Motas económicas.

Pois, como é mais para passeios e não para velocidades o binário seria mais agradável na 900, mesmo que tivesse menos cavalos.

E também tem um "ar mais musculado".

O problema é que são raras em 2ª mão, uma 600 é mais fácil de encontrar.

A do ar mais musculado é algo mto teórico pq diferenças tens a nivel dos espelhos, de 2 a 3 peças que podes ver montadas na mota lateralmente e um deposito atrás. O modelo 600 de 2003 já traz o mesmo deposito do modelo 900 anterior a 2003 que era mais arredondado.

Qto ao binario, pode ser que sim, mas a Hornet para cidade é excelente e n é explosiva como uma desportiva embora possas usar a força qdo queres.

Se queres uma mota para fim de semana, esquece a Hornet. Quer a 600 ou a 900 não é a coisa mais confortável do mundo embora sejam mais confortáveis que as desportivas face à posição de condução mais direita.

Caso queiram passear com pendura então n escolham mesmo a Hornet pq o banco atrás é algo durito muhahahahahahahaahahaha.

Esta é claro a minha opinião, tenho uma CB600F (Hornet para os que n souberem) de 2003 e presentemente continuo adorar a mota.

E mais uma vez, não é de todo um modelo economico ;).

RR

Tenta encontrar publicações inglesas ou espanholas. Acho que os teste são muito mais completos.

Em termos de consumos, é complicado... Tenta fazer uma pesquisa no google pelo modelo que pretendes, e depois é precisa muiiita paciência para tentar encontrar o que nos interessa.

Vê os seguintes sites:
motoplanete.com
moto-station.com

Cump.

Obrigado. Vou ver.

A do ar mais musculado é algo mto teórico pq diferenças tens a nivel dos espelhos, de 2 a 3 peças que podes ver montadas na mota lateralmente e um deposito atrás. O modelo 600 de 2003 já traz o mesmo deposito do modelo 900 anterior a 2003 que era mais arredondado.

Qto ao binario, pode ser que sim, mas a Hornet para cidade é excelente e n é explosiva como uma desportiva embora possas usar a força qdo queres.

Se queres uma mota para fim de semana, esquece a Hornet. Quer a 600 ou a 900 não é a coisa mais confortável do mundo embora sejam mais confortáveis que as desportivas face à posição de condução mais direita.

Caso queiram passear com pendura então n escolham mesmo a Hornet pq o banco atrás é algo durito muhahahahahahahaahahaha.

Esta é claro a minha opinião, tenho uma CB600F (Hornet para os que n souberem) de 2003 e presentemente continuo adorar a mota.

E mais uma vez, não é de todo um modelo economico ;).

RR

Realmente a mota seria para fds e para distâncias no máximo de meia hora.

A cb500 parece-me uma opção racional, mas sei que depois vou andar sempre a pensar em algo mais possante.

O que é que aconselhas em termos de conforto?

Já agora, obrigado pela opinião.

Realmente a mota seria para fds e para distâncias no máximo de meia hora.

A cb500 parece-me uma opção racional, mas sei que depois vou andar sempre a pensar em algo mais possante.

O que é que aconselhas em termos de conforto?

Já agora, obrigado pela opinião.

O ano passado andei com o mesmo dilema que tu. Optei pela Hornet.

Faço uns 5000km's por ano. Dou umas voltitas na folga, vou para o trabalho quando está bom tempo( 13km's *2) . A viagem maior que já fez foi Estoril---Azeitão----Carregado---Estoril.

Estoril--saida da AE Azeitão, fiz 140/150 km/h, até azeitão a 80/100 kmh. No regresso, atá à AE foi a 80/100 km/h, desde a entrada na AE até ao carregado foi também 140/150, com algumas idas até á velocidade máxima. Do carregado até ao estoril fiz 13 km pela berma, havia trânsito parado devido a acidente. O restante foi feito á velocidade anterior.
Sem pendura, fiz um consumo de 6,5 litros, aproximadamente. Como vês, não andei a "pastar", e o consumo foi decente.

O conforto não é o melhor, mas também não é dramático. Os consumos variam muito, mas posso-te dizer que, apesar de fazer percursos curtos e não ter uma condução muito "soft", é raro o depósito cuja média é superior a 6,6 litros.

AE a abrir, gasta bem, mas não é esse o propósito de uma naked, sem protecção aerodinâmica. Se fizeres estrada de serra a abrir, como eu faço, por vezes , na serra de Sintra, gasta bem também.
Mas no dia a dia, com uma condução normal, o consumo é razoável. Acho perfeitamente possível fazer consumos inferiores a 6 litros.

Se tivesse que andar muitos quilómetros, comprava a CB500 (A CBF nova, neste caso), porque no fim do mês o dinheiro que poupava era significativo.
Para andar ocasionalmente, não acho que mais 1 litro ou 1,5l de gasolina numa tarde bem gozada façam diferença.

Como vantagens, tens os 95 cavalos (a minha é de 2002) contra os bem menos da 500, tens uma eficácia melhor em traçados mais sinuosos, e tens uma moto LINDA!!!!!!!!!

lindaah1.jpg

Apesar de não ser apologista da compra de motos em 2ª mão, muito por causa de achar os preços muito inflacionados, comprei a minha usada (em 2006, a moto é de 2002), num concessionário Honda, com garantia. A moto estava imaculada, com 1850 km's (agora tem 5000), e devido a esses factores arrisquei. Posteriormente á compra, pareceu-me ouvir um barulhito estranho, e pedi a um mecânico para experimentar a moto. Quando regressou, disse que há muito tempo que não andava numa Hornet de 2002 em tão bom estado!

Resumindo, se tens dúvidas, se tens receio de comprar a 500 e depois quereres mais, arrisca na Hornet. Se andares tanto como eu, vais gastar mais 50 ou 60 litros de gasolina por ANO, mas valem bem o esforço. Sempre que quizeres acelerar um pouco, os cavalos estão lá. Se quizeres andar nas calmas, os consumos não te vão desiludir!!

(desculpa lá o testamento)

Última edição:
Obrigado por partilhares a tua experiência Tiago_Leal.

De facto também não vou fazer mais do que uns 5.000kms/ano.

Vou andar ao fds e eventualmente algumas vezes para o trabalho (se estiver bom tempo). Uns 60 litros por ano ainda são uns 70€ (quase metade do seguro) mas é verdade que os cavalos estão lá para quando forem precisos.

Já te informas-te bem sobre os valores dos seguros?

É que o melhor peço que tenho conhecimento são+-140€, mas é preciso ter bonus, etc...

Actualmente estou com +-200€...considerando que pagava 500€, foi uma descida razoável.... Há por aí muitas seguradoras que se aproveitam. : (

Cump.

Já te informas-te bem sobre os valores dos seguros?

É que o melhor peço que tenho conhecimento são+-140€, mas é preciso ter bonus, etc...

Actualmente estou com +-200€...considerando que pagava 500€, foi uma descida razoável.... Há por aí muitas seguradoras que se aproveitam. : (

Cump.

O meu mediador faz-me cerca de 210€ para >500cm3 e cerca de 175/80€ para <500cm3.

Além disso o sela das <500cm3 é bem mais barato.

Nesse aspecto a cb500 fica a ganhar visto o motor ser <500cm3. Fica mesmo mais barata em tudo e também é mais barata a comprar.

sei que não é o que pretendes....

mas moto económica é a minha!

Gilera 125 fx de 2003

consumos na casa dos 5

vel max em recta 120

manutenção? .....meter oleo e andar![:p]

mas isto é exclusivamente pa cidade...[;)]

...agora já saiu da oficina! ja ando ai outra vez a deambular que nem um porquinho!

mas agora ai ai ......cada cruzamento é uma intifada para mim!

ainda ontem na pç espanha, vi uma TrANSIT azul a passar um vermelho fechado á mais de 20 segundos.......ás 5 da matina!:sh)

Gilera 125 fx de 2003

consumos na casa dos 5

vel max em recta 120

...agora já saiu da oficina! ja ando ai outra vez a deambular que nem um porquinho!

ainda ontem na pç espanha, vi uma TrANSIT azul a passar um vermelho fechado á mais de 20 segundos.......ás 5 da matina!:sh)

Tens uma 125 de velocidade maxima 120 e andas a gastar na casa dos 5 e axas economico?

:sh)

RR

Compreendo a tua linha de pensamento.

Quando comprei a fazer, também comecei a ver a cbf500. A minha intenção era comprar nova, mas queria que fosse o mais económica possível.

O problema, é que depois um gajo começa a pensar que por mais uns trocos por ano, andas com uma moto que te realiza muito mais.

Se fosse para andar todos os dias, garanto-te que tinha comprado a cbf500. Quanto a mim é imbatível, até no espaçamento entre revisões (12.000).

Mas como a moto é para trazer apenas alguns dias para o trabalho, quando saíu mais tarde (3/4 dias por mês), e de resto é para puro gozo de passear com ela, fiquei-me pela fazer, que assim como a hornet, gsr, etc... são motos que te permitem um pouco de ambos os mundos.

Esta faz-me revisões a cada 10.000, actualmente gasta média de 6 (tem tendência para baixar), e não gasta pneus a cada 6/7500 kms como a z750 que tive : )

Só te digo para não te precipitares, pensa bem e escolhe a que realmente achares que "encaixa" melhor em ti.

PauloFVF, realmente 5 litros não é lá muito económica : ) 3 gastava a CG que tive eheh.

Cump.

Se é primeira mota uma Cb500 satisfaz totalmente a nível de potencia principalmente para quem não espera fazer muita AE pois é nesse tipo de traçado onde se sente mais as limitações desta mota. Para quem espera andar a velocidades acima dos 150 km/h numa naked tem de ter muita vontade e a partir desses valores a CB500 fruto também da aerodinâmica perde muito fulgor.
Em cidade e estradas nacionais a Cb500 sente-se em casa, é uma mota económica, rápida curva bem, raramente deixa alguém ir ao chão e já vi muita a abusar nestas motas de formas que eu nunca faria!

Em relação á CBF500 nova eu não a comprava, tem alguns aspectos que não me agradam como o "botão do ar" ao lado dos carburadores, o quadro, o motor menos potente e mais bêbado... Para além disso são motas que desvalorizam muito nos primeiros tempos para depois estabilizarem por valores perto dos 2500 euros. Portanto achava mais acertado comprar uma mota que depois vendesse sem perder muitos euros e assim poder evoluir. Actualmente a mota que tenho em vista para substituir a Cb500 é a Honda VFR 800 Fi ou uma Suzuki GSX 750F sendo esta ultima muito mais barata não sei se a VFR vale a diferença. Naked é bom mas quando os dias estão ventosos e é preciso de andar em AE sente-se muito a falta de protecção aerodinâmica.

Depende do ano em que tiraste a carta B, acho quem tirou antes de 1998 pode conduzir ciclomotores.

Foi em 2000!!:sh)

Mas sabes se fica caro? queria comprar um honda, esta da foto, que custa nova 1299€ e gasta, segundo eles, 1.5lts/100...é ideal para o verão e quando está bom tempo...sempre gastava menos gasolina e nas deslocações pequenas é porreiro!![;)]
honda today.jpg
[:D]

Gilera 125 fx de 2003

consumos na casa dos 5

vel max em recta 120

:confused:
Então foste comprar uma scooter 125cc a 2 tempos para andar em cidade??
Sendo assim 5 litros até é bom.

Foi em 2000!!:sh)

Mas sabes se fica caro? queria comprar um honda, esta da foto, que custa nova 1299€ e gasta, segundo eles, 1.5lts/100...é ideal para o verão e quando está bom tempo...sempre gastava menos gasolina e nas deslocações pequenas é porreiro!![;)]
Ver anexo 845
[:D]

Pois acho que quem tirou em 2000 já não pode mas não tenho 100% de certeza.
O preço também não sei, antigamente era barato, tirava-se mesmo na camara municipal, faziam uns 8´s e pronto estava aprovado. Agora acho que tem um pequeno exame de codigo e condução, portanto é de prever um preço mais elevado.

Pesquisa neste fórum, já encontrei isto :)
http://www.motonline.pt/forum/forum_posts.asp?TID=23034

http://www.motonline.pt/forum/forum_posts.asp?TID=20122

Última edição:
Pois acho que quem tirou em 2000 já não pode mas não tenho 100% de certeza.
O preço também não sei, antigamente era barato, tirava-se mesmo na camara municipal, faziam uns 8´s e pronto estava aprovado. Agora acho que tem um pequeno exame de codigo e condução, portanto é de prever um preço mais elevado.

Pesquisa neste fórum, já encontrei isto :)
http://www.motonline.pt/forum/forum_posts.asp?TID=23034

http://www.motonline.pt/forum/forum_posts.asp?TID=20122

Obrigado, fiquei esclarecido![;)]

Parece é que tem que se pagar 350€!!:(

Última edição:
Se é primeira mota uma Cb500 satisfaz totalmente a nível de potencia principalmente para quem não espera fazer muita AE pois é nesse tipo de traçado onde se sente mais as limitações desta mota. Para quem espera andar a velocidades acima dos 150 km/h numa naked tem de ter muita vontade e a partir desses valores a CB500 fruto também da aerodinâmica perde muito fulgor.
Em cidade e estradas nacionais a Cb500 sente-se em casa, é uma mota económica, rápida curva bem, raramente deixa alguém ir ao chão e já vi muita a abusar nestas motas de formas que eu nunca faria!

Em relação á CBF500 nova eu não a comprava, tem alguns aspectos que não me agradam como o "botão do ar" ao lado dos carburadores, o quadro, o motor menos potente e mais bêbado... Para além disso são motas que desvalorizam muito nos primeiros tempos para depois estabilizarem por valores perto dos 2500 euros. Portanto achava mais acertado comprar uma mota que depois vendesse sem perder muitos euros e assim poder evoluir. Actualmente a mota que tenho em vista para substituir a Cb500 é a Honda VFR 800 Fi ou uma Suzuki GSX 750F sendo esta ultima muito mais barata não sei se a VFR vale a diferença. Naked é bom mas quando os dias estão ventosos e é preciso de andar em AE sente-se muito a falta de protecção aerodinâmica.

Realmente a utilização a dar será mais estradas nacionais e secundárias (raramente irei à AE) por isso é que acho que a cb 500 me enche as medidas em tudo.

A paixão é que me faz olhar para a hornet (estética) no entanto a razão puxa-me para a CB500 (mais económica, menos virada para "aventuras").

No máximo irei fazer deslocações de 30 kms com ela (trabalho), ou seja, 60 kms por dia. É que se começo a gostar muito começo a deixar o carro em casa (quando está bom tempo) e começo a andar de mota.

O ideal é que a mota não ultrapassasse muito o consumo do carro que é de +- 5€/100kms. Para isso teria de consumir uns 4,5 litros de média e parece-me que a CB500 consegue isso, para além de ter um seguro e selo mais baratos.

Como não é uma compra urgente vou amadurecendo a ideia...

Voltar
Superior