Não é só na Rússia...

É como manterem o pisca quando estão a ultrapassar na AE e vão na via da esquerda. Até dá possibilidade de multa e tudo, mas enfim, é só inventores.

Não tenho esse hábito, mas não sabia que dava multa...

Supostamente não temos que sinalizar toda a ultrapassagem com o pisca da esquerda?

A mim não me ensinaram assim e faz sentido que se dê o pisca para passar para a via central, e continuo a dizer que no art.º 21 refere que se deve sinalizar sempre as mudanças de via de trânsito.
Mas passando por cima desta discussão do pisca para lá ou para cá, no caso em questão, ele entra na rotunda directamente para a via interior e só depois de lá estar e fazer quase meia rotunda é que o tipo do camião aparece da direita não lhe cedendo prioridade. Ou seja, o que referes, não tem aplicação neste caso, já que a mudança da via foi feita muito antes do "quase acidente".

Ninguém disse o contrário, eu estou é a dizer-te que não tens que sinalizar nada à esquerda, ponto final.

À Luz do actual código, se a rotunda tiver apenas uma via de acesso, entras directamente para a via mais conveniente ao teu destino, mediante queiras sair na primeira saida ou nas restantes, isto no caso da rotunda ter 2 vias. SEMPRE, sem sinalizar. Depois quando vais sair, se for na primeira, sinalizas a manobra com pisca para a direita, se for nas restantes, sinalizas antes de passares à via da direita e mantens pisca.

Nunca é necessário pisca da esquerda para nada nem tal coisa é obrigatória.

O que referes do artigo 21º é apenas e só sinalização de mudança de via, como tal, nas rotundas é sempre o da direita e nunca o da esquerda.

E volto a frisar, nenhum artigo se sobrepõe à obrigatoriedade de CEDER PASSAGEM ao entrar na rotunda.

Parece que a GNR não é da mesma opinião. O mês passado fui mandado parar e avisado que devia ter feito pisca para a esquerda numa rotunda.

Acho que há muita gente que ainda não percebeu esta alínea.

1 - Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;

O que ensinam nas escolas há uns bons anos é que é preciso pisca à esquerda para contornar rotundas...faz sentido, assim sabe se para onde o condutor quer ir e quando vai sair.

Mas passando por cima desta discussão do pisca para lá ou para cá, no caso em questão, ele entra na rotunda directamente para a via interior e só depois de lá estar e fazer quase meia rotunda é que o tipo do camião aparece da direita não lhe cedendo prioridade. Ou seja, o que referes, não tem aplicação neste caso, já que a mudança da via foi feita muito antes do "quase acidente".

Eu não vou discutir este caso porque na minha opinião faltam elementos.
Mas assisto frequentemente a gente que faz o que quer nas rotundas sem qualquer tipo de sinalização, seja na forma como entram/saiem, seja na forma como procedem na própria circulação interior.

Eu não vou discutir este caso porque na minha opinião faltam elementos.
Mas assisto frequentemente a gente que faz o que quer nas rotundas sem qualquer tipo de sinalização, seja na forma como entram/saiem, seja na forma como procedem na própria circulação interior.

Também eu...é o prato do dia, infelizmente.

O artigo já existe.
Só tens de ler:
SECÇÃO II
Sinais dos condutores

Artigo 21.º
Sinalização de manobras
1 - Quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção.
2 - O sinal deve manter-se enquanto se efetua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída.
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

Já lá vão uns anos, mas quando tirei a carta ensinaram-me que devia sempre sinalizar mudanças de via/saídas nas rotundas.

Epá, está dificil de perceber que na rotunda quando estás na via à esquerda, se tiver apenas duas, não há pisca à esquerda? Vais virar para onde? Para cima da rotunda? Além de que segundo o código, se vais sair na 2ª ou seguintes ENTRAS SEMPRE para a de dentro, ou seja, a da esquerda. Onde está a necessidade de pisca aqui? [8b]

O artigo já existe.
Só tens de ler:

Quando tirei a carta, há mais de 30 anos, era assim: Deve-se fazer pisca sempre que se efectue qualquer manobra. Mas agora é só "juristas" com novas interpretações... cursos de internet.

Ninguém disse o contrário, eu estou é a dizer-te que não tens que sinalizar nada à esquerda, ponto final.

À Luz do actual código, se a rotunda tiver apenas uma via de acesso, entras directamente para a via mais conveniente ao teu destino, mediante queiras sair na primeira saida ou nas restantes, isto no caso da rotunda ter 2 vias. SEMPRE, sem sinalizar. Depois quando vais sair, se for na primeira, sinalizas a manobra com pisca para a direita, se for nas restantes, sinalizas antes de passares à via da direita e mantens pisca.

Nunca é necessário pisca da esquerda para nada nem tal coisa é obrigatória.

O que referes do artigo 21º é apenas e só sinalização de mudança de via, como tal, nas rotundas é sempre o da direita e nunca o da esquerda.

E volto a frisar, nenhum artigo se sobrepõe à obrigatoriedade de CEDER PASSAGEM ao entrar na rotunda.

Entra-se à Tarzam sem assinalar o que se pretende? Modernices!

Dentro do mesmo tema, gostava de saber como agir na seguinte situação:

Imaginem uma via de acesso, com 2 faixas, a uma rotunda que possui 3 faixas. Se for na esquerda da via de acesso, terei que entrar para dentro na rotunda, ou quem vai na faixa da direita é que tem que entrar por fora na rotunda? Ou nenhuma das anteriores?[:D]

É que há algumas situações destas...

Quando tirei a carta, há mais de 30 anos, era assim: Deve-se fazer pisca sempre que se efectue qualquer manobra. Mas agora é só "juristas" com novas interpretações... cursos de internet.

O código vai tendo alterações. Há cerca de 20 anos, durante uma aula prática, após ter efectuado uma ultrapassagem fiz pisca à direita - o instrutor: "Que é que estás a fazer!? A saída mais próxima está a 2km's. Após ultrapassar não precisas de fazer pisca quando regressas à faixa da direita porque é obrigatório circular na faixa de circulação mais à direita!"

Epá, está dificil de perceber que na rotunda quando estás na via à esquerda, se tiver apenas duas, não há pisca à esquerda? Vais virar para onde? Para cima da rotunda? Além de que segundo o código, se vais sair na 2ª ou seguintes ENTRAS SEMPRE para a de dentro, ou seja, a da esquerda. Onde está a necessidade de pisca aqui? [8b]

A meu ver há necessidade, pois entras na via da direita da rotunda e só depois passas para a da esquerda. Essa manobra deve ser assinalada com o pisca.

Se só tiveres uma via de entrada na rotunda e a rotunda tiver 2 vias, não fazes pisca para ires para a via da esquerda na rotunda?

O código vai tendo alterações. Há cerca de 20 anos, durante uma aula prática, após ter efectuado uma ultrapassagem fiz pisca à direita - o instrutor: "Que é que estás a fazer!? A saída mais próxima está a 2km's. Após ultrapassar não precisas de fazer pisca quando regressas à faixa da direita porque é obrigatório circular na faixa de circulação mais à direita!"

Já no meu tempo não era obrigatório, era facultativo. Não era errado não fazer pisca para retomar a direita, mas se fizesse também não era asneira.

A meu ver há necessidade, pois entras na via da direita da rotunda e só depois passas para a da esquerda. Essa manobra deve ser assinalada com o pisca.

Se só tiveres uma via de entrada na rotunda e a rotunda tiver 2 vias, não fazes pisca para ires para a via da esquerda na rotunda?

Da maneira que o officer diz, dá a entender que entra diretamente para a via da esquerda sem passar pela da direita. Teletransporte?

É mais fácil assim: Em caso de dúvida, usem pisca.

Sempre é melhor usar a mais do que não os usarem...

Back