"Multibanco Fora de Serviço"

Uma vez fui a um café para ver se me trocavam 10 euros para o parquimetro. Não aceitaram. Tomei um café e bebi uma garrafa de água e eles por uma questão de orgulho preferiram que eu não pagasse a me trocarem a nota! Troquei no café em frente e fiquei com o café e água de borla. :D

citação:Originalmente colocada por Bolide

Uma vez fui a um café para ver se me trocavam 10 euros para o parquimetro. Não aceitaram. Tomei um café e bebi uma garrafa de água e eles por uma questão de orgulho preferiram que eu não pagasse a me trocarem a nota! Troquei no café em frente e fiquei com o café e água de borla. :D

Aproveitavas e pedias para embrulhar umas natas para levar para casa.. [}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por mundano

Oh Y... Mas tu também só tens Visa/MB porque queres... E se o tens e anuncias que dispões desse meio de pagamento, só tens é que aceitar quem quer pagar assim.
Achas que quero dar todos os anos 6.000€ ao banco? :D
Tenho que ter multibanco. É uma ditadura. Se não tenho sou "obrigado" a aceitar cheques... Se aceito cheques não tenho forma de saber se têm cobertura (prejuízo ainda maior). Por outro lado, as pessoas querem pagar por multibanco.

Isto é muito complicado.
A estrutura accionista da SIBS é composta pelos principais bancos em Portugal. Ou seja, os bancos são donos da SIBS. E entre eles, como é lógico, não convém haver concorrência. Um ganha, ganham todos.

Porque é que vocês acham que eles querem cobrar uma taxa a quem levanta dinheiro nas caixas? Que é para passarem essa despesa para o lado do comerciante...

Ou seja, actualmente as pessoas levantam dinheiro nas caixas multibanco e pagam em numerário nas lojas e restaurantes. O banco tem o encargo das comunicações e da manutenção das caixas (além da compra, instalação e aluguer do espaço). Isso custa muito dinheiro. Se conseguirem que as pessoas paguem directamente na loja por cartão, deixam de ter essa grande despesa e</u> ganham uma receita (os tais 1%).

Com o facto de estar permanentemente "avariado" não concordo. Agora a questão dos pagamentos mínimos, no actual modo de cobrança das taxas, faz todo o sentido. Mas só quem dá a cara é que tem culpa.

Todas as chamadas feitas são pagas ao operador responsável pelas comunicações (a PT por exemplo), não tem nada a ver com a SIBS, apesar desta cobrar a sua própria taxa por cada chamada (seja ela feita com sucesso ou não, e aí já entramos na situação de em horas de ponta um pagamento precisar de 3 ou 4 chamadas [xx(]).

Com isto tudo só queria mostrar que as coisas nunca são branco e preto. De quase todas as vezes são cinzentas...

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por Y

...
A crédito a situação agrava-se: a taxa sobe para uns simpáticos 4 a 5% sobre o valor da transacção...
...
Tens a certeza dessas taxas?
Certeza absoluta não tenho, mas quando andei a perguntar (há uns anos), andava por esses valores consoante a rede escolhida (Visa, Mastercard, AMEX, etc...).

Oh Y, eu não estou a dizer que seja justou ou injusto. Mas isso é uma questão que os comerciantes no ambito das varias associações que os representam têm que "negociar" com a SIBS. Ou então tens que ver qual vale mais, os 6000 euros de taxas, ou o que perdes por não ter MB..

Agora, a partir do momento em que se tem uma maquina de MB e um autocolante a dizer que se aceita pagamentos com MB acho que só tens é que aceitar os pagamentos..

Quanto aos Cheques... Isso ainda se usa? Com tantos caloteiros aceitar um cheque é um acto de grande coragem..

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Quantas vezes já leram isto em lojas e restaurantes?

E quantas vezes é que isto será verdade?? Sabiam que se a loja tem multibanco são SEMPRE obrigados a aceitar um cartão VISA?

Pq é que dizem que está Fora de Serviço? Pq assim paga-se em dinheiro, não passam factura e é tudo lucro. Não há impostos para ninguém.

Já os "Multibanco: Mínimo 5€", tb é ilegal e ninguém se preocupa com nada.

Não há nenhuma entidade fiscalizadora?

Isso é relativo... se na loja te disserem que o multibanco está estragado ou fora de serviço, não há nada a fazer[|)][|)]

citação:Originalmente colocada por Nephilim

E quantas vezes é que isto será verdade?? Sabiam que se a loja tem multibanco são SEMPRE obrigados a aceitar um cartão VISA?

Pq é que dizem que está Fora de Serviço? Pq assim paga-se em dinheiro, não passam factura e é tudo lucro. Não há impostos para ninguém.

Isso é relativo... se na loja te disserem que o multibanco está estragado ou fora de serviço, não há nada a fazer[|)][|)]

Há...

Tem de Haver o VISA Manual...

Qt barbaridade se disse aí...

1º obrigatório é aceitar moedas e notas. cheques, vales, MB (Visa e cartões de débito) é tudo opcional e o comerciante pode recusar-se a aceitar. Se um dia acorda e axa (e mt bem) que as comissões da UniCre, SIBS ou BPI são mt altas, ele simplesmente n usa o pinpad.

2º Qd se contrata um POS (pinpad) à SIBS há vários tipos de contratos: podes só contratar os servicos de cartões de débito ou tb ter contratos com a VISA, Mastercard, Amex, etc etc ou mesmo os cartões privados tipo Cartão Jumbo, Worten, Vobis, Zara, etc.. tudo depende do teu volume de facturação..

é k o pessoal pensa k ter um POS ou terminal bancário numa loja é de borla... os comerciantes pagam mt em comissões. E tal como o nome indica, comissões são pagamento de serviços variáveis. há alguns bancos k as comissões chegam a ser 5%-6% do valor transaccionado....

é o país dos lobbies.. Farmácias, Unicre, SIBS, Bancos etc etc.. tudo a sugar o zé povinho...

citação:Originalmente colocada por mundano

citação:Originalmente colocada por Bolide

Aproveitavas e pedias para embrulhar umas natas para levar para casa.. [}:)][}:)]

Nem mais!!! [}:)][}:)][}:)]

Há...

Olha que se eles quiserem tens mesmo é que pagar em dinheiro. Não sei a lei ao certo para pelo que aqui já foi dito e oiço dizer eles não são obrigados a nada e exigem dinheiro vivo.

Há...

O que é que o VISA manual tem a ver com o Multibanco? Nada como já foi dito atrás...

citação:Originalmente colocada por neuttron

Há...

O que é que o VISA manual tem a ver com o Multibanco? Nada como já foi dito atrás...

Nem Manual nem via TPA, Visa apenas partilha o mesmo sistema de pagamentos ja disse mais atras e volto a referir o facto de um establecimento comercial ter MB nao quer dizer que tenha de ter visa Sao coisa totalmente diferentes nao as confundam,

Abraço

Está fora de serviço? Pior para eles, vou a outro sitio! Ficam a perder ainda mais...Está fora de serviço e não me avisaram? Azar deles, vou levantar a outro sitio e esperam pelo dinheiro!Querem documento de identificação? ILEGAL! Têm de confiar na minha boa fé!

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

Está fora de serviço? Pior para eles, vou a outro sitio! Ficam a perder ainda mais...Está fora de serviço e não me avisaram? Azar deles, vou levantar a outro sitio e esperam pelo dinheiro!Querem documento de identificação? ILEGAL! Têm de confiar na minha boa fé!

O Vulgo multibanco nao obriga a qq documento de identificação, já o no visa e em caso de duvidas pode ser requerido e nao é ilegal de todo bem pelo contrario

ABraço

citação:Originalmente colocada por Lostfan

citação:Originalmente colocada por REDLINER_

O Vulgo multibanco nao obriga a qq documento de identificação, já o no visa e em caso de duvidas pode ser requerido e nao é ilegal de todo bem pelo contrario

ABraço

Não estou a falar disso;) Estou a falar no caso do MB estar fora de serviço e não teres dinheiro contigo, vais ter de ir levantar para pagar certo? Mas eles têm a mania (ilegal) de pedir para deixar um documento de identificação enquanto vais levantar o dinheiro!

ABraço
Quando pago com VISA em locais que não me conhecem e não me pedem identificação, dou-a na mesma e peço à menina para a pedir, pois assim só me está a proteger a mim.

Fico parvo como é que há quem leve a mal pedir a identificação...

citação:Originalmente colocada por neuttron

ABraço
Quando pago com VISA em locais que não me conhecem e não me pedem identificação, dou-a na mesma e peço à menina para a pedir, pois assim só me está a proteger a mim.

Fico parvo como é que há quem leve a mal pedir a identificação...

x2

Eu não me expliquei bem.

É normal a maior parte das lojas das grandes cidades aceitarem vários tipos de Pagamento. Desde o típico dinheiro até vários cartões.

Sei bem que são apenas obrigado a receber dinheiro.

O que queria com este tópico (e me expliquei mal) é que uma loja que normalemnte aceita MB, aceita tb pelo menos VISA. Mas é comum as pessoas chamarem MultiBanco há máquina em si e metem um papel a dizer MultiBanco fora de serviço. Ou seja indicam que a máquina está fora de serviço. E numa tentativa desesperada tentam fazer com que a pessoa pague em dinherio.

Agora se a Loja aceita MB, VISA e mais cartões, mesmo que indiquem MB fora de serviço (mesmo quando se referem á máquina e não o MB em particular). O Visa é sempre obrigatório aceitar, uma vez que têm de ter a máquina manual e essa funciona sempre...

A ideia desse tópico era essa.

Back