gonexplorer
New member
Ehhh Dibri, mandei-te uma PM... Não recebeste?
citação:Originalmente colocada por gonexplorer
Ehhh Dibri, mandei-te uma PM... Não recebeste?
Estava para aqui a pensar e ler reviews sobre o motor VM. Ao que parece, o propósito destes motores eram os barcos, ou seja, é motor de barco e portanto teria uma refrigeração mais "fresca". Assim, quanto à pergunta de como se pode refrigerar este motor, surgiram algumas respostas, há esse kit de refrigeração que tem de vir dos EUA e que no total deve ficar um balúrdio brutal! Há essa conversa dos espanhóis da culata e dos culatines e depois eu pensei, e fazendo uma entrada de ar no capot? Não ajudaria a arrefecer o bicho?
Boas, reavivo este tópico para apresentar este link:
http://www.fordscorpio.co.uk/TDImanual.htm
Este não é o mesmo odiado motor dos Jeeps e RR e etc...?
Há lá informação que sinceramente desconheço se é interessante, mas que está lá, está.
Outra questão que me tem atormentado é, porque será que o tema das cabeças rebentarem nos motores VM só surgem quando se fala dos Jeeps (e mais precisamente dos Cherokee, pouco dos GC)? Praticamente não vejo ninguém falar desse problema nos outros carros, RR, Toyotas, etc, etc...
Estava para aqui a pensar e ler reviews sobre o motor VM. Ao que parece, o propósito destes motores eram os barcos, ou seja, é motor de barco e portanto teria uma refrigeração mais "fresca". Assim, quanto à pergunta de como se pode refrigerar este motor, surgiram algumas respostas, há esse kit de refrigeração que tem de vir dos EUA e que no total deve ficar um balúrdio brutal! Há essa conversa dos espanhóis da culata e dos culatines e depois eu pensei, e fazendo uma entrada de ar no capot? Não ajudaria a arrefecer o bicho?
Com esse uso então podes estar descansado. Não vais ter problemas.citação:Originalmente colocada por gonexplorer
Sinceramente eu não. Como eu não comprei o Cherokee para trialadas em princípio não me preocupo com esse aspecto. No que toca a passeios e auto estrada, não passo dos 120Km/h e o ponteiro do aquecimento raramente passa dos 90º (marcação antes dos 100º...), mas a verdade é que se mantém sempre nessa marcação, esteja ele a andar a 120, 90 ou 50. Só começa a avançar lentamente em direcção aos 100 se eu puxar um pouco mais por ele numa ultrapassegem ou algo assim. De resto tem-se portado muito bem desde que o comprei há 4000Km atrás. Tenho de lhe fazer a revisão o mais urgentemente possível. Incluindo mudança de valvolina, lubrificação diferenciais, borrachas p/ alavanca das mudanças, oleo, filtros, etc... Será que tenho de lhe mudar as velas e a correia de distribuição?
Quanto à entrada de ar, estava a pensar mais em algo como têm os vitaras ou até mesmo os hummers com um quadrado grande no capot. Acho que essa técnica de levantar o capot atrás dava chumbo na inspecção e não sei se uma entrada de ar "pirata" do género Vitara ou hummer não daria também...
Tenho de lhe fazer a revisão o mais urgentemente possível. Incluindo mudança de valvolina, lubrificação diferenciais, borrachas p/ alavanca das mudanças, oleo, filtros, etc... Será que tenho de lhe mudar as velas e a correia de distribuição?
Num fórum espanhol da Jeep, os espanhóis falam constantemente das "culatines" e de rebentar as 4 culatines do motor VM que presumo que sejam as cabeças do motor, mas também dizem a certa altura que em Portugal há quem tenha substituidos as 4 culatines por uma culata:
"Hola, yo no tengo ningun jeep, ni menos un VM, pero tengo oido que en portugal se cambian los culatines por una culata entera.recordad que los toyota portugueses montaban ese motor. "
Alguém tem alguma ideia do que eles estão para aqui a falar???
"Olá,
As velas, nos diesel, só se mudam quando estão avariadas. Servem apenas para ajudar a combustão com o motor frio.
Quanto à correia, é prudente observar-se religiosamente o que se diz no manual. Se a correia parte, é bom abrir os cordões à bolsa Não sei se o motor VM tem correia ou corrente de distribuição...?"
Falei com o tipo que me vai fazer a revisão ao carro, ou melhor, que vai organizar a revisão que não é ele que a faz. Ele disse isso, que velas não precisa e correia só mesmo se a da ventoínha estiver em mau estado.
Uma coisa que me arrepiou foi quando lhe falei no liquido refrigerante e ele me disse: "opá, isso para o verão o melhor é meter-lhe mesmo água. Aquilo com o líquido refrigerante também corrói, não muda nada." Fogo, até fiquei arrepiado a pensar "a quem vou entregar o carro?!?", mas pronto, desde que ele não me ponha azeite em vez de óleo no motor tudo bem, que eu também não o deixo meter água no radiador. Bolas, afinal o homem trabalha com a marca há uma carrada de anos, há que confiar minimamente...