Não é só na Rússia...

Exacto, o B e o C não dizem a mesma coisa. É exactamente esta a minha dúvida.

Quando estou presente a situação destas, e faço-o todos os dias, as cautelas são sempre as mesmas. Ou entro directamente para o interior da rotunda (vindo da faixa da esquerda) ou directamente para o exterior (vindo da faixa da direita). Considerando que entro ao mesmo tempo que outros carros. Depois logo me adapto consoante a situação.

Tens o exemplo da rotunda do Odivelas parque. À Luz do código da estrada, conforme já foi aqui colocado, se vais sair para as lavagens de carro vindo das colinas, vais na via da direita e ocupas a da direita. Se queres ocupar a do meio ou esquerda, vais na via da esquerda.

Nessa rotunda tenho quase sempre que me desviar de alguém que entra da direita para o meio.

POr acaso essa ultima imagem acaba por exemplificar no caso uma coisa que me acontece quase todos os dias.

Faço uma estrada que tem 4 vias e que entra numa rotunda com 4 vias! Os gajos tótós que vão nas vias das pontas ao entrarem na rotunda em vez de irem para a 1 e 4 respectivamente.. não, apontam sempre ao meio. :sh)

Pois, realmente isso não há, mas vou tentar procurar.

Encontrei isto, ainda que, não seja nada oficial nem de uma entidade da área.

1+formas+corretas+de+entrar+rotunda.jpg

As várias formas possíveis e corretas de entrar numa rotunda, tendo em conta o número de vias de trânsito de acesso e o número de vias de trânsito interiores da rotunda.
Na situação A, o procedimento geral na aproximação à rotunda é fazer corresponder o número da saída pretendida ao número da via de trânsito no interior da rotunda e ao número da via de trânsito da via de acesso à rotunda, respetivamente.
Na situação B, o número de vias de acesso à rotunda (2 vias) não é igual ao número de vias no seu interior (3 vias). O condutor poderá proceder desta forma se eventualmente já conhecer a rotunda e saber que no seu interior vai encontrar 3 vias de trânsito. Circula assim na via mais à direita e quando se aproximar da rotunda entra pela via do meio.
Na situação C, também aqui o número de vias de acesso à rotunda (2 vias) não é igual ao número de vias no seu interior (3 vias). Este será o procedimento mais conveniente se o condutor não conhecer a rotunda. Como na maioria dos casos não existe sinalização prévia a avisar que tipo de rotunda vamos encontrar, existindo duas vias de acesso à rotunda o condutor vai supor que existe também duas vias no seu interior. Pretendendo seguir para uma 2ª saída, terá que mudar para a via mais à esquerda, depois na aproximação da rotunda entra também pela via do meio.
Estas duas situações ( B e C ) podem gerar conflito, pois dois condutores que pretendam seguir ambos para a 2ª saída, sendo um conhecedor do número de vias de trânsito no interior da rotunda e o outro não, vão se posicionar lado a lado e ambos vão querer entrar pela via do meio. Nesta situação tenha bastante cuidado e prever o que o outro condutor pretende fazer, pois pode acontecer o choque entre ambos.

Na situação D, existe apenas uma via de acesso à rotunda e neste caso como não há a possibilidade de se colocarem veículos lado a lado não vai constituir problemas nem perigo, basta entrar pela respetiva via dependendo da saída pretendida.

Resumindo na minha opinião: Quando existem 3 vias interiores, é adoptar a condução defensiva. O mesmo se aplica quando só tem duas vias interiores e 2 de acesso. Evitar sempre o acidente. Pelo menos é o que eu faço lol

Obrigado pela explicação, mas realmente continuamos na mesma. O esquema que colocaste acaba por ser inconclusivo quanto à questão que foi aqui levantada.

Já assisti a toques numa rotunda, resultantes deste vazio. Não sei como se resolveram as questões. Mas acredito nos 50/50. O que acho mal, pois tem é que haver regulamentação e não atribuir 50/50 e está feito. Isso só prova que a lei não existe.

E só mais um aparte: a lei da circulação em rotundas estava muito bem como estava antes.
Ainda há bem pouco tempo tive que "fazer uma cena" a um cromo que estava a fazer a rotunda toda por fora. E ainda por cima a ultrapassar tudo e todos. O que é certo é que na hora da verdade, se lhe batesse, a culpa era minha. Completamente ilógico!

Tens o exemplo da rotunda do Odivelas parque. À Luz do código da estrada, conforme já foi aqui colocado, se vais sair para as lavagens de carro vindo das colinas, vais na via da direita e ocupas a da direita. Se queres ocupar a do meio ou esquerda, vais na via da esquerda.

Nessa rotunda tenho quase sempre que me desviar de alguém que entra da direita para o meio.

Exacto. Isso é na situação B. Mas a C já exemplifica outra coisa. Enfim.

Obrigado pela explicação, mas realmente continuamos na mesma. O esquema que colocaste acaba por ser inconclusivo quanto à questão que foi aqui levantada.

Já assisti a toques numa rotunda, resultantes deste vazio. Não sei como se resolveram as questões. Mas acredito nos 50/50. O que acho mal, pois tem é que haver regulamentação e não atribuir 50/50 e está feito. Isso só prova que a lei não existe.

E só mais um aparte: a lei da circulação em rotundas estava muito bem como estava antes.
Ainda há bem pouco tempo tive que "fazer uma cena" a um cromo que estava a fazer a rotunda toda por fora. E ainda por cima a ultrapassar tudo e todos. O que é certo é que na hora da verdade, se lhe batesse, a culpa era minha. Completamente ilógico!

A lei não foi alterada, esta sempre foi a forma de se circular nas rotundas.

Quanto ao bater e ter culpa, não deixa de ser 50/50, por mais absurdo que seja. Tu culpado por não cederes prioridade ao passar para a outra via e ele culpado por circular erradamente dentro da rotunda.

É o que temos.

A lei não foi alterada, esta sempre foi a forma de se circular nas rotundas.

Quanto ao bater e ter culpa, não deixa de ser 50/50, por mais absurdo que seja. Tu culpado por não cederes prioridade ao passar para a outra via e ele culpado por circular erradamente dentro da rotunda.

É o que temos.
Vais-me dizer que não saiu um decreto lei de 2013 ou 2014 a regular a circulação em rotundas?

Antigamente se eu fosse na via da direita e levasse com um carro em cima vindo da esquerda a culpa era dele. Sim, já levei com um autocarro e a culpa foi 100% dele.

Agora é esta treta que temos.

Vais-me dizer que não saiu um decreto lei de 2013 ou 2014 a regular a circulação em rotundas?

Antigamente se eu fosse na via da direita e levasse com um carro em cima vindo da esquerda a culpa era dele. Sim, já levei com um autocarro e a culpa foi 100% dele.

Agora é esta treta que temos.

A forma de como se circula nas rotundas sempre foi a mesma.

Talvez seja melhor retirar este tópico da MULTIMÉDIA para outro lado qualquer.

Não sei se já repararam mas para 2 vídeos já vamos na 4 página de TEXTO...

Talvez seja melhor retirar este tópico da MULTIMÉDIA para outro lado qualquer.

Não sei se já repararam mas para 2 vídeos já vamos na 4 página de TEXTO...
No entanto a discussão é sobre a circulação em rotundas, como o caso do video. Parece-me que aqui é que está bem.

Hoje aconteceu-me uma coisa gira. 3 faixas na via de acesso à rotunda e 3 faixas na rotunda. Eu na do meio entro para a 2ª via da rotunda. O tipo ao meu lado direito, entra para a 2ª via, onde eu lá estava. Sai da faixa dele, para cima de mim sem qualquer pisca, eu ao lado dele, fiquei a olhar para o tipo. Sai um: "O que é que foi???" Como se tivesse alguma razão[:D] Eu segui caminho, saímos na mesma saída, com 2 faixas, e vai de Fittipaldi a fazer uma rasante ao meu carro e zigue-zague à minha frente. Piscas, nem vê-los. Entra noutra rotunda à minha frente, pela faixa da direita, contorna a rotunda toda na faixa de fora, sem qualquer sinalização, e sai na 3ª saída, novamente sem sinalização.

E meus amigos, é isto que temos. Circulação em rotundas com várias faixas e várias faixas de acesso, é uma selva e o problema é que é, actualmente muito frequente. Boa sorte a todos[:D]

No entanto a discussão é sobre a circulação em rotundas, como o caso do video. Parece-me que aqui é que está bem.

Hoje aconteceu-me uma coisa gira. 3 faixas na via de acesso à rotunda e 3 faixas na rotunda. Eu na do meio entro para a 2ª via da rotunda. O tipo ao meu lado direito, entra para a 2ª via, onde eu lá estava. Sai da faixa dele, para cima de mim sem qualquer pisca, eu ao lado dele, fiquei a olhar para o tipo. Sai um: "O que é que foi???" Como se tivesse alguma razão[:D] Eu segui caminho, saímos na mesma saída, com 2 faixas, e vai de Fittipaldi a fazer uma rasante ao meu carro e zigue-zague à minha frente. Piscas, nem vê-los. Entra noutra rotunda à minha frente, pela faixa da direita, contorna a rotunda toda na faixa de fora, sem qualquer sinalização, e sai na 3ª saída, novamente sem sinalização.

E meus amigos, é isto que temos. Circulação em rotundas com várias faixas e várias faixas de acesso, é uma selva e o problema é que é, actualmente muito frequente. Boa sorte a todos[:D]

Apesar de eu dizer que quando se acede de 2 vias de acesso, para 3 da rotunda, o da direita ter "direito" às 2 últimas da rotunda, num sistema claro, de 3 para 3, não há dúvidas. Portanto não era eu! [:D]

Mas está realmente uma rebaldaria esta nova lei. Outra situação que assisto com muita, muita frequência, e então alguns até já os conheço pelo "bater do chinelo", trata-se das rotunda com tráfego intenso, com 2 vias de acesso, em que a via da esquerda fica com uma fila enorme. De repente lá vai um chico esperto pela direita, ultrapassa todos e contorna a rotunda toda por fora para ultrapassar todos.

Aqui há tempos apanhei um assim. Eu até ia na via da direita, mas porque ia sair na 1ª saída (o que acaba por ser exceção naquela rotunda, pois a maioria sai na 3ª). Atrás de mim, segue um todo excitado. Eu topei logo: "deves ir sair na primeira, deves! [:D]" Vou devagar na via da direita, ele não podia ultrapassar porque a da esquerda estava toda ocupada. O nível de excitação / nervosismo está ao rubro! [:D] Na entrada da rotunda achei que ia forçar muito a entrada se arrancasse naquele momento, portanto perdi aquela oportunidade e tive que esperar pela próxima. Nisto já estou com o pisca para a direita, mas o "nervoso" ainda nada... Arranquei devagar, via da direita e saí. O outro lá continuou... Sou capaz de lhe ter mostrado qualquer coisa! [:D]

Voltar
Superior