[Lan?amento] Nissan Juke

Nissan Juke

• Total voters
    425
A Ssangyong lança o Actyon e é horroroso.. A Nissan lança.. esta coisa e já é uma pedrada no charco :sh) Belos conceitos.
Se perguntares a alguém com formação em design, rapidamente essa pessoa te responderá que o Actyon é um nojo...e que este Juke é muito bom.

Porque, gostos à parte, essa é a verdade.

Se perguntares a alguém com formação em design, rapidamente essa pessoa te responderá que o Actyon é um nojo...e que este Juke é muito bom.

Formação ou não, a verdade é que a apenas 2 ou 3 têm e muitas das opiniões coincidem a dizer que é uma pedrada no charco (mas qual pedrada?! Ser feio?!). E dizer que em termos de design o Juke é bom... Gostava que me explicasses então o porquê.

O perfil do carro e várias fotos já estão disponíveis no km77.com. Nissan Juke. Modelo 2011. Información general.

E o carro está louco! Parabéns à Nissan! Realmente, não é qualquer marca que investe e re-inventa a imagem de um automóvel, saltando preconceitos! É preciso muita coragem e destreza. O pormenor da consola central ser propositadamente parecida com um deposito de gasolina de uma mota, é demais. Parece um carro saído de um filme animado.

Nisto as marcas alemãs nunca, mas nunca conseguirão fazer. Nunca terão aquela faísca para inovar. Os carros podem ser muito bons, muito eficientes, com qualidade, mas serão sempre mais do mesmo, ou seja sabemos sempre o que esperar.

Com isto, ou se gosta ou se odeia, é um carro que uma pessoa é incapaz de ficar indiferente. Eu gosto. E muito. Tem uma pinta dos diabos.

Formação ou não, a verdade é que a apenas 2 ou 3 têm e muitas das opiniões coincidem a dizer que é uma pedrada no charco (mas qual pedrada?! Ser feio?!). E dizer que em termos de design o Juke é bom... Gostava que me explicasses então o porquê.
Isso do feio ou bonito são apenas opiniões. Eu acho-o bonito, de alguns ângulos acho-o soberbo até. Mas não é isso que me leva a dizer que ele é bem conseguido esteticamente. Eu também acho o BMW Série 1 bonito, mas está longe de ser um grande exemplo de estética.

Eu não tenho formação em design, nem sei avaliar as proporções e definições das superfícies de modo verdadeiramente competente. Podia tentar, mas o mais certo era espalhar-me ao comprido. Por isso vamos esperar que passe por aqui alguém que perceba do assunto. [;)]

Pode ser muito giro,engraçadinho e original mas no fim do dia é um carrito com uma distância de eixos inferior ao Renault Clio. Um lufada de ar fresco nos citadinos (sim porque não dá para ser muito mais), resta saber se o preço andará abaixo dos 20 000.

Aposto que quando o vir ao vivo vou ter a mesma reação que tive com o Urban Cruise(engraçadinho mas para anões), esse sim o rival directo deste Juke...

A distância entre isso e a verdade absoluta é gigante!!!

A titulo de credibilidade é ver o que alguns dos que aqui se babam disseram do BMW X6 [;)][:D]

A diferença é um dos modelos se tratar de um BMW, por muito feio que possa ser, dá sempre o tal Status..o outro é um Nissan..pobre da marca..Japonês..carro barato de gente pobre (ironia)

Há quem não consigo apreciar sem essas "palas" [8b]

Por muito que seja amante das marcas japonesas sou capaz de me babar por um outro qualquer automóvel sem qualquer tipo de problemas..mas nem todos somos assim:sh)

Pedrada no charco ?! Mestria de Marketing ?! LOLOL

Estou para ver quantas pessoas é que vão achar piada e pagar para ter essa coisa medonha na garagem....

Pedradas destas qualquer marca pode mandar, porque será que não mandam ?

Comentarios desses vi eu e mtossss quando saiu o megane II, depois viu-se a pedrada no charco um enorme sucesso de vendas. A nissan esta de parabens carro espetacular

deixando esta conversa toda de marketing de lado, gostei do que vi, mas mais ainda do concept. de qualquer forma, estou inclinado para este tipo de veículos quando mudar de carro, mas nada com o "motorzeco" 1600cc a diesel. [:p]
tem que ser um 2000cc por cerca de 30000€.

só se o preço for muito elevado.

O carro por fora é muito engraçado... não para mim, mas engraçado. A frente é uma espécie de frente dupla, dá para ver 2 carros diferentes conforme olhemos para os grupos ópticos superiores ou inferiores.

O que borra a pintura toda é o interior que parece vindo dos anos 90 mas com um par de ecrãs a côres :confused:

São opiniões[;)]..mas quando comparado o interior com p.ex. o de Leon ou ibiza acho-o muito mas muito mais bonito..claro que não é por uma foto que se distinguem materiais, mas acho que a nível visual, o interior está muito apelativo..e o túnel central na cor da carroçaria está um mimo [kiss]

Ainda agora o ano começou e já temos, sem dúvida, o carro do ano.
Dúvido que haja algum que dê mais falatório que este em 2010.[:D]
Como gosto quando isso acontece.

O segmento B e suas variantes anda animado. No mesmo dia em que a Audi tenta fazer a festa com um quase discreto A1 (a decoração vai-o safando), a Nissan entre pela porta adentro como um elefante em loja de cristais...

pode não ter o almejado e enfadonhamente anunciado posicionamento premium, mas o A1 nem é o alvo do Juke, apesar da "coincidência" do dia da apresentação.

Depois do Maxi Countryman, era necessário um arqui-rival que entrasse ao mesmo nivel no campo da gallhofa. Aquele 1.6 turbo de 190cv deve ter o Cooper S nas suas miras, e provavelmente lançando-lhe uns quantos rockets "right up the.....", tendo em conta a dimensão dos buracos circulares na frente.

Nunca pensei que conseguissem ser tão fieis ao Qazana, com o seu estilo beach-buggy.
E, na constante degradação que é a passagem dos concepts à produção, o facto de terem baixado o tom da estética quase brinquedo do concept para o Juke, até acabou por beneficiar, já que conseguimos levar esta proposta um pouco mais a sério, beneficiando a sua usabilidade

Normalmente não sou grande fã do exagero, mas neste caso até apoio as formas exageradas, quase caricaturais.
Costumo criticar o exagero decorativo. Ou seja, carros sem sal a nivel formal, para terem algum motivo de interesse, adicionam demasiados elementos decorativos à carroçaria, desde cromados, a falsas entradas/saidas de ar, ou pseudo alargamentos e linhas a mais.

Mas no Qazana/Juke, o exagero não provém da decoração, mas sim dos volumes.
Ou melhor, da intersecção entre os diversos volumes. Sobretudo os volumes que acabam por conter as rodas.
Logo, obtemos um carro que acaba por viver dos volumes e superficies, e não de adornos.

Se repararem não encontram contornos ou acabamentos cromados (exceptuando a identidade da marca), falsas entradas de ar, ou outros pormenores decorativos tótós.

Temos apenas um corpo, nu! E isso é o que se deveria ter sempre.
Se o corpo nú fôr minimamente interessante, deixa de haver necessidade para pormenores rocócós.

Apesar da complexidade formal, tudo encaixa de forma bastante boa.
No entanto, não é perfeito, falhando em alguns pormenores que me parecem mal resolvidos, e que já foram apontados neste tópico.

Obviamente falo do pára-choques traseiro, que parece integrado à força, e obviamente do topo do pilar A, e como origina uma transição para o tejadilho tão abrupta. Ja tinha torcido o nariz quando o tinha visto no Qazana, e no Juke não melhorou, claramente.

Nota-se influ~encia de outros Nissan, como o Qasqai, 370Z e GTR, com a linha da base das janelas a pegar na mesma solução do 370Z e Qashqai, indo de encontro ao tejadilho de forma acentuada quando chega ao pilar C.
Apesar de gostar da limpeza proporcionada pela ausência do manipulo da porta traseira, estando integrado no pilar C, trata-se de uma daquelas soluções onde o estilo prevalece sobre a função.
(Este tipo de solução ainda nenhuma marca o fez tão bem como a Seat com o Leon)

Apesar de visualmente parecer pequeno, no interior temos um pilar C massivo que, como critiquei no tópico do Chevy Spark, deve prejudicar bastante a visibilidade.

Bem, estilo sobre função é o que define este carro.[:D]
Apesar da base do Clio/Micra, não deve ser mais espaçoso que estes (apesar de maior em tudo, excepto distância entre-eixos), e a bagageira é mais pequena que a do Clio. Mas quem compra isto, certamente não estará muito preocupado com isso.
Serei sempre apologista de brinquedos que alimentem a criança em mim[:D]

Até o poderia comparar com o Multipla, que está no campo oposto. Função sobre estilo, com resultados igualmente polémicos.

Não sou muito apologista de carros altos, sem necessidade disso, mas esta coisa tem aspecto demasiado divertido para ser negligenciado.
Esperemos que corresponda a um nivel mais dinâmico.
Claramente melhor conseguido que o Countryman, que, apesar de ter um desenho base excelente, parece-se esconder por trás de toda a parafernália excessiva que o adorna... É pena.

E claro, temos de aterrar naquela frente...
No minimo, desafiante.
O Juke, no geral, não se pode considerar um carro bonito.
Original, irreverente são adjectivos mais apropriados.
E a frente é sem dúvida, o seu melhor cartão de visita.
Contra todas as regras e convenções.
Temos 3 pares de grupos ópticos.
Literalmente, prolongando-se pelo capot, sobre os massivos volumes que incorporam as rodas, temos esguias DRL e piscas. Médios contrastam ao serem circulos generosos, e finalizando, na parte inferior com uns mais discretos faroizitos nevoeiro.

Aqueles 2 buracos enormes que interagem de forma bastante original com uma grelha a toda a largura, evocam imagens do mundo dos rallyes, recordando Imprezas e EVO's de outras décadas. Acabam por dar uma pujança brutal à frente, perfeitamente integrados nos volumes generosos da carroçaria.

Buracos que encontram eco na parte inferior, e desde o Fiat Coupe que não via uma solução tão peculiar para resolver a questão da entrada de ar inferior. Curioso o pormenor de parecer que essa secção não se encontra unida à parte de cima, o que nos remete para o mundo dos TT, e as suas generosas protecções.

Sendo um crossover, era de esperar este mix de influências.
Um compacto veiculo, com a metade inferior perfeitamente integrada no mundo dos SUV, e a parte superior mais próxima de coupés e sports-cars, com uma altura da área vidrada, bastante diminuta.

na traseira, encontramos um par de boomerangs encaixando perfeitamente entre o óculo traseiro e o destacado volume do arco de roda.
Apesar de apelativo, tal como no Qazana, continuo a achar que deveriam ter abordado a traseira como a frente, recorrendo a formas mais "puras" para definir os elementos. Acaba por lhe faltar alguma força visual, como a frente apresenta.

No interior, apesar de claramente superior ao do seu irmão Qashqai, acaba por não convencer tanto como o exterior. Mesmo assim, contém pormenores bem conseguidos, como o "depósito de mota" no tunel central, ou os curiosos puxadores das portas.

Em conclusão, não temos propriamente um design referencial, não é um carro que reinvente a roda, mas sem dúvida temos um bom exercicio de styling.
Tomara mais construtores apostarem em objectos mais audazes.
Já que têm de partilhar plataformas, componentes, etc., ao menos que os vistam de formas distintas, tão diversas quanto possivel.

A nissan, está-se a afirmar como uma marca com eles no sitio fazendo apostas corajosas e originais.
Substitui o banalissimo Almera por um crossover e vence.
Pisa os calcanhares à Porsche com o GTR, dando origem a uma das máquinas mais impressionantes dos ultimos tempos.
Tem no 370Z, um coupe com laivos old-school e o que se mais aproxima de um muscle-car neste lado do Atlântico.
E agora ataca o segmento B em duas vertentes distintas.
Este Juke pelo lado fun, um crossover bastante original em aparência, e um óptimo concorrente para o futuro Countryman, ou para o Kia Soul (outro exemplar bastante bem conseguido), e já chegou a alguns mercados o Cube, uma compacta caixa funcional, carro de culto no Japão, e com uma estética a tender para o minimalismo, mas cheia de carácter.
Tem sido dos construtores mais interessantes de seguir, sem dúvida.

Curiosamente, o papel do arrojo na aliança Renault-Nissan não deveria pertencer aos franceses? hum....

De qualquer forma, uma saudação à nissan, por trazer alguma pimenta para um mercado algo estagnado com o politicamente correcto e o agradar a gregos e troianos, o que apenas leva à miserabilidade.

Não sei se o mercado vai aderir ou não, mas li que a Nissan projecta apenas 20 000 unidades/ano para o Juke, o que acho francamente pouco. Não sei se será gralha ou não (se alguém conseguir confirmar essa info, agradecia)

Last edited:
Ainda agora o ano começou e já temos, sem dúvida, o carro do ano.
Dúvido que haja algum que dê mais falatório que este em 2010.[:D]
Como gosto quando isso acontece.

O segmento B e suas variantes anda animado. No mesmo dia em que a Audi tenta fazer a festa com um quase discreto A1 (a decoração vai-o safando), a Nissan entre pela porta adentro como um elefante em loja de cristais...

pode não ter o almejado e enfadonhamente anunciado posicionamento premium, mas o A1 nem é o alvo do Juke, apesar da "coincidência" do dia da apresentação.

Depois do Maxi Countryman, era necessário um arqui-rival que entrasse ao mesmo nivel no campo da gallhofa. Aquele 1.6 turbo de 190cv deve ter o Cooper S nas suas miras, e provavelmente lançando-lhe uns quantos rockets "right up the.....", tendo em conta a dimensão dos buracos circulares na frente.

Nunca pensei que conseguissem ser tão fieis ao Qazana, com o seu estilo beach-buggy.
E, na constante degradação que é a passagem dos concepts à produção, o facto de terem baixado o tom da estética quase brinquedo do concept para o Juke, até acabou por beneficiar, já que conseguimos levar esta proposta um pouco mais a sério, beneficiando a sua usabilidade

Normalmente não sou grande fã do exagero, mas neste caso até apoio as formas exageradas, quase caricaturais.
Costumo criticar o exagero decorativo. Ou seja, carros sem sal a nivel formal, para terem algum motivo de interesse, adicionam demasiados elementos decorativos à carroçaria, desde cromados, a falsas entradas/saidas de ar, ou pseudo alargamentos e linhas a mais.

Mas no Qazana/Juke, o exagero não provém da decoração, mas sim dos volumes.
Ou melhor, da intersecção entre os diversos volumes. Sobretudo os volumes que acabam por conter as rodas.
Logo, obtemos um carro que acaba por viver dos volumes e superficies, e não de adornos.

Se repararem não encontram contornos ou acabamentos cromados (exceptuando a identidade da marca), falsas entradas de ar, ou outros pormenores decorativos tótós.

Temos apenas um corpo, nu! E isso é o que se deveria ter sempre.
Se o corpo nú fôr minimamente interessante, deixa de haver necessidade para pormenores rocócós.

Apesar da complexidade formal, tudo encaixa de forma bastante boa.
No entanto, não é perfeito, falhando em alguns pormenores que me parecem mal resolvidos, e que já foram apontados neste tópico.

Obviamente falo do pára-choques traseiro, que parece integrado à força, e obviamente do topo do pilar A, e como origina uma transição para o tejadilho tão abrupta. Ja tinha torcido o nariz quando o tinha visto no Qazana, e no Juke não melhorou, claramente.

Nota-se influ~encia de outros Nissan, como o Qasqai, 370Z e GTR, com a linha da base das janelas a pegar na mesma solução do 370Z e Qashqai, indo de encontro ao tejadilho de forma acentuada quando chega ao pilar C.
Apesar de gostar da limpeza proporcionada pela ausência do manipulo da porta traseira, estando integrado no pilar C, trata-se de uma daquelas soluções onde o estilo prevalece sobre a função.
(Este tipo de solução ainda nenhuma marca o fez tão bem como a Seat com o Leon)

Apesar de visualmente parecer pequeno, no interior temos um pilar C massivo que, como critiquei no tópico do Chevy Spark, deve prejudicar bastante a visibilidade.

Bem, estilo sobre função é o que define este carro.[:D]
Apesar da base do Clio/Micra, não deve ser mais espaçoso que estes (apesar de maior em tudo, excepto distância entre-eixos), e a bagageira é mais pequena que a do Clio. Mas quem compra isto, certamente não estará muito preocupado com isso.
Serei sempre apologista de brinquedos que alimentem a criança em mim[:D]

Até o poderia comparar com o Multipla, que está no campo oposto. Função sobre estilo, com resultados igualmente polémicos.

Não sou muito apologista de carros altos, sem necessidade disso, mas esta coisa tem aspecto demasiado divertido para ser negligenciado.
Esperemos que corresponda a um nivel mais dinâmico.
Claramente melhor conseguido que o Countryman, que, apesar de ter um desenho base excelente, parece-se esconder por trás de toda a parafernália excessiva que o adorna... É pena.

E claro, temos de aterrar naquela frente...
No minimo, desafiante.
O Juke, no geral, não se pode considerar um carro bonito.
Original, irreverente são adjectivos mais apropriados.
E a frente é sem dúvida, o seu melhor cartão de visita.
Contra todas as regras e convenções.
Temos 3 pares de grupos ópticos.
Literalmente, prolongando-se pelo capot, sobre os massivos volumes que incorporam as rodas, temos esguias DRL e piscas. Médios contrastam ao serem circulos generosos, e finalizando, na parte inferior com uns mais discretos faroizitos nevoeiro.

Aqueles 2 buracos enormes que interagem de forma bastante original com uma grelha a toda a largura, evocam imagens do mundo dos rallyes, recordando Imprezas e EVO's de outras décadas. Acabam por dar uma pujança brutal à frente, perfeitamente integrados nos volumes generosos da carroçaria.

Buracos que encontram eco na parte inferior, e desde o Fiat Coupe que não via uma solução tão peculiar para resolver a questão da entrada de ar inferior. Curioso o pormenor de parecer que essa secção não se encontra unida à parte de cima, o que nos remete para o mundo dos TT, e as suas generosas protecções.

Sendo um crossover, era de esperar este mix de influências.
Um compacto veiculo, com a metade inferior perfeitamente integrada no mundo dos SUV, e a parte superior mais próxima de coupés e sports-cars, com uma altura da área vidrada, bastante diminuta.

na traseira, encontramos um par de boomerangs encaixando perfeitamente entre o óculo traseiro e o destacado volume do arco de roda.
Apesar de apelativo, tal como no Qazana, continuo a achar que deveriam ter abordado a traseira como a frente, recorrendo a formas mais "puras" para definir os elementos. Acaba por lhe faltar alguma força visual, como a frente apresenta.

No interior, apesar de claramente superior ao do seu irmão Qashqai, acaba por não convencer tanto como o exterior. Mesmo assim, contém pormenores bem conseguidos, como o "depósito de mota" no tunel central, ou os curiosos puxadores das portas.

Em conclusão, não temos propriamente um design referencial, não é um carro que reinvente a roda, mas sem dúvida temos um bom exercicio de styling.
Tomara mais construtores apostarem em objectos mais audazes.
Já que têm de partilhar plataformas, componentes, etc., ao menos que os vistam de formas distintas, tão diversas quanto possivel.

A nissan, está-se a afirmar como uma marca com eles no sitio fazendo apostas corajosas e originais.
Substitui o banalissimo Almera por um crossover e vence.
Pisa os calcanhares à Porsche com o GTR, dando origem a uma das máquinas mais impressionantes dos ultimos tempos.
Tem no 370Z, um coupe com laivos old-school e o que se mais aproxima de um muscle-car neste lado do Atlântico.
E agora ataca o segmento B em duas vertentes distintas.
Este Juke pelo lado fun, um crossover bastante original em aparência, e um óptimo concorrente para o futuro Countryman, ou para o Kia Soul (outro exemplar bastante bem conseguido), e já chegou a alguns mercados o Cube, uma compacta caixa funcional, carro de culto no Japão, e com uma estética a tender para o minimalismo, mas cheia de carácter.
Tem sido dos construtores mais interessantes de seguir, sem dúvida.

Curiosamente, o papel do arrojo na aliança Renault-Nissan não deveria pertencer aos franceses? hum....

De qualquer forma, uma saudação à nissan, por trazer alguma pimenta para um mercado algo estagnado com o politicamente correcto e o agradar a gregos e troianos, o que apenas leva à miserabilidade.

Não sei se o mercado vai aderir ou não, mas li que a Nissan projecta apenas 20 000 unidades/ano para o Juke, o que acho francamente pouco. Não sei se será gralha ou não (se alguém conseguir confirmar essa info, agradecia)

Crash, se a nova lei do casamento já estivesse aprovada, pedia-te a mão... ah ah ah xD
Agora a sério, concordo a 600% com cada palavra que escreveste neste post. E é bizarro porque antecipaste-te a mim em alguns dos raciocínios que ainda pretendia publicar num novo post...

...Como por exemplo, o facto do Fiat Multipla ser a perfeita antítese deste Nissan Juke. Só por exemplo.
Obrigado pelas tuas análises.

Crash, não percebo bolha de design, posso nem sempre concordar com todas as tuas opiniões mas é sempre um regalo ler os teus textos. Tomara qualquer revista cá do burgo ter um colunista que perceba tanto da poda e se consiga expressar tão bem [;)]

------------------------------------------------------------------------

Falando do carro propriamente dito, nem sei que diga [:D]

Acho-lhe um piadão mas não sei se comprava, caso estivesse comprador de carro novo. Aliás penso que esse pode ser o maio adversário deste carro: o público até pode gostar, achar-lhe graça mas na hora de comprar prefira algo mais conservador para o dia-a-dia. Uma coisa é certa: indiferente é difícil ficar.

O nome é que não foi muito feliz; estive aqui a dar um giro pelos comentários em sites auto e o nome dá para tudo... :rolleyes:

Puke (vómito)

Joke (anedota)

Junk (lixo)

Deviam ter ficado com Qazana até porque casava bem com Qashquai mas pronto...

Este Juke vai ser um daqueles carros que se ama ou odeia e que certamente dará que falar.

E exclusivamente devido à frente, porque tanto a lateral como a traseira até são, digamos, consensuais.

É só de mim ou há uma nítida inspiração na disposição dos faróis traseiros na...Volvo? [;)]

E ganhará muito por não ter concorrente directo. O MINI Contryman estará num nível estratoférico de preços e o UrbanCruiser é uma nulidade de mercado.

O curioso é que a Nissan voltou a resolver um problema complicado de resolver.

O QQ colmatou a sua inexistência no segmento C europeu. Este Juke poderá colmatar a inexistência crescente que o Micra constitui (particularmente nesta última geração que se "balcanizou" num estilo muito próprio e difícil).

Uma bela estratégia de reposicionamento num mercado que já não lhe dá assento se a Nissan se quer sentar com um produto clássico.

Seria inteligente fazerem o mesmo para o segmento D e anularem a já não existência do Primera.

O QQ colmatou a sua inexistência no segmento C europeu. Este Juke poderá colmatar a inexistência crescente que o Micra constitui (particularmente nesta última geração que se "balcanizou" num estilo muito próprio e difícil).

Uma bela estratégia de reposicionamento num mercado que já não lhe dá assento se a Nissan se quer sentar com um produto clássico.

Seria inteligente fazerem o mesmo para o segmento D e anularem a já não existência do Primera.
Indeed. Já me havia ocorrido isso, tendo em conta que a última geração Primeira foi um fiasco e já lá vai algum tempo que a Nissan não tem nada acima do segmento C...

Indeed. Já me havia ocorrido isso, tendo em conta que a última geração Primeira foi um fiasco e já lá vai algum tempo que a Nissan não tem nada acima do segmento C...

Faria sentido cobrir os principais segmentos, visto que neste momento existe um fosso grande do Qashquai para o Murano...

Já estou a perspectivar um futuro slogan para a marca:

NISSAN - Crossover 4 Everyone [;)][:D]

Crash, se a nova lei do casamento já estivesse aprovada, pedia-te a mão... ah ah ah xD
Agora a sério, concordo a 600% com cada palavra que escreveste neste post. E é bizarro porque antecipaste-te a mim em alguns dos raciocínios que ainda pretendia publicar num novo post...

...Como por exemplo, o facto do Fiat Multipla ser a perfeita antítese deste Nissan Juke. Só por exemplo.
Obrigado pelas tuas análises.

hum... chegar ao escritorio cedo, ainda meio zombie e apanhar com propostas de casamento...WTF???

menos, menos....[:)]

Este Juke vai ser um daqueles carros que se ama ou odeia e que certamente dará que falar.

E exclusivamente devido à frente, porque tanto a lateral como a traseira até são, digamos, consensuais.

É só de mim ou há uma nítida inspiração na disposição dos faróis traseiros na...Volvo?

E ganhará muito por não ter concorrente directo. O MINI Contryman estará num nível estratoférico de preços e o UrbanCruiser é uma nulidade de mercado.

O comentário em relação À Volvo também já o ouvi de outras pessoas.
Tem alguma razão de ser pela forma como os grupos ópticos contornam o ombro, apesar de a traseira do Juke ter caracteristicas bem mais orgânicas do que caracteriza a Volvo.

De resto, também concordo.
A Nissan anda a cavalgar muito bem o zeitgeist.
Apesar de este Juke ser bastante mais controverso, possui um apelo bem maior que o também nada consensual Micra.

Dá pra uma boa dissecação, perceber o porquê destes 2 modelos, ambos partilhando caracteristicas no campo da originalidade, diferem tanto no resultado final no que toca a desejabilidade (ou será desirabilidade? hum...)

Back