Multa A1 - 124 Km/h

Relativamente a velocidade lida vs real, hoje verifiquei uma coisa engraçada. Estou com um problemazeco no carro, pelo que liguei a tomada obd bluetooth, e no caminho para o trabalho, vim a medir uma série de parametros, sendo um deles a velocidade.

Então, vinha a 120km/h de ponteiro, e na centralina estava a dar uma leitura de 116km/h.
É normal.

Na Astra H acontece-me o mesmo. No CB vai a marcar menos do que ponteiro.

No fds já vou demorar mais tempo a chegar ao Algarve que o que tinha pensado... [:D][:D][:D]

A esta velocidade, mais vale ir pela nacional. Não perdes, praticamente, tempo algum. Isto a sair cedo, que é como eu faço.

Ainda agora, quando fui de férias, saí da Galp da Abóboda ás 6.40, e passava pouco das 9.30 e já estava na Guia. Com uma paragem de 15 min. na Mimosa

A esta velocidade, mais vale ir pela nacional. Não perdes, praticamente, tempo algum. Isto a sair cedo, que é como eu faço.

Ainda agora, quando fui de férias, saí da Galp da Abóboda ás 6.40, e passava pouco das 9.30 e já estava na Guia. Com uma paragem de 15 min. na Mimosa

O problema é que os caçadores também andam pelas nacionais e estas, como bem sabemos, não primam nem pela clareza nem pelo bom senso na sinalização, adivinha lá onde é que as bestas se vão colocar???

Sendo que na nacional o máximo que pode ir é a 3/4 da velocidade máxima permitida nas AEs (quando não é menos de metade), explica lá como é que não perdes tempo nenhum?

Esse tempo não o fizeste a cumprir os limites de velocidade...

O problema das nacionais, especialmente a norte do Tejo, é que estão pejadas de zonas de 50. Fui uma vez de Lisboa a Santarém por nacional a cumprir todos os limites rigorosamente e demorei mais de hora e meia. Enquanto tiver € para a portagem, minha rica A1.

No fds já vou demorar mais tempo a chegar ao Algarve que o que tinha pensado... [:D][:D][:D]

A velocidade que tinhas como habitual para essa viagem, dá um ganho significativo no tempo de viagem ? (Desconheço a distância percorrida)

Há uns anos, fazia muita AE, em ritmos moderados/elevados, dentro daquilo que as condições permitiam (transito, meteorologia e viatura), e hoje, com, uma "catrefada" de km percorridos, já pouco me faz andar acima dos limites legais.

Tenho menos "stress" a conduzir, porque a velocidades legais, tenho mais tempo para reagir ao erro dos outros, o consumo de combustível é bem menor, isto para não falar no desgaste do carro, multas/possibilidade de não perder carta de condução... tendo, também, negligenciado os 15min que ganhava numa viagem Porto-Lisboa...

Sendo que na nacional o máximo que pode ir é a 3/4 da velocidade máxima permitida nas AEs (quando não é menos de metade), explica lá como é que não perdes tempo nenhum?

Esse tempo não o fizeste a cumprir os limites de velocidade...

Fi-lo a 100/110, com os normais abrandamentos.

Nem é pelo ganho de tempo, é mesmo pela sensação de ir a "pastelar" a 120, e não ter consumos muito mais altos por ir a 130, 140.

Aqui há tempos vim de Lisboa e a cumprir os limites.
Tirando a subida da serra, fui constantemente ultrapassado por todo o tipo de veículos...

Por isso é que, mal por mal, vou pela nacional e o que poupo em portagens dá para o depósito da semana de férias (com ida e vinda incluída)

Nem é pelo ganho de tempo, é mesmo pela sensação de ir a "pastelar" a 120, e não ter consumos muito mais altos por ir a 130, 140.

Tirando a subida da serra, fui constantemente ultrapassado por todo o tipo de veículos...

O meu dia a dia é, normalmente passado em estrada, e vou dando conta de um maior cumprimento dos limites em AE, mas é um fenómeno que mais associo à A1, por exemplo.

Noutras AE's, já vejo outros ritmos (na A2 é tudo a passar por mim), fenómeno agravado em alturas de bom tempo, mesmo no Inverno.

Curiosamente em vias com limites inferiores aos de AE, do género da segunda circular, VCI e afins, é que noto uma menor propensão para o cumprimento dos limites.

Quando regressei das férias, tive de levar carro atrás do meu pai. Fizemos o Alentejo todo religiosamente a 120. Acho que na estrada toda ultrapassamos cerca de 2 carros. Foi completamente agonizante. De Lisboa para cima fiz a A1 toda com o cruise control nos 180 até o Porto. Bato na madeira, mas tenho quase a certeza que não apanhei nenhum radar. No dia a seguir estava cheio deles. Mas foi uma viagem completamente diferente, foi muito melhor não só pelo facto de demorar menos tempo, mas pelo facto de ter ido sempre atento à estrada. Não tive sonolência como no Alentejo. Cheguei ao Porto em menos de 2 horas. Se não houvesse a "ameaça" dos radares, andaria sempre assim em percursos longos. Poupa-se muito tempo. Agora no dia-a-dia (A28) ando sempre a 140 mas já vi que se calhar vou ter que baixar para os 130...

Back