Multa Ridicula!

citação:Originalmente colocada por dr.gigabyte

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

kotxmc

pq irrita-me ver as pessoas a tratarem a vida real, como se isto fosse um ambiente controlado onde as decisões, os impulsos, e as reacções fossem todas as que estão descritas nos livros!

e mandarem vir com as coisas, como se fossem todos uns santinhos.....

pq é essa a realidade das bitaitices do fórum, basta alguém dizer que tocou com uma roda na linha continua que já lhe chamam de assassino e criminoso........

;) só isso!nada mais!

[^][^][^][^][^] existe neste fórum muitos impolutos. uma pessoa pede uma opinião, vem logo dizer que se está a queixar e é bem-feito. enfim.

pediste a opinião e dissemos-te explicitamente que neste caso só perdes tempo em contestar a coima.

se fizer asneira ao volante e for apanhado, por exemplo, deixar o carro mal estacionado sujeito-me a ser multado.

se sei bem que fiz asneira, ou mesmo que não soubesse (como parece ser o teu caso), mas depois o percebo, deixa de haver motivo para protestos e grandes lamurias...

citação:Originalmente colocada por Pedro XE

@ Zizo,

O sinal que me estava a referir é precisamente esse. Apenas me enganei nas velocidades, mas tinha a ideia que eram as que eu referi.
Mas pronto, penso que perceberam o que quis dizer, ou seja, dadas as velocidades para cada uma das faixas, consegue-se manter uma certa regularidade de velocidade entre os condutores de cada faixa.

Penso que as velocidade que referes são correctas.

O painel que o zizo mostra ainda é do tempo da velocidade mínima a 40km/h! Com o auemnto para 50km/h as velocidades nas 3 faixas tb aumentaram.

citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

Andamos às turras sobre a interpretação de algo que à partida está torto.

Circular na via da direita uma AE inteira e passar por carros que vão mais lentos nas vias da esquerda é ultrapassagem segundo o nosso CE. Tempos houve em que eu pensava também que uma ultrapassagem só o seria quando se saía e retornava à via original para passar por um carro. Agora sei que não é essa a interpretação que as autoridades fazem da lei.

Além disso, actualmente, creio que é mais perigoso ultrapassar pela direita numa AE do que ultrapassar pela esquerda, por dois factores:

* os condutores portugueses não estão habituados a ser ultrapassados pela direita
* os condutores portugueses não estão habituados a utilizar os espelhos
* salvo erro, os espelhos na direita do veiculo não são obrigatórios

Por outro lado, ultrapassar pela esquerda, tendo de fazer duas mudanças de via, não é também uma manobra aconselhável. Em certas situações de trânsito mais denso é até uma manobra algo complicada de fazer. Quando o trânsito na esquerda segue demasiado compacto e acima dos limites de velocidade, as coisas complicam-se, podendo inviabilizar a manobra.

Posto isto, acho que se devia reformular o CE. Os carros deveriam ter espelhos nos dois lados obrigatoriamente, e as ultrapassagens deveriam poder processar-se quer pela esquerda, quer pela direita. Quem quiser mudar de via terá de se certificar de que existem condições para o fazer, para ambos os lados.

Desta forma já se poderiam evitar um certo número de mudanças de direcção, uma das manobras que envolve mais perigo numa AE. Mas, por outro lado, não esqueçamos de que estamos em Portugal... Continuaria sempre a existir diferencial extremo de velocidades entre veiculos: uns a 200, outros a 70, outros a 120, e todos espalhados aleatoriamente pelas várias vias de trânsito.

Resumindo, talvez o melhor mesmo seja que cada condutor "alugue" uma via de trânsito e tenha de permanecer nela até sair da AE. :D

todos nós na escola de condução aprendemos os cuidados e os procedimentos a ter quando mudamos de faixa, e são os mesmos quer mude para a esquerda e para a direita. e o argumento da ausência por parte de alguns carros do retrovisor direito não colhe, porque na escola esse retrovisor é usado pelo instrutor e este ensina-mos a olhar para trás...

citação:Originalmente colocada por kotxmc

citação:Originalmente colocada por dr.gigabyte

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

kotxmc

pq irrita-me ver as pessoas a tratarem a vida real, como se isto fosse um ambiente controlado onde as decisões, os impulsos, e as reacções fossem todas as que estão descritas nos livros!

e mandarem vir com as coisas, como se fossem todos uns santinhos.....

pq é essa a realidade das bitaitices do fórum, basta alguém dizer que tocou com uma roda na linha continua que já lhe chamam de assassino e criminoso........

;) só isso!nada mais!

[^][^][^][^][^] existe neste fórum muitos impolutos. uma pessoa pede uma opinião, vem logo dizer que se está a queixar e é bem-feito. enfim.

pediste a opinião e dissemos-te explicitamente que neste caso só perdes tempo em contestar a coima.

se fizer asneira ao volante e for apanhado, por exemplo, deixar o carro mal estacionado sujeito-me a ser multado.

se sei bem que fiz asneira, ou mesmo que não soubesse (como parece ser o teu caso), mas depois o percebo, deixa de haver motivo para protestos e grandes lamurias...

se tu na tua consciência achares que tens razão, não contestas? se fosse multado por pisar o traço continuo, excesso de velocidade comia e calava. neste caso é injusto e caça à multa (mesmo admitindo que à luz do código o agente possa ter razão). tenho muitas multa de estacionamento da emel e não é por isso que me lamento dos senhores agentes que multam. eu sei que tenho de pôr a moeda e não pondo assumo as consequências.

aqui é exactamente a mesma coisa.

admito que pudesses estar um pouco relutante em admitir que infringiste o CE ao início. mas acho que está mais que provado, neste e em outros tópicos, que cometeste uma contra-ordenação. se foste apanhado, as desculpas da possível caça à multa não passam disso mesmo... desculpas.

admito que pudesses estar um pouco relutante em admitir que infringiste o CE ao início. mas acho que está mais que provado, neste e em outros tópicos, que cometeste uma contra-ordenação. se foste apanhado, as desculpas da possível caça à multa não passam disso mesmo... desculpas.

eu continuo a dizer que não infringi porque não ultrapassei. mas aguardemos pela resposta da contestação. e obrigado pelas tuas opiniões e dos outros, vou usa-las para fundamentar a contestação.

Eu gostava mesmo de ver o gigabyte contestar a multa e darem-lhe razão!! Só mesmo para ver se há duvidas ou não.

Só vai depender do bom-senso da pessoa que analisar a contestação, pq se for marrão como muitos aqui a comentar estará tramado, mas se prevalecer o bom-senso, então ele ganha.

citação:Originalmente colocada por AMR

Eu gostava mesmo de ver o gigabyte contestar a multa e darem-lhe razão!! Só mesmo para ver se há duvidas ou não.

Só vai depender do bom-senso da pessoa que analisar a contestação, pq se for marrão como muitos aqui a comentar estará tramado, mas se prevalecer o bom-senso, então ele ganha.

Bom senso é ultrapassar pela direita, ser marrão é cumprir o código?

Se calhar por isso é que temos tantos acidentes, de facto... [8)]

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Então, para os brasileiros, o conceito de ultrapassagem implica mudar de faixa, mas para os portugueses já não ??? uau....[8)]

Grande coisa. Para os ingleses circular é pela esquerda, cá é pela direita... Bem mais radicais, hmmm? :D

Cinge os argumentos ao exemplo português.

citação:Originalmente colocada por Dark_Sorcerer

Bom senso é ultrapassar pela direita, ser marrão é cumprir o código?

Se calhar por isso é que temos tantos acidentes, de facto... [8)]

Pensando melhor... vamos antes nós próprios condenar o gigabyte a ser queimado vivo na fogueira, pq o que ele fez é um atentado, uma manoba perigosissima, colocando milhares de vidas em perigo!!

Ora francamente [8]

A atitude tipica de uma carrada de tugas. F... sempre o mais possivel o próximo. F...do é quando nos toca a nós.

Não te esqueças é a quando vires um gajo a vir largado a uns 200 e querer passar ou ultrapassar pq pelos vistos é o mesmo, seja pela direita ou pela esquerda, em dar uma de justiceiro do asfalto, e metereste à frente dele. Podes morrer, mas pelo menos morres com sentimento de dever cumprido de ter tramado mais um fittipaldi, né??? [8]

Pensando melhor... vamos antes nós próprios condenar o gigabyte a ser queimado vivo na fogueira, pq o que ele fez é um atentado, uma manoba perigosissima, colocando milhares de vidas em perigo!!

Ora francamente [8]

A atitude tipica de uma carrada de tugas. F... sempre o mais possivel o próximo. F...do é quando nos toca a nós.

Não te esqueças é a quando vires um gajo a vir largado a uns 200 e querer passar ou ultrapassar pq pelos vistos é o mesmo, seja pela direita ou pela esquerda, em dar uma de justiceiro do asfalto, e metereste à frente dele. Podes morrer, mas pelo menos morres com sentimento de dever cumprido de ter tramado mais um fittipaldi, né??? [8]

Não estou a condenar ninguém à fogueira. Aliás, se vires bem, só quem está a defender que ele não cometeu infracção nenhuma é que está a ter um discurso mais inflamado. Eu acho que ele cometeu uma infracção e tem de ser punido por isso, tal como eu pelas que cometo.

A manobra que ele fez não pôs milhares de vidas em perigo, mas se fôssemos por aí, dificilmente alguma manobra na estrada o faz. Mas colocou a dele e as vidas das pessoas que iam no carro da faixa do meio. Ou não?

As minhas atitudes ficam comigo - é que eu realmente mudo de faixa para ultrapassar, sou assim, um antiquado.

Alguém aqui falou em meter-se à frente? Eu não. Nem me lembro de ter visto. Se quer passar pela direita por mim, vai mesmo pela berma... A não ser que eu esteja mesmo muito distraído e vá na faixa do meio - e aí devo ser multado pela autoridade competente.

E podes-te acalmar, ninguém aqui pretende que a Inquisição volte.

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Então, para os brasileiros, o conceito de ultrapassagem implica mudar de faixa, mas para os portugueses já não ??? uau....[8)]

Do que me serve o código da estrada brasileiro se estou em Portugal?[8)] O facto de no Massachusets (EUA) ser permitido falar ao telemóvel torna legal a utilização do mesmo em Portugal? E o facto de em Inglaterra se guiar pela esquerda, torna legal guiar pela esquerda em Portugal? Não, pois não? Então cinge-te à nossa Lei, OK? As outras são muito giras, muito boas, muito más, mas não nos servem de nada.;)

Eu continuo a dizer que passar pela direita é uma manobra perigosa, da mesma maneira que passar pela esquerda o é. Igaulmente perigosa nos 2 casos.
Isto porque se corre sempre o risco que o veiculo a ser ultrapassado decida mudar de faixa sem consultar os espelhos. E disse os espelhos e não o espelho porque é obrigatorio os 2 espelhos em carros novos desde à alguns anos!

Acho que já coloquei neste forum num anterior tópico uma situação identica que quase resultou em multa, o agente alertou-me para que não voltasse a fazer isso, pois dava direito a coima.
Não valeu a pena expor os meus argumentos, os mesmos que por aqui já foram mencionados, a resposta foi que o código é para cumprir, não insisti muito com o agente pois podia mudar de ideias e multava-me mesmo.

O que é certo é que são eles que têm a "faca e o queijo na mão" e por muita falta de lógica que tenha o CE neste aspecto só nos resta cumprir com o que está lá escrito.

Faço muitas vezes a A42 que tem uma inclinação pronunciada e é uma constante apanhar carrinhas tipo Toyota Dyna e pessoal nas calmas a 70/80 na faixa do meio com a direita livre, e por vezes mesmo após dar sinais de luzes e fazer sei lá que mais sou obrigado a passar pela direita daqueles que insistem em não se arrumarem para a direita.
No entanto tenho noção que estou a desrespeitar o código e se apanhar um agente que queira cumprir as normas á letra estou lixado, por isso evito o mais possivel fazê-lo, apesar de a maior parte das vezes ser a forma mais segurapara ultrapassar os veiculos incumpridores mais lentos.

Ora francamente [8]

Não estou a condenar ninguém à fogueira. Aliás, se vires bem, só quem está a defender que ele não cometeu infracção nenhuma é que está a ter um discurso mais inflamado. Eu acho que ele cometeu uma infracção e tem de ser punido por isso, tal como eu pelas que cometo.

A manobra que ele fez não pôs milhares de vidas em perigo, mas se fôssemos por aí, dificilmente alguma manobra na estrada o faz. Mas colocou a dele e as vidas das pessoas que iam no carro da faixa do meio. Ou não?
As minhas atitudes ficam comigo - é que eu realmente mudo de faixa para ultrapassar, sou assim, um antiquado.

Alguém aqui falou em meter-se à frente? Eu não. Nem me lembro de ter visto. Se quer passar pela direita por mim, vai mesmo pela berma... A não ser que eu esteja mesmo muito distraído e vá na faixa do meio - e aí devo ser multado pela autoridade competente.

E podes-te acalmar, ninguém aqui pretende que a Inquisição volte.

Colocou?? Mas... ele circulava a 180kms/h e o outro a 80? Ele fez uma mudança brusca de trajectoria? É que não estou a ver onde está o perigo.

Quem faz essas manobras como se de uma corrida de automóveis se tratasse, no meu ver acho que deve ser punido exemplarmente e como previsto no CE, por condução ou manobra perigosa, e isso vê-se por aí amíude sobretudo em horas de maior movimento em determimnadas vias.

Mas afinal o castigo pelas contra-ordenações servem para quê? Zelar pela segurança or something else?...

Agora suponhamos que o gigayte circulava a 120 e o da via do meio a 100, com um deferencial de velocidade reduzido, e se metia a passar vias só para ultrapassar pela esquerda. Seria mais um contributo para congestionar o transito, e propenciar situações de perigo.

Sim perante isso acho que o CE é um exemplo de segurança, sem qq tipo de duvidas [8]

Colocou?? Mas... ele circulava a 180kms/h e o outro a 80? Ele fez uma mudança brusca de trajectoria? É que não estou a ver onde está o perigo.

Quem faz essas manobras como se de uma corrida de automóveis se tratasse, no meu ver acho que deve ser punido exemplarmente e como previsto no CE, por condução ou manobra perigosa, e isso vê-se por aí amíude sobretudo em horas de maior movimento em determimnadas vias.

Mas afinal o castigo pelas contra-ordenações servem para quê? Zelar pela segurança or something else?...

Agora suponhamos que o gigayte circulava a 120 e o da via do meio a 100, com um deferencial de velocidade reduzido, e se metia a passar vias só para ultrapassar pela esquerda. Seria mais um contributo para congestionar o transito, e propenciar situações de perigo.

Sim perante isso acho que o CE é um exemplo de segurança, sem qq tipo de duvidas [8]

E agora imagina que o sr. da faixa do meio até está a mudar de direcção para a direita, porque se lembrou que vai na do meio e pode ser um embaraço ao trânsito. Naturalmente, nem lhe passa pela cabeça que alguém o vai a ultrapassar por aí, porque ultrapassar é pela esquerda. Mas pelos vistos alguém vai. Resultado? Pois. Ah, e para ser perigoso basta andar de carro, pá, não precisa de ser a 180.

Eu acho que devem ser todos punidos. A lei é igual para todos.

Não seria um perigo maior que uma ultrapassagem normal se ele fizesse a manobra respeitando todos os procedimentos. É que se fosses por aí nunca podias ultrapassar, visto que é sempre uma manobra perigosa.

Mas se discordas com o código da estrada, tens bom remédio: não conduzes como forma de protesto. ;) Ou então segues o código, para não te habilitares a uma multinha como ele. :)

E agora imagina que o sr. da faixa do meio até está a mudar de direcção para a direita, porque se lembrou que vai na do meio e pode ser um embaraço ao trânsito. Naturalmente, nem lhe passa pela cabeça que alguém o vai a ultrapassar por aí, porque ultrapassar é pela esquerda. Mas pelos vistos alguém vai. Resultado? Pois. Ah, e para ser perigoso basta andar de carro, pá, não precisa de ser a 180.

Não seria um perigo maior que uma ultrapassagem normal se ele fizesse a manobra respeitando todos os procedimentos. É que se fosses por aí nunca podias ultrapassar, visto que é sempre uma manobra perigosa.

Mas se discordas com o código da estrada, tens bom remédio: não conduzes como forma de protesto. ;) Ou então segues o código, para não te habilitares a uma multinha como ele. :)

Neste caso são os 2 culpados, porque os 2 não respeitaram o codigo.
Um porque ultrapassou pela direita, o outro não se certificou que podia mudar de faixa em segurança.
Sim, porque para se mudar de faixa de rodagem é necessário verificar se se pode executar a manobra em segurança. Sim para qualquer faixa, incluindo para uma mais à direita!

citação:Originalmente colocada por Nightwisher

Neste caso são os 2 culpados, porque os 2 não respeitaram o codigo.
Um porque ultrapassou pela direita, o outro não se certificou que podia mudar de faixa em segurança.
Sim, porque para se mudar de faixa de rodagem é necessário verificar se se pode executar a manobra em segurança. Sim para qualquer faixa, incluindo para uma mais à direita!

Só estás a dar razão à BT, que multou os dois condutores no caso do dr.gigabyte. Em que ficamos?

Não preciso de bold, eu vejo bem! :D

Só estás a dar razão à BT, que multou os dois condutores no caso do dr.gigabyte. Em que ficamos?

Não preciso de bold, eu vejo bem! :D

Não estou a dar razão a um ou a outro. Estou apenas a partilhar o meu ponto de vista. ;)

Voltar
Superior