MotoGP

Disputas que metem espanhóis ao barulho, só dá m****.

Foi o Bufonso, foi a selecção para-olímpica de basquetebol em Pequim. São capazes de tudo para ganhar até no berlinde.

De Espanha, nem bons ventos nem bons casamentos. Já é velho...

Estive a fazer umas contas, e a título de curiosidade:

O Rossi tem perto de 40.000km em competição no campeonato do mundo (125cc, 250cc, 500cc e motogp)

Apenas em corridas.

Fora sessões de treino e de qualificação.

Edit, fui fazer as mesmas contas ao Schumacher, e apenas em corridas de F1 fez 90.000km!

Os dois pilotos mais bem sucedidos nas classes rainhas do Motociclismo e Automibilismo, e uma pequena curiosidade!

Última edição:
Boas pessoal.

Cai de paraquedas neste topico. Não acompanho o motogp. Nem sei quem era quem nos videos que vi.

só para dizer que seria necessário ter no musculo adutor da perna (o músculo mais fraco) a força de quatro ou cinco pessoas para conseguir desviar uma moto com o seu angulo de inclinação em cima da respectiva perna (muito menos conseguir deitar abaixo). Em camera lenta tudo parece exacerbado.

Vi um contacto provocado pela mota laranja á mota azul, e depois vi uma perna a ser empurrada para fora do descanso. Mais do que isso é impossível dizer, visto nenhum dos angulos mostrar o que estava a acontecer entre a perna e o guiador.

Mas já agora se conseguires esclarece algo, "deitar abaixo" não dá mas desequilibrar?

É que não dá para perceber se é o tal encosto, se é desequilíbrio do Rossi ou ainda a teoria mais "fantabulestica", que ele pisou o travão da mota do puto mimado.

Boas Semilha

Como mencionei em cima, o ângulo e centro de gravidade da mota laranja são demasiado baixos para uma perna a conseguir derrubar. Mas a mota nem caiu dessa maneira. Ela perdeu sim aderência na roda da frente e caiu sobre o seu peso.

Se fosse exercida uma força sobre a mota laranja proveniente da mota azul, tendo em conta o ângulo e de centro de gravidade de ambas, deveria ter sido a mota azul a tombar para o lado oposto. Parece-me claro que a roda da frente perdeu aderência devido ao ângulo apertado + movimento exagerado do guiador. Por outras palavras, uma moto espetou-se contra a outra e quase levou uma perna de arrasto.

Última edição:
Boas Semilha

Como mencionei em cima, o ângulo e centro de gravidade da mota laranja são demasiado baixos para uma perna a conseguir derrubar. Mas a mota nem caiu dessa maneira. Ela perdeu sim aderência na roda da frente e caiu sobre o seu peso.

Se fosse exercida uma força sobre a mota laranja proveniente da mota azul, tendo em conta o ângulo e de centro de gravidade de ambas, deveria ter sido a mota azul a tombar para o lado oposto. Parece-me claro que a roda da frente perdeu aderência devido ao ângulo apertado + movimento exagerado do guiador.
Obrigado pela resposta.

Apenas um off topic...estás na tua liberdade de colocar o avatar que queres, mas acho o teu avatar de péssimo mau gosto...mas é apenas a minha opinião.

Bom,

Apenas queria deixar aqui mais uma linha de pensamento quanto a este assunto.

Independentemente de onde tudo isto começou (Marc ou Rossi) eu acho que depois da Austrália o Rossi não devia ter dito o que disse na semana passada. Como maturo que já devia ser devia ter dito algo do género (na minha opinião), "Não gostei muito da atitude do Marc nesta corrida, penso que ele não deveria interferir na luta pelo título mas a decisão final do que fazer em pista cabe-lhe a ele". Ou seja, abordar o tema e dar a demonstrar o que se está a passar mas sem tocar muito na ferida. No entanto o Rossi foi muito mais longe, num discurso premeditado (repare-se que ele até já trazia contra-argumentos preprados, ex o caso de Assen) e cínico. Nesse discurso usou até a sua imagem para humilhar o Marquez. Continuo da opinião que o Rossi foi muito ingénuo neste aspecto, no sentido de atiçar quem não tem nada a perder... Caso estivesse no seu perfeito juízo saberia que perante essa "bomba" que largou o Marc não iria ficar calado, pois se o fizesse provavelmente passava a imagem de cachorrinho que mete o rabo entre as pernas perante um latagão... E iria também ser criticado por isso.

O Rosai teve a oportunidade de deixar a batata quente nas mãos do Marquez... Mas não, ao contrário disso condicionou o desfecho que se viu. Sinceramente já estava à espera que houvesse um ajuste de contas em pista e pelos vistos não fui o único. E porque é que já estávamos muitos à espera disto? Pois bem, pelas palavras do Rossi na semana passada.

Assim sendo e por muito boa conta em que tenha o Rossi creio que não soube gerir a componente psicológica deste campeonato ( e refiro-me mais concretamente às palavras que proferiu na semana passada) e vai ser por isso que provavelmente vai perder o campeonato.

Cumprimentos

Tu insistes em ser bastante limitado nas tuas observações. Passou-te pela cabeça que o Rossi pode ter dito isso para colocar foco nas atitudes anti-desportivas do Márquez? Claro que não passou. Independentemente do resultado ser o que se viu, a realidade pode dar para muitos lados.

Mais; o que o Márquez fez, da maneira que o fez, era quase impossível de prever, que nunca se viu nada assim, que eu saiba, em desportos motorizados profissionais.

Tu insistes em ser bastante limitado nas tuas observações. Passou-te pela cabeça que o Rossi pode ter dito isso para colocar foco nas atitudes anti-desportivas do Márquez? Claro que não passou. Independentemente do resultado ser o que se viu, a realidade pode dar para muitos lados.

Mais; o que o Márquez fez, da maneira que o fez, era quase impossível de prever, que nunca se viu nada assim, que eu saiba, em desportos motorizados profissionais.

Não era assim tão impossível de prever, já o tinha feito na Austrália...

E se tivesses lido o que eu disse acerca do discurso do Rossi não disse que o discurso dele não tivesse para colocar o foco nas atitudes do MM, antes pelo contrário... no entanto teve um duplo sentido, colocar a atenção nas atitudes do MM e dar um puxão de orelhas (como quem repreende uma criança, estando implícita a humilhação).

A tua forma de pensar é que me parece limitada, pois só consegues ver nas palavras do Rossi um único significado, e não vários...

Não era assim tão impossível de prever, já o tinha feito na Austrália...

E se tivesses lido o que eu disse acerca do discurso do Rossi não disse que o discurso dele não tivesse para colocar o foco nas atitudes do MM, antes pelo contrário... no entanto teve um duplo sentido, colocar a atenção nas atitudes do MM e dar um puxão de orelhas (como quem repreende uma criança, estando implícita a humilhação).

A tua forma de pensar é que me parece limitada, pois só consegues ver nas palavras do Rossi um único significado, e não vários...

Não o fez na Austrália como o fez em Sepang.

Epá, agora perdi-me! Não sei bem o que estava a discutir contigo! Juro que pensava que estava cheio de razão e o caraças, mas esqueci-me onde discordava de facto! Devo-te agradecer por pores a nu a minha limitação, amanhã vou ser mais bondoso para as pessoas.

Achei que o que Rossi disse nessa conferência batia certo com o comportamento do Márquez. Vi mais como exposição do que como humilhação, no entanto podendo ter sido, foi uma resposta a uma tentativa de condicionamento. Dizer que esteve mal em mind games, porque isso resultou em tentativas deliberadas de condicionamento (até possível acidente) é que me parece curto, (acho que é por aqui a meada). Percebendo a causa-efeito, lembro que as declarações de Rossi foram em resposta à atitude de Márquez.

Não o fez na Austrália como o fez em Sepang.

Epá, agora perdi-me! Não sei bem o que estava a discutir contigo! Juro que pensava que estava cheio de razão e o caraças, mas esqueci-me onde discordava de facto! Devo-te agradecer por pores a nu a minha limitação, amanhã vou ser mais bondoso para as pessoas.

Achei que o que Rossi disse nessa conferência batia certo com o comportamento do Márquez. Vi mais como exposição do que como humilhação, no entanto podendo ter sido, foi uma resposta a uma tentativa de condicionamento. Dizer que esteve mal em mind games, porque isso resultou em tentativas deliberadas de condicionamento (até possível acidente) é que me parece curto, (acho que é por aqui a meada). Percebendo a causa-efeito, lembro que as declarações de Rossi foram em resposta à atitude de Márquez.

Quanto a isso já tinha argumentado bastante mas vou repetir-me. Primeiro não estou a dizer que condiciona um acidente, apenas condicionou o facto do MM em Sepang andar a empatar o Rossi.
Quanto ao resto não fui o único que "já estava à espera que isto fosse acontecer"... acho que isso quer dizer algo, digo eu...

Mas concordo contigo que isto pode não ser assim tão "claro como a água"... é apenas o meu ponto de visto, com base em algumas premissas que considero verdadeiras.

Cumprimentos

Obrigado pela resposta.

Apenas um off topic...estás na tua liberdade de colocar o avatar que queres, mas acho o teu avatar de péssimo mau gosto...mas é apenas a minha opinião.

Em relação ao avatar, também concordo!

E nunca gostei do Shumi por causa da sua postura em pista [:vm)].

Mas reconheço que foi um dos melhores de sempre, não só pelos títulos, mas pela condução.

há quem diga que o que fez o MM cair foi um cheirinho de travão "provocado" pelo toque na perna do VR.

Especulação à muitas...

Acho que essa teoria è sinceramente do mais baixo que pode haver...alguem se lembrar de atirar uma dessas so pode mesmo ser para tentar tapar o sol com a peneira (não digo que seja a tua opiniao, atencão :) ).

Vendo varias vezes o sucedido em camara lenta, talvez seja possivel imaginar tal coisa mas...vendo a velocidade real, por favor...passa-se tão rapido, que alguma vez isso seria logico? Mais, o movimento da perna do Rossi è para fora, no sentido de um chega para la, a um contacto/apoio que è provocado pelo MM (ele claramente endireita a mota, acelera e volta a deitar-se sobre o VR). Para pisar o travao, o movimento teria de ser outro. E a queda da mota do MM mostra que o desiquilibrio ocorre na frente, nao atras.

Mais provavel que o VR lhe pisar o travao, seria o MM cair de proposito para precisamente criar isto. Mas nem nisto acredito. E o choradinho tem sido tanto, que certamente o MM teria denunciado isso se de facto tivesse sido o que se passou. Acho inclusivamente vergonhosa a postura da Honda, tinha mais era que estar calada dado o comportamento do seu piloto. Mas a influencia da Repsol, imagine-se.

E concordo com o Spyshagg, a forca que o VR teria de fazer para o desiquilibrar teria de ser enorme. Passou-se que o menino andava a provocar, nao esperava e caiu. O VR ja tinha feito sinal para que o MM se deixasse daquilo, e ele continuou. Não ha nenhuma regra que obrigue o MM a deixar passar e ate a apoiar-se noutro piloto/mota, mas certamente que tambem não ha nenhuma regra que obrigue o VR a levar com o peso de outro piloto/mota e não tentar livrar-se do mesmo ate para sua propria proteccão, dentro de certos limites claro. O MM encostou, empurrou, levou um chega para la completamente normal, e o menino caiu. Simples. Se tivesse sido o VR a cair devido ao encosto do MM, como seria?

Acho que essa teoria è sinceramente do mais baixo que pode haver...alguem se lembrar de atirar uma dessas so pode mesmo ser para tentar tapar o sol com a peneira (não digo que seja a tua opiniao, atencão :) ).

Vendo varias vezes o sucedido em camara lenta, talvez seja possivel imaginar tal coisa mas...vendo a velocidade real, por favor...passa-se tão rapido, que alguma vez isso seria logico? Mais, o movimento da perna do Rossi è para fora, no sentido de um chega para la, a um contacto/apoio que è provocado pelo MM (ele claramente endireita a mota, acelera e volta a deitar-se sobre o VR). Para pisar o travao, o movimento teria de ser outro. E a queda da mota do MM mostra que o desiquilibrio ocorre na frente, nao atras.

Mais provavel que o VR lhe pisar o travao, seria o MM cair de proposito para precisamente criar isto. Mas nem nisto acredito. E o choradinho tem sido tanto, que certamente o MM teria denunciado isso se de facto tivesse sido o que se passou. Acho inclusivamente vergonhosa a postura da Honda, tinha mais era que estar calada dado o comportamento do seu piloto. Mas a influencia da Repsol, imagine-se.

E concordo com o Spyshagg, a forca que o VR teria de fazer para o desiquilibrar teria de ser enorme. Passou-se que o menino andava a provocar, nao esperava e caiu. O VR ja tinha feito sinal para que o MM se deixasse daquilo, e ele continuou. Não ha nenhuma regra que obrigue o MM a deixar passar e ate a apoiar-se noutro piloto/mota, mas certamente que tambem não ha nenhuma regra que obrigue o VR a levar com o peso de outro piloto/mota e não tentar livrar-se do mesmo ate para sua propria proteccão, dentro de certos limites claro. O MM encostou, empurrou, levou um chega para la completamente normal, e o menino caiu. Simples. Se tivesse sido o VR a cair devido ao encosto do MM, como seria?

Para mim, aquela manobra do MM, foi para tentar desequilibrar que o VR tentando que ele caísse. Ninguém se encosta à mota do outro daquela maneira (aliás pelo ângulo, mesmo que o não se aproximasse da mota do VR, o MM acabaria por cair sozinho).

Nas imagens antes do contacto percebe-se que o Marquez vira a roda no sentido do Rossi, se ele não abre a perna provavelmente caía.
Penso que o Rossi queria empatá-lo com a travagem, só que o Marquez vira em direcção a ele, e o instinto de sobrevivência falou mais alto.

Voltar
Superior