Acho fantástica a leviandade com que opinam sobre a vida de alguém, aliás, neste caso mais do que uma pessoa, e como aconselham de forma tão estupida, como se a escolha fosse de um tapete lá para casa.
E volto a repetir, de forma ESTUPIDA. Se ficarem ofendidos, aqueles a quem a carapuça serve, óptimo, porque os vossos comentários também são uma ofensa às pessoas visadas.
Mittch, um namoro tão longo, pelo menos, merece alguma margem de manobra. Pelo que dizes entre vocês, há, mais não seja franqueza. Ela se estivesse mesmo interessada em prosseguir com a outra "relação" poderia tê-lo feito e tu se calhar nem ficavas a saber. Duvidas, incertezas e sentimentos por outras pessoas acontecem, são naturais e não se pode culpar as pessoas por o sentirem. O que normalmente acontece é "ilusão" de sentimentos, e consoante o tempo passa e se proporcionam situações de variadissimos tipos, então se chega a uma conclusão de se o sentimento era X ou Y. Pessoas que trabalham juntas têm algo propício a esses acontecimentos por causa de passarem muito tempo juntas e passarem por várias situações em que têm contacto. Como disse, com o passar do tempo, esses sentimentos tornam-se claros, seja para um lado, seja para o outro. O complicado desta situação é que há duas decisões distintas a serem tomadas. Uma é da parte dela e a outra é tua. Mas ambas são a mesma. A questão/decisão é a seguinte: "A relação que vocês têm, é a que querem para a vossa vida"?
Não te vou aconselhar a fazer isto ou aquilo, só vou aconselhar a pensares bem nesta pergunta e reagir à resposta que deres a ti próprio, depois, colocas-lhe a mesma questão e ela reagirá à resposta dela. Quando isso estiver feito, terás a solução.
Boa sorte, e lembra-te, o que não nos mata torna-nos mais fortes.