Raistaparta
New member
Já num outro tópico também apareceu o jcc [] [
] [
]
É o que faz a pesquisa do fórum.[
Se soubesses as vezes que eu vejo o meu nick na pesquisa e não é nada comigo, é só alguém chateado com alguma coisa.[
] [
]
A Galp nunca percebeu nada de engenharia de reservatórios petrolíferos nem quer perceber. Se quisesse, tinham-me contratado
A petrolífera mais avançada é provavelmente a Shell, que recentemente inventou sondas-cobra para extracção direccionada. Das nacionais, a Saudi Aramco é a que mais investe. Tem centenas de poços em MRC (extractores horizontais de contacto máximo).
Como é que é???? Essa só a brincar, concerteza...
Dois dedos na testa é o que mereciam esses Mercenários da politica, que quando saem do poder são imediatamente colocados em empresas estatais com ordenados milionários
Não, não é a brincar. Quem consome premium continua a por do mais caro e o preço é secundário. Assim quem metia do normal tinha combustível mais barato.
] [
]
Não, não é a brincar. Quem consome premium continua a por do mais caro e o preço é secundário. Assim quem metia do normal tinha combustível mais barato.
Então se quiseres fala por ti, ou por alguem que conheças que faça assim, pq tanto eu, como o eduardomaio, e outros 500's consumidores de combustiveis Premium, fazemo-lo fazendo as continhas, que no final acabam por dar vantagem aos aditivados a médio/longo prazo.
Falando assim, até parece que só metem aditiviados, os gajos dos Ferraris.
E digo mais: Por uma questão ambiental, as gasolinas normais até deviam ser mais cara que as aditivadas [] pq como as aditivadas mantem o motor a fazer uma queima mais limpa por muitos mais kms, estão a contribuir para menores emissões poluentes. [
]
Desculpa, mas aqui n posso concordar contigo.
A gasolina/gasóleo vendida deve toda cumprir o q está legislado em termos de componentes, por isso tem de estar de acordo com o necessário para q as viaturas cumpram as normas de emissões para as quais foram concebidas. Deve-se sempre partir de um minimo.
Pois tem. Valores máximos. E se eu for amigo do ambiente, pq não hei-de preferir andar longe desses valores máximos?
bem, a algo que me anda realmente a perturbar.. nao sendo muito rigoroso ( n tenho acesso aos graficos intra-day do petroleo a 5 anos ) mas apenas pensando um bocado, podemos ver que realmente nos encontramos num estado ladrao....que apenas tem o interesse, assim como as gasolineiras em manter os preços como estao pois, os impostos sobre os combustiveis sao apliacados por percentagem, logo quanto maior o valor base mais dinheiro "perde" o estado com a malta a ir a espanha pa nao ser roubado!
Bem, iniciando a consideração, a cerca de 4 anos, o barril de petroleo ( light brent ) encontrava-se a 40 dollars, sendo que o dollar e o euro valiam praticamente a mesma coisa, e a gasolina 95 oscilava em torno dos 0.95 - 0.99 centimos...
Inventa-se a tao afamada "liberalização" para o estado se demitir das pressoes externas e cria um complô com a malta da petrogal pa ficar tudo na mesma e liberalização - seres cada vez mais roubado.
O baril de petroleo custa hoje em dia 65 dollars, mas mesmo trocando por miudos, 70 dollars, apenas existe uma grande diferença... enquanto que a uns anos existia paridade euro dollar, hje em dia o euro vale apenas e tao so 1.348 $ ! incrivel n e? logo o barril sai hoje, mesmo a 70 $ a modica quantia de 51 € or barril!! como 1 barril tem 158.98 ls de capacidade o litro hoje sai a 0.32 € qndo a uns anos saia a 0.25€ .... incrivel n e? faz-se tanto barulho se o socrates tem diploma ou nao,se a ota vai para a frente, se o carmona meteu a mao no saco... mas de seres roubado no pao, no cafe, na carne, ou em tudo o que consomes pois o "nosso" mundo actual esta assente nas vias de comunicação pouco ou nada se fala... e mesmo triste
Se calhar está na hora de fazer um abaixo-assinado para a UE....
1. O q são reservatórios petroliferos?
2. E o q tem uma companhia miseravel cmo a GALP a ver c as poderosas shell ou Saudi Aramco.
3. E o q tem a ver exploração a ver c reservatórios?
4. E se conheces bem o assunto, sabes q n há assim ttas firmas c o know-how.
1. São formações de rochas porosas, cujos poros contém o petróleo.
2. huh.. não é óbvio? A galp faz o mesmo que as grandes: extrai, refina e distribui petróleo.
3. Explorar petróleo é sacá-lo do reservatório
4. Pois não. Só as mais avançadas é que inovam (BP, Shell, Exxon-Mobil, Total, Saudi Aramco...) As outras compram as patentes. A extracção é simples enquanto o reservatório tem muito petróleo. À medida que o reservatório seca, a recolha é cada vez mais difícil e requere cada vez mais técnicas avançadas. Os poços que a Galp explora são todos jovens. Daqui a uns anos terão que importar tecnologia para continuar... É nessa altura que se vão arrepender de não me ter contratado.. lol.
Como é possível a gasolina normal 95 a estes preços?