motos elétricas

flautinha

New member
olá bom dia,

ainda não encontrei aqui nenhum tópico relacionado com motos/scooters elétricas

com o atual preço dos combustíveis, é cada vez mais uma solução, pelo menos para mim esta opção!

eu gosto destas:

vx1_li_front%20perspective.jpg
Por
Vectrix

acaso são as mais caras do mercado....

Por aqui o pessoal gosta de mandar uns bitaites sem saber do que fala, eu tenho uma há 3 anos sempre a rolar.
Vê as mensagens privadas.

Não me parece que compensem face a uma a gasolina.

As que têm baterias de gel, estas têm uma duração limitada e as que têm bateria de lítio são estupidamente caras face a uma idêntica a gasolina.

ecoMotores.com - Loja Online (A CubeCart Store) - Baterias LFP 40AH

Não sei se estou a fazer a conta bem mas estas baterias de lithium custam 60€ e a mota (5500W) leva 20 unidades (20x60=1200€), a ser verdade que as baterias fazem 80000km isso dá (1200€/80000km=0,015€), 1,5 centimos por km em baterias parece-me simpatico.

Sim, de facto será isso, um custo de 1,5€/100kms pelas baterias (talvez durem mais mas a autonomia deve cair), acrescentando a electricidade fica a uns 2€/100kms.

Apetecível, não é?

Mas quanto custa comprar uma com baterias de lítio?

Uns 3500€.

Quanto custa a 125cc mais vendida no mercado (honda pcx)?

Uns 2.600€.

Esta última gasta uns 4€/100kms em gasolina. Os 900€ poupados na compra dão para "sustentar" a diferença de preço em 45.000kms.

Agora vem a parte de se poupar na manutenção da eléctrica. Que até é verdade, pelo menos na manutenção do motor. Mas e pneus e travões, não gasta? Pois...

E autonomia, velocidade de ponta? 10-0 que a pcx dá...

A diferença muito marginal entre uma e outra compensa ter uma elétrica muito inferior em muitos aspectos? Não me parece...

Têm a noção que 2€ aos 100km's são mais de 13 KW? Ou em tarifa bi-horária são mais de 25KW, mesmo 1€ por cada 100 km's já é abusar, na 125 falam em pouco mais de 2 Litros, na eletrica metem mais do dobro do consumo, é por estas que o eletrico não vinga.

O consumo das Bereco anda por volta de 0,40€ e 0,45€ aos 100km (mais 0,015€ para as baterias).

hoje ninguem gosta, amanhã é a unica coisa que vão poder ter :sh)

Vou deixar aqui o meu testemunho, tenho uma scooter à 3 anos, tem um pack de baterias de litio de 40 Ah, 2 kw que dá para cerca de 70 km's. Vamos lá a contas, 2 kw a 0,15€ dá 0,30€ por cada 70 km's, em tarifa bi-horária dá 0,16€ por cada carga completa ou 70 km's, portanto falar em 2€ cada 100 km,... nem mesmo para um Nissan Leaf consegue tal proeza.
Ou seja, 100 km's percorridos na minha scooter ficam em cerca de 0,45€ em tarifa normal ou 0,32€ em bi-horário.

Vou deixar aqui o meu testemunho, tenho uma scooter à 3 anos, tem um pack de baterias de litio de 40 Ah, 2 kw que dá para cerca de 70 km's. Vamos lá a contas, 2 kw a 0,15€ dá 0,30€ por cada 70 km's, em tarifa bi-horária dá 0,16€ por cada carga completa ou 70 km's, portanto falar em 2€ cada 100 km,... nem mesmo para um Nissan Leaf consegue tal proeza.
Ou seja, 100 km's percorridos na minha scooter ficam em cerca de 0,45€ em tarifa normal ou 0,32€ em bi-horário.
Falta dizer quanto te custou o brinquedo; Qual a potência; aceleração... Só assim se podem fazer comparações em condições.[;)]

E essas podem ir à AE?

Por acaso gosto dessas vetrix. As baterias duram para quantos kilómetros?

Last edited:
Falta dizer quanto te custou o brinquedo; Qual a potência; aceleração... Só assim se podem fazer comparações em condições.[;)]

Para quem quer um veiculo para andar em cidade nas pequenas deslocações, não vejo qual a importância desses fatores, mas mesmo assim posso dizer que a minha ficou em 2400€ com as baterias de litio, tem 2KW é um ciclomotor, tendo em conta que o custo do km é quase à borla, ou mesmo à borla se utilizar os postos mobi-e, não vejo onde se pode comparar com um veiculo CI em termos de custos. Alem disso a manutenção não existe, só peças de desgaste como pneus e travões.
Tem 12000 km's feito com tarifa bi-horária, o que dá uns 36€ gastos em eletricidade para ela andar, se tivesse comprado uma que fizesse 3L\100 e colocando o preço da gasolina nos 1,5€ daria uns 540€, ou seja já poupei 500€, não falando de oleos e filtros e afins, e já estaria a pensar numa grande reparação se fosse um motor chines, ou então se fosse japones o preço não é muito diferente, portanto, quanto mais ando com ela mais vejo que fiz um bom negocio.

E essas podem ir à AE?

Por acaso gosto dessas vetrix. As baterias duram para quantos kilómetros?

Tal como as motas com motor CI existem ciclomotores que não podem ir à AE e os motociclos que podem, essa Vectrix pode ir, pois é considerado um motociclo

Tenho um funcionario na firma que encostou ha 2 anos sua Casal e comprou uma scooter electrica , anda todo satisfeito, carrega todos dias de noite e nunca ficou apeado , faz uma media de 10 kms por dia.

Back