Nissan Leaf 2018

250 km... e em AE a 120 faz quanto? 150, 200 km?

Conforme a AE, diria que numa A2 faria os 200kms, numa A25 nem por isso.
Acabei de fazer 210 kms na IP5/A25, entre os 90 a 100 km/h, até porque é esse o limite de velocidade na maioria do percurso e cheguei a casa com 10% no display, cerca de 20% reais.[;)]

Já agora, um leitor de OBD 2 barato que funciona com o Leaf Spy (pelo menos no Leaf I): https://www.amazon.es/gp/product/B07WYLG8BL/

519xgNdt9YL._AC_SL1000_.jpg

Arrisquei os 12 ou 13 euros, e funciona (para mim), o LeafSpy consegue falar com ele e obter dados. Próximos capítulos, perceber o que o LeafSpy me diz [:)]

Quanto custa carregar na totalidade o LEAF de 40 kw ? Em casa e nos postos de rua? Ando a tentar fazer as contas mas não percebo nada disto...

Quanto custa carregar na totalidade o LEAF de 40 kw ? Em casa e nos postos de rua? Ando a tentar fazer as contas mas não percebo nada disto...

Na rua é complicado calcular seja o que for. O que tiver de ser, será...

Isto se a ideia for carregar em casa por regra e na rua apenas em deslocações maiores, no essencial.

Se for para andar a carregar sempre, ou muitas vezes, na rua, esquece um VE e compra um ICE melhor e mais barato.

Na rua é complicado calcular seja o que for. O que tiver de ser, será...

Isto se a ideia for carregar em casa por regra e na rua apenas em deslocações maiores, no essencial.

Se for para andar a carregar sempre, ou muitas vezes, na rua, esquece um VE e compra um ICE melhor e mais barato.

Vejo nas aplicações, por exemplo o mobie e diz lá o preço por kw, deve dar para fazer as contas.

Seria para carregar sempre em casa, mas gostava de saber o preço de carregar na rua quando em viagem ou fora de casa.

Não seria para comprar, estou a fazer contas para escolher carro de empresa (sai do ordenado...e há escolhas a gasolina mais baratas)

Depende do custo da eletricidade contratado em casa, vais á fatura e vês o valor, depois multiplica por 40. Na rua depende de muita coisa, na aplicação mio consegues saber.

Em casa custará cerca de 9 € com tarifa normal e 5 € com bi-horária, em vazio.

Fora de casa, o céu é o limite! [:D]

Em casa depende do custo que tens de energia, vai de cerca de 0,09€ no bi horário, a cerca de 0,15€ por kW

0,09€x40kW(Leaf)=3,6€
0,15€x40kW(Leaf)=6€

Fora de casa, o carregamento rápido (mais caro) são cerca de 0,38€ por kW, valores aproximados.

0,38€x40kW(Leaf)=15,20€ o céu não será o limite, mas é bem mais caro do que em casa.

Só uma deixa: se usarem as unidades certas, a coisa fica mais fácil:

O kW é a potência instantânea fornecida. Por exemplo, um aquecedor consome 2 kW, um motor debita 100 kW num certo momento.

Mas kWh é a energia gasta ou acumulada: ao fim de uma hora, o aquecedor acima consumiu 2kWh, uma bateria carregada a 50 kW durante meia hora tem 25 kWh de carga.

Ah, outra coisa: leiam com mais cuidado as facturas. Se forem como as minhas, os 15c/kWh são sem IVA :sh)

+IVA e mais as perdas no carregamento.

Carregar uma bateria de 40Kwh vais consumir mais que 40 KWh porque existem perdas no processo.

As perdas existem, mas também não tens 40kWh numa bateria de 40kWh, nem em novo, podes colocar aí uns 10% de perdas, alem disso tens sempre alguma carga disponivel, vai daí que esses 40kWh serão muito dificeis de carregar mesmo contando com as perdas.[;)]
As minhas contas são feitas a cerca de 0,10€ em bi-horário com IVA incluido., tarifário EDP com 20% de desconto.
Diria que chegado a casa com 0% no display (são cerca de 10% reais ainda que restam na bateria) e carregando até aos 100%, carregaria uns 38kWh devido às perdas (4 reserva + 2 buffer superior) o que daria uns 3,8€ para fazer cerca de 240kms com os meus andamentos.

Last edited:
+IVA e mais as perdas no carregamento.

Para carregar uma bateria com 40Kwh vais consumir mais que 40 KWh porque existem perdas no processo.
Sim tens razão, mas isto é aproximadamente, porque nestas contas até falta o principal;
O consumo que cada um faz, que num elétrico varia muito.

Back