Não é só na Rússia...

Da maneira que o officer diz, dá a entender que entra diretamente para a via da esquerda sem passar pela da direita. Teletransporte?

Eu entendo o raciocínio dele, faria mais sentido se a rotunda não fosse a via com prioridade, mas sendo a via(s)com prioridade julgo que se deve usar o pisca ao fazer a transição de uma via para a outra.

Dentro do mesmo tema, gostava de saber como agir na seguinte situação:

Imaginem uma via de acesso, com 2 faixas, a uma rotunda que possui 3 faixas. Se for na esquerda da via de acesso, terei que entrar para dentro na rotunda, ou quem vai na faixa da direita é que tem que entrar por fora na rotunda? Ou nenhuma das anteriores?[:D]

É que há algumas situações destas...

Se tens 2 vias de acesso, a via da direita apenas é para utilizar caso vás sair na primeira saida, ou seja, apenas é usada quando vais utilizar a via da direita da rotunda.

A via da esquerda de acesso é para acederes à 2ª ou 3ª via da rotunda, à esquerda.

Quanto à questão do pisca, ninguém diz que é errado, há inclusive escolas a ensinar dessa forma, com pisca à esquerda, no entanto, volto a frisar, não há nada no CE que o obrigue e foi sempre isso que disse. Se podemos fazer? Claro que sim. Se é obrigatório? Claro que não.

Continuo à espera que me digas no código onde está a indicação que tens que fazer pisca à esquerda nas rotundas....no artigo 21º não é.

Continuo à espera que me digas no código onde está a indicação que tens que fazer pisca à esquerda nas rotundas....no artigo 21º não é.

Se entendes que passares da via da direita para a via da esquerda não é: "mudar de direção ou de via de trânsito" então tens toda a razão. É que para "mudar de direção ou de via de trânsito" é obrigatório sinalizar com a devida antecedência.

Se entendes que passares da via da direita para a via da esquerda não é: "mudar de direção ou de via de trânsito" então tens toda a razão. É que para "mudar de direção ou de via de trânsito" é obrigatório sinalizar com a devida antecedência.
Lá está, cada condutor faz as suas regras.

Não estou a perceber a tua dúvida. Neste caso é obrigatória a sinalização do pisca à esquerda.
O artº 21 do CE refere-se à sinalização de manobras, sendo que no caso de mudar de direção ou de via de trânsito deve-se assinalar com a necessária antecedência a sua intenção, ou seja os piscas. No caso das rotundas sinalizar a mudança de via no seu interior ou sinalizar a saída da mesma.
Não temos qualquer prova de que o condutor tenha indicado que ía sair à esquerda. Supondo que não o tenha feito parece-me normal que quem entre na rotunda pense que o outro condutor vai em frente.
Isto digo eu porque fico "possesso" quando as pessoas entram na rotuda para sair à esquerda e não ligam o pisca a indicar a manobra.
Caso tenha sinalizado a manobra, o condutor do camião devia estar atento.

Tu deves ser daqueles que vais na AE a ultrapassar com o pisca à esquerda ligado! [:cool:]

Olha eu agora conheço uma rotunda em que para a contornares tens que virar à direita. Sim, parece incrível, mas em PT conseguiram inovar em rotundas. Como fazes? Dás pisca à direita?

Se tens 2 vias de acesso, a via da direita apenas é para utilizar caso vás sair na primeira saida, ou seja, apenas é usada quando vais utilizar a via da direita da rotunda.

A via da esquerda de acesso é para acederes à 2ª ou 3ª via da rotunda, à esquerda.

Quanto à questão do pisca, ninguém diz que é errado, há inclusive escolas a ensinar dessa forma, com pisca à esquerda, no entanto, volto a frisar, não há nada no CE que o obrigue e foi sempre isso que disse. Se podemos fazer? Claro que sim. Se é obrigatório? Claro que não.

Diariamente lido com uma rotunda nessas circunstâncias.
Já coloquei essa questão aqui no fórum mas ninguém me deu uma resposta.

Mas entendo a questão de uma forma diferente da tua.
Mas gostava de ver isso em termos concretos e não da minha opinião, ou da tua opinião. Mas a lei acho que não é esclarecedora nesse ponto.

Eu por acaso entendo que que acede à rotunda pela via da esquerda, apenas terá direito à via da esquerda da rotunda.
Já por outro lado quem acede colocado na via da direita, terá direito à via direita e central da rotunda.

Motivo: como não encontro nada na lei, apenas me salvaguardo com a prioridade à direita... Mas confesso que é um motivo fraco. [:D]
Muito discutível esta questão... E todos os dias deparo-me com ela... Enfim!

Tu deves ser daqueles que vais na AE a ultrapassar com o pisca à esquerda ligado! [:cool:]

Olha eu agora conheço uma rotunda em que para a contornares tens que virar à direita. Sim, parece incrível, mas em PT conseguiram inovar em rotundas. Como fazes? Dás pisca à direita?

Hoje tive a minha 1ª aula de C+E.
Questionei o instrutor sobre este tema.
A resposta dele é lógica: em rotundas sempre que se sai à esquerda é obrigatório indicar com o "pisca" à esquerda a manobra.
Só aqui é que vi uns iluminados a questionar o óbvio.

A resposta dele é lógica: em rotundas sempre que se sai à esquerda é obrigatório indicar com o "pisca" à esquerda a manobra.

"Sair à esquerda" numa rotunda que manobra é essa?

Se não te importares pergunta-lhe sobre a situação que descrevi em cima, sff, em que tens 1 via de acesso com 2 faixas e a rotunda tem 3. Onde é que é suposto os carros se posicionarem quando entram na rotunda? Obrigado[;)]

Lembras-te da rotunda dos bancos na urbanização que moramos? Tens uma via, que vem da praceta onde está a escola de condução, o BPI e o BCP, que entra, logicamente, para a faixa mais à direita da via de acesso à rotunda, tendo contínuo nessa zona, onde não se pode passar para a faixa mais à esquerda. Se eu seguisse o que dizes, eu teria que entrar na rotunda e sair na primeira, indo parar ao mesmo sítio[:D]. Acho que o nebu deve estar certo na avaliação que faz. Pelo menos para mim, faz mais sentido.

Diariamente lido com uma rotunda nessas circunstâncias.
Já coloquei essa questão aqui no fórum mas ninguém me deu uma resposta.

Mas entendo a questão de uma forma diferente da tua.
Mas gostava de ver isso em termos concretos e não da minha opinião, ou da tua opinião. Mas a lei acho que não é esclarecedora nesse ponto.

Eu por acaso entendo que que acede à rotunda pela via da esquerda, apenas terá direito à via da esquerda da rotunda.
Já por outro lado quem acede colocado na via da direita, terá direito à via direita e central da rotunda.

Motivo: como não encontro nada na lei, apenas me salvaguardo com a prioridade à direita... Mas confesso que é um motivo fraco. [:D]
Muito discutível esta questão... E todos os dias deparo-me com ela... Enfim!

Lembras-te da rotunda dos bancos na urbanização que moramos? Tens uma via, que vem da praceta onde está a escola de condução, o BPI e o BCP, que entra, logicamente, para a faixa mais à direita da via de acesso à rotunda, tendo contínuo nessa zona, onde não se pode passar para a faixa mais à esquerda. Se eu seguisse o que dizes, eu teria que entrar na rotunda e sair na primeira, indo parar ao mesmo sítio[:D]. Acho que o nebu deve estar certo na avaliação que faz. Pelo menos para mim, faz mais sentido.

Acho que isto responde às vossas questões e até inclui o tal pisca da esquerda, visto que é documentação de uma escola que aplica essa regra sem fundamento no CE:

131375d1437991344-nao-e-so-na-russia-rot1.jpg

131380d1437991584-nao-e-so-na-russia-rot2.jpg

131378d1437991364-nao-e-so-na-russia-rot4.jpg

Ecoflex, e sim, há casos onde a marcação horizontal está muito mal feita de acordo com as entradas para as vias de acesso às rotundas, essa é uma delas. Mas nessa urbanização a má sinalização existe em praticamente todas as ruas.

Anexos

• rot1.JPG
    rot1.JPG
    60,7KB · Visualizações: 0
  • rot4.JPG
    rot4.JPG
    35,2KB · Visualizações: 0
  • rot2.JPG
    rot2.JPG
    19KB · Visualizações: 0
Última edição:
1ª ou 2ª saída entra-se na via mais à direita?!?!

Não acredito! E é isto que andam a ensinar nas escolas...:sh) Depois admiram-se que há cada vez mais nabos na estrada.

Nem as escolas de condução sabem o código.

"Rotundas

1- Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:

a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;

b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;

c)Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;"

Eles referem que só ocupas a via da direita para sair na 2ª se a rotunda for pequena, o que faz sentido, caso contrário, fazes a rotunda a direito e isso sim é mau.

Officer, obrigado pela disponibilidade, só é pena não haver aí uma ilustração de 2 faixas de acesso para 3 faixas na rotunda.

Pois, realmente isso não há, mas vou tentar procurar.

Encontrei isto, ainda que, não seja nada oficial nem de uma entidade da área.

1+formas+corretas+de+entrar+rotunda.jpg

As várias formas possíveis e corretas de entrar numa rotunda, tendo em conta o número de vias de trânsito de acesso e o número de vias de trânsito interiores da rotunda.
Na situação A, o procedimento geral na aproximação à rotunda é fazer corresponder o número da saída pretendida ao número da via de trânsito no interior da rotunda e ao número da via de trânsito da via de acesso à rotunda, respetivamente.
Na situação B, o número de vias de acesso à rotunda (2 vias) não é igual ao número de vias no seu interior (3 vias). O condutor poderá proceder desta forma se eventualmente já conhecer a rotunda e saber que no seu interior vai encontrar 3 vias de trânsito. Circula assim na via mais à direita e quando se aproximar da rotunda entra pela via do meio.
Na situação C, também aqui o número de vias de acesso à rotunda (2 vias) não é igual ao número de vias no seu interior (3 vias). Este será o procedimento mais conveniente se o condutor não conhecer a rotunda. Como na maioria dos casos não existe sinalização prévia a avisar que tipo de rotunda vamos encontrar, existindo duas vias de acesso à rotunda o condutor vai supor que existe também duas vias no seu interior. Pretendendo seguir para uma 2ª saída, terá que mudar para a via mais à esquerda, depois na aproximação da rotunda entra também pela via do meio.
Estas duas situações ( B e C ) podem gerar conflito, pois dois condutores que pretendam seguir ambos para a 2ª saída, sendo um conhecedor do número de vias de trânsito no interior da rotunda e o outro não, vão se posicionar lado a lado e ambos vão querer entrar pela via do meio. Nesta situação tenha bastante cuidado e prever o que o outro condutor pretende fazer, pois pode acontecer o choque entre ambos.

Na situação D, existe apenas uma via de acesso à rotunda e neste caso como não há a possibilidade de se colocarem veículos lado a lado não vai constituir problemas nem perigo, basta entrar pela respetiva via dependendo da saída pretendida.

Resumindo na minha opinião: Quando existem 3 vias interiores, é adoptar a condução defensiva. O mesmo se aplica quando só tem duas vias interiores e 2 de acesso. Evitar sempre o acidente. Pelo menos é o que eu faço lol

Última edição:
Eles referem que só ocupas a via da direita para sair na 2ª se a rotunda for pequena, o que faz sentido, caso contrário, fazes a rotunda a direito e isso sim é mau.

De acordo com o código da estrada, essa informação é errada.

Mas acho que nem com o código à frente as pessoas fazem o que devem, por isso:

Façam o que vos apeteça!

[:D]

Voltar
Superior