Realmente a mota seria para fds e para distâncias no máximo de meia hora.
A cb500 parece-me uma opção racional, mas sei que depois vou andar sempre a pensar em algo mais possante.
O que é que aconselhas em termos de conforto?
Já agora, obrigado pela opinião.
O ano passado andei com o mesmo dilema que tu. Optei pela Hornet.
Faço uns 5000km's por ano. Dou umas voltitas na folga, vou para o trabalho quando está bom tempo( 13km's *2) . A viagem maior que já fez foi Estoril---Azeitão----Carregado---Estoril.
Estoril--saida da AE Azeitão, fiz 140/150 km/h, até azeitão a 80/100 kmh. No regresso, atá à AE foi a 80/100 km/h, desde a entrada na AE até ao carregado foi também 140/150, com algumas idas até á velocidade máxima. Do carregado até ao estoril fiz 13 km pela berma, havia trânsito parado devido a acidente. O restante foi feito á velocidade anterior.
Sem pendura, fiz um consumo de 6,5 litros, aproximadamente. Como vês, não andei a "pastar", e o consumo foi decente.
O conforto não é o melhor, mas também não é dramático. Os consumos variam muito, mas posso-te dizer que, apesar de fazer percursos curtos e não ter uma condução muito "soft", é raro o depósito cuja média é superior a 6,6 litros.
AE a abrir, gasta bem, mas não é esse o propósito de uma naked, sem protecção aerodinâmica. Se fizeres estrada de serra a abrir, como eu faço, por vezes , na serra de Sintra, gasta bem também.
Mas no dia a dia, com uma condução normal, o consumo é razoável. Acho perfeitamente possível fazer consumos inferiores a 6 litros.
Se tivesse que andar muitos quilómetros, comprava a CB500 (A CBF nova, neste caso), porque no fim do mês o dinheiro que poupava era significativo.
Para andar ocasionalmente, não acho que mais 1 litro ou 1,5l de gasolina numa tarde bem gozada façam diferença.
Como vantagens, tens os 95 cavalos (a minha é de 2002) contra os bem menos da 500, tens uma eficácia melhor em traçados mais sinuosos, e tens uma moto LINDA!!!!!!!!!
Apesar de não ser apologista da compra de motos em 2ª mão, muito por causa de achar os preços muito inflacionados, comprei a minha usada (em 2006, a moto é de 2002), num concessionário Honda, com garantia. A moto estava imaculada, com 1850 km's (agora tem 5000), e devido a esses factores arrisquei. Posteriormente á compra, pareceu-me ouvir um barulhito estranho, e pedi a um mecânico para experimentar a moto. Quando regressou, disse que há muito tempo que não andava numa Hornet de 2002 em tão bom estado!
Resumindo, se tens dúvidas, se tens receio de comprar a 500 e depois quereres mais, arrisca na Hornet. Se andares tanto como eu, vais gastar mais 50 ou 60 litros de gasolina por ANO, mas valem bem o esforço. Sempre que quizeres acelerar um pouco, os cavalos estão lá. Se quizeres andar nas calmas, os consumos não te vão desiludir!!
(desculpa lá o testamento)