MotoGP

Que seca de corrida!

O Lorenzo esteve com o diabo no corpo, grande ritmo, vitória sem espinhas.

OStoner teve um excelente regresso, provavelmente a condição física ainda não deve ser a ideal mas depois de tanto tempo afastado foi uma excelente corrida.

Rossi não vou dizer que foi uma desilusão pois quer pelos treinos livres quer pelo warm up via-se que havia qualquer coisa que não estava bem, falou-se em travões, não sei.

Esta corrida relança ainda mais o campeonato e quase de certeza que só se vai decidir em Valência.

Que seca de corrida!

OStoner teve um excelente regresso, provavelmente a condição física ainda não deve ser a ideal mas depois de tanto tempo afastado foi uma excelente corrida.

Rossi não vou dizer que foi uma desilusão pois quer pelos treinos livres quer pelo warm up via-se que havia qualquer coisa que não estava bem, falou-se em travões, não sei.

Esta corrida relança ainda mais o campeonato e quase de certeza que só se vai decidir em Valência.

O Jeremy Burgess acabou por dizer que o setup escolhido não foi o melhor.

Eu acho que o Rossi vai fazer tudo para evitar a decisão do campeonato em Valencia, circuito esse que não aprecia muito. O Spaceman está muito rápido e motivado e, tendo em conta o bom regresso do Stoner, as coisas podem-se complicar para o Rossi. Daqui a 2 semanas vamos ter uma corrida quente em Phillip Island.

OT: o Spies ganhou a primeira corrida em Magny Cours num bom duelo com o Haga. Agora lidera o campeonato por 2 pontos. A segunda corrida vai ser intensa. 14:30 na Eurosport

Sim, o Stoner vai ter papel muito importante na luta pelo titulo pois pode-se meter no meio dos dois, aumentado assim as diferenças de pontos entre Rossi e Lorenzo.

Que seca de corrida!

Se não me engano a pior da época... :(

O campeonato está tremido, faltam 3 provas e com 18 pontos de avanço, é urgente vencer a próxima corrida por parte do Rossi.

Leiam isto, retirado do site da motogp:

Jorge Lorenzo repetiu o triunfo alcançado no Estoril em 2008, partindo da pole- position do bwin.com Grande Prémio de Portugal, incrementando de forma importante as suas aspirações ao título de 2009, até porque Valentino Rossi apenas terminou na quarta posição na prova portuguesa.
Os pilotos da Fiat Yamaha tinham conseguido as duas primeiras posições da grelha de partida, mas Rossi foi incapaz de seguir Lorenzo, sendo mesmo ultrapassado por Stoner e Pedrosa, naquela que foi a única corrida em que não foi ao pódio durante a temporada de 2009. Brilhante o regresso de Casey Stoner aos comandos da sua Ducati de 2007, com uma subida ao segundo lugar do pódio à frente da Repsol Honda de Dani Pedrosa, que ainda comandou nas primeiras curvas, acabando por ficar em terceiro.
Lorenzo poderá agora pensar em lutar pelo título com Rossi, já que reduziu a diferença para o italiano, para apenas 18 pontos, quando faltam ainda três corridas para terminar o campeonato. O espanhol esteve imparável nesta sua quarta vitória do ano, conseguida com uma margem segura de 6,3s.
Stoner esteve espectacular, neste seu regresso às competições, após longos meses de ausência por causa de uma doença “inexplicável”, conseguindo o primeiro pódio desde a corrida de Assen – Junho – agora que está de regresso a casa, mais motivado que nunca para a corrida Phillip Island, na qual espera fazer ainda melhor.
Pedrosa saiu da quarta posição da grelha, para ser o primeiro a comandar com a sua RC212V de fábrica, mas só durante algumas curvas conservou a liderança, antes de Lorenzo passar definitivamente para a frente, o que lhe trouxe o oitavo pódio do ano, já que também não conseguiu resistir aos ataques de Stoner.
O Campeão do Mundo Valentino Rossi, não pareceu ter conseguido colocar a sua Yamaha nas melhores condições, terminando pela primeira vez fora do pódio numa corrida disputada no Estoril. O líder do campeonato, terá agora algum tempo para analisar o que aconteceu com a sua moto, que apenas lhe permitiu colocar-se num insípido quarto lugar, a 23 segundos do seu companheiro de equipa e principal rival, Jorge Lorenzo.
Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3), conseguiu colocar-se apenas a 10 segundos de Rossi na quinta posição, à frente de Toni Elías (San Carlo Honda Gresini) e e Andrea Dovizioso (Repsol Honda).
O top-ten incluiu ainda Nicky Hayden (Ducati Marlboro), James Toseland (Monster Yamaha Tech 3) e Chris Vermeulen (Rizla Suzuki), com Mika Kallio (Pramac Racing) a ficar de fora bastante cedo por despiste. Loris Capirossi (Rizla Suzuki) e Alex de Angelis (San Carlo Honda Gresini) também abandonaram com problemas técnicos nas suas máquinas

Exactamente aquilo que estava a pensar....

Que acabem com as ajudas electrónicas antes que estas acabem com o MotoGP, que para mim já começa a ser monótono.........Prefiro ver uma corrida de SBK.

Agora estiveste mal...

Porque é uma categoria abaixo as corridas serão menos interessantes? Quem gosta de corridas não desacredita uma classe perante outras

SBK pelo número de pilotos, maior proximidade das motas com as de estrada e proximidade entre equipas fábrica/satélite, quase ausência de equipamentos electrónicos restrictores, corridas em duas mangas garantem uma competitividade enorme e com poucas quebras de entusiasmo pelo meio dos vários campeonatos. Por curiosidade em 2007 as SBK produziam níveis de potência a rondas as MotoGP, isto com base em motores de estrada e chegaram a competir 7 fabricantes distintos na mesma época

Se preferes uma corrida de SBK, parabéns, são muito interessantes

Para quem vai às pistas, fica-se sabendo que ir ver SBK é uma barrigada cheia de corridas, isto para quem de corridas. Só em SBK temos corridas em duas mangas e pelo meio ainda temos as SSP (supersport, dominado pelas 600cc japonesas) e em algumas provas ainda há corridas de Superstock, que ainda aproxima mais as motas com aquilo que sai dos stands. Mas isto para quem gosta de corridas...

Algumas fotos dos Treinos Livres de hoje de manhã

Parabéns, belas fotos.

Eu também estive lá, e foi a maior desilusão da minha vida, meus queridos 45€x2[s)]

Em primeiro lugar a organização do Autódromo foi uma vergonha... venderam 45.000 bilhetes e só têm bancadas para 25.000, portanto os restantes 20.000 nos quais eu me incluo, tiveram de ver o MotoGP sentados no chão, na terra e nos calhaus, só ver 50 metros de pista, com ervas à frente, e com a GNR a impedir que ocupássemos os espaços junto ao gradeamento, só porque estávamos à frente das bancadas. Note-se que estando tudo sentado, como estavam todos, não impedíamos a visão a ninguém.
Isto é vergonhoso, e lá não me apanham mais, pelo menos naquelas "bancadas". E não chegámos tarde, chegámos lá às 9h30... mas pelos vistos para se conseguir um lugar de jeito temos de DORMIR lá para entrar às 6 da amanhã[8b][8b][8b]

Depois a corrida em si, foi uma desilusão, mas pronto, nada a fazer...

Agora estiveste mal...

Porque é uma categoria abaixo as corridas serão menos interessantes? Quem gosta de corridas não desacredita uma classe perante outras

Acho que estás a concluir demasiado (e erradamente) a partir de uma única frase.

As corridas de MotoGP sempre foram brutas, motores com entregas bruscas de potência, powerslides, cavalos em aceleração, pilotos a conduzir com raça e não a se deixarem conduzir como muito acontece actualmente. Estão cada vez menos interessantes e isto é um facto.

O dizer que prefiro ver uma corrida de SBK, não tem nada a ver com o facto de estar a menosprezar a categoria, mas sim porque realmente gosto de ver pelo nível de competição que lá há e que actualmente rareia no MotoGP.

Mas como toda a gente sabe, o MotoGP é que deveria ser o ponto máximo do desporto de velocidade em duas rodas e não um campeonato baseado em motos de série, ou não concordas?

Última edição:
Bancada E, aliás fui o 1º a entrar
smiley36.gif
, é o que faz estar lá desde as 4h da manhã em frente ao portão.

O lugar foi fenomenal, consegui-a ver uns 70% da pista, o resto via no ecrã gigante.

Go Rossi!!!

Go Simoncelli!!!

As 125 não faço ideia, vim-me embora
smiley9.gif
...

Acho que estás a concluir demasiado (e erradamente) a partir de uma única frase.

As corridas de MotoGP sempre foram brutas, motores com entregas bruscas de potência, powerslides, cavalos em aceleração, pilotos a conduzir com raça e não a se deixarem conduzir como muito acontece actualmente. Estão cada vez menos interessantes e isto é um facto.

O dizer que prefiro ver uma corrida de SBK, não tem nada a ver com o facto de estar a menosprezar a categoria, mas sim porque realmente gosto de ver pelo nível de competição que lá há e que actualmente rareia no MotoGP.

Mas como toda a gente sabe, o MotoGP é que deveria ser o ponto máximo do desporto de velocidade em duas rodas e não um campeonato baseado em motos de série, ou não concordas?

Sim, devo ter inferido erradamente o que querias transmitir com a tal frase

Eu sou do tempo pré MotoGP, em que tudo era corrido a 2tempos e a classe rainha se chamava GP500, que comecei a seguir com alguma curiosidade no principio dos anos 90. Desde 92 até às primeiras 990cc as 500cc eram vistas com respeito, mais derivado do medo por tão baixo pelo aliado a motores cuja resposta era tão agressiva que quedas por "highside" era mais que muitas, o Rossi sofreu com isso na primeira época nas 500cc. Hoje a MotoGP arrisca-se em certa medida a juntar-se à formula 1, com normas que fomentaram a monotonia (electrónica). Espero que tal nunca aconteça, pois das melhores corridas de sempre que vi foram os grandes prémios e nunca me vou esquecer de uma corrida 125cc em Jerez de La Frontera em que das bancadas vi uma luta pelo primeiro lugar com 8 pilotos separados por milésimas de segundo até cortarem a linha da meta

E sim, concordo plenamente que MotoGP deveria ser o expoente máximo na performance em duas rodas, o que ainda é pois uma SBK não tem travões e suspensão como uma GP.

Agora se a competitividade é paralela à performance isso é uma questão totalmente diferente. Eu acho que são as classes mais fracas onde muitas vezes as corridas são mais emocionantes e isso não é novo. As SBK tiveram épocas menos boas em que a Ducati era basicamente a única equipa a vencer e numa temporada chegou a vencer 14 de 17 corridas, isto penso que em 2003 quando os fabricantes concentravam esforços nas Moto GP 990 4 tempos. No entanto com novas regras, boas campanhas de marketing e uma aposta forte por parte dos vários fabricantes e temos das melhores corridas de motas da actualidade. Mas o que hoje torna as SBK um show digno de se ver é o que antigamente tornava as GP500 dignas de se ver: medo e respeito pelas motas.

As actuais 1000 4 cilindros japonesas estão a fazer a mesma potência que as 800cc de grande prémio mas isto com suspensões mais fracas com base no que se vê em estrada e travões convencionais. Na prática cada corrida ganha por um piloto é uma luta com a fera e uma luta com os restantes 10 pilotos que correm dentro do mesmo tempo por volta, enquanto que as GP é uma luta contra os controlos electrónicos.

O jornalista freelancer Mat Oxley escreveu há uns meses uma crónica em que ele próprio condena a electrónica (mas também o fim das 500cc e das primeiras 990cc 4 tempos) que é o que está a tirar a violênca/agressividade na pilotagem das actuais 800cc. "Pilotar uma GP 2009 não é um duelo físico, é algo mais parecido com uma valsa, subtil, sofisticado". Isso na prática significa que para tirar o máximo partido do potencial da mota os pilotos usam pequenos truques como aplicar pressão no travão da frente e traseiro para evitar perder tempo com atravessadelas. Isto torna as corridas mais "limpas" e as trajectórias mais certas, mas retira a emoção

E sim, concordo plenamente que MotoGP deveria ser o expoente máximo na performance em duas rodas, o que ainda é pois uma SBK não tem travões e suspensão como uma GP.

São exactamente iguais, a suspensão e travões que a R1 SBK utiliza, são iguais em Motogp, o que difere é o chassi, motor, peso e pneus, isto é relativamente a moto completa, porque no campo dos travões e suspensão, não é as marcas (motos) que os produz.

Só mais um reparo, o Hayden não veio das SBK, mas sim directo das AMA SBK (campeonato americano), de onde surgiu o Spies...

Eu agradeço qualquer reparo técnico, mesmo quando não é o que se "discute"...

Referir que as suspensões e travões usados são iguais não é inteiramente correcto, pois a rigidez torsional dos quadros/braço oscilante é totalmente díspar nas WSB, o ângulo da coluna de direcção é baseado na afinação de estrada, e os pontos de braço oscilante no quadro e suspensão no braço fazem diferença. Ao mesmo tempo as especificações não são exactamente iguais, o peso e dimensões muda entre SBK e GP

A equivalência nas suspensões Ohlins acaba por não ser um acaso, durante durante quase 20 anos que os japoneses da Yamaha detiveram quase a totalidade das acções da empresa e sempre tiveram uma grande relação.

Mas forquilhas com controlos electrónicos é novidade em WSB e as regras da própria FIM não o permitiam no início da época 2009

No aftermarket or prototype electronically-controlled suspensions may be
used. If original electronic suspensions are used, they must be completely
standard (any mechanical or electronic part must remain as homologated).
The original electronic system must work properly in the event of an
electric/electronic failure otherwise it cannot be homologated for FIM
competitions.

A utilização de suspensões e/ou travões equivalentes nas diferentes categorias nada tem a ver com aquilo que os fabricantes (Ohlins suspensões, Brembo travões) lançam para o mercado (estrada ou pista) mas sim com o que as regras permitem usar. Quando antigamente GP via-se muito material exótico só para as corridas e alguns materiais só para alguns pilotos (Mick Doohan e Rossi usaram componentes que os colegas da mesma equipa nunca cheiraram), as regras foram mudando para tentar uniformizar os componentes e tentar retirar possíveis vantagens técnicas entre os participantes.
No entanto as regras podem ser contornadas um pouco quando existe uma relação tão próxima entre o fabricante de suspensões com um construtor.

A FIM e as equipas querem manter o crescendo nas receitas de bilhetes e publicidade na TV e assim o paralelismo WSBK e estrada que existiu foi-se esbatendo.

Se não fossem alterações nas regras, a Ducati tinha abandonado WSB, bem como a Suzuki. Por um lado permitiu-se às twin uma cilindra máxima actual de 1200cc, enquanto que a Suzuki não foi esquecida e as especificações técnicas dos componentes do motor, o que manter aproximadamente stock, materiais nas peças mais exóticas, são muito mais livres para as 4 cilindros.

Isto em minha opinião faz com que as actuais regras beneficiam sobremaneira os 4 cilindros vs 2 cilindros, sendo uma jogada totalmente comercial. "Win on sunday, sell on Monday". O que é facto é que depois de várias temporadas em que só a Ducati vencia (o mesmo aconteceu com a Honda nos grandes prémios) um construtor não Ducati vencia tanto o campeonato pilotos mas também construtores.

Quanto a Hayden, sim, há que distinguir AMA SBK de WSBK, embora tal distinção tenha uma maior importância agora. O campeonato AMA pode-se considerar o campeonato americano, que já foi muito mais próximo de WSBK. Quando Hayden lá corria o AMA tinha chegado a um nível de especificidade de exigência nas máquinas que lhe dava quase equivalência, mas o AMA agora é o WSBK de há 4 ou 5 anos atrás, em que aqui a proximidade com o que há à venda num stand muito maior, sendo que o mesmo se passa com o British SBK.

Tal como o AMA, temos o British SBK que como conhecemos tem uma evolução nas máquinas e mediatização, impossíveis em Portugal.

Quem vê as máquinas do nacional de velocidade, sabe que com peanuts consegue pô-las iguais, aliás a 1098R vem com uma preparação que as motos que correm no nacional de velocidade "sonham", entrou no ano passado 1098S e foi só carenagens para cima e ir para a pista.

"A utilização de suspensões e/ou travões equivalentes nas diferentes categorias nada tem a ver com aquilo que os fabricantes (Ohlins suspensões, Brembo travões) lançam para o mercado (estrada ou pista)."

Em 2004 a RSV 1000 R Factory, trazia nada menos que os travões iguaizinhos, ás utilizadas em WSBK.

Mais um exemplo: O Troy Bayliss no ano passado em Portimão, apenas fez mais 3s por volta, com uma 1098R (iguais ás vendidas no stand), em relação á sua preparada, só para vermos o nível a que a 1098R se encontra, contudo falamos de uma moto de 37.000 € (não é exclusiva, caso fosse o cashe subia)...

Eu referi o BSBK, são as ultimsa duas palavras no meu post acima

Eu não digo que o que referes está errado, mas versões Factory, R, etc não se enquadram exactamente naquilo que se vende num stand, pelo menos de produção não limitada. Além do mais a minha citação acima está fora do contexto.

Aliás, ainda bem que citaste as Factory e as R da Ducati, pois são modelos exemplo de como chegaram compentes exóticos montados em SBK, que nos dias de hoje chegou à quase equivalência de certos componentes entre SBK e GP.

Foi aproveitando alguns buracos nas regras que os fabricantes começaram a lançar edições especiais para homologação. As antigas normas da FIM para homologar os modelos para correr em Word SuperBike obrigavam a apenas um mínimo de 150 unidades de estrada. Assim apareceu uma Honda RVF 750 R RC 30 (acho que a primeira "homologation special), ou a Yamaha R7, construidas especificamente para homologação para SBK, sendo a 1098R outro exemplo disse tendo sido concebida especificamente para poder homologar a Ducati 1098 para correr em SBK aproveitando as regras 2008 prevendo capacidade até 1200cc para as twin.

Ou seja, uma Honda RC 45 era uma mota de estrada, pouco diferia de uma mota de corrida mas foram feita 200 unidades, uma 996R feita com o mesmo propósito teve uma produção de 500 unidades. As Aprilia Factory o mesmo.. o que eu quero dizer é que não eram os travões e suspensões iguais às SBK, as SBK é que podiam usar esses travões e afins porque havia uma versão de estrada homologada com esses componentes.

Quanto à minha citação
A utilização de suspensões e/ou travões equivalentes nas diferentes categorias nada tem a ver com aquilo que os fabricantes (Ohlins suspensões, Brembo travões) lançam para o mercado (estrada ou pista).

Eu quando escrevi o que está acima, á qual acresce "mas sim com o que as regras permitem usar" era referente ao que se usa em estrada e em corrida, com as devidas diferenças que para mim um modelo de estrada é algo que no máximo anda no nível duma 1098/1198 base, com componentes mais mainstream como uma 1000cc japonesa.

Quanto aos tempos por volta, uma GSX-R 1000 K9 de estrada que custa 15000 faz mais 6s por volta que uma WSBK, mais 2/3s que uma Stocksport. Mas aqui estamos a falar de motas que ficam por metade do preço de uma edição especial de homologação, ao mesmo tempo que a 1098R tem 180 cv para 165Kg de peso e relações de caixa mais curtas

Ainda estou á espera que as Petronas, ganhem luz do dia, mas será difícil.

A versão Factory não era limitada, para isso tinhamos a Nero que custava 35 a 40mil euros, essa sim, limitada.

Ou até a versão SBK da Aprilia RSV4 que saiu apenas 1000 unidades, em que a Factory (neste caso versão R, virá sem limitação)...

Bancada E, aliás fui o 1º a entrar
smiley36.gif
, é o que faz estar lá desde as 4h da manhã em frente ao portão.

O lugar foi fenomenal, consegui-a ver uns 70% da pista, o resto via no ecrã gigante.

Go Rossi!!!

Go Simoncelli!!!

As 125 não faço ideia, vim-me embora
smiley9.gif
...

Epá mas não é aceitável que não hajam lugares para todos, eles NÃO podem vender mais bilhetes dos que os lugares que têm.
Eu não tenho vida para estar à porta de um evento desde as 4 da manhã, eu tenho muitas coisas a fazer em casa antes de sair, e se paguei bilhete como os outros, tenho direito a usufruir de um lugar como os restantes espectadores. E não fui para lá à 1 da tarde, cheguei lá às 9h30...

Isto não vai passar sem uma reclamação à maneira, ai não vai não.:sh)

Epá mas não é aceitável que não hajam lugares para todos, eles NÃO podem vender mais bilhetes dos que os lugares que têm.
Eu não tenho vida para estar à porta de um evento desde as 4 da manhã, eu tenho muitas coisas a fazer em casa antes de sair, e se paguei bilhete como os outros, tenho direito a usufruir de um lugar como os restantes espectadores. E não fui para lá à 1 da tarde, cheguei lá às 9h30...

Isto não vai passar sem uma reclamação à maneira, ai não vai não.:sh)

Compreendo perfeitamente a tua frustação, MAS ás 9h30 aquilo já estava á pinha [;)], devias ter pensado antes de entrar, quase a certeza que gozavas mais em frente á TV do que onde estiveste.

Se falarmos noutros anos, que nunca (acho!) tinha chegado aos 30 mil espectadores e este ano aquilo ficou a abarrotar, é porque não estavam á espera, azar o "nosso", mas culpa deles.

Eu também não tenho vida para estar lá ás 04h, mas arranjei-a e moro no Porto [;)], porque sei que para ir ver, tinha de ter condições e para tê-las, tinha de estar nos 1ºs antes do portão se abrir (7h30), de modo a escolher os lugares que queria. Como disse, valeu a pena onde fiquei, por acaso nem foi dura a demora, estavamos lá mais de 10 e deu para manter a conversa em dia [:D].

Para o próximo ano, farei o mesmo, sábado de manhã para baixo e ás 4h da matina de domingo em frente ao portão, caso não dê, de certeza que fico em casa a ver na TV, porque nos lugares de baixo, ou na relva isso não fico, fico em casa..

Voltar
Superior