aprapr
apr
agora é que falaste bem!
Isto entrou em vigor quando as novas regras das rotundas também entraram. Consta no nº2 do artigo 14º do CE o seguinte:
"2 — Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1."
[TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="class: txt_base_b_l"] Artigo 14.º-A
Rotundas[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"]1 - Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
2 - Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.
3 - Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300. [/TD]
[/TR]
[/TABLE]
Realmente aqui só és mesmo culpado pelo péssimo gosto musical...[]
Pois, será que deu o pisca?O homem do Renault deu sinal que ia virar? Se calhar não ligou o pisca e o lixeiro pensou que não havia problema.
E isso de sair do carro é arriscado senão perigoso, pode correr muito mal, nunca se sabe o maluco que sai disparado...
Não estou a perceber a tua dúvida. Neste caso é obrigatória a sinalização do pisca à esquerda.Mas porque carga de água tem que fazer pisca para o camião CEDER A PASSAGEM OBRIGATÓRIA ao entrar na rotunda? Não percebo a relação...
Não estou a perceber a tua dúvida. Neste caso é obrigatória a sinalização do pisca à esquerda.
O artº 21 do CE refere-se à sinalização de manobras, sendo que no caso de mudar de direção ou de via de trânsito deve-se assinalar com a necessária antecedência a sua intenção, ou seja os piscas. No caso das rotundas sinalizar a mudança de via no seu interior ou sinalizar a saída da mesma.
Não temos qualquer prova de que o condutor tenha indicado que ía sair à esquerda. Supondo que não o tenha feito parece-me normal que quem entre na rotunda pense que o outro condutor vai em frente.
Isto digo eu porque fico "possesso" quando as pessoas entram na rotuda para sair à esquerda e não ligam o pisca a indicar a manobra.
Caso tenha sinalizado a manobra, o condutor do camião devia estar atento.
Não existe nada no código que diga que tens que fazer pisca à esquerda para sinalizar o que quer que seja, mostra-me onde viste isso []
E acrescento-te mais, nenhum artigo se sobrepõe à alinea a) do ponto nº1 do artigo 14º-A []
Muito gostam de inventar coisas que não existem...e no artigo 21º não tens nada que indique isso mesmo que falas, do pisca à esquerda. A única coisa que o artigo 21º se aplica é o pisca à direita quando mudas para a via da direita ou sais da rotunda.
Não estou a perceber a tua dúvida. Neste caso é obrigatória a sinalização do pisca à esquerda.
O artº 21 do CE refere-se à sinalização de manobras, sendo que no caso de mudar de direção ou de via de trânsito deve-se assinalar com a necessária antecedência a sua intenção, ou seja os piscas. No caso das rotundas sinalizar a mudança de via no seu interior ou sinalizar a saída da mesma.
Não temos qualquer prova de que o condutor tenha indicado que ía sair à esquerda. Supondo que não o tenha feito parece-me normal que quem entre na rotunda pense que o outro condutor vai em frente.
Isto digo eu porque fico "possesso" quando as pessoas entram na rotuda para sair à esquerda e não ligam o pisca a indicar a manobra.
Caso tenha sinalizado a manobra, o condutor do camião devia estar atento.
Eu não percebo qual é a parte da mudar de via de trânsito que não percebem.Pisca à esquerda para circular na rotunda? []
Para sinalizar que vai virar para cima do jardim?
Andar na estrada é cada vez mais uma lotaria!
Pisca à esquerda para circular na rotunda? []
Para sinalizar que vai virar para cima do jardim?
Andar na estrada é cada vez mais uma lotaria!
Ninguém disse o contrário, eu estou é a dizer-te que não tens que sinalizar nada à esquerda, ponto final.
À Luz do actual código, se a rotunda tiver apenas uma via de acesso, entras directamente para a via mais conveniente ao teu destino, mediante queiras sair na primeira saida ou nas restantes, isto no caso da rotunda ter 2 vias. SEMPRE, sem sinalizar. Depois quando vais sair, se for na primeira, sinalizas a manobra com pisca para a direita, se for nas restantes, sinalizas antes de passares à via da direita e mantens pisca.
Nunca é necessário pisca da esquerda para nada nem tal coisa é obrigatória.
O que referes do artigo 21º é apenas e só sinalização de mudança de via, como tal, nas rotundas é sempre o da direita e nunca o da esquerda.
E volto a frisar, nenhum artigo se sobrepõe à obrigatoriedade de CEDER PASSAGEM ao entrar na rotunda.
A mim não me ensinaram assim e faz sentido que se dê o pisca para passar para a via central, e continuo a dizer que no art.º 21 refere que se deve sinalizar sempre as mudanças de via de trânsito.Mas não é mesmo preciso sinalizar a mudança de via ao circular na rotunda? Mudança para a via à esquerda por exemplo?
Pelo que percebi, pode-se entrar numa rotunda e avançar para a via mais à esquerda sem dar pisca?