O livery da GSX é delicioso, deveria ser adoptado para 2017. Crazy Joe gostou muito do chassis e a adaptação foi muito rápida. Pena a queda do Rins que resultou em lesões nas vértebras T8 e T12, o que implica falhar o teste da próxima semana em Jerez.[s)] Gosto muito do Rins, faz-me lembrar o Rossi no estilo de pilotagem.
MVK25 adaptou-se facilmente à M1, o que era expectável já que vem de uma moto com um chassis igualmente ágil, apesar de mais compacta. Candidato na próxima época. O Valentino não gostou do novo motor e também de o novo colega ser rápido e consistente. Tenho o feeling que vai haver alta tensão na box da Yamaha.
A Honda continua para já a não ter soluções para os problemas de aceleração, mesmo com o novo motor big-bang. Oferece mais grip mecânico, mas os wheelies continuam na mesma. Muito trabalho pela frente, mas o HRC não brinca em serviço.
A grande surpresa para mim foram o Folger, Zarco e Aleix. É certo que a M1 oferece um excelente nível de adaptabilidade, mas não contava com andamento quase ao nível do Pol e Smith. Aposto no Folger para melhor rookie, sempre tive a sensação que tem perfil para Big Bikes. Quanto ao Espargaro, foi mais rápido e consistente que o Bautista e Bradl.
A KTM é uma incógnita, mas têm know-how e budget para desenvolver a moto que do ponto de vista técnico é única no pelotão. Novo motor big-bang para 2017. No Qatar já devem aparecer com mais andamento.
A Ducati tem o problema do costume, muita potência e binário, mas pouca agilidade. O Lorenzo tem capacidade para alterar esta dinâmica e é claramente candidato ao título. Tive oportunidade de ver em directo grande parte das sessões de testes e ele está muito empenhado em desenvolver a moto. Praticamente passaram todo o tempo a ajustar a posição de condução e a testar novo material. Ontem rodou várias vezes com a GP17 e com ele ao leme nem parece a mesma moto, parece que vai em carris. Não ficaria nada admirado com uma vitória no Qatar.
2017 tem tudo para ser fantástico. A única desilusão é mesmo o fim da era de motores screamer.