Multa A1 - 124 Km/h

Boa tarde
Hoje recebi uma multa de excesso de velocidade na A1. Velocidade 124 Km/h em zona de 120 Km/h. Zona normal de AE sem obras ou sinalização temporária.

Alguém ja recebeu multas deste tipo ?Estava (até hoje) convencido que até 130-140 não havia problema porque o valor da coima é baixo mas ao que parece todo o euro que pode ser subtraido conta.

PS: Sei que sou culpado e que ultrapassei o limite...irei pagar sem contestação ou artimanhas mas isto no meu entendimento é um excesso de zelo de alguém que quer mostrar resultados no comando da GNR. Assim é fácil....colocar o radar numa descida acentuada.

Pegando no post inicial, não me apetece ler todos as intervenções, qual a viatura em que te deslocavas?

A física discorda de ti.

Depois desta multa da treta, tenho feito A1 a 120 com o CC ligado e senti uma redução de cerca e 0,5 litros/100. Consigo andar nos 5.5 litros/100. Por outro lado chega a ser uma seca. Vale-me o spotify apr:).

Vou ver quanto tempo consigo aguentar. Quando me passar a aziar e estiver estiver mentalmente preparado para pagar mais 60 vou passar o CC para 150 [:D]

Com os Kms que faço em AE, praticamente sempre acima do limite, arrisco-me a que me cheguem umas poucas dessas de 60 euros... ando normalmente com o ponteiro entre os 130 e os 150.

Em algumas AEs, a 120 de certeza que me dá o sono...

Se a sua velocidade foi controlada nesses valores, poderá a GNR ou a ANSR remeter o auto de contra-ordenação para o MP a fim de eventualmente se proceder à convolação do auto, em auto de notícia de crime por haver indícios da prática de crime de condução perigosa, previsto e punido pelo código penal no seu art.º 291.º com pena de prisão até 3 anos.

No caso de vir a ser condenado no âmbito do art.º 291º do CP;
Positivo: não há lugar a pagamento de coima (talvez multa)
negativo: uns tempos a apanhar sabonetes no duche [:D]
Nada disso, informação errada, as transgressões ao Código da Estrada são procedimentos administrativos e nunca será considerado crime previsto e punido pelo CP.

Se for detectado em excesso velocidade mesmo a mais de 200 km/h apenas enviam o auto transgressão para o proprietário do veículo e posteriormente será enviada a sansão da carta condução para o mesmo e até pode ser não ser ele o condutor na data, para isso terá que enviar a reclamação com a identificação do condutor.

Quanto ao caso mencionado em cima, que antes só a partir dos 151 km/h, onde havia lugar á velocidade dos 120 seriam os tais 30 km/h previstos para ser considerada infracção grave.

Em todo caso, foram montados este corrente ano 2017 15 radares fixos em AE sem necessidade de meios humanos: Segundo me disseram que esses radares autónomos detecta e regista como excesso de velocidade aos 120 km/h, ou seja, tolerância zero. Na A1 ao km 42 existe uma cabine com radar.

Embora que o relatado neste post, carece de informação oficial por parte de alguma entidade policial competente ou da ANSR.

Com os Kms que faço em AE, praticamente sempre acima do limite, arrisco-me a que me cheguem umas poucas dessas de 60 euros... ando normalmente com o ponteiro entre os 130 e os 150.

Em algumas AEs, a 120 de certeza que me dá o sono...
Na minha opinião até chega a ser perigoso, eu em AE meto o CC a 140kmh até agora não caiu nada. E papo muito km por dia.

Enviado do meu SM-T700 através de Tapatalk

Este fim de semana fiz a A2 toda em ambos os sentidos e achei 2 situações curiosas.

2 acidentes, toques, ambos quando toda a gente circulava na casa dos 70kmh. Ambos envolvendo alguém que tinha a certeza que era superior aos outros e então optou por andar aos saltos duma faixa para a outra a ultrapassar carros, mesmo à rali super-machão, apesar de num caso até ser uma mulher a conduzir.

Num deles houve um ferido. Nada de especial, mas é contabilizado como tal.

Nota-se que o pessoal tem medo. Quando o transito era mais fluido, havia muita gente a circular à volta dos 120. Colados ao da frente, ao telemovel apesar do carro ter bluetooth, sem piscas, sem espelhos, aos esses, na berma, etc...mas sempre ali a bater os 120 para não haver problema.

Sempre que aparecia alguém a andar mais depressa que os outros, houve SEMPRE alguém disposto a dar-lhes uma lição ao pôr-se à frente deles à ultima da hora.
Assisti a uma gritaria tipo telenovela numa das areas de serviço precisamente por causa duma situação dessas.
felizmente o assassino talibã terrorista conseguiu desviar-se e não mandar 2 familias para o cemiterio graças a um pacato chefe de familia que decidiu ultrapassar uma massa de ar.

O desrespeito uns pelos outros é uma constante e as situações de perigo perfeitamente evitáveis idem.

O que é estranho e´que, com tanto combate à velocidade, a causa comprovada do problema, continuamos a morrer nas estradas a torto e a direito.

Este fim de semana fiz a A2 toda em ambos os sentidos e achei 2 situações curiosas.

2 acidentes, toques, ambos quando toda a gente circulava na casa dos 70kmh. Ambos envolvendo alguém que tinha a certeza que era superior aos outros e então optou por andar aos saltos duma faixa para a outra a ultrapassar carros, mesmo à rali super-machão, apesar de num caso até ser uma mulher a conduzir.

Num deles houve um ferido. Nada de especial, mas é contabilizado como tal.

Nota-se que o pessoal tem medo. Quando o transito era mais fluido, havia muita gente a circular à volta dos 120. Colados ao da frente, ao telemovel apesar do carro ter bluetooth, sem piscas, sem espelhos, aos esses, na berma, etc...mas sempre ali a bater os 120 para não haver problema.

Sempre que aparecia alguém a andar mais depressa que os outros, houve SEMPRE alguém disposto a dar-lhes uma lição ao pôr-se à frente deles à ultima da hora.
Assisti a uma gritaria tipo telenovela numa das areas de serviço precisamente por causa duma situação dessas.
felizmente o assassino talibã terrorista conseguiu desviar-se e não mandar 2 familias para o cemiterio graças a um pacato chefe de familia que decidiu ultrapassar uma massa de ar.

O desrespeito uns pelos outros é uma constante e as situações de perigo perfeitamente evitáveis idem.

O que é estranho e´que, com tanto combate à velocidade, a causa comprovada do problema, continuamos a morrer nas estradas a torto e a direito.

Gostei de ler...... tudo dito.

Só não concordo que a causa comprovada para os acidentes numa autoestrada seja a velocidade (tb não consegui perceber se estavas a ser irónico no ultimo parágrafo).

Até porque a 120 existe uma sensação de relaxe que a 180€ não há. Quem vai a 180 vai alerta as curvas, aos carros que mudam de faixa, ao carros à paisana, aos sinais de radares .... enfim muito mais alerta o que por si só previne acidentes.
No caso que referiste em caso de acidente a causa para as estatísticas seria excesso de velocidade.... a realidade.... bem a realidade vai do bom senso de cada um.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Está mais que provado que o Português, se conduzisse devagar e, vá, bebesse um pouco menos, não teria acidentes.

Só assim se justifica que, ao fim de tantos estudos e investigações multimilionárias pagas pelo contribuinte (em dinheiro e com a vida), continuem a combater a velocidade como combatem. O resto é combatido a conta gotas, porque não é necessário combater melhor e o impacto seria mínimo.

Está mais que provado que o Português, se conduzisse devagar e, vá, bebesse um pouco menos, não teria acidentes.

Só assim se justifica que, ao fim de tantos estudos e investigações multimilionárias pagas pelo contribuinte (em dinheiro e com a vida), continuem a combater a velocidade como combatem. O resto é combatido a conta gotas, porque não é necessário combater melhor e o impacto seria mínimo.

Então estás a dizer que se toda a gente não consumisse álcool e conduzisse dentro dos limites de velocidade, mantendo as manobras perigosas, falta de civismo, "xico-espertismo", uso do telemóvel e afins iríamos ter uma descida drástica nos acidentes?!?!

É combatido o excesso de velocidade porque é o mais simples de trazer dinheiro para os cofres públicos!

Então estás a dizer que se toda a gente não consumisse álcool e conduzisse dentro dos limites de velocidade, mantendo as manobras perigosas, falta de civismo, "xico-espertismo", uso do telemóvel e afins iríamos ter uma descida drástica nos acidentes?!?!
é isso que nos é garantido pelos sucessivos governos e diversas policias há várias décadas.

Fiscalização cada vez mais apertada e carros cada vez mais potentes/competentes. Algo irónico.

Tá visto que a solução é apostar em acelerações/recuperações fulgurantes até ao limite legal. Ainda não lhes deu para multar quem acelera demasiado depressa até uma certa velocidade :)

Last edited:
Até porque a 120 existe uma sensação de relaxe que a 180€ não há. Quem vai a 180 vai alerta as curvas, aos carros que mudam de faixa, ao carros à paisana, aos sinais de radares .... enfim muito mais alerta o que por si só previne acidentes.
No caso que referiste em caso de acidente a causa para as estatísticas seria excesso de velocidade.... a realidade.... bem a realidade vai do bom senso de cada um.

Por muito que a 120 uma pessoa vá mais relaxada, é mais seguro do que ir a 180. Ah, e a esta velocidade (120) em AE, de facto não é preciso ir atento a carros à paisana nem aos sinais de radares. Velocidade de reacção (contabilizando os metros/segundo), capacidade de travagem, consequências de um embate, uma guinada para se desviar de um obstáculo (p.e. um animal) são situações muito diferentes nas 2 velocidades que mencionas. Independentemente do maior estado de alerta, não posso concordar que seja mais sensato andar a 180 do que a 120.

Por muito que a 120 uma pessoa vá mais relaxada, é mais seguro do que ir a 180. Ah, e a esta velocidade (120) em AE, de facto não é preciso ir atento a carros à paisana nem aos sinais de radares. Velocidade de reacção (contabilizando os metros/segundo), capacidade de travagem, consequências de um embate, uma guinada para se desviar de um obstáculo (p.e. um animal) são situações muito diferentes nas 2 velocidades que mencionas. Independentemente do maior estado de alerta, não posso concordar que seja mais sensato andar a 180 do que a 120.

Também não é preciso passarmos de um extremo para o outro. Acho que ele a dar o exemplo dos 180 exagerou.

A questão é que all things considered acaba por ser um bom compromisso praticar velocidades na ordem dos 140-145km/h em viagens.

E para mim ser multado a 124 é uma absoluta novidade. Mesmo que estejam a falar de descontos de 20km/h, que nunca serão tão elevados.

Aliás há 2 anos numa viagem na A1 na zona de Leiria ia a 145km/h de ponteiro, perfeitamente a acompanhar o trânsito e nem abrandei para o radar. Entretanto passou por mim uma VW a uns 180 e tal e foi essa que estava a ser mandada parar na Área de Serviço seguinte.

Para mim a multa em velocidades de contra ordenação leve deixa-me completamente surpreendido. Não sou de velocidades , mas ando sempre ali nos 140-145.

Mais depressa me passava pela cabeça que o Papa fosse o próximo líder do Daesh do que eu ser multado. Palavra de honra :sh)

Vi agora este tópico e acho isto tão estranho que julgo faltar aqui alguma informação ou mais informação.

Assegura-me alguém bem por dentro disto que nas AE em zonas não limitadas ou não assinaladas não se aplicam infrações leves. Isto é não se consideram infrações abaixo dos 140 km/hora.

Artº. 27º. do Código da Estrada

(exemplo fora de localidades)

Para os automóveis ligeiros e motociclos, ultrapassar a velocidade limite ou em até 30 km/h (infração leve) pode custar entre 60 a 300 euros.

31 km/h e até 60 km/h fora das mesmas (infração grave) custa entre 120 e 600 euros e levar à inibição de conduzir de um mês a um ano;

61 km/h e até 80 km/h nas segundas (infração muito grave) produz uma coima de 300 a 1500 euros e a inibição de conduzir de dois meses a dois anos.

A mais grave, ultrapassar a velocidade limite em mais de 80 km/h, tem como castigo uma multa entre 500 e 2500 euros, além da inibição de conduzir de dois meses a dois anos.

Back