Nissan PATROL

Os longos são sempre mais confortáveis, mas há alguma coisa que mudou de uma geração para a outra. Talvez mais rigidez do chassis ou uma geometria da suspensão que tem como objetivo melhorar o comportamento dentro de estrada e por outro lado torna o jipe mais seco.

Tenho muito pouca experiência com Y61, e estou demasiado habituado a Y60.

O Y61 é um carro mais bem cosntruído, com melhores travões, portas mais herméticas (sente-se no fechar de porta), mais filtrado e parece-me um pouco maior que o Y60. Desconheço o peso de cada um, mas naturalmente o Y61 poderá ser um pouco mais pesado que o Y60. Talvez tenha havido necessidade de "travar" um pouco mais o conjunto para que continuasse a ser composto em estrada.

Mas existem outras diferenças, a favor do Y60 que podem jogar a favor do conforto: No interior, os bancos do meu Y60 (SLX/Special edition) em veludo parecem ser mais confortáveis e com melhor apoio lateral (evidente) do que os do Y61.

Outros pormenores, sem querer de modo nenhum desvalorizar um Y61, mas que para mim sempre que ando num, me saltam à vista: a linha de cintura do tablier e portas também é mais baixa no Y60. Isto talvez tenha a ver com os requisitos de segurança que naturalmente estarão mais actuais no Y61. O arranjo do quadrante de instrumentos e todo o desenho do tablier no y60... é mais puro de linhas...

Como tenho escrito, o Y61 é uma evolução do Y60, mas o Y60 continua a ter os seus fans!

Tenho muito pouca experiência com Y61, e estou demasiado habituado a Y60.

O Y61 é um carro mais bem cosntruído, com melhores travões, portas mais herméticas (sente-se no fechar de porta), mais filtrado e parece-me um pouco maior que o Y60. Desconheço o peso de cada um, mas naturalmente o Y61 poderá ser um pouco mais pesado que o Y60. Talvez tenha havido necessidade de "travar" um pouco mais o conjunto para que continuasse a ser composto em estrada.

Mas existem outras diferenças, a favor do Y60 que podem jogar a favor do conforto: No interior, os bancos do meu Y60 (SLX/Special edition) em veludo parecem ser mais confortáveis e com melhor apoio lateral (evidente) do que os do Y61.

Outros pormenores, sem querer de modo nenhum desvalorizar um Y61, mas que para mim sempre que ando num, me saltam à vista: a linha de cintura do tablier e portas também é mais baixa no Y60. Isto talvez tenha a ver com os requisitos de segurança que naturalmente estarão mais actuais no Y61. O arranjo do quadrante de instrumentos e todo o desenho do tablier no y60... é mais puro de linhas...

Como tenho escrito, o Y61 é uma evolução do Y60, mas o Y60 continua a ter os seus fans!

Tenho um fraquinho pelo Y60, mas não me importava de ter o Y61, ou ambos [:D]

de facto os LC 200 são muito macios e o GR está longe desse exemplo.

trocar molas só se fossem mais altas e mais macias para subir um pouco e dar mais conforto, o tal efeito "barco" aprecio muito mais que o seco actual.

essa cinta vermelha não tenho no meu e acho que a altura do teu ( espaço entre o batente ) é maior também.

consegues perceber pela foto abaixo se o meu está baixo ?

pelo que tenho visto estão todos alinhados pelo meu, mas nunca se sabe.

molas mais firmes tenho dúvidas, até porque este carro andava em cidade e não vejo sinais de ter sido usado em tt.

de qualquer forma só na sexta-feira terei o carro de volta para fazer a tal medição.

esses amortecedores que referes são mais macios ou mais firmes ?

A cinta esta la para limitar o curso em cruzamentos de eixo mais brutos. O meu GR foi preparado pelo anterior proprietário com dinheiro e cabeça (coisa pouco comum em simultaneo neste mundo do TT [:D]), para viagens longas. Curiosamente pouco tempo depois apareceu-lhe um bom negocio com um HDJ100, e decidiu vender o GR, precisamente pelo conforto. Por curiosidade, acabei por conhecer o 1o dono quando andava a procura de casa, pois foi sempre um requisito ter uma garagem onde o GR entrasse.

Pela foto o teu parece estar com a altura de origem, portanto essa rigidez deve ser feitio e nao defeito. Nunca conduzi um curto, mas o que sempre li foi que havia diferenças substanciais de conforto.

Os amortecedores que referi, sao regulaveis em compression/rebound, e mais uma vez pelo que tenho lido e visto fazem diferenca.

https://www.youtube.com/watch?v=UWe1UZowUFw

Apesar de não ser fan de alterações a jipes, reconheço que estes carros podem ser realmente impressionantes:

atenção que até um samurai alterado faz coisas incríveis em TT.

tal como pegar num civic e aquilo dar porrada num CLS 55 dos 0 aos 300 [;)]

carros alterados em TT ou qualquer outro ambiente não me dizem muito porque depende quantos milhares estão lá gastos.

os de série sim, gosto de os ver em TT ... embora os limites sejam muito inferiores.

Não tenho bem essa percepção, acho que os 3.0 são mais caros embora a diferença não seja muita.
Eu iria ter muitas dúvidas em ir para o 2.8 em detrimento do 3.0, em carros num estado/kms muito semelhante...

normal que muita gente opte por ter potência em detrimento da suavidade.

à conta disso, os fabricantes deram conta que não adianta investir em motores grandes quando a maioria opta pelo mais económico e mais potente.

por isso hoje os 530i são 4 cilindros e a maioria nem sabe que está a comprar um 2.0 e com 4 cilindros.

em breve teremos 530d com 4 cilindros e 4 turbos [;)]

suavidade, ronco do motor são pontos que contam zero para muitos.

eu procurei os 2.8 precisamente pelo que referi atrás em detrimento de potência e som de trator.

atenção que até um samurai alterado faz coisas incríveis em TT.

tal como pegar num civic e aquilo dar porrada num CLS 55 dos 0 aos 300 [;)]

carros alterados em TT ou qualquer outro ambiente não me dizem muito porque depende quantos milhares estão lá gastos.

os de série sim, gosto de os ver em TT ... embora os limites sejam muito inferiores.
O samurai de origem faz algumas coisas que o gr não consegue e o gr faz coisas que o samurai não consegue ou não tem apetência para tal.
O samurai faz muito pelo dono, até faz com que ele tenha uma relação de amizade com o osteopata

O samurai de origem faz algumas coisas que o gr não consegue e o gr faz coisas que o samurai não consegue ou não tem apetência para tal.
O samurai faz muito pelo dono, até faz com que ele tenha uma relação de amizade com o osteopata

samurai foi um exemplo, mas ainda assim um samurai pode ter o mesmo nível de conforto de um GR ou semelhante.

haja verba para o mexer que nada é impossível.

samurai foi um exemplo, mas ainda assim um samurai pode ter o mesmo nível de conforto de um GR ou semelhante.

haja verba para o mexer que nada é impossível.
A base é muito curta, pode ser melhorado mas nunca será igual a um patrol gr.
Conheço quem já tenha posto molas helicoidais e gasto 2000€ em amortecedores com reservatório e regulação. A limitação está na curta distância entre eixos.
Quanto ao seu gr, eu punha um bom kit de suspensão mais 5cm, em vez de tacos. Não vai ficar muito alto e terá mais conforto e curso de suspensão.
Por exemplo, molas progressivas e amortecedores bp51 da old man emu.

A base é muito curta, pode ser melhorado mas nunca será igual a um patrol gr.
Conheço quem já tenha posto molas helicoidais e gasto 2000€ em amortecedores com reservatório e regulação. A limitação está na curta distância entre eixos.
Quanto ao seu gr, eu punha um bom kit de suspensão mais 5cm, em vez de tacos. Não vai ficar muito alto e terá mais conforto e curso de suspensão.
Por exemplo, molas progressivas e amortecedores bp51 da old man emu.

a sugestão parece boa, mas não quero alterar a altura assim tanto.

vou deixar como está, talvez seja mesmo assim e não irei mexer em nada.

o G também tem este tipo de firmeza e será uma questão de hábito.

o LC200 é que é muito melhor e ter esse modelo como comparação é que estraga o resto :sh)

Já cá canta e foi logo dar nas vistas num parque de estacionamento era só o chaço mais chaço!

1958737C-90BC-494E-A411-7245FBAAE6C8.jpeg

Traz tpc’s... não está no ponto mas há de ficar.

Quando tiver mais tempo, desenvolvo.

[;)]

Já cá canta e foi logo dar nas vistas num parque de estacionamento era só o chaço mais chaço!

View attachment 151062

Traz tpc’s... não está no ponto mas há de ficar.

Quando tiver mais tempo, desenvolvo.

[;)]

São raros os jipes que não terão ajustes a serem feitos, nem que seja por capricho.

Boa sorte com ele.

Aguardo por mais fotos e opinião inicial.

Agora anda com ele para absorver informação.

edit :

foto visível

151062d1592322230-nissan-patrol-1958737c-90bc-494e-a411-7245fbaae6c8.jpeg

Last edited:
São raros os jipes que não terão ajustes a serem feitos, nem que seja por capricho.

Boa sorte com ele.

Aguardo por mais fotos e opinião inicial.

Agora anda com ele para absorver informação.

edit :

foto visível

151062d1592322230-nissan-patrol-1958737c-90bc-494e-a411-7245fbaae6c8.jpeg

Obrigado José.

O carro está bastante bom, embora, como sempre as fotos dos anúncios são melhores do que a realidade.

Está com a direccao desalinhada e/ou pneus descalibrados, teve >3 meses parado e hoje já fez mais de 500 kms. Pouco mais de 100 nas minhas mãos.

Ia já tratar disso mas os tipos da Pneucar até se benzeram e disseram me que é uma manhã só para esse carro pois é muito exigente e “desafiante”. :confused:

Primeiras impressões?

Força
Lentidão
Desconfortável (valem os bons bancos)

A experiência de andar cá por cima é sempre muito agradável e gosto da interacção mecânica e pouco filtrada. É uma experiência! [:D]

Ainda não andei fora de estrada, tenho que estudar os manuais... [:D]

A suspensão é realmente seca, esperava a sensação de barco com benefícios e a verdade é que é (dentro do género) seco se suspensão. (Parece me mm que é feitio e não defeito)

Vou contando os próximos desenvolvimentos!

Back