Cristo, nem o Smart é o Anti-Cristo [;)]

Mas queres comparar uma diferença de 30cm, que ainda assim mantém o carro abaixo dos 3m mesmo acrescentando-lhe a vantagem de mais lugares, com uma diferença de 78cm que coloca o carro perto dos 4m?

Se vamos por aí então eu digo que os lugares legais de estacionamento têm todos mais de 5 metros, por isso, não adianta nada ter carros com menos... para quê?:sh)

Com duas pessoas normais nos bancos da frente não há espaço no IQ para mais nenhum passageiro atrás e para haver um terceiro, o pendura terá de fazer concessões ao seu espaço.
Do que eu tive oportunidade de observar, 3 pessoas cabem bem. O tablier do lado do pendura é bastante recuado, permitindo que se chegue o banco para a frente, continuando a existir espaço para pernas e tronco tanto à frente como atrás.

4 pessoas, pelo menos comigo ao volante, não cabem. O meu banco encostava ao banco traseiro, portanto, nem uma criança cabe. Para mim o IQ é um carro de 3 lugares, todos "verdadeiros".

E num Twingo?
E num 500?
E num KA?

Já experimentaste o IQ?

Comigo bem sentado no banco do pendura (1,83m) atrás de mim cabe bem uma pessoa com 1,65m... foi a minha experiencia.

3+1, perfeitamente viável!

3+1, perfeitamente viável!

140.jpg

Teste ao iQ pela Fifht Gear...
YouTube - Toyota iQ

Última edição:
Do que eu tive oportunidade de observar, 3 pessoas cabem bem. O tablier do lado do pendura é bastante recuado, permitindo que se chegue o banco para a frente, continuando a existir espaço para pernas e tronco tanto à frente como atrás.

4 pessoas, pelo menos comigo ao volante, não cabem. O meu banco encostava ao banco traseiro, portanto, nem uma criança cabe. Para mim o IQ é um carro de 3 lugares, todos "verdadeiros".

Até que enfim que alguém viu o mesmo IQ que eu vi.
Passou-se exactamente o mesmo comigo e não foi a olho... sentei mesmo lá as pessoas sentei-me ao volante e fui dar uma volta com o carro.

E num Twingo?
E num 500?
E num KA?

Já experimentaste o IQ?

Comigo bem sentado no banco do pendura (1,83m) atrás de mim cabe bem uma pessoa com 1,65m... foi a minha experiencia.

Dos três que enuncias, o Twingo oferece bastante mais espaço que qualquer um deles... E arrasa com o Smart F2 e iQ... Até o anterior com menos de 3.50 m oferece mais espaço que qualquer uma destas recentes propostas...

Depois oferece uma modularidade acrescida, coisa que mais nenhum oferece...

Além disso, o seu chssis e conforto tornam-no a melhor opção quando se quer fazer uma viagem ocasional fora de um meio urbano.

O IQ não é nada mais nada menos que uma cópia melhorada (coisa que os Japunas fazem muito bem desde há décadas) do Smart e uma tentativa da Toyota de incomodar a engenharia da Mercedes Benz. Porém, o Smart tem 10 anos de avanço...

subscrevo.

o 4º lugar é mais para levar umas pastas\mochilas [;)][:D], isto porque ninguem se lembra ou menciona o facto se ficar sem espaço para arrumação nenhum caso estejam os 2 bancos traseiros "activos".
Uma das minhas dúvidas, e que na altura não me lembrei de esclarecer, é o facto dos objectos ficarem à vista. Não existe nenhum local para guardar, por exemplo, um portátil? Ou uma espécie de chapeleira para tapar o que se guarda nos bancos traseiros?

O iQ não é um 4 lugares a sério, é um 3+1. Como já disse no tópico do iQ foram 4 pessoas dentro do carro durante o test drive e eu fui no lugar +1. Consegui-me sentar de forma razoavel, para um percurso curto nem é mau. O 3º lugar cá atrás pode ser usado por um adulto grande, porque tem espaço suficiente e é confortável.

Tanto o conduzi como me sentei nos vários lugares e até experimentamos com o banco em algumas posições para ver até que ponto era viável o banco traseiro. Para 3 pessoas serve, para 4 só em percursos curtos.

Uma das minhas dúvidas, e que na altura não me lembrei de esclarecer, é o facto dos objectos ficarem à vista. Não existe nenhum local para guardar, por exemplo, um portátil? Ou uma espécie de chapeleira para tapar o que se guarda nos bancos traseiros?

Locais para guardar objectos que fiquem tapados não existem, como no Smart por exemplo. Existe sim uma chapeleira que pode ser colocada com os bancos rebatidos para tapar o que fica na bagageira.

Dos três que enuncias, o Twingo oferece bastante mais espaço que qualquer um deles... E arrasa com o Smart F2 e iQ... Até o anterior com menos de 3.50 m oferece mais espaço que qualquer uma destas recentes propostas...

Nos bancos da frente, no que respeita ao IQ, é mentira!!! especialmente na largura.
Além disso, já experimentei um Twingo e comigo ao volante não passa de um 3 lugares!
Depois oferece uma modularidade acrescida, coisa que mais nenhum oferece...

Além disso, o seu chssis e conforto tornam-no a melhor opção quando se quer fazer uma viagem ocasional fora de um meio urbano.

O IQ não é nada mais nada menos que uma cópia melhorada (coisa que os Japunas fazem muito bem desde há décadas) do Smart e uma tentativa da Toyota de incomodar a engenharia da Mercedes Benz. Porém, o Smart tem 10 anos de avanço...

Pois é... os Japoneses só agora é que começaram a fazer carros de 3 metros não foi???? :sh)

Última edição:
O iQ não é um 4 lugares a sério, é um 3+1. Como já disse no tópico do iQ foram 4 pessoas dentro do carro durante o test drive e eu fui no lugar +1. Consegui-me sentar de forma razoavel, para um percurso curto nem é mau. O 3º lugar cá atrás pode ser usado por um adulto grande, porque tem espaço suficiente e é confortável.

Tanto o conduzi como me sentei nos vários lugares e até experimentamos com o banco em algumas posições para ver até que ponto era viável o banco traseiro. Para 3 pessoas serve, para 4 só em percursos curtos.

Locais para guardar objectos que fiquem tapados não existem, como no Smart por exemplo. Existe sim uma chapeleira que pode ser colocada com os bancos rebatidos para tapar o que fica na bagageira.

ya mas tambem não es muito alto, mas nem sei o porque desta cena toda dos lugares, afinal não precisas ainda dos lugares atras, e quando precisares, acima de tudo precisas do isofix [:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)]

Consultei agora o configurador do Smart e descobri que o F2 70cv com um equipamento semelhante ao do IQ custa 14.183€ + Despesas.

Equipamento de série

Caixa de velocidades
Motor a gasolina com 70 cv de potência e 999 cc de cilindrada, micro hybrid drive
Consumo[4] combinado: 4,3 l/100km
CO2Emissões[4] combinadas103 g/km
Caixa de velocidades automática softouch com função "kickdown" e possibilidade de mudança para softip.
Rodas / Pneus
Jantes de liga leve de 12 raios (15") para pneus com as dimensões 155/60 R15 à frente e 175/55 R15 atrás
Travões / Controle dinâmico
Sistema anti-bloqueio (abs) com distribuição electrónica da força de travagem
Sistema hidráulico de assistência à travagem
esp - programa electrónico de estabilidade com sistema de assistência no arranque
Travões hidráulicos de dois circuitos com força de travagem assistida
Exterior
Tecto panorâmico com protecção solar do condutor
Capas dos retrovisores e grelha do radiador em prateado
Célula de segurança tridion em preto ou prateado
Interior
Bolsas de rede nas portas
Estofos: design preto (passion)
Volante em pele
Banco do acompanhante com encosto totalmente rebatível
Espelho de cortesia na pala para o sol do lado do acompanhante
Aplicações em "pearl grey", "pearl red" ou "pearl bege"; em combinação com os estofos
Tecido no painel de instrumentos e portas em combinação com os estofos
Compartimentos interiores
Porta-objectos do lado do acompanhante, ao lado do volante e nas portas
Cobertura da bagageira
Porta-moedas
Porta-bagagens na porta traseira
Cockpit
Painel de instrumentos multifunções
Indicador da temperatura exterior com aviso de gelo
Segurança
Sensor de «crash» para a activação dos piscas de emergência
Elementos de absorção de energia à frente e atrás
Airbags de grandes dimensões para condutor e acompanhante
Bancos de segurança integral
Cintos de segurança com pré-tensores e limitadores da força dos cintos
"Drive lock" - fecho automático das portas em andamento
Célula de segurança tridion
Funções / Electrónica
Tomada de 12V com tampa
Ar condicionado com controlo automático da temperatura e filtro combinado (filtro de poeira, pólen e partículas)
Abertura e fecho automático das janelas
Função de mudança de faixa nos piscas
Limpa pára-brisas do óculo traseiro com função automática de limpeza e lavagem
Limpa pára-brisas «Conforto» com intervalos automáticos de limpeza e lavagem dependentes da velocidade
Comando de janelas traseiras com chave de 3 teclas
Fecho centralizado com comando à distância por emissor e imobilizador
Extras opcionais

Pacote "Audio"
240,00 €
Rádio smart 9 com RDS, leitor de CD's e 2 altifalantes)
Sistema de som smart com 2 tweeters, 2 midwoofers, subwoofer e com interface para MP3
Pacote «Conforto» e «Iluminação»
300,00 €
Retrovisores aquecidos e ajustáveis electronicamente
Sensor de chuva
Sensor de luz (Autolight)
Função "Coming home"
Extras
Direcção assistida
528,00 €
Instrumentos adicionais (conta-rotações e relógio)
162,00 €
Interface de MP3
50,81 €
Luzes de nevoeiro
198,00 €
Sidebag para cabeça e tórax
312,00 €
Colete reflector
17,82 €
Triângulo de emergência
14,24 €
Kit de primeiros socorros
24,76 €
Suporte de bebidas (0,3 - 1l)
36,48 €
Preço total[1]:
14.183,03 €

A chapeleira existe, e é um sistema um pouco arcaico de encaixes, se não tiveres a usar os 2 "lugares" traseiros. Lembra o do Volvo C30.
Já andei à procura pela net e não arranjo imagens da chapeleira...se funcionar bem, é uma boa solução. Com os bancos traseiros rebatidos já se fica com uma boa mala.

Que mal tem, fabricarem cópias melhoradas? Preferias que fizessem mais do mesmo?

Qual é o interesse do Smart ter 10anos de avanço? Em 10anos, não foi capaz de desenvolver mais um produto que lançou em 1998... Eu chamo a isso, um projecto, estagnado há 10anos.

A Toyota, pegou na bela ideia da Smart e melhorou-a de forma muito inteligente! A solução do diferencial, o AC "minúsculo", o aproveitamento do espaço pelo depósito de combustível, a ideia do tablier "descentrado"...

O valor está na inovação, não na estagnação de uma ideia (igualmente muito válida, mas...) criada há 10anos. Nem no novo modelo foram capazes de trazer nada de novo! :sh)

Última edição:
Voltar
Superior