TommyTosser
Banido
Nessa ultima imagem por exemplo, na situação B o carro verde está mal posicionado.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
eu conheço uma rotunda onde se sai à esquerda
https://www.google.pt/maps/@41.168103,-8.6879904,127m/data=!3m1!1e3
Pois, realmente isso não há, mas vou tentar procurar.
Encontrei isto, ainda que, não seja nada oficial nem de uma entidade da área.
![]()
As várias formas possíveis e corretas de entrar numa rotunda, tendo em conta o número de vias de trânsito de acesso e o número de vias de trânsito interiores da rotunda.
Na situação A, o procedimento geral na aproximação à rotunda é fazer corresponder o número da saída pretendida ao número da via de trânsito no interior da rotunda e ao número da via de trânsito da via de acesso à rotunda, respetivamente.
Na situação B, o número de vias de acesso à rotunda (2 vias) não é igual ao número de vias no seu interior (3 vias). O condutor poderá proceder desta forma se eventualmente já conhecer a rotunda e saber que no seu interior vai encontrar 3 vias de trânsito. Circula assim na via mais à direita e quando se aproximar da rotunda entra pela via do meio.
Na situação C, também aqui o número de vias de acesso à rotunda (2 vias) não é igual ao número de vias no seu interior (3 vias). Este será o procedimento mais conveniente se o condutor não conhecer a rotunda. Como na maioria dos casos não existe sinalização prévia a avisar que tipo de rotunda vamos encontrar, existindo duas vias de acesso à rotunda o condutor vai supor que existe também duas vias no seu interior. Pretendendo seguir para uma 2ª saída, terá que mudar para a via mais à esquerda, depois na aproximação da rotunda entra também pela via do meio.
Estas duas situações ( B e C ) podem gerar conflito, pois dois condutores que pretendam seguir ambos para a 2ª saída, sendo um conhecedor do número de vias de trânsito no interior da rotunda e o outro não, vão se posicionar lado a lado e ambos vão querer entrar pela via do meio. Nesta situação tenha bastante cuidado e prever o que o outro condutor pretende fazer, pois pode acontecer o choque entre ambos.
Na situação D, existe apenas uma via de acesso à rotunda e neste caso como não há a possibilidade de se colocarem veículos lado a lado não vai constituir problemas nem perigo, basta entrar pela respetiva via dependendo da saída pretendida.
Resumindo na minha opinião: Quando existem 3 vias interiores, é adoptar a condução defensiva. O mesmo se aplica quando só tem duas vias interiores e 2 de acesso. Evitar sempre o acidente. Pelo menos é o que eu faço lol
Tens o exemplo da rotunda do Odivelas parque. À Luz do código da estrada, conforme já foi aqui colocado, se vais sair para as lavagens de carro vindo das colinas, vais na via da direita e ocupas a da direita. Se queres ocupar a do meio ou esquerda, vais na via da esquerda.
Nessa rotunda tenho quase sempre que me desviar de alguém que entra da direita para o meio.
Obrigado pela explicação, mas realmente continuamos na mesma. O esquema que colocaste acaba por ser inconclusivo quanto à questão que foi aqui levantada.
Já assisti a toques numa rotunda, resultantes deste vazio. Não sei como se resolveram as questões. Mas acredito nos 50/50. O que acho mal, pois tem é que haver regulamentação e não atribuir 50/50 e está feito. Isso só prova que a lei não existe.
E só mais um aparte: a lei da circulação em rotundas estava muito bem como estava antes.
Ainda há bem pouco tempo tive que "fazer uma cena" a um cromo que estava a fazer a rotunda toda por fora. E ainda por cima a ultrapassar tudo e todos. O que é certo é que na hora da verdade, se lhe batesse, a culpa era minha. Completamente ilógico!
Vais-me dizer que não saiu um decreto lei de 2013 ou 2014 a regular a circulação em rotundas?A lei não foi alterada, esta sempre foi a forma de se circular nas rotundas.
Quanto ao bater e ter culpa, não deixa de ser 50/50, por mais absurdo que seja. Tu culpado por não cederes prioridade ao passar para a outra via e ele culpado por circular erradamente dentro da rotunda.
É o que temos.
Vais-me dizer que não saiu um decreto lei de 2013 ou 2014 a regular a circulação em rotundas?
Antigamente se eu fosse na via da direita e levasse com um carro em cima vindo da esquerda a culpa era dele. Sim, já levei com um autocarro e a culpa foi 100% dele.
Agora é esta treta que temos.
No entanto a discussão é sobre a circulação em rotundas, como o caso do video. Parece-me que aqui é que está bem.Talvez seja melhor retirar este tópico da MULTIMÉDIA para outro lado qualquer.
Não sei se já repararam mas para 2 vídeos já vamos na 4 página de TEXTO...
No entanto a discussão é sobre a circulação em rotundas, como o caso do video. Parece-me que aqui é que está bem.
Hoje aconteceu-me uma coisa gira. 3 faixas na via de acesso à rotunda e 3 faixas na rotunda. Eu na do meio entro para a 2ª via da rotunda. O tipo ao meu lado direito, entra para a 2ª via, onde eu lá estava. Sai da faixa dele, para cima de mim sem qualquer pisca, eu ao lado dele, fiquei a olhar para o tipo. Sai um: "O que é que foi???" Como se tivesse alguma razão[] Eu segui caminho, saímos na mesma saída, com 2 faixas, e vai de Fittipaldi a fazer uma rasante ao meu carro e zigue-zague à minha frente. Piscas, nem vê-los. Entra noutra rotunda à minha frente, pela faixa da direita, contorna a rotunda toda na faixa de fora, sem qualquer sinalização, e sai na 3ª saída, novamente sem sinalização.
E meus amigos, é isto que temos. Circulação em rotundas com várias faixas e várias faixas de acesso, é uma selva e o problema é que é, actualmente muito frequente. Boa sorte a todos[]