CarLegends
New member
Os longos são sempre mais confortáveis, mas há alguma coisa que mudou de uma geração para a outra. Talvez mais rigidez do chassis ou uma geometria da suspensão que tem como objetivo melhorar o comportamento dentro de estrada e por outro lado torna o jipe mais seco.
Tenho muito pouca experiência com Y61, e estou demasiado habituado a Y60.
O Y61 é um carro mais bem cosntruído, com melhores travões, portas mais herméticas (sente-se no fechar de porta), mais filtrado e parece-me um pouco maior que o Y60. Desconheço o peso de cada um, mas naturalmente o Y61 poderá ser um pouco mais pesado que o Y60. Talvez tenha havido necessidade de "travar" um pouco mais o conjunto para que continuasse a ser composto em estrada.
Mas existem outras diferenças, a favor do Y60 que podem jogar a favor do conforto: No interior, os bancos do meu Y60 (SLX/Special edition) em veludo parecem ser mais confortáveis e com melhor apoio lateral (evidente) do que os do Y61.
Outros pormenores, sem querer de modo nenhum desvalorizar um Y61, mas que para mim sempre que ando num, me saltam à vista: a linha de cintura do tablier e portas também é mais baixa no Y60. Isto talvez tenha a ver com os requisitos de segurança que naturalmente estarão mais actuais no Y61. O arranjo do quadrante de instrumentos e todo o desenho do tablier no y60... é mais puro de linhas...
Como tenho escrito, o Y61 é uma evolução do Y60, mas o Y60 continua a ter os seus fans!