Novo Ford Fiesta - (Fotos Oficiais - pg. 8 / ST - pg 33)

Estou como tu (mais ainda vou trocar de carro este ano), e depois de ler/ver as analises ao fiesta fiquei surpreendido.

Toda a gente fala muito bem do carro e diz que é uma grande evolução em relação ao fiesta actual.

Muitos dizem também que é até ao momento o melhor carro do segmento (claro que a maioria das analises que disseram isto, era de ingleses, o que é de desconfiar).

No km77 já lá tem os preços para espanha.

Última edição:
Estou como tu (mais ainda vou trocar de carro este ano), e depois de ler/ver as analises ao fiesta fiquei surpreendido.

Toda a gente fala muito bem do carro e diz que é uma grande evolução em relação ao fiesta actual.

Muitos dizem também que é até ao momento o melhor carro do segmento (claro que a maioria das analises que disseram isto, era de ingleses, o que é de desconfiar).

No km77 já lá tem os preços para espanha.

As minhas dúvidas dizem respeito à habitabilidade/versatilidade deste Fiesta. Não tarda nada a família cresce e depois pode tornar-se um problema. Nesse aspecto o Jazz é muito superior (mala 399l + Magic Seats). Por outro lado, também procuramos um carro que seja divertido de conduzir e sei perfeitamente que não vou encontrar isso no Jazz (também não foi concebido para esse propósito), apesar de significativas melhorias de acordo com a imprensa automóvel.

A minha mulher prefere o Fiesta mas nada melhor do que experimentar os 2 modelos para dissipar dúvidas. Penso que em breve já o será possível fazer. No entanto, pela informação já disponível é possível fazer uma pequena comparação.

A Honda continua a disponibilizar apenas 2 motorizações a gasolina, penso que um diesel de baixa cilindrada e um híbrido seriam necessários para o mercado europeu. A oferta da Ford é muito mais alargada. Prefiro motores a gasolina mas como será carro para muitos anos o diesel pode ser compensador.

O interior do Fiesta é mais moderno e tem materiais mais agradáveis ao toque. O Jazz tem alguns plásticos duros mas a montagem e atenção ao detalhe é muito boa. Já sabemos que para a Honda qualidade é sinónimo de durabilidade e não tactilidade. Apesar de tudo, o ambiente a bordo deverá ser agradável nos 2 modelos: o Jazz deve ficar espectacular na versão EX com tecto panorâmico e o Fiesta na versão Titanium.

No capítulo da segurança, parecem propostas equilibradas mas o Jazz conta de série com 6 airbags, encostos de cabeça activos e travões de disco dianteiros/traseiros. O ESP é opcional nos 2 modelos. No entanto, convém aguardar pelas versões de equipamento que a Ford e a Honda vão disponibilizar no nosso país.

Ao nível do conforto, o Jazz pode superiorizar-se mas o Fiesta tem um melhor compromisso comportamento/conforto. Aliás, pelo que tenho lido é bem capaz de ser o melhor do segmento neste aspecto.

A avaliar pela amostra de preços para Espanha, em Portugal as versões de topo do Fiesta vão ser um bocado puxadas. Ainda por cima tem muito equipamento que é opcional. Pode ser a que a Ford tenha alguma campanha promocional para o lançamento do carro mas tenho algumas dúvidas. O Jazz deve continuar praticamente com os mesmos preços, a diferença deve ser mínima.

Uma vez que ainda vais trocar de carro este ano, não te esqueças de postar as primeiras impressões do Jazz e do Fiesta.

Cumps.

Se o antigo tinha face ao Ibiza anterior, não seria de estranhar.

Mas explica lá de onde vêm essas certezas....

O próprio estilo do carro dá a entender o que disse, as fotos podem não ter sido as mais bem escolhidas, até pk a do Fiesta estava retocada e era "para a fotográfia". (ler abaixo)

O ainda actual Fiesta tem melhor qualidade de carroçaria que o antigo Ibiza? Eu não acho mas é minha opinião. Nem em folgas nem em coisas tão simples como no bater de portas e confirmei isso quando andei com 1...

Se o novo tem melhor qualidade de carroçaria então foi um passo de gigante para a Ford, vou esperar para ver. Até porque o Ibiza usa o chassis e métodos de produção do futuro Audi A1 e por isso bastante bom. Se o Fiesta será melhor então irei bater palmas à Ford.

A única certeza que eu dou é em responder-te se o que disseste é baseado apenas no design, então é subjectivo. Eu olho para o Fiesta e ao lado do Ibiza não me parece um premium, o Ibiza não me parece com aspecto barato...
Mais uma vez, eu analizo só o design e tento esquecer os retoques de luz, côr etc que as imagens têm.

Já tiveste contacto com algum?
Vi todos os jornalistas a elogiar o tablier, por isso a estranheza.

Já estive dentro de um...A primeira impressão com que fiquei é que não é tão bom como os melhores do segmento, mas está a milhas do antecessor! Isto falando de qualidade, no que toca a design é brilhante ao vivo! O carro está lindo!!![br:)]

É mesmo a tua opinião

Claro, tal como a tua e de todos os outros vale o mesmo. Eu apenas justifiquei com exemplos.

- disse:
Só falta dizeres que o Ibiza é dinamicamente mais eficiente que o Fiesta..

Não disse isso nem direi por enquanto. Em relação ao anterior, o Fiesta para mim era dos melhores do segmento. Acredito que neste novo tenham melhorado mas o que as pessoas não vêm é que o Ibiza melhorou bastante e já foi elogiado por toda a imprensa especializada como um dos melhores na relação conforto/comportamento. Portanto só resta esperar para ver o que sai daqui...

- disse:
Conversa bonita mas sem fundamento, até porque os chassis sendo modulares abre portas a muita modificação, de resto vou pensar que estás a ser ironico numa possivel comparação (como outra pessoa por aqui comparava o Leon II com o Audi A3 devido à partilha do chassis e outros componentes... [:D])
Já comparares com o futuro Polo é puxado, quanto mais o tal A1...

Não é sem fundamento não. Efectivamente a plataforma é a mesma e vai ser usada no Polo e A1. Os processos de fabrico vieram da Audi para serem implementados na carroçaria do Ibiza. OS 1ºs 300 Ibiza foram produzidos na fábrica da Audi na Alemanha e enviados para Martorell. Tudo informações que se calhar desconhecias mas "diz algo" acerca da evolução deste novo Ibiza.

PS: não estou a ser irónico. Nunca o sou. Tudo o que digo, quer mesmo dizer aquilo que está escrito, não gosto de coisas sub entendidas.

- disse:
Se não consegues ver mais nada nas formas do Fiesta que justifiquem o que disse ficamos por aqui que não vale a pena andar em circulos ;)

Isto só mostra o quão difícil é argumentar sobre estética [;)]

- disse:
Já agora engraçado apesar de em fim de vida até à alguma tempo o Fiesta continuava a ser o utilitário mais vendido da Europa...

Dito tudo isto diz lá que Ibiza dos novos tens ou vais comprar? [;)]

Não vou comprar nenhum. Tenho um de 2002 e estou muito satisfeito. Não defendo o Ibiza por defender, não ganho nada com isso. Todos ganhamos em os utilitários evoluírem e haver mais e melhor concorrência.

O que me faz ter estas intervenções é precisamente algumas coisas que as pessoas dizem devido a preconceitos que existem, a ideias formadas como por exemplo "O Ibiza não vale nada porque é um carro de azeiteiro" "O Ibiza é um carro do xuning", "O Ibiza não presta porque é um fumarento" etc
Muita gente não consegue ver para além dos estereótipos (não digo que sejas tu) e rotulam um carro por isso. Depois sempre que sai um novo, leva logo com os "títulos" do anterior porque SIM! Há que ver o carro para além disso...

Última edição:
Versão comercial (Van):

Se o Jarod vê isto, dá-lhe uma coisinha má. [:D]

Aquilo que disse acerca do "aspecto superior", como disse no ultimo post até pode ser aplicado ao produto acima do Fiesta e que sofreu um grande restyle agora (o Focus).

É fácil reparar que os cromados, formas, linhas dão outro aspecto e imagem. Se isso representa algo em termos de qualidade? Nem eu, nem tu sabemos nesta altura do campeonato ;)

Só isso.

E estereotipos há em todos os carros, uns mais do que outros. Mas acredita que compreendo a tua "dor" ;)

Mas ai ja metemos ao barulho tantas outras coisas que não interessam para nada aqui neste tópico.

E tanto quanto sei nunca apelidei o Ibiza SC de azeiteiro ;)

Apenas dei a indicar que a nivel de apresentação parece estar mais proximo de por exemplo um Skoda Fabia ou Clio que do Fiesta, o que sendo também um produto novo é estranho (sendo que a tendencia é realmente "empaneleirar" os carros)

Vai dai não sofre tanto daquilo que acho que é um dos piores problemas do Fiesta novo (e comum a muitos carros actualmente), as cavas exageradas que fazem as rodas parecerem de bicicleta e "precisar" de jantes enormes. O outro "defeito" que pessoalmente lhe aponto é a "traseira gorda", mas isso só vendo o carro a rolar na estrada.

Quem o viu na FIL acho que devia esperar por ver versões normais e fora de um expositor (ainda mais ñ sendo aquele exposto uma versão final - supostamente)

Edit: Quanto à partilha da plataforma, continuo a pensar que estás a por "muita fé" nessa semelhança ou resultados, até porque depende de tantas outras coisas, e a própria VAG vai deixar isso bem claro (não tem beneficios em canibilizar as vendas de produtos de marcas com outro posicionamento, nem os compradores destas querem um carro igual ao Seat...).

Resumindo: Cavas das rodas enormes e cromados = aspecto superior. Design depurado e sem mariquices = carro rasca. Acertei? [kiss]

19_fiesta-dsc_1343.jpg

18_fiesta-dsc_1333.jpg

01_fiesta-dsc_1250.jpg

02_fiesta-dsc_1254.jpg

03_fiesta-dsc_1259.jpg

15_fiesta-dsc_1316.jpg

16_fiesta-dsc_1323.jpg

12_fiesta-dsc_1288.jpg

04_fiesta-dsc_1261.jpg

Voltar
Superior