O balofo em numeros... (Peso do 159 vs. concorrencia)

também não trocava um Alfa Romeo GT 2.0JTS por um Alfa 2000GTV nem trocava um 325i por um 2002Ti mas que os segundos são muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais especiais lá isso são! só que não têm a facilidade de utilização dos outros. Por exemplo, para segundo carro, prefiro 1000 vezes os clássicos ao GT(que adoro) e ao 325i( pelo qual tenho muito respeito).

O 159 1.9 jtd de 150cv até é uma combinação razoavel mas o 1.9jts de 165cv, que supostamente deveria ser superior, é um mix muito pobre.... pergunto, onde estão os 160cv!?!

E pelo que já me disseram, o 2.2jts também não é nada de especial..... mas este nunca experimentei.

O 159 1.9 jtd de 150cv até é uma combinação razoavel mas o 1.9jts de 165cv, que supostamente deveria ser superior, é um mix muito pobre.... pergunto, onde estão os 160cv!?!

E pelo que já me disseram, o 2.2jts também não é nada de especial..... mas este nunca experimentei.

Mas já experimentaste o de 150 e o 165cv?

Não corresponde à expectativa desportiva. Nem é por ser muito mais pesado que os outros, está acima da média, mas não muito.

Simplesmente nas motorizações mais vendidas, a concorrencia oferece mais andamento.

O 1.9 JTD ainda vai apenas nos 150cv.

O 320d já tem 163cv
O 2.0dCi tem 175cv
O 2.0TDi vai em 170cv
IS220d com 177cv...
Saab 9-3 chipado pela Cimpomovel, 175cv...

Ora pelo historial da marca, o 159 tinha obrigação de superar a concorrencia toda em andamento, em todas as cilindradas... E umas relações de acixa mais curtas, mesmo sacrificando alguma velocidade de ponat podiam resolver parcialmente a questão.

Achei o 159 1.9JTD algo amorfo a arrancar, muito abaixo do que esperava de um carro com 150cv... Um ibiza de 110cv em arranque desaparece.

Fartei-me de rir com este post... compara lá em termos de preço... e diz lá se o Alfa 159 que deviam estar aí a ser comparado n seria o JTD de 200cv ...

Um carro com 20 anos do segmento C não pode competir com um carro actual do mesmo segmento.

A questão não está em ser mau mas sim nos carros actuais serem melhores.

Melhor em quê?
Conforto? Consumos? Luxo?
Pois são.
Mas tudo o que dissem em cima são coisas supérfluas para mim.
AQuilo a quem dou mais valor é ao prazer, à "pica" que os carros de outrora dão.

depois, os donos destes carros admiram-se da minha lata velha de 200 contos passar por eles, só para igualar a relação peso/potencia, um destes carros com 1450kgs precisa de 175 cvs

Da mesma forma que os desportivos hoje em dia andam acima dos 200cv quando na realidade a relação peso/potência é a mesma de há 10...15 anos atrás.

...Vou já avisando que vem aí o multijet 3º geração, NA MESMA COM 1910 CC, com 180 cvs.

Candeia que vai á frente alumia duas vezes...

E que o 2.4 multijet vai passar a debitar 225 cvs!!

...Vou já avisando que vem aí o multijet 3º geração, NA MESMA COM 1910 CC, com 180 cvs.

Candeia que vai á frente alumia duas vezes...

E que o 2.4 multijet vai passar a debitar 225 cvs!!

A confirmar-se passam a ser a referência em potência especifica e tornam-se também duas propostas muito interessantes.

Isso é muitissimo discutivel... e a mesma lógica levaria à conclusão que os motores a gasolina são desagradáveis de conduzir.

Há uma coisa que o JTDm 150 traz de série e que se chama caixa de velocidades. Há sempre uma mudança certa para a situação certa.

Eu só sinto falta de força a baixo das 1750rpm quando vou a conduzir por "frete" e não me apetece estar a utilizar a caixa, ou então nas filas de transito com algum andamento que nem dá para 1ª nem para 2ª, obrigando a estar constantemente a trocar entre estas duas velocidades.

Agora em condução mais alegre e desportiva não sinto nada disso e muito agradeço o JTD não ser de ejeculação precoce.

Podes fazer exactamente o mesmo com os de "ejaculação precoce", basta mudar de mudança, citando-te: "Há sempre uma mudança certa para a situação certa", a faixa utilizavel de rotações com força é a mesma num e noutro.

Cumps

Sem desprimôr para os outros, mais potentes ou menos potentes, devo dizer que o JTDm é um motor extraordinário.
Falo com conhecimento de causa pois o meu 147 de 2003 com 140 cv. tem sido um automóvel extraordinário.
Com 110.000 kms, nesta altura, não chega a 1000,00 € o que já gastei com ele em manutenções. Fora pneus.
Penso que não me posso queixar.
Não se esqueçam que as leis anti-poluição implicam um andamento amorfo até ás 1750 rpm/2000rpm. Por razões óbvias.

A velocidade de ponta é uma situação a rever. Sem problema nenhum o meu Alfa chega aos 225 kph no ponteiro. Mesmo com o erro do velocimetro, mais do que 209 kph dará.
Á medida que foi contabilizando quilometros melhor se foi comportando.

Numa palavra, fantástico!!

Voltar
Superior