motos elétricas

Se dizes isso, é porque não tens que circular no meio do trânsito.[:p]

Só circulo no meio do transito.
Alem disso deves saber o comportamento dos motores eletricos em termos de binário, te digo que os 2 kw chegam bem para andar no transito, mas é mais facil falar sem conhecimento, como é costume.

Só circulo no meio do transito.
Alem disso deves saber o comportamento dos motores eletricos em termos de binário, te digo que os 2 kw chegam bem para andar no transito, mas é mais facil falar sem conhecimento, como é costume.
Mais fé no binário.[:p]

Não é o binário que produz aceleração. É a potência.[;)]

Têm a noção que 2€ aos 100km's são mais de 13 KW? Ou em tarifa bi-horária são mais de 25KW, mesmo 1€ por cada 100 km's já é abusar, na 125 falam em pouco mais de 2 Litros, na eletrica metem mais do dobro do consumo, é por estas que o eletrico não vinga.

Até podia ser como dizes se as baterias fossem de duração "ilimitada".

Lê melhor o meu post anterior.

Vou deixar aqui o meu testemunho, tenho uma scooter à 3 anos, tem um pack de baterias de litio de 40 Ah, 2 kw que dá para cerca de 70 km's. Vamos lá a contas, 2 kw a 0,15€ dá 0,30€ por cada 70 km's, em tarifa bi-horária dá 0,16€ por cada carga completa ou 70 km's, portanto falar em 2€ cada 100 km,... nem mesmo para um Nissan Leaf consegue tal proeza.
Ou seja, 100 km's percorridos na minha scooter ficam em cerca de 0,45€ em tarifa normal ou 0,32€ em bi-horário.

Tens quantos kms feitos?

A durabilidade das baterias parece-me o maior "entrave".

Tendo em conta que o fabricante fala em 80 000 km's, para mim é ilimitado, pois duvido que uma scooter faça perto disso.

Tendo em conta que o fabricante fala em 80 000 km's, para mim é ilimitado, pois duvido que uma scooter faça perto disso.

Não negue à partida uma ciência que desconhece.
[:D]

Não duvides que, de forma geral, as scooters fazem essa Kilometragem. :)
Com manutenção correcta a tempo e horas, porque não?

Não negue à partida uma ciência que desconhece.
[:D]

Não duvides que, de forma geral, as scooters fazem essa Kilometragem. :)
Com manutenção correcta a tempo e horas, porque não?

Já tenho mota desde 1987 e conheço muita gente com mota, já andei muito de mota, e posso dizer à vontade que 80 000 km's para uma scooter de 50 cc é uma coisa muito dificil de acontecer, mesmo falando de motas é muito dificil. Até porque quem quer uma scooter para andar em cidade não deve fazer muitos km's por dia, neste aspeto a eletrica é imbativel, tanto em consumo, como em manutenção, como em durabilidade, portanto se alguem aqui fala de uma ciência que desconhece, não sou eu.[;)]

Já tenho mota desde 1987 e conheço muita gente com mota, já andei muito de mota, e posso dizer à vontade que 80 000 km's para uma scooter de 50 cc é uma coisa muito dificil de acontecer, mesmo falando de motas é muito dificil. Até porque quem quer uma scooter para andar em cidade não deve fazer muitos km's por dia, neste aspeto a eletrica é imbativel, tanto em consumo, como em manutenção, como em durabilidade, portanto se alguem aqui fala de uma ciência que desconhece, não sou eu.[;)]

boas afcivic,

diz-me uma coisa, apenas em termos de comparação, a tua mota é equivalente a uma de 50cc pelo que percebi...
em que preço ficou e onde compraste? (se preferires responde por mensagem privada...)

Quando chegar aos 80 000 km's falamos.

Nos testes de resistência feitos pela Honda o motor da pcx só começou a "rebentar" pelos 160/170k.

Por 500€ metes um motor novo. Ou seja em relação as baterias e em teoria faz o dobro dos kms por metade do preço (4x mais barato).

Se vais falar numa qualquer 50cc renovar o motor é 10x mais barato que mudar umas baterias de litio...

Mas para uma equivalente a 50cc a eléctrica já será mais competitiva. Quantos kms fazes?

Se vais falar numa qualquer 50cc renovar o motor é 10x mais barato que mudar umas baterias de litio...

Sim, mas duvido que um motor de 50cc se aproxime da longevidade de umas baterias de litio. No meu caso que tenho um hibrido com baterias de niquel já com 70 000 km's e continuam a rolar na boa, conheço um com 200 000 km's com baterias de origem, portanto fica na tua.
Por norma faço entre 30 a 40 km's por dia, cerca de 50% da carga das baterias, o que eleva bem a sua durabilidade.
A eletrica é sempre mais competitiva em relação a uma CI, o unico entrave é a autonomia, de resto tanto em potencia, como em consumo, como em custos gerais é sempre melhor, seja contra uma 50cc ou 125cc.

Vai haver aqui uma intromissão das bicicletas, ficando a duvida se é bicicleta se é mota.

Sim, mas duvido que um motor de 50cc se aproxime da longevidade de umas baterias de litio. No meu caso que tenho um hibrido com baterias de niquel já com 70 000 km's e continuam a rolar na boa, conheço um com 200 000 km's com baterias de origem, portanto fica na tua.
Por norma faço entre 30 a 40 km's por dia, cerca de 50% da carga das baterias, o que eleva bem a sua durabilidade.
A eletrica é sempre mais competitiva em relação a uma CI, o unico entrave é a autonomia, de resto tanto em potencia, como em consumo, como em custos gerais é sempre melhor, seja contra uma 50cc ou 125cc.

Desculpa mas contra uma 125cc não têm hipótese.

Consumos de pouco mais de 2 litros para velocidades máximas de 120kmh, autonomia "ilimitada" e poder circular em qualquer via.

Qual é mesmo a eléctrica concorrente? Só estou a ver a vectrix que custa 3x mais que uma normal 125cc e que mesmo assim tem sempre limitações.

Mas o que interessa é estares satisfeito.

Back