O "arrependimento" GPL

Boas Pessoal!

Acham que é boa ideia meter um Peugeot 207 1.4i de 2007 a GPL?

Eu tenho o carro desde Junho de 2010 e até ao dia de hoje já fiz 24 500km.

Ou seja num ano devo fazer á volta de 30 000km.

Para o ano devo ir para a universidade e talvez faça ainda mais...

Gasto em média por mês 250€ em Gasolina S/C 95.

Ando a pensar seriamente no GPL :confused:

Boas Pessoal!

Se não queres fazer as contas sozinho podes usar o simulador no site da galp.

Deves sempre encarar a conversão como um investimento. Pelo que dizes em menos de dois anos está pago. O teu carro é recente. O motor deve funcionar bem a gás. Deve ser um carrito bem porreiro para conseguir uma boa média de eurios/100 kms.

Obrigado ESPIRIT

Acabei de fazer a simulação. Diz que em 10 meses tinha o retorno se o kit custar 1400€.

Qual é o preço de um kit de qualidade razoavel/boa?

Em Guimarães alguem sabe onde se faça conversões?

A qualidade dos kits no mercado deve ser praticamente a mesma coisa para todos, mas em caso de dúvida, e também quanto ao instalador, aconselhava-te a perguntar no fórum autogas.pt.

Não tenho a certeza se o teu motor é de injecção directa, se for conta com uns 2000€ para o kit, se não uns 1500€, mais coisa menos coisa (varia com o instalador).

A gastar 250€ por mês em gasolina eu não pensava duas vezes.

Ok, então vamos seguir a tua lógica.

Este carro segundo as tuas contas gastaria quanto a GPL, sabendo que o mesmo carro a gasolina, faz uma média de 9L, com um dos sistema de injeção mais evoluídos do mercado?

Não me parece que passe de 11... a não ser que comece a andar muito mais depressa.

Não me parece que passe de 11... a não ser que comece a andar muito mais depressa.
O pessoal esquece-se dessa parte [:D] Querem que os carros andem sem beber.

Eu fiz test drive ao Scirocco TSI 160cv e lembro-me vagamente de olhar para os consumos...em estrada a andar normalmente marcava aí uns 7~8, a dar um bocado de calor à saída das rotundas numa zona industrial vi o contador a passar bem dos 20.

Lá porque é um 1.4 esquecem-se com muita facilidade que em termos de performances aquele motor assemelha-se mais a um 3.0 de há poucos anos atrás, e ninguém esperaria um 3.0 a sequer baixar dos 10 na vida real (lá o que os fabricantes dizem é outra coisa).

Boas Pessoal!

Se pensares em ficar com o carro uns anos, seria uma conversão que eu não teria "medo" de fazer. [;)]

O pessoal esquece-se dessa parte [:D] Querem que os carros andem sem beber.

Eu fiz test drive ao Scirocco TSI 160cv e lembro-me vagamente de olhar para os consumos...em estrada a andar normalmente marcava aí uns 7~8, a dar um bocado de calor à saída das rotundas numa zona industrial vi o contador a passar bem dos 20.

Lá porque é um 1.4 esquecem-se com muita facilidade que em termos de performances aquele motor assemelha-se mais a um 3.0 de há poucos anos atrás, e ninguém esperaria um 3.0 a sequer baixar dos 10 na vida real (lá o que os fabricantes dizem é outra coisa)
.

Aquilo que o BrunoD mencionou (e com o qual concordo) é que uma das diferenças que entra logo ali é precisamente o facto da injecção directa ser também uma das formas de optimizar o rendimento/consumos do motor.

Se passamos a fazer uma injecção indirecta, de um combustível que habitualmente já acrescenta algum consumo para igualar performances e ainda temos de injectar gasolina para arrefecer os injectores originais, pelo menos daria o beneficio da dúvida em termos do TSI ser um bom carro para a conversão GPL.

E parece-me que esse teu teste dizia respeito a consumos instantâneos, não a médias, a menos que o CB tenha feito o reset habitual após as duas horas de imobilização, o que ainda é pior.

Eu na minha A4 tenho médias de 16 litros aos 100 30 segundos depois de sair da garagem, e se saísse a dar calor não ia baixar tão cedo...

...quando a média de consumo de 20.000 km é 6,00 litros. [;)]

O GPL não é a melhor invenção a seguir à roda, mas de momento pra mim... é a melhor opção!

Excelente! :)

Considero que a tua experiência é totalmente válida de importante partilha, do mesmo modo que quem prefere outras opções (sejam elas quais forem) também o são, desde que sejam colocadas nesses termos das prioridades de cada um (que muitas vezes são algo díspares).

Aliás, eu suponho que se este mesmo tópico tivesse iniciado em torno de uma mecânica otto mais convencional (vamos pensar até no exemplo recente do Peugeot 1.4 de 2007), nem tinha sido utilizado tanto espaço de armazenamento no servidor do AHO. [;)]

Aliás, tal como eu, muitos daqueles que colocam dúvidas sobre esta conversão em particular admitem ser possíveis consumidores de uma conversão GPL no futuro, ao contrário de alguns utilizadores de GPL que pura e simplesmente metem o diesel como algo diabólico.

Acho que isto quer dizer qualquer coisa...

Última edição:
Aquilo que o BrunoD mencionou (e com o qual concordo) é que uma das diferenças que entra logo ali é precisamente o facto da injecção directa ser também uma das formas de optimizar o rendimento/consumos do motor.

Se passamos a fazer uma injecção indirecta, de um combustível que habitualmente já acrescenta algum consumo para igualar performances e ainda temos de injectar gasolina para arrefecer os injectores originais, pelo menos daria o beneficio da dúvida em termos do TSI ser um bom carro para a conversão GPL.

E parece-me que esse teu teste dizia respeito a consumos instantâneos, não a médias, a menos que o CB tenha feito o reset habitual após as duas horas de imobilização, o que ainda é pior.

Eu na minha A4 tenho médias de 16 litros aos 100 30 segundos depois de sair da garagem, e se saísse a dar calor não ia baixar tão cedo...

...quando a média de consumo de 20.000 km é 6,00 litros. [;)]
A diferença em eficiência de injecção directa para indirecta não é tão grande quanto isso, nota-se é em cidade porque permite usar uma mistura muito mais pobre ao relanti. Depois o GPL tem a vantagem de ser gasoso, e vaporiza imediatamente sem grandes dramas, ao contrário da gasolina (por isso para esta já é utilizada injecção directa de relativamente alta pressão).

Depois também não convém esquecer que a gasolina queima, e logo aquela pequena quantidade de gasolina que é injectada nos motores de injecção directa para prevenir danos nos injectores vai contar na mesma como combustível e libertar energia, logo se por um lado é preciso acrescentar gasolina por outro é menos GPL que é preciso.

No spritmonitor não há muitos motores destes a GPL mas os que há não me parecem nada mal:
http://www.spritmonitor.de/en/overv...tml?fueltype=3&exactmodel=1.4 tsi&powerunit=3

Eu fiz referência aos consumos só para chamar à atenção que um motor para andar precisa de beber, e se por um lado estes modernos motores a gasolina downsized podem fazer consumos muito bons a andar com calma (quando são só um 1.4), quando se puxa por eles estes deixam de ser só 1.4 e passam a ser muito mais (graças ao turbo), com consumos a condizer. Não se pode esperar milagres.

Última edição:
Aliás, tal como eu, muitos daqueles que colocam dúvidas sobre esta conversão em particular admitem ser possíveis consumidores de uma conversão GPL no futuro, ao contrário de alguns utilizadores de GPL que pura e simplesmente metem o diesel como algo diabólico.

Acho que isto quer dizer qualquer coisa...
Claro que sim. Que o Diesel é "algo diabólico" faz um ruído dos infernos, e tem emissões de SOx a condizer![:D][:D][:D]

Até porque um carro a gasolina não polui quase nada e um a GPL é que não polui mesmo nada ! [:D]

Mas lá está, cingem-se a umas medições de emissões e esquecem-se de tudo o resto... É... [:D]

A diferença em eficiência de injecção directa para indirecta não é tão grande quanto isso, nota-se é em cidade porque permite usar uma mistura muito mais pobre ao relanti.

A meu ver, não é nada difícil representar um aumento de 1L de consumo, em cada 100km.

E estamos a falar em percursos citadinos, não estrada, aí o TSI não estaria a fazer médias constantes de 9L.

Depois o GPL tem a vantagem de ser gasoso, e vaporiza imediatamente sem grandes dramas, ao contrário da gasolina (por isso para esta já é utilizada injecção directa de relativamente alta pressão).

Vantagem essa que não é assim tão evidente na prática, pois os carros a GPL gastam sempre mais do que a gasolina, mesmo já tendo estes carros a gasolina, sistemas de injeção indirecta.

Depois também não convém esquecer que a gasolina queima, e logo aquela pequena quantidade de gasolina que é injectada nos motores de injecção directa para prevenir danos nos injectores vai contar na mesma como combustível e libertar energia, logo se por um lado é preciso acrescentar gasolina por outro é menos GPL que é preciso.

É um facto, mas aí, mesmo que se fale num consumo de 11L (continuo a achar que não é o número certo, mas ok... sejamos otimistas) temos de fazer as contas de outra forma, pois a gasolina é gasta:

Só GPL:
GPL - 11L: €0.822x11= 9.042€

GPL + Gasolina
GPL - 10L: €0.822x10= 8.82€
Gasolina - 1L: €1.629x1=1.629€
Total: 10.449€

Diferença de 1.407€ entre as duas situações.

Eu fiz referência aos consumos só para chamar à atenção que um motor para andar precisa de beber, e se por um lado estes modernos motores a gasolina downsized podem fazer consumos muito bons a andar com calma (quando são só um 1.4), quando se puxa por eles estes deixam de ser só 1.4 e passam a ser muito mais (graças ao turbo), com consumos a condizer. Não se pode esperar milagres.

As pessoas devem olhar para estes motores pela potência que produzem, ou seja, falamos de 140cv, embora sejam retirados de uma forma relativamente eficiente, e de um pequeno motor, eles estão lá.

É um facto, mas aí, mesmo que se fale num consumo de 11L (continuo a achar que não é o número certo, mas ok... sejamos otimistas) temos de fazer as contas de outra forma, pois a gasolina é gasta:

Só GPL:
GPL - 11L: €0.822x11= 9.042€

GPL + Gasolina
GPL - 10L: €0.822x10= 8.82€
Gasolina - 1L: €1.629x1=1.629€
Total: 10.449€

Diferença de 1.407€ entre as duas situações.
Ainda assim face a uns, vá, 9l de gasolina são 4€/100 que se poupa, o kit está pago em 50000Km, muito menos do que levaria o retorno da compra da versão Diesel equivalente.

Excelente! :)

Considero que a tua experiência é totalmente válida de importante partilha, do mesmo modo que quem prefere outras opções (sejam elas quais forem) também o são, desde que sejam colocadas nesses termos das prioridades de cada um (que muitas vezes são algo díspares).
Eu não me alongo muito em posts por cá, porque sinceramente não vale muito a pena pois uma boa parte dos users usam pálas quando se fala em GPL, o que pra eles é uma estupidez, pra mim é algo racional, por isso a minha partilha de experiência não é muito longa, quem quiser saber mais sobre o assunto é só pesquisar pelo forum da especialidade.

A minha experiência resume-se a ter chegado a uma altura em precisava de economizar no combustivel. Soluções: Vender um carro super fiável e meter-me numa divida de um diesel usado que não sei que historial tem, ou investir num kit GPL e continuar com a mesma fiabilidade. Como o meu carro dá-me imenso prazer conduzir e gosto bastante dele, porquê trocá-lo? Investi, o investimento tá pago e de momento é só poupança.

Hoje se fosse trocar de carro, concerteza que ia pelo mesmo caminho, a unica diferença é compraria algo com turbo.

Até porque um carro a gasolina não polui quase nada e um a GPL é que não polui mesmo nada ! [:D]

Mas lá está, cingem-se a umas medições de emissões e esquecem-se de tudo o resto... É... [:D]
Achas que há comparação a nivel de emissões do diesel pro GPL?

E já agora explica lá o que defines por "tudo o resto"

E não, eu não coloquei o meu carro a GPL a pensar no meio ambiente, foi mesmo na minha carteira.

Ainda assim face a uns, vá, 9l de gasolina são 4€/100 que se poupa, o kit está pago em 50000Km, muito menos do que levaria o retorno da compra da versão Diesel equivalente.

Sim, essas contas (sem contar com o litro de gasolina) já estavam feitas atrás.

Viu-se que ao fim de 3 anos ele pouparia cerca de 1750€, mas resta saber qual o real rendimento do kit GPL neste carro, sua fiabilidade etc.

Além disso, este carro faz menos de 15.000km/ano.

Eu não defendi neste tópico a compra do diesel, mas sim, manter o carro conforme está.

Voltar
Superior